logo Melhores Destinos

15 mercados de Natal na Europa que não podem ficar de fora da sua viagem

Gisela Cabral
Gisela Cabral
18/12/2019 às 7:28

15 mercados de Natal na Europa que não podem ficar de fora da sua viagem

Quer saber quais são e onde se encontram os melhores Mercados de Natal da Europa? A revista Travel & Leisure listou os eventos por país e, como era de se esperar, a Alemanha ficou em primeiro lugar. Confira abaixo a lista completa. 

Luzes, decoração natalina, barracas de artesanato, comidinhas, vinho quente e aquele friozinho gostoso são ingredientes essenciais para um bom Mercado de Natal. Uma tradição de inverno que a cada ano que passa atrai um número maior de visitantes em países como Alemanha, França, Reino Unido, Áustria, Espanha, Itália e Holanda.

Segundo a revista americana Travel & Leisure os melhores mercados de Natal da Europa encontram-se, justamente, nessas localidades. Eu, que moro na Holanda há tantos anos, assino embaixo dessa lista e acho que os mercados, realmente, traduzem a magia do Natal. Seja numa metrópole como Berlim ou numa cidade menor como Dresden, o evento é diversão na certa e para pessoas de todas as idades. Vamos à lista:

Foto: Dresdner Striezelmarkt

Mercados de Natal na Alemanha

  • Nuremberg Christkindlesmarkt, em Nurembergo evento datado do século 16 é reconhecido pela bela decoração e variedade de comidas como a famosa linguiça bratwurst, o Nuremberg Lebkuchen (um pão do tipo gingerbread) e, claro, a caneca de Glühwein quentinho. Ah, bonequinhos feitos com ameixas secas, conhecidos como Zwetschgenmännle, são souvenirs bastante tradicionais no evento, que vai até o dia 24 de dezembro.
  • Gendarmenmarkt, em Berlim – uma das praças mais bonitas de Berlim, a capital e maior cidade da Alemanha, abriga um mercado de Natal iluminado com mil  lâmpadas decorativas. Lá o visitante vai ter entretenimento de qualidade com apresentações musicais, comidas típicas e uma porção de produtos artesanais. O mercado acontece até o dia 31 de dezembro, lembrando que o encerramento é marcado com um belo show de fogos de artifício.  No site do MD tem um guia de Berlim completinho. Não deixe de conferir!
  • Marienplatz, em Munique – a principal praça de Munique já é um encanto. Porém, de novembro a 24 de dezembro ela fica ainda mais especial ao receber um mercado ocupando uma área de 20 mil metros. Souvernirs como bolas de árvores de Natal de vidro, pintadas a mão, fotografias antigas e jaquetas de pele de carneiro são alguns do itens mais vendidos, sem contar com as diversas delícias da gastronomia da região da Bavária como maçãs assadas, vinho quente e o licor de ervas.

Foto: visit Bath

  • Dresdner Striezelmarkt, em Dresden – o mercado se autointitula o mais antigo da Alemanha e possui mais de 200 barracas. Comidinhas como maçãs com cobertura, gingerbread e vinho quente prometem adoçar o paladar dos visitantes mais exigentes. Decorações de Natal também não vão faltar e até uma competição para eleger o melhor decorador ou decoradora de árvore é promovida durante a festa. O mercado acontece até o dia 24 de dezembro.
  • Mercados da Cidade Antiga e da Catedral, em Colônia – a cidade não foi citada pela revista Travel & Leisure, mas, na minha opinião, ela não pode ficar de fora dessa lista. São, ao todo, 5 mercados espalhados pela área central, sendo o da Cidade Antiga e o que fica aos pés da bela Catedral, os meus favoritos. Barraquinhas de madeira decoradas estão espalhadas por todos os lados, vendendo delícias como linguiças assadas, doces e vinho quente em canecas personalizadas e que, no final, tornam-se souvenir. Ah, não deixe de conferir as apresentações que acontecem nos palcos a todo momento, com destaque para os fofíssimos corais infantis de músicas natalinas!

Mercado de Natal em Paris

Mercados de Natal na França

  • Mercado de Natal de Estrasburgo – o mercado existe desde 1570 e a ideia, desde então, continua sendo proporcionar ao visitante a magia do Natal, pura e simplesmente. A decoração é de tirar o fôlego, além disso, pelo menos 300 estandes completam a festa, vendendo velas artesanais, brinquedos de madeira e comidas como os biscoitinhos conhecidos como bredele. O mercado vai até o dia 30 de dezembro.

O que fazer em Paris – dicas imperdíveis para a sua viagem à França

  • Mercado de Natal em La Défense, Paris – é o maior da capital francesa, com pelo menos 300 chalés de madeira onde são vendidos artesanato, roupas, acessórios, decorações de Natal e comidinhas como queijos, vinhos, foie gras, entre outras delícias. O mercado fica embaixo do grande arco de La Défense e vai até o fim de dezembro.

Mercados de Natal no Reino Unido

  • Mercado de Natal de Bath, no Reino Unido – enquanto o Brexit não se concretiza, os mercados do Reino Unido continuam no calendário dos principais eventos europeus. Em Bath, o visitante vai encontrar produtos artesanais verdadeiros, ou seja, é bem possível que tudo (ou quase tudo) vendido numa determinada barraca tenha sido produzido pelo próprio dono. Ah, duas guloseimas bem famosas por lá são o fudge e as aromáticas castanhas quentes. Não deixe de experimentá-los!
  • Winter Wonderland, Hyde Park/Londres – o parque mais famoso de Londres promove, de 21 de novembro a 5 de janeiro, um mercado de Natal com atrações para todas as idades. Pista de patinação no gelo, shows, barracas que vendem chocolate, vinho quente e artefatos natalinos, como velas, são alguns dos destaques. No site oficial do evento você confere toda a programação, lembrando que a entrada é gratuita.

O que fazer em Londres – dicas para sua viagem à capital do Reino Unido

  • Edinburgh’s Christmas, Edimburgo – a capital da Escócia também celebra as festas de fim de ano com um mercado todo decorado e cheio de guloseimas como doces a base de canela, os famosos sugar chimney cakes e até algodão doce. O evento natalino acontece até o dia 4 de janeiro.

Mercado em Colônia

Mercados de Natal na Áustria

  • Wiener Weihnachts Traum, Viena – Sonho de Natal em Viena, na tradução para o português, é um mercado com ares de contos de fadas. Situado em frente à prefeitura da cidade – na minha opinião, uma das mais encantadoras da Europa – o mercado tem pista de patinação no gelo, roda gigante, carrossel e mais de 100 barracas que vendem comidas e souvenirs.

Viena, a capital da Áustria, também está no nosso Guia de Destinos

  • Mercado de Natal de Salzburgo – o mercado datado do século 15 não poderia estar situado em um endereço mais apropriado: aos pés do forte Hohensalzburg e bem próximo à catedral de Salzburgo. Apresentações de corais, tradicionais biscoitinhos gingerbread e castanhas quentes são alguns dos destaques do evento, que vai até o dia 26 de dezembro.

foto: Dresdner Striezelmarkt

Mercados de Natal na Holanda

Het Amsterdamse Winterparadijs, em Amsterdã – o nome do local já o define bem: um paraíso de inverno na maior cidade da Holanda. Lá o visitante tem uma mistura de entretenimento e esportes com pistas de patinação no gelo, interna e externa, curling, “guerrinha” com bolas de neve de verdade, além de cinema e comidinhas como marshmallow assado. Entradas podem ser adquiridas no site do evento.

O que fazer em Amsterdã – as dicas de uma brasileira que vive na cidade

Mercados de Natal na Espanha

Mercado de Navidad de la Plaza Mayor, em Madri – cento e quatro estandes dão vida ao mercado de Natal situado em uma das praças mais belas e mais importantes da capital da Espanha. Um cenário de luzes, decoração natalina, imagens de presépio e quitutes diversos para receber uma grande quantidade de habitantes locais e turistas até o final de dezembro.

Foto: visit Bath

Itália

Mercado Piazza Duomo – queijos italianos deliciosos e mais uma série de comidas típicas são vendidas neste mercado que acontece aos pés de uma das catedrais mais famosas da Itália. Além de muitas guloseimas, o visitante ainda vai encontrar uma bela decoração natalina e aquele charme especial, que só Milão tem. O mercado da Duomo vai até o dia 6 de janeiro.

Você já visitou algum desses mercados de Natal na Europa? Ou conheceu algum outro que merecia estar na lista? Conta pra gente como foi a sua experiência nos comentários!