15 mercados de Natal na Europa que não podem ficar de fora da sua viagem
15 mercados de Natal na Europa que não podem ficar de fora da sua viagem
Quer saber quais são e onde se encontram os melhores Mercados de Natal da Europa? A revista Travel & Leisure listou os eventos por país e, como era de se esperar, a Alemanha ficou em primeiro lugar. Confira abaixo a lista completa.
Luzes, decoração natalina, barracas de artesanato, comidinhas, vinho quente e aquele friozinho gostoso são ingredientes essenciais para um bom Mercado de Natal. Uma tradição de inverno que a cada ano que passa atrai um número maior de visitantes em países como Alemanha, França, Reino Unido, Áustria, Espanha, Itália e Holanda.
Segundo a revista americana Travel & Leisure os melhores mercados de Natal da Europa encontram-se, justamente, nessas localidades. Eu, que moro na Holanda há tantos anos, assino embaixo dessa lista e acho que os mercados, realmente, traduzem a magia do Natal. Seja numa metrópole como Berlim ou numa cidade menor como Dresden, o evento é diversão na certa e para pessoas de todas as idades. Vamos à lista:
Mercados de Natal na Alemanha
- Nuremberg Christkindlesmarkt, em Nuremberg – o evento datado do século 16 é reconhecido pela bela decoração e variedade de comidas como a famosa linguiça bratwurst, o Nuremberg Lebkuchen (um pão do tipo gingerbread) e, claro, a caneca de Glühwein quentinho. Ah, bonequinhos feitos com ameixas secas, conhecidos como Zwetschgenmännle, são souvenirs bastante tradicionais no evento, que vai até o dia 24 de dezembro.
- Gendarmenmarkt, em Berlim – uma das praças mais bonitas de Berlim, a capital e maior cidade da Alemanha, abriga um mercado de Natal iluminado com mil lâmpadas decorativas. Lá o visitante vai ter entretenimento de qualidade com apresentações musicais, comidas típicas e uma porção de produtos artesanais. O mercado acontece até o dia 31 de dezembro, lembrando que o encerramento é marcado com um belo show de fogos de artifício. No site do MD tem um guia de Berlim completinho. Não deixe de conferir!
- Marienplatz, em Munique – a principal praça de Munique já é um encanto. Porém, de novembro a 24 de dezembro ela fica ainda mais especial ao receber um mercado ocupando uma área de 20 mil metros. Souvernirs como bolas de árvores de Natal de vidro, pintadas a mão, fotografias antigas e jaquetas de pele de carneiro são alguns do itens mais vendidos, sem contar com as diversas delícias da gastronomia da região da Bavária como maçãs assadas, vinho quente e o licor de ervas.
- Dresdner Striezelmarkt, em Dresden – o mercado se autointitula o mais antigo da Alemanha e possui mais de 200 barracas. Comidinhas como maçãs com cobertura, gingerbread e vinho quente prometem adoçar o paladar dos visitantes mais exigentes. Decorações de Natal também não vão faltar e até uma competição para eleger o melhor decorador ou decoradora de árvore é promovida durante a festa. O mercado acontece até o dia 24 de dezembro.
- Mercados da Cidade Antiga e da Catedral, em Colônia – a cidade não foi citada pela revista Travel & Leisure, mas, na minha opinião, ela não pode ficar de fora dessa lista. São, ao todo, 5 mercados espalhados pela área central, sendo o da Cidade Antiga e o que fica aos pés da bela Catedral, os meus favoritos. Barraquinhas de madeira decoradas estão espalhadas por todos os lados, vendendo delícias como linguiças assadas, doces e vinho quente em canecas personalizadas e que, no final, tornam-se souvenir. Ah, não deixe de conferir as apresentações que acontecem nos palcos a todo momento, com destaque para os fofíssimos corais infantis de músicas natalinas!
Mercados de Natal na França
- Mercado de Natal de Estrasburgo – o mercado existe desde 1570 e a ideia, desde então, continua sendo proporcionar ao visitante a magia do Natal, pura e simplesmente. A decoração é de tirar o fôlego, além disso, pelo menos 300 estandes completam a festa, vendendo velas artesanais, brinquedos de madeira e comidas como os biscoitinhos conhecidos como bredele. O mercado vai até o dia 30 de dezembro.
O que fazer em Paris – dicas imperdíveis para a sua viagem à França
- Mercado de Natal em La Défense, Paris – é o maior da capital francesa, com pelo menos 300 chalés de madeira onde são vendidos artesanato, roupas, acessórios, decorações de Natal e comidinhas como queijos, vinhos, foie gras, entre outras delícias. O mercado fica embaixo do grande arco de La Défense e vai até o fim de dezembro.
Mercados de Natal no Reino Unido
- Mercado de Natal de Bath, no Reino Unido – enquanto o Brexit não se concretiza, os mercados do Reino Unido continuam no calendário dos principais eventos europeus. Em Bath, o visitante vai encontrar produtos artesanais verdadeiros, ou seja, é bem possível que tudo (ou quase tudo) vendido numa determinada barraca tenha sido produzido pelo próprio dono. Ah, duas guloseimas bem famosas por lá são o fudge e as aromáticas castanhas quentes. Não deixe de experimentá-los!
- Winter Wonderland, Hyde Park/Londres – o parque mais famoso de Londres promove, de 21 de novembro a 5 de janeiro, um mercado de Natal com atrações para todas as idades. Pista de patinação no gelo, shows, barracas que vendem chocolate, vinho quente e artefatos natalinos, como velas, são alguns dos destaques. No site oficial do evento você confere toda a programação, lembrando que a entrada é gratuita.
O que fazer em Londres – dicas para sua viagem à capital do Reino Unido
- Edinburgh’s Christmas, Edimburgo – a capital da Escócia também celebra as festas de fim de ano com um mercado todo decorado e cheio de guloseimas como doces a base de canela, os famosos sugar chimney cakes e até algodão doce. O evento natalino acontece até o dia 4 de janeiro.
Mercados de Natal na Áustria
- Wiener Weihnachts Traum, Viena – Sonho de Natal em Viena, na tradução para o português, é um mercado com ares de contos de fadas. Situado em frente à prefeitura da cidade – na minha opinião, uma das mais encantadoras da Europa – o mercado tem pista de patinação no gelo, roda gigante, carrossel e mais de 100 barracas que vendem comidas e souvenirs.
Viena, a capital da Áustria, também está no nosso Guia de Destinos
- Mercado de Natal de Salzburgo – o mercado datado do século 15 não poderia estar situado em um endereço mais apropriado: aos pés do forte Hohensalzburg e bem próximo à catedral de Salzburgo. Apresentações de corais, tradicionais biscoitinhos gingerbread e castanhas quentes são alguns dos destaques do evento, que vai até o dia 26 de dezembro.
Mercados de Natal na Holanda
Het Amsterdamse Winterparadijs, em Amsterdã – o nome do local já o define bem: um paraíso de inverno na maior cidade da Holanda. Lá o visitante tem uma mistura de entretenimento e esportes com pistas de patinação no gelo, interna e externa, curling, “guerrinha” com bolas de neve de verdade, além de cinema e comidinhas como marshmallow assado. Entradas podem ser adquiridas no site do evento.
O que fazer em Amsterdã – as dicas de uma brasileira que vive na cidade
Mercados de Natal na Espanha
Mercado de Navidad de la Plaza Mayor, em Madri – cento e quatro estandes dão vida ao mercado de Natal situado em uma das praças mais belas e mais importantes da capital da Espanha. Um cenário de luzes, decoração natalina, imagens de presépio e quitutes diversos para receber uma grande quantidade de habitantes locais e turistas até o final de dezembro.
Itália
Mercado Piazza Duomo – queijos italianos deliciosos e mais uma série de comidas típicas são vendidas neste mercado que acontece aos pés de uma das catedrais mais famosas da Itália. Além de muitas guloseimas, o visitante ainda vai encontrar uma bela decoração natalina e aquele charme especial, que só Milão tem. O mercado da Duomo vai até o dia 6 de janeiro.
Você já visitou algum desses mercados de Natal na Europa? Ou conheceu algum outro que merecia estar na lista? Conta pra gente como foi a sua experiência nos comentários!