logo Melhores Destinos

Top 50 lugares para viajar no Brasil: os destinos que você precisa conhecer!

Camille Panzera
Camille Panzera
21/06/2020 às 5:57

Top 50 lugares para viajar no Brasil: os destinos que você precisa conhecer!

Lugares para viajar no Brasil é o que não falta! Nosso país tem uma diversidade maravilhosa, paisagens deslumbrantes e cidades que oferecem as mais variadas qualidades. Alguns destinos se destacam por sua boa estrutura e outros por sua grande quantidade de atrativos.

Em meio a tantos lugares maravilhosos para viajar, fica até difícil escolher os melhores, é por isso que nossa lista dos 50 melhores destinos é baseada no Prêmio Melhores Destinos, com base nas respostas de mais de 25 mil leitores. E o mais importante: cada um deles só avaliou o destino que visitou!

Sabemos que esse não é o momento de viajar, mas é sempre tempo de sonhar e pensar na próxima viagem, não é? Dessa maneira, quando pudermos explorar novos horizontes, você já saberá onde pode viajar no Brasil!

Lugares para viajar no Centro-Oeste

1 – Bonito, Mato Grosso do Sul

Excelente para quem busca contato com a natureza, Bonito é perfeito! A cidade tem um ritmo de cidade de interior e dezenas de passeios para fazer, que incluem flutuação em rios cristalinos, caminhadas e banhos de cachoeira. Tudo é feita de forma bem organizada e de maneira a preservar o meio ambiente. Leia mais sobre Bonito – Mato Grosso do Sul, e também nosso Guia de Bonito e descubra as belezas desse que  certamente é um dos melhores lugares para viajar no Brasil para quem ama ecoturismo.

2 – Alto Paraíso (Chapada dos Veadeiros), Goiás

Uma das cidades para se ter como base para visitar a Chapada dos Veadeiros é Alto Paraíso. Pequenina e simpática, ela é uma cidade simples, mas com várias pousadinhas, casas para alugar e bons restaurantes. A partir de lá você pode ir de carro para dezenas de cachoeiras incríveis, com os mais diversos cenários! Leia mais sobre a Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

3 – Pirenópolis, Goiás

Apenas “Piri” para os mais íntimos, Pirenópolis é uma cidade pequena, muito frequentada nos fins de semana, que tem uma arquitetura charmosa e ruas de pedra. É uma cidade com várias cachoeiras ao redor e uma excelente estrutura para quem quer ficar bem hospedado. Muitas pessoas que vivem em Brasília procuram Piri quando querem relaxar. Leia mais sobre Pirenópolis no nosso guia completo sobre o destino.

Lugares para viajar no Nordeste do Brasil

4 – Lençóis (Chapada Diamantina), Bahia

Lençóis é o nome da cidadezinha mais indicada aos que desejam conhecer as belezas da Chapada Diamantina. Com ruas de pedra e enorme quantidade de atividades, é o destino ideal para quem procura contato com a natureza e quer se desligar das grandes cidades, com direito a mergulhos em cachoeiras refrescantes, passeios por trilhas e um bom acarajé no fim da tarde! Leia mais sobre a Chapada Diamantina, na Bahia. Vale lembrar que Lençóis foi a campeã entre os melhores destinos do Brasil na avaliação de nossos leitores!

5 – Fernando de Noronha, Pernambuco

A ilha mais cobiçada do Brasil é, certamente, um dos destinos mais bonitos em nosso país. Com praias deslumbrantes e um atmosfera tranquila, é o tipo de lugar que você pode ir várias e várias vezes e sempre se impressionará com sua beleza. A natureza bem preservada, fora e dentro da água e a sensação de estar sempre seguro são qualidades que fazem os visitantes se apaixonarem por essa ilha pernambucana. Leia mais sobre a ilha de Fernando de Noronha e os 10 erros mais comuns em uma viagem a Fernando de Noronha e como evitá-los.

6 – João Pessoa, Paraíba

A capital paraibana tem uma orla gostosa para caminhar, piscinas naturais formadas no período de maré baixa e uma gastronomia maravilhosa! E quem visita o lugar ainda pode aproveitar para conhecer outras praias da Paraíba, como Tambaba, ou aproveitar o São João, uma festa muito importante por lá. O melhor de tudo é que não é preciso desembolsar valores altos para conhecer o lugar. Leia mais sobre João Pessoa, na Paraíba.

7 – São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

Ainda desconhecida por muitas pessoas, São Miguel do Gostoso é uma cidade bem pequenininha do Rio Grande do Norte, na beira do mar, ideal para quem busca sossego. A cidade tem pouca estrutura e ainda não é tão explorada pelo turismo, mas tem praias com longos trechos de areia e para quem quer se afastar de uma cidade grande, é uma boa pedida.

8 – São Miguel dos Milagres, Alagoas

Ideal para quem quer sossego na beira do mar, considerada uma das melhores praias do Brasil, com direito a muita água de côco, São Miguel é destino pequeno e simples, bacana para quem não procura badalação ou grandes estruturas. É um lugar para quem quer apenas desfrutar de bons dias na beira da praia, curtindo praias com um colorido digno do Caribe Brasileiro.

9 – Jericoacoara, Ceará

Já bastante conhecida entre os turistas brasileiros e até estrangeiros, Jeri é uma vila pequena na beira do mar, que está em uma região de dunas e próxima de lagoas de águas cristalinas. É um destino com vários hotéis e pousadas, ótimos restaurantes e que promete dias com lindos fins de tarde. Para quem gosta de velejar, é um lugar ótimo! Leia aqui sobre Jericoacoara – Ceará e também nosso Guia completo de Jericoacoara!

dicas jericoacoara

10 – Barra Grande, Bahia

A vila de Barra Grande é um popular destino na Península de Maraú, na Bahia. O acesso, que não é tão simples, faz com que o lugar seja um recanto de tranquilidade. Com piscinas naturais, uma vila pequenina e ritmo lento, ela é o ponto de chegada para explorar outras praias próximas, como a Praia de Taipu de Fora. Leia mais sobre Barra Grande e a Península de Maraú – Bahia.

11 – Maceió, Alagoas

A capital de Alagoas reserva lindas praias aos seus visitantes e promete inesquecíveis passeios por seu litoral. Ela é uma capital de pequeno porte, tem ótimos restaurantes, bons preços nos hotéis e uma orla deliciosa para caminhar no fim de tarde. A tarefa mais difícil em Maceió é escolher sua praia preferida, já que são muitas praias bonitas para escolher! Veja aqui mais dicas de Maceió.

12 – Pipa (Tibau do Sul), Rio Grande do Norte

Com uma praia mais linda que a outra, a região da Praia da Pipa, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, é aquele destino perfeito para quem ter curtir um lugar na beira do mar, que tem tanto tranquilidade quanto um pouco mais de agito. Além disso, o lugar tem uma beleza exuberante, com praias belíssimas onde se formam piscinas naturais ou onde você pode apreciar golfinhos saltando livremente. praia da pipa

13 – Porto de Galinhas (Ipojuca), Pernambuco

Queridinha dos turistas, Porto de Galinhas é um destino perfeito para os amantes de sombra e água fresca. Com um centrinho bem estruturado, pousadas simples ou alguns dos melhores resorts do Brasil, é um lugar que agrada a pessoas de todas as idades e bolsos. Praias bonitas e lindas piscinas naturais não faltam por lá! Veja aqui mais dicas de Porto de Galinhas.

14 – Lençóis Maranhenses, Maranhão

As dunas de areia e lagoas com águas cristalinas formadas pelas chuvas nos Lençóis Maranhenses tornam o lugar tão belo que já foi várias vezes cenário de filmes. A região dos Lençóis oferece uma paisagem realmente única e surpreendente! É mais uma boa dica para quem busca contato com a natureza e paisagens exóticas. Leia mais sobre os Lençóis Maranhenses.

praias desertas no brasil

15 – Itacaré, Bahia

Localizada no sul da Bahia e a cerca de 70km de Ilhéus, Itacaré é um refúgio de praias maravilhosas, cercadas pela mata atlântica. É um lugar onde se encontra trechos de praias desertas, que são ideais para quem quer renovar as energias. Para quem gosta de surf, é também uma ótima opção. Leia mais sobre Itacaré, a Bahia.

16 – Arraial d’Ajuda (Porto Seguro), Bahia

Indicada para quem procura uma cidade charmosa, na beira do mar, com variedade de restaurantes e pousadas para todos os bolsos, Arraial faz parte do município de Porto Seguro, onde você encontra desde badalação a muito sossego. E Arraial é justamente esse meio termo, nem tão movimentada e nem tão pacata, mas com muito charme, variedade de lojas e boa gastronomia. Leia mais sobre Arraial d’Ajuda, na Bahia.

porto seguro

17 – Morro de São Paulo, Bahia

A um curto trajeto de Salvador está um destino super balado do nosso nordeste, que ferve de gente no Carnaval e oferece muita tranquilidade fora de temporada. A ilha de Morro de São Paulo tem poucas praias, mas que são lindas e cheias de piscinas naturais. Viaje para lá na maré baixa e você se encantará! Leia mais sobre Morro de São Paulo, Bahia.

lugares para viajar no brasil

18 – Tamandaré, Pernambuco

Tamandaré é uma cidade do sul pernambucano, localizada a 113km de Recife, e é um destino para quem gosta de pouco movimento. A cidade é famosa por suas praias tranquilas de águas cristalinas e calmas, e por suas piscinas naturais. A praia mais famosa de lá é a Praia dos Carneiros, uma das mais bonitas do Brasil.

19 – Maragogi, Alagoas

Pacata e simples, Maragogi se tornou, pouco a pouco, um dos mais desejados destinos do Nordeste. Seu litoral faz a região ser conhecida como o Caribe Brasileiro e suas piscinas naturais quando conhecidas em um bonito dia de sol e em época de maré baixa, surpreendem pelas águas cristalinas e refrescantes. É uma boa dica para quem quer tranquilidade ou ficar em um belo resort all inclusive sem se preocupar com mais nada.

lugares no brasil dicas

20 – Aracaju, Sergipe

A capital sergipana mescla ares de uma cidade do interior com os atrativos de uma cidade grande. A cidade tem uma ótima orla para caminhar, praias muitas vezes vazias e um lindo pôr do sol. A gastronomia com direito ao melhor da culinária nordestina é uma “atração” a não perder na cidade! Leia aqui mais dicas sobre Aracaju.

21 – Praia do Forte (Mata de São João), Bahia

A Praia do Forte está localizada a cerca de 80 km de Salvador, na Bahia, e é um refúgio para quem busca sossego e tranquilidade. É um lugar delicioso para aproveitar o mar, suas paisagens naturais, conhecer o Projeto Tamar e relaxar. Seja para ficar em um grande resort ou não, o destino surpreendente por sua atmosfera tranquila.

22 – Caraíva (Porto Seguro), Bahia

O acesso um pouco mais trabalhoso do que outros destinos faz com que a pequena Caraíva permaneça como um local bucólico e bem preservado. Andar com os pés na areia e curtir sossegados dias na beira do mar, sem hora para nada, é o maior desejo de quem visita esse vilarejo baiano. Leia mais dicas sobre Caraíva aqui.

praias desertas no brasil

23 – Natal, Rio Grande do Norte

Entre o mar e dunas douradas, cresceu Natal. A capital potiguar é um destino cheio de hotéis, gastronomia de primeira e ótimos passeios. Com preços bem razoáveis, ela é um destino para toda a família, que podem curtir o belo visual do Morro do Careca, a Praia de Ponta Negra e fazer passeios de buggy. Leia mais sobre Natal, Rio Grande do Norte.

natal praia

24 – Trancoso, Bahia

Parte do município de Porto Seguro, Trancoso é um distrito encantador, simples e elegante, e hoje muito popular entre celebridades. O lugar tem praias lindas e trechos muito pacatos, quase sem ninguém. O famoso “Quadrado”, no centrinho é o local da cidade que reúne restaurantes e lojinhas.

25 – Olinda, Pernambuco

A Cidade de Olinda, vizinha de Recife, possui um centro histórico que atrai turistas todos os anos por seu Carnaval, e suas belezas naturais e urbanas. A cidade tem praias com formações rochosas e, principalmente, cenários urbanos que são uma graça e que podem ser vistos por passeios a pés em suas ladeiras e ruas de paralelepípedo, enfeitadas por casas antigas e coloridas.

Imagem: Valdiney Pimenta

Lugares para viajar no Norte do Brasil

26 – Jalapão, Tocantins

Descoberto por grande parte dos brasileiros há poucos anos, o Jalapão oferece as mais diversas paisagens naturais, entre elas fervedouros de águas cristalinas, cachoeiras e dunas. É um destino lindo e muito diferente, ideal para fugir dos grandes centros urbanos e relaxar dentre as belezas do cerrado. Veja mais dicas sobre o Jalapão.

27 – Alter do Chão (Santarém), Pará

Alter do Chão ganhou fama mundial ao ser considerada pelo jornal The Guardian como um dos melhores destinos de praia do Brasil. E o título é merecido: a cidade paraense tem mesmo praias dignas dos mais esplendorosos cenários do país e, vale ressaltar, tudo cercado pelo intenso verde amazônico e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns. O melhor destino do Pará te espera com bancos de areia branquinha, banhos de rio inesquecíveis, florestas encantadas e, claro, uma culinária espetacular! Leia nossas 35 dicas de Alter do Chão e nosso Guia completo de Alter do Chão.

28 – Manaus, Amazonas

Visitar Manaus é desbravar uma parte da história do Brasil que surpreendente e que muita gente não conhece. Rica culturalmente e com uma natureza impressionante, ela pode ser o ponto de partida para desbravar as belezas da floresta Amazônica, conhecer novos sabores e a pluralidade de nosso país. Visitando a cidade, não dá para perder um passeio para admirar o encontro das águas do Rio Negro e Solimões ou uma visita no Teatro Amazonas.

Manaus Brasil

Lugares para viajar no Sudeste do Brasil

29 – Tiradentes, Minas Gerais

Com um centro histórico charmoso e ruas que são um convite aos passeios ao ar livre, Tiradentes é uma delícia de destino para curtir um pouco de tranqüilidade e espairecer. É um lugar de gastronomia invejável, ótimo para não fazer muita coisa e simplesmente aproveitar para estar por lá, descansar e apreciar belas paisagens.

30 – Ouro Preto, Minas Gerais

Entre ladeiras e ruas de pedra com casarões coloniais, vive a charmosa Ouro Preto. Destino cheio de história, com igrejas de grande valor cultural e uma ótima estrutura. Localizada a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é ótima pedida para um passeio de bate e volta e também para dias de intenso mergulho na história e arte do Brasil.  É uma cidade muito gostosa para caminhar, comer bem e sentir o tão querido acolhimento mineiro. Leia mais sobre Ouro Preto no nosso guia completo da cidade.

 

31 – Poços de Caldas, Minas Gerais

A cidade mineira leva esse nome por sua atração turística mais famosa: suas nascentes e fontes de água vulcânicas que, desde sua descoberta, são usadas em banhos termais para tratamento de enfermidades. Ainda hoje a cidade conta com hotéis que oferecem banhos nas famosas águas por preços acessíveis e uma boa estrutura.

Imagem: Vicente Eugenio

32 – Inhotim (Brumadinho), Minas Gerais

A cidade de Brumadinho passou por grandes tragédias, mas é também a casa de um dos maiores acervos de arte contemporânea do mundo, o Inhotim. O local ocupa um enorme espaço na cidade e tem atrações muito diferentes, a céu aberto, com direito a muitas árvores e contato com a natureza, a apenas 60km de Belo Horizonte. Veja aqui mais dicas sobre Inhotim.

33 – Visconde de Mauá, Rio de Janeiro

Com trilhas, cachoeiras, morros e muita interação com a natureza, Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro e bem pertinho de Minas, é um destino para quem quer aproximação com a natureza. A cidade é muito legal para quem busca um fim de semana tranquilo, ideal para conhecer a fauna e flora da região e renovar a energias antes de voltar pro dia a dia cheio de atividades.

34 – Monte Verde, Minas Gerais

Boa dica para quem busca um destino com clima ameno e nas montanhas, Monte Verde está em Minas Gerais, mas fica próxima a São Paulo e é vizinha de Campos do Jordão. A cidade tem trilhas, um centrinho com lojas e restaurantes, e hospedagens ótimas para quem quer tranqüilidade. Se você já esteve em Campos do Jordão e procura algo similar, dê uma chance à tranquilidade de Monte Verde!

35 – Paraty, Rio de Janeiro

Paraty é uma cidade que agrada a viajantes com gostos distintos. A cidade tem praias lindas e cachoeiras, mas também possui atrações históricas e uma excelente gastronomia. É o tipo de cidade que tem muita variedade de atrativos, ótima para andar a pé na região central e se encantar com a arquitetura dos casarões coloniais e ruas de pedra.

36 – Olímpia, São Paulo

Localizada no norte do Estado de São Paulo, Olímpia é um lugar famoso por seus parques aquáticos e por suas fontes de água termais, ótimas para relaxar em piscinas quentes. A cidade abriga o Thermas dos Laranjais, um dos maiores parque aquático da América Latina, que tem atrações para pessoas de todas as idades! Veja aqui o que fazer em Olímpia.

37 – Brotas, São Paulo

Conhecida pelos amantes de esportes radicais, Brotas, no Estado de São Paulo, é um destino para quem busca diversão e contato com a natureza. São diversas as atividades que a cidade proporciona, entre elas a visita a cachoeiras, rafting, arvorismo, percursos em tirolesa, canoismo, passeios em quadriciclos e muito mais! A cidade está entre os melhores lugares para viajar no Brasil entre quem gosta de ecoturismo e esportes.

brotas

Imagem: Sofia Prado

38 – Belo Horizonte, Minas Gerais

Moderna e histórica, a capital mineira foi uma das primeiras cidades planejadas do Brasil e reserva aos seus visitantes passeios gostosos ao redor da Lagoa da Pampulha, com direito a construções projetadas por Niemeyer, como a Igreja da Pampulha. Ela tem uma gastronomia para ninguém botar defeito e um número incalculável de barzinhos para conhecer pessoas e tomar uma cerveja. Leia aqui sobre Belo Horizonte.

 

39 – Petrópolis, Rio de Janeiro

A cidade imperial é uma delícia para curtir dias de clima ameno e descobrir mais de perto um pouco da história do Brasil. Com bastante verde ao seu redor e atrações como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont e a cervejaria Bohemia, Petrópolis e a região serrana do Rio são um convite ao sossego, sem deixar a desejar em infra-estrutura.

petropolis

40 – Ilha Grande, Rio de Janeiro

Pertencente ao município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Ilha Grande tem praias paradisíacas e cristalinas que que se conectam à mata atlântica de uma maneira indescritível. Passear de barco, curtir um mergulho no mar e a difícil tarefa de decidir qual praia visitar movem o dia a dia do visitante por lá.

Lugares para viajar no Sul do Brasil

41 – Gramado, Rio Grande do Sul

Sem dúvidas um dos melhores destinos no Brasil, Gramado é uma cidade que oferece excelente estrutura, enorme variedade de atrativos, ótima gastronomia e que tem povo acolhedor. É um lugar para pessoas de todas as idades, que sempre tem algo novo para fazer ou uma nova atração para conhecer! É um lugar que quem gosta, sempre volta! Não deixe de conferir nosso super post do que fazer em Gramado com mais de 70 dicas para a sua viagem!

pousadas em gramado

42 – Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves é uma das cidades que faz parte do Vale dos Vinhedos, região vinícola do Rio Grande do Sul. A cidade está a cerca de duas horas de carro de Porto Alegre e oferece lindas paisagens, com direito a muito vinho, espumante, boa gastronomia e uma imersão na cultura dos imigrantes italianos, bastante presentes nessa região da serra gaúcha. Quando estiver por lá não perca o roteiro dos Caminhos de Pedra e o famoso passeio de Maria Fumaça da Serra Gaúcha.

43 – Pomerode, Santa Catarina

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode está em Santa Catarina e se destaca pela arquitetura em estilo enxaimel. Experimentar pratos da gastronomia alemã e cervejas variadas e artesanais está entre os programas tradicionais na pequena cidade.

pomerode

44 – Canela, Rio Grande do Sul

A vizinha de Gramado tem algumas das principais atrações da região em que está, como a Cascata do Caracol, mas ao mesmo tempo oferece muita tranqüilidade e interação com a natureza. É um destino muito gostoso para ser descoberto com calma, com direito a um bom strudel de maça e chocolates quentes no fim da tarde. Leia aqui o nosso guia de Gramado e Canela.

viagem para gramado

45 – Florianópolis, Santa Catarina

Capital catarinense, Floripa é um destino belíssimo, que mistura natureza e paisagens urbanas. A cidade tem praias para todos os gostos e desejos, seja você um amante do surf ou de praias desertas. Com lagoas, dunas, trilhas, bairros cheios de história e uma gastronomia com pratos como peixes e ostras, é um destino para agradar pessoas de todas as idades! Vá no verão para curtir as praias da cidade, que ficam super animadas nessa época! Leia aqui mais dicas de Florianópolis e o que fazer em Floripa.

florianopolis

46 – Blumenau, Santa Catarina

Casa da maior Oktoberfest fora da Alemanha e capital brasileira da cerveja, Blumenau é um destino sem igual para quem gosta de cervejas. A cidade tem forte ligação com a cultura alemã e europeia e tem edifícios em estilo enxaimel, que tornam um passeio pelo cidade ainda mais legal. Ah, e vale a pena dar uma esticadinha até o Beto Carrero World, maior parque temático do Brasil.

47 – Urubici, Santa Catarina

O nome pode soar desconhecido, mas Urubici é um destino da Serra Catarinense, a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis. A região tem cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas — é um belo destino para se conectar a natureza e esquecer a confusão das grandes cidades.

Imagem: Thiago makowski

48 – Foz do Iguaçu, Paraná

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, Foz do Iguaçu guarda um dos grades tesouros naturais do país: as Cataratas do Iguaçu, que ficam na divisa com a Argentina e têm quedas d’águas com um volume surpreendente. A cidade também oferece boas oportunidades para compras e tem cada vez mais atrações para pessoas de todas as idades. É um destino inesquecível, que vale a pena visitar ao menos uma vez na vida! Leia também: o que fazer em Foz do Iguaçu.

49 – Curitiba, Paraná

Limpa e bem organizada, a capital paranaense é cheia de parques ótimos para estar ao ar livre e atrações muito legais, como o Jardim Botânico, a Opera de Arame e o Museu Oscar Niemeyer. É capital com uma super estrutura, bons restaurantes e variedade de hotéis. Leia mais dicas de Curitiba e nosso post sobre o que fazer em Curitiba.

Leia também: Conheça os principais pontos turísticos de Curitiba!

Jardim Botânico de Curitiba

50 – Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Cambará do Sul está localizada no Rio Grande do Sul, a cerca de 230km de Porto Alegre e na região dos Campos de Cima da Serra. A cidade possui cânions com paisagens incríveis, cercados pela mata, como o Cânion do Itaimbezinho e Fortaleza, que são cartões-postais dessa área cheia de paisagens especiais.

Imagem: Germano Roberto Schüür

E você, já esteve em quantos dos locais mencionados? Que outros lugares para viajar no Brasil você incluiria na lista? Deixe seu comentário e participe!