logo Melhores Destinos

Europa: 31 experiências que todo viajante deveria ter pelo menos uma vez na vida

Bruna Scirea
30/05/2021 às 6:00

Europa: 31 experiências que todo viajante deveria ter pelo menos uma vez na vida

A Europa é repleta de experiências e aventuras únicas, que deveriam ser vividas por todo viajante pelo menos uma vez na vida. Contemplar paisagens encantadoras, viajar de trem, curtir as águas claras e quentes do Mediterrâneo, passear por monumentos históricos e comer e beber o que há de mais típico em cada país são alguns dos programas imperdíveis no continente.

Separamos a seguir 30 experiências que você deve viver na Europa. A lista foi feita com base nas viagens, e também planos, da equipe do Melhores Destinos. Sabemos que esta seleção não é esgotável, então já te convidamos para contribuir com mais dicas nos comentários no fim do post.

Boa leitura. Inspire-se!

Uma das mais populares (e gostosas) atrações de Budapeste é relaxar nas termas da cidade, que conta com uma arquitetura labiríntica de saunas, banhos turcos e piscina com água naturalmente quente, brotando diretamente do solo. São visitas obrigatórias o badalado balneário Széchenyi, a Gellért (toda em estilo art-nouveau) e a Rudás, construída pelos turcos no século 16.

O Balneário de Széchenyi é uma das maiores casas termais da Europa

2. Caminhar pelas ruelas de Veneza

Eleita inúmeras vezes como a cidade mais bela do mundo, Veneza encanta os visitantes por muitos motivos. Caminhar e se perder pelas ruelas e canais entre a Piazza San Marco e a Ponte de Rialto, num labirinto de ruas estreitas, é garantia de se surpreender com museus, palácios, igrejas e construções que contam a história de centenas de anos desta cidade incomparável e inesquecível. Apesar do precinho salgado, não faltam por lá excelentes restaurantes e gelaterias (sorveterias) de tirar o chapéu.

3. Passeio de barco pela Sena

Navegar pelas águas do icônico Sena é um dos jeitos mais legais de ver as belezas de Paris. Seja de dia ou à noite, com direito a jantar durante o passeio, é uma experiência única – e pra lá de romântica. As viagens geralmente duram entre 1h e 2h30min e passam por monumentos importantes da capital francesa, como a Torre Eiffel, o Museu D’Orsay e a Catedral Notre-Dame.

Navegar pelo Rio Sena é ter um outro ponto de vista das várias atrações da cidade

Escolher algumas das mais de 200 ilhas da Grécia para conhecer durante um verão europeu é certamente uma das mais belas experiências que você terá na vida. O Mediterrâneo e sua cor – ora azul, ora esverdeada – é sim parte da beleza deste que é um dos destinos mais espetaculares do mundo.

Mas fora a estonteante paisagem, as ilhas gregas ainda reservam aos visitantes uma gastronomia ímpar, arquitetura única, bons vinhos, mergulhos irresistíveis, passeios de barco e festas para baladeiro nenhum botar defeito. Veja o que já escrevemos sobre Santorini (onde se pode admirar uma das visas mais famosas do pôr do sol no mundo, em Oia), Mykonos KefaloniaZakynthos, Naxos, Paros, Antiparos e Creta.

Navagio Beach

Me diga: o que é esse mar azul neon de Zakynthos? S-o-c-o-r-r-o.

24.  Rovaniemi, onde é Natal o ano todo

Rovaniemi é a capital da Lapônia na Finlândia, uma cidade onde é Natal o ano inteiro. Você pode ir em 25 de dezembro ou em pleno verão, o cenário será o mesmo: pinheirinhos, luzes piscando… e todo o clima mágico dos festejos natalinos. Mas não foi sempre assim. Durante a Segunda Guerra Mundial, 90% da cidade foi destruída, sendo completamente reerguida anos mais tarde, com modernos projetos… Mas a vila segue bem pequenina: chalés que servem de hotel, lojas temáticas, poucos restaurantes e um correio que recebe cartinhas do mundo inteiro endereçadas a uma pessoa: Papai Noel. Ah, as renas também estão por todos os lados e, na época certa, também é possível ver a Aurora Boreal.

25. Albânia, um paraíso (quase) secreto

A Riviera da Albânia não deixa nada a desejar para a famosa região francesa. Pode ser destacado que esta porção de litoral é melhor que a outra versão, pois tem praias maravilhosas, água cristalina e areia vazia. A Albânia inteira é um destino ainda a ser descoberto pelos turistas. Mas se apresse, pois um novo aeroporto internacional está sendo construído para dar esta guinada. Saranda é a principal cidade litorânea e tem praias incríveis como Ksamil e Mirror. Pegue o carro… e seja um desbravador, enquanto esta pérola ainda não caiu na graça do mundo!

26. Caminhar pelas muralhas de Dubrovnik

Dubrovnik, na Croácia, foi importante entreposto comercial no Adriático durante a Idade Média. Séculos mais tarde, assim como Veneza, enriqueceu explorando as rotas de comércio com o Oriente. Mas junto com a prosperidade vieram as ameaças de invasão… foi quando surgiram as hoje tão famosas muralhas da cidade! Eleitas em 1979 Patrimônio Mundial da Unesco, as muralhas são o principal motivo pelo qual milhares de turistas visitam a cidade. Elas têm em média 25 metros de altura, cercam toda a Cidade Velha, uma extensão de quase dois quilômetros. Do topo, se tem as melhores vistas sobre Dubrovnik e também o Mediterrâneo.

27. Lauterbrunnen, um vale encantado na Suíça

Localizada em um vale na Suíça, em meio aos penhascos, Lauterbrunnen tem paisagens incríveis que parecem ter saído de um filme ou de uma pintura – aliás, a cidade inspirou J.R.R Tolkien na criação dos cenários de Valfenda, a cidade dos elfos em “O Senhor dos Anéis”. O vale tem mais de 70 cachoeiras, chalés de madeira enfeitados com flores coloridas por todos os lados. Um cenário perfeito para quem gosta de fazer caminhadas e curte esportes radicais – como basejumping e paragliding.

28. Curtir as praias da Sardenha

Localizada no Mar Mediterrâneo, a cerca de uma hora de voo de Roma, a Sardenha raramente faz parte dos roteiros pela Itália. Mas a verdade é que a ilha tem destinos paradisíacos, ótima gastronomia, rica história e praias belíssimas, algumas das melhores da Europa. É um perfeito destino perfeito para ser percorrido sem pressa de carro, com dias mais ou menos assim: acordar, tomar um baita de um café da manhã, pegar o carro e escolher uma praia ou fazer um passeio de barco e voltar no fim da tarde, pronto para um vinhozinho e um jantar delicioso, que inclui muito queijo pecorino e vinho branco, duas especialidades locais!

29. Explorar os castelos e lendas da Transilvânia

Uma das mais importantes regiões da Romênia, a Transilvânia abriga construções medievais imponentes e lendas que até hoje mexem com o imaginário popular – digamos que de uma forma um pouco aterrorizante, com monstros e lobisomens. E não é por menos… nesta região, aristocratas ergueram mais de cem castelos, sendo o mais famoso deles o Castelo de Bran, que inspirou a lenda do Vampiro Drácula. Já pensou uma visita em vários deles, passeando pela Cordilheira dos Cárpatos, paisagens bucólicas e toda uma atmosfera misteriosa e peculiar?

30. Mergulhar nas águas quentes das ilhas croatas

A Croácia tem sem dúvida um dos mais belos litorais de toda a Europa. É um combo de coisas boas para os dias de férias: um paraíso com águas turquesas, transparentes e de temperaturas agradáveis, gastronomia surpreendente e muita natureza. Três das mais famosas ilhas da Costa da Dalmácia são Hvar, Brac e Vis – esta última já visitamos e fizemos um post com várias dicas para você aproveitar tudo o que este incrível destino oferece. O que podemos adiantar: muita paz, passeios de bicicleta e uma água de uma cor inacreditável.

31. Assistir a um ballet no Teatro Bolshoi

Outra experiência imperdível na Europa é assistir ao espetáculo da mais tradicional companhia de ballet do mundo no Teatro Bolshoi, em Moscou. O Bolshoi passou cerca de seis anos em reforma e em 2011 foi reaberto com ainda mais qualidade acústica e riqueza de decoração, bem aos moldes do tempo da Rússia Imperial. Você que é fã das artes, sobretudo do ballet, já imaginou a sensação de assistir a peças clássicas como o Lago dos Cisnes ou o Quebra Nozes no país onde eles foram criados?


É claro que as experiências incríveis que a Europa oferece aos seus visitantes são muitas e jamais esgotaríamos todas elas em um único post. Você já viveu algo incrível por lá que não listamos aqui? Conta pra gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção