logo Melhores Destinos

O que fazer em Cancún: dicas para planejar a viagem ao México

Camille Panzera
Camille Panzera
14/01/2021 às 10:40

O que fazer em Cancún: dicas para planejar a viagem ao México

Cancún é um dos destinos mais famosos do México e um dos mais completos do Caribe, com opções de lazer e descanso para todas as idades. E motivos não faltam para isso: são inúmeras opções de diversão, cultura e badalação – isso sem falar no maravilhoso mar caribenho.

O Melhores Destinos já publicou um Guia de Cancún super completo com todas as informações que você precisa saber antes e durante a viagem para Cancún. Neste post destacamos algumas dicas essenciais, um resumo sobre o que fazer em Cancún, quando ir, onde ficar em Cancún e muito mais!

Onde fica Cancún?

Cancún é uma cidade do México, no estado de Quintana Roo, na região da Península de Yucatán. A região fica voltada para o litoral do Oceano Atlântico e Mar do Caribe. Antigamente a área era ocupada pelo povo maia, então além de ser um destino turístico, é também um lugar de muita riqueza cultural e histórica.

onde fica cancun mapa

Cancún no mapa

Com um mar deslumbrante e o crescimento contínuo da rede hoteleira local, a região se tornou um destino turístico muito badalado, procurado por pessoas de todo o mundo! Hoje, além de Cancún, outras cidades próximas também se tornaram muito populares nessa região do México, como Playa del Carmen, a rústica Tulum e a Riviera Maya, uma área com hotéis de grande porte.

O que fazer em Cancún

o que fazer em cancun

Tudo que você precisa saber para planejar sua viagem!

 

Cancún está localizada na península de Yucatán, no Estado de Quintana Roo, no México, e é um dos principais destinos turísticos do Caribe. A cidade vive do turismo e se destaca pelo mar incrivelmente azul e pela grande diversidade de atrativos que agradam de crianças a idosos.

Quem conhece o lugar se surpreende não apenas com os hotéis super equipados, mas com a estrutura turística como um todo. Em Cancún há atrativos para quem curte praias, história, gastronomia, compras, parques aquáticos, diversão e vida noturna.  É um destino para ir com amigos, em casal para uma viagem romântica ou com a família. É possível passar vários dias na cidade e cada dia fazer um programa diferente.

Praias de Cancún

praias de cancun

Águas azuis e areia branca – o que esperar das praias de Cancún

A maioria dos hotéis de Cancún está na Zona Hoteleira e a maior partes dos hotéis e resorts em Cancún todos ficam de frente para o mar. No dia a dia de turista, é muito prático curtir a praia da frente do hotel e aproveitar a estrutura que ele oferece na areia. Alguns hotéis têm garçons na praia, outros têm bares próximos da areia e outros são mais simples e oferecem apenas cadeiras e guardas-sóis.

Quanto ao mar, é preciso dizer que a coloração azulada impressiona em qualquer parte da Zona Hoteleira, entretanto, o mar é mais calmo nos primeiros quilômetros da Boulevard Kulkucán – a avenida que percorre toda a Zona Hoteleira – e vai ficando mais agitado à medida que a quilometragem da avenida vai crescendo. Cancún tem a forma parecida com a de um número “7”, na perna superior desse 7 as águas são mais tranquilas e na perna lateral (mar aberto) as águas vão ficando mais agitadas.

Em grande parte da orla, o acesso à praia fica obstruído por causa dos hotéis, mas a cidade tem também praias públicas que costumam ser usadas por quem está hospedado do centro da cidade, por aqueles que desejam variar e conhecer outras praias ou pelos próprios mexicanos quando querem curtir o mar. O “problema” das praias públicas é que elas não oferecem praticamente nada, não costumam ter comércio, nem mesmo vendedores ambulantes, que são proibidos.

Playa Tortugas

Playa Tortugas é uma praia praia é pequena, tem uma mar super tranquilo, está próxima a bares e tem a areia tomada por espreguiçadeiras – ela é uma das melhores opções de praia para quem se hospeda no centro e não quer deixar de curtir o mar. Dessa praia partem barcos que vão para Isla Mujeres, por isso o local sempre tem movimento.

Playa Delfines

A Playa Delfines é uma das praias públicas mais famosas de Cancún. O lugar tem um mirante com uma vista incrível e vale a pena ser visitado, mesmo que você não pretenda entrar no mar, apenas pela vista maravilhosa. Essa praia, que tem ondas mais agitadas, é usada para praticar esportes e por moradores locais que desejam curtir um dia de sol.

Playa Caracol

Localizada em um trecho muito tranquilo da orla, a Playa Caracol é uma praia com acesso público, bastante frequentada pelos moradores de Cancún nos fins de semana. A praia tem um trecho de areia curto, guarda-sóis de uso público, banheiros e duchas, além de alguns restaurantes próximos, que são indicados para quem gostaria de comer podendo admirar um belo visual. Essa praia tem alguns restaurantes próximos, então pode ser uma boa ideia contar com essa estrutura, que não é comum nas praias de Cancún.

praias em cancun mexico

Praias de Cancún

Chac-Mool

Essa praia é uma das praias públicas de Cancún, visitada por quem busca sossego e um trecho da praia que não tenha muita gente. A entrada da praia Chac-Mool  fica escondida, entre alguns hotéis próximos do Señor Frogs, mas a vista do mar vale muito a pena!

Pontos Turísticos em Cancún

pontos turísticos de cancun

Construções pré-colombianas, tradições milenares e cultura maia

 

Chichen-Itzá

Visitando Cancún é possível aproveitar para conhecer um pouco do legado maia. Chichen-Itzá é um sítio arqueológico considerado uma das novas maravilhas do mundo e recebe milhares de turistas o ano todo. Para quem curte civilizações antigas, o passeio é simplesmente imperdível! O sítio está a cerca de 200 km de Cancún e chama a atenção pela gigante pirâmide de Kukulcán, pelo área onde ocorria o jogo com bola e a acústica do lugar, que é impressionante! Veja aqui os valores de um passeio a Chichen-Itzá.

Sítio arqueológico de Tulum

O sítio arqueológico de Tulum fica na beira da praia de mesmo nome e tem diversas ruínas de construções maias. Nesse lugar não há pirâmides ou construções grandiosas, entretanto, é a localização estratégica que faz de Tulum um local tão especial. A cidade maia foi utilizada como porto por estar de frente ao mar e hoje é um dos lugares mais badalados do litoral mexicano. Confira os valores de um passeio a Tulum e conheça também o Azulik Tulum, um hotel onde você pode passar um fim de tarde lindíssimo!

praias do caribe tulum

Praia de Tulum, cidade vizinha de Cancún

Cobá

A cerca de 170 km de Cancún está Cobá, um sítio arqueológico em ruínas, cercado pela mata. No local, o ponto mais importante de visitação é o “castillo”, uma pirâmide que se pode subir e que tem mais de 40 metros de altura. Para rodar pelo lugar você poderá alugar uma bicicleta, que torna a atividade ainda mais bacana. Confira mais informações sobre o passeio a Cobá.

Cenotes de Tulum e Playa del Carmen

Os cenotes são como cavidades preenchidas por águas cristalinas que eram utilizadas pelos maias para alguns de seus rituais. Existem muitos tipos de cenotes diferentes, alguns cobertos e outros ao ar livre, e eles estão localizados principalmente na região de Playa del Carmen e Tulum. Esses locais podem ser visitados pelos turistas e muitos deles têm águas cristalinas, perfeitas para relaxar. Durante a viagem para Cancún, não limite sua programação apenas ao mar e reserva um tempo também para conhecer os Cenotes de Cancún e região!

Parques de Cancún

parques aquaticos cancun

Onde se divertir e curtir um dia em complexos bem estruturados

A região próxima de Cancún tem parques aquáticos muito interessantes, que diferente do modelo de parque com tobogãs que a gente vê no Brasil, oferecem atrações ligadas à natureza e esportes.

X-caret

O X-caret  é o parque mais conhecido de Cancún e se você não tiver tempo suficiente para conhecer um parque da região, sugerimos que o visite. O lugar tem toda a estrutura para passar o dia e parece um zoológico aberto. Ele possui enormes piscinas com peixes para fazer snorkel, aquários, piscinas para nadar com golfinhos, passeio de jangada em um rio cercado por mata, além de um show noturno que mostra um pouco da cultura mexicana. O parque ecológico é muito bonito e tem diversas atividades para serem feitas por pessoas de todas as idades. Confira aqui os valores dos ingressos para o X-caret.

 

Xel-Há

O Xel-Há é um parque totalmente integrado à natureza. O local é interessante pelas atividades que oferece, entre elas tomar banho na água doce ou salgada, fazer snorkeling, fazer mergulho com escafandro, nadar com golfinhos ou apreciar um show temático de dança, descer de tirolesa ou fazer saltos na água de pontos altos. Confira informações sobro e ingressos para o Xel-Há.

Xplor

O Xplor é o parque aquático de Cancún para quem busca um pouco de adrenalina e tem espírito aventureiro. O local é interessante para o grupo dos aventureiros, que gostam, por exemplo, de descer em tirolesas, praticar atividades físicas, mergulhar em um cenote ou passear em sua própria jangada. Veja aqui os valores e informações sobre o ingressos para o Xplor.

Passeios em Cancún

passeios em Cancun

Explorando os arredores de Cancún

 

Isla Mujeres, passeio mais tradicional em Cancún

Próximo a Cancún está Isla Mujeres, uma ilha de pequeno porte, acessível através de barcos que saem de alguns pontos ao longo da Zona Hoteleira. A ilha é procurada por turistas que buscam uma atmosfera tranquila e querem variar de praia, podendo curtir águas calminhas e com boa estrutura na beira do mar. A Playa Norte é um dos lugares mais badalados por lá, mas indicamos que você também faça um mergulho ao visitar a ilha, pois em Isla Mujeres há um museu subaquático (MUSA) superinteressante. Veja aqui mais informações sobre o passeio à Isla Mujeres!

Cozumel

Conhecida como um dos melhores pontos de mergulho do mundo, Cozumel é uma ilha de águas cristalinas e onde muitos cruzeiros fazem uma parada. O local tem lojinhas boas para compras e restaurantes variados, além de hotéis propícios para quem busca um ambiente menos badalado do que Cancún. Confira informações dos passeios a Cozumel.

Playa del Carmen

Se Cancún é moldada para o gosto dos estadunidenses, Playa del Carmen é um destino que atrai os europeus. O local é simples, tem hotéis de pequeno e médio porte próximos da areia, além de um clima menos formal e mais relaxado. Playa tem bons restaurantes, muitas lojinhas, vida noturna animada e uma atmosfera de férias o tempo todo.

playa del carmen

Playa del Carmen, passeio muito legal para fazer a partir de Cancún

Tulum

Além de ser um sítio arqueológico, Tulum é uma cidade vizinha a Cancún, que atrai quem busca tranquilidade e charme. O lugar é procurado por muitos artistas e chama atenção por sua exclusividade. Tulum tem um ritmo mais pacato, hotéis construídos no meio da natureza, estabelecimentos de comidas naturais e funciona ainda como uma espécie de vila rústica na beira do mar, que destoa completamente do que Cancún oferece.

Passeios de barco em Cancún

Existem diversos passeios diferentes a serem feitos nas águas azuladas do mar de Cancún ou na Lagoa Nichupté, que fica no meio da Zona Hoteleira. Alguns passeios são em embarcações grandes, como o Capitain Hook, que tem tema de piratas, outros em embarcações menores. Alguns oferecem até a opção de pilotar sua própria lancha.

Atividades aquáticas

Em Cancún é possível encontrar diversas atividades aquáticas para fazer. Visitando o lugar você pode andar de caiaque, fazer snorkeling ou mergulho com cilindro, além de atividades que envolvem adrenalina, como o parasailing, windsurf ou kitesurf.

Passeio para nadar com tubarão-baleia

Muita gente não sabe, mas é possível ver tubarões-baleia em Cancún! O passeio é feito em uma determinada temporada do ano, geralmente entre maio e setembro, e consiste em ir de barco até um ponto longe da costa onde as baleias costumam aparecer. A atividade é feita em mar aberto, com o animal livre e a sensação de ver um animal tão grande de perto é maravilhosa! Vale muito a pena para quem busca algo diferente na cidade. Veja aqui mais dicas desse passeios.

Confira aqui mais dicas de Passeios em Cancún.

Onde comer em Cancún

onde comer em Cancún

Guacamole, burritos, nachos, hambúrgueres e tequilas

Não faltam bons restaurantes em Cancún. A cidade tem opções de alimentação variadas, que contemplam desde as grandes redes de fast food a restaurantes exclusivos de chefs. É fácil encontrar restaurantes de grandes redes por lá, mas sugerimos que você conheça alguns dos restaurantes locais, que são muito bons e permitem conhecer melhor a culinária mexicana. Veja aqui um texto completo de Onde Comer em Cancún.

La Parrilla – Restaurante mexicano com decoração típica, mariachis e uma comida deliciosa! O lugar é visitado por turistas e pessoas locais e é uma ótima opção para quem quer conhecer a cozinha mexicana e os arredores do centro de Cancún. Não deixe de provar o guacamole do lugar, é muito bom!

The Surfin Burrito – Com pratos clássicos da comida mexicana e outros pratos tradicionais nos cardápios americanos, o The Surfin Burrito é uma opção para comer bem e barato. O ambiente descolado é ideal para tomar uns drinks ou fazer uma refeição rápida durante a noite.

Mextreme – Outra opção de restaurante de comida mexicana na Zona Hoteleira, com mariiachis tocando e cardápio bem extenso.

Rosa Negra – Sofisticado, o Rosa Negra é um restaurante moderno e muito bonito, com um menu que oferece principalmente peixes e frutos do mar. Não é um lugar barato, mas tem uma ótima gastronomia, atendimento excelente e visual para a Lagoa Nichupté.

Harry’s Steakhouse – Opção para quem procura um restaurante de carnes, o Harry’s é uma boa pedida para encontrar pratos bem servidos e com qualidade. É um dos restaurantes elegantes que Cancún  possui.

Bubba Gump Shrimp Co. – com visual descontraído e cardápio variado, o Bubba Gump é uma rede inspirada no filme Forest Gump e uma boa opção para quem gosta de camarões!

Natura – Se comida natural é a sua praia, o Natura é uma boa alternativa em Cancún, principalmente para fugir de frituras ou dos pratos calóricos que fazem a cabeça dos americanos. O local tem saladas, sucos, um ambiente confortável para fazer uma refeição devagar sem sentir o tempo passar.

Crab House – Especializado em caranguejos e gastronomia do mar, é uma das opções da cidade para quem gosta de pratos frescos e procura um ambiente agradável, que ofereça um bonito visual.

Mocambo – Simples, mas simpático o Mocambo é um restaurante na beira do mar e com preço justo, sem exgageros, bacana para quem procura um cardápio variado em um restaurante na beira da praia.

Hard Rock Café – O Hard Rock é uma rede presente em diversas cidades pelo mundo e em Cancún mantém sua fama: oferece bons hambúrgueres e shows de rock animados. O ambiente decorado com guitarras, inúmeros carros na parede, e a réplica de um carro, é um dos diferenciais do lugar.

Compras em Cancún

compras em cancun

Dos shoppings luxuosos aos simples mercados de artesanato

La Isla

O La Isla é uma das opções mais procuradas em Cancún para fazer compras e passear. O lugar tem bons restaurantes e bares, além de lojas de esporte, roupas, artesanato mexicano, lojas de departamento, eletrônicos, perfumes, etc. O shopping fica ao ar livre, tem lojas variadas, por isso nele é possível encontrar um pouco de tudo, desde grandes marcas internacionais a lojas do comércio local. Uma galeria do shopping tem luxuosas como Prada, Louis Vuitton e Carolina Herrera.

Plaza Kukulcán

Muito bonito, o Kukulcán Plaza é um dos mais novos de Cancún, mas sem tanto movimento. O local reúne lojas do comércio local e internacional, mas o que chama atenção mesmo é a Luxury Avenue, uma galeria refinada, com algumas das principais marcas de roupas e acessórios do mundo. O lugar é bom para comprar perfumes, maquiagem, acessórios e, quem sabe, algumas roupas. Ali fica a loja Forever 21.

Mercado 28

Se você quer comprar artesanato, o Mercado 28 é a melhor opção em Cancún. O assédio dos vendedores incomoda um pouco, mas para quem quer encontrar variedade de produtos, o local é espetacular e tem tudo de artesanato mexicano! Não se deixe levar por pequenos mercados que se intitulam “Mercado 28” para enganar turistas desavisados – o Mercado 28 original é enorme!

Plaza Las Americas

Para quem gosta de shoppings como os do Brasil, gigantes e com um pouco de tudo, o Plaza Las Americas é ideal. O shopping fica no centro de Cancún, por isso é mais visitado pelos moradores da cidade do que pelos turistas, e tem desde lojas locais à lojas de grifes internacionais.

Veja aqui mais dicas de Compras em Cancún.

Hotéis em Cancún

hoteis em cancun

Dicas para encontrar as melhores opções de hospedagem em Cancún

Cancún é uma cidade grande, com hotéis variados e espalhados por diferentes áreas; mas o forte do turismo se concentra mesmo na Zona Hoteleira. É na Zona Hoteleira, que tem o formato similar a um “7”, onde está a grande parte dos turistas, os enormes hotéis, os shoppings, além do mar paradisíaco. Hospedar-se no centro da cidade é mais barato, mas quem fica no centro não conta com o visual do mar, pelo contrário, o cenário é de uma cidade simples, sem grandes belezas. Portanto, recomendamos ficar em um hotel na zona hoteleira, onde há acomodações com muitos quartos, vista para o mar e fácil acesso aos restaurantes, bares e lojas.

No início da Zona Hoteleira (na tal perna superior do “7”), ficam os hotéis mais antigos e conforme a Boulevard Kukulcán cresce e vai descendo, surgem os hotéis mais novos. Na Zona Hoteleira é possível encontrar hotéis para todos os bolsos, dos mais caros aos mais baratos, basta pesquisar com antecedência. Pense se você quer um resort para passar o dia curtindo a piscina ou apenas um lugar confortável para dormir. Se prefere um hostel (albergue) que é mais econômico, ou um hotel com tudo incluso. Cancún oferece tudo isso, basta definir suas prioridades! Veja aqui Onde ficar em Cancún e escolher seu hotel!

 Já ficamos em vários hotéis em Cancún, entre eles:

  • Hard Rock Cancún – uma das boas opções na cidade para quem quer ficar em um hotel all inclusive. Com boas piscinas e diferentes atividades, o hotel tem uma piscina grande e costuma ter uma programação diferente toda noite. Costuma ser um hotel movimentado o ano inteiro.
  • Fiesta Americana Villas Cancún – com uma boa área de lazer e na beira do mar e uma ótima localização, o Fiesta Americana tem uma mar tranquilo e está próximo das boates de Cancún.
  • Panama Jack Resort Cancún – outra opção de resort popular na cidade, indicada para quem busca preços acessíveis e hotel no estilo all inclusive. Ele possui diferentes restaurantes e tem quartos espaçosos.
  • Aloft Cancún – Hotel novo, confortável, sem estar na beira do mar e sem all inclusive, o Aloft é uma opção muito bem localizada para quem procura um lugar com bom custo-benefício e não faz questão da usufruir da estrutura de um resort.
  • The Westin Lagunamar Cancún – Muito bem localizado, na frente do shopping La Isla, esse é um hotel moderno, com várias piscinas e excelente área de lazer. Seus quartos são espaçosos e bem equipados, vários deles com mini cozinha.
  • Maya Monkey Hostel Cancún – Está procurando hostel em Cancún? Esse local pode ser uma boa opção. O hostel é novo, bem decorado, fica de frente para a Lagoa de Cancún e tem quartos privados e compartilhados. É ideal para quem tem um astral jovem, gosta de sair e conhecer pessoas novas.

Hotel em Cancún com all inclusive vale a pena?

Essa é uma dúvida recorrente e muito pertinente. Cancún tem muitos hotéis all inclusive, que são os regimes de hospedagem com bebidas e comidas inclusos no valor da diária, e outros hotéis tradicionais, sem o all inclusive.

Como cada pessoa viaja a seu modo, então sugerimos que você pense no tipo de viagem que quer fazer. Você quer passar os dias de sua viagem curtindo o hotel, podendo fazer suas refeições perto da piscina, sem deixar do resort que escolheu? Ou você prefere fazer passeios para conhecer a cidade ao máximo, ir a restaurantes, sair para ver o que Cancún tem a oferecer?

Se você prefere sair para fazer passeios e passar o dia “na rua”, um hotel all inclusive pode não valer a pena, já que nele você pagará também pelo valor das refeições. Mas se você só quer ficar no próprio hotel, o all inclusive pode ser uma boa. Outra sugestão também é dividir sua viagem em duas partes: uma em um hotel all inclusive e outra em um hotel sem all inclusive.

É importante lembrar que Cancún tem muita coisa para fazer fora do hotel: parques aquáticos, praias, passeios para ilhas próximas, visita a cidades vizinhas… então tente não resumir sua viagem apenas ao hotel porque há sim muito o que ver fora dele!

Vida noturna em Cancún

cancun vida noturna

Bares, boates e festas — as principais atrações da noite em Cancún

A vida noturna e as frequentes festas com open bar são motivos que levam muitas pessoas a Cancún, principalmente jovens em busca de diversão e noitadas que vão até o amanhecer. As opções de bares e casas noturnas são diversas e o movimento noturno em Cancún se concentra principalmente no quilômetro 9,5 da Boulevard Kukúlcan, a via principal da Zona Hoteleira de Cancún.

Coco Bongo – Essa é a casa noturna que mais faz sucesso em Cancún e um dos lugares imperdíveis na cidade para quem curte vida noturna. O lugar ficou conhecido no mundo todo por causa do filme “O Máscara” e hoje em dia tem festas lotadas de gente, regadas a open bar a noite toda, com performances de artistas que fazem cover de cantores e celebridades. Confira aqui os valores dos ingressos para a Coco Bongo.

Señor Frog’s – Se boate não é sua praia, mas você também não quer terminar a noite sem um agito, a boa é conhecer o Señor Frog’s. O bar, com um astral bem humorado, está em outras cidades do Caribe, é bem decorado e tem atendentes alegres, que organizam brincadeiras com os clientes durante a noite. No lugar não faltam música e enormes copos de cerveja.

Dady’O – A Dady’O é a concorrente do Coco Bongo e se destaca por estar localizada em uma caverna. Conhecida como uma das melhores casas noturnas de Cancún, a casa oferece festas temáticas, tem sempre DJ’s diferentes e ritmos variados ao longo da noite.

The City – Considerada a maior discoteca da América Latina, a casa é famosa por suas festas com música eletrônica

Mandala – Outra opção bem popular na vida noturna de Cancún, a Mandale tem festas com ritmos variado e toca principalmente reggaeton.

Dicas de Viagem para Cancún

Transportes, dinheiro, segurança e documentos

Melhor época para ir a Cancún – quando viajar

Faz calor o ano todo em Cancún, mas suas estações são diferentes das do Brasil – quando lá é verão, aqui é inverno. A cidade recebe turistas durante todo o ano, principalmente entre dezembro e fevereiro, que é a época mais seca do ano e o período de alta temporada. A melhor época para visitar Cancún é relativa, mas se você procura os meses com menos chuvas, aposte em viagens em dezembro, fevereiro, março, abril e maio — esses meses também estão fora da temporada de furacões e são uma ótima época para ir a Cancún considerando o clima local.

Se, por outro lado, quiser sossego e hotéis mais vazios, melhor evitar o mês de março e o início de abril, pois essa é a época do spring break, recesso de estudantes norte-americanos que deixa a cidade lotada de jovens.

Entre junho e novembro, é temporada de furacões no Caribe, o que não significa que haverá um furacão, há apenas a chance deles ocorrerem e ainda assim, são baixas. O tempo fica mais instável nos meses de setembro e outubro, portanto nesse período as chances de pegar dias de tempo ruim são maiores.

Veja aqui mais dicas de Quando ir a Cancún.

Passagens aéreas para Cancún

A Gol opera o único voo do Brasil a Cancún, saindo do Aeroporto de Brasília. Além dele é possível voar para a cidade com diferentes companhias aéreas fazendo conexão. Além da Gol, as principais companhias que voam para lá são a Aeroméxico, Latam, Avianca e Copa Airlines. Também é possível voar com a American Airlines, United ou Delta, mas nesse caso será necessário ter o visto americano para fazer conexão nos Estados Unidos. Se for essa sua opção, fique atento à possibilidade de passar alguns dias em Miami ou outro destino americano, às vezes é possível unir dois destinos na mesma viagem pagando praticamente o mesmo!

O Melhores Destinos sempre acompanha os preços das passagens para Cancún, inclusive das viagens 2 em 1 com parada nos Estados Unidos, Cidade do México ou Peru. Para ser informado sempre que encontrarmos oportunidades, basta baixar o aplicativo do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter e receber as promoções de passagens no seu e-mail!

Promoções de passagens aéreas para Cancún

Cancún é um destino bastante procurado pelos turistas, mas mesmo assim as promoções de passagens aéreas para lá ocorrem com certa frequência. Muitas vezes essas promoções ou quedas de preço não são divulgadas ela companhia aérea nem pelas agências de viagem – as melhores duram apenas poucas horas, como essa promoção de passagens de ida e volta por apenas R$ 980, em março de 2020!

Pacotes de viagem para Cancún

Ao decidir viajar, muitas pessoas buscam pacotes para Cancún, que geralmente incluem as passagens aéreas e a hospedagem na cidade. Os pacotes são uma boa pedida tanto para quem quer relaxar quanto para quem está em busca de baladação, já que a cidade oferece as duas opções.

Aqui nos Melhores Destinos nós acompanhamos os preços dos pacotes de viagem para Cancún nas melhores agências, como Zarpo, Decolar, Viajanet, Submarino Viagens e CVC e divulgamos sempre que há alguma promoção. Para receber nossas dicas basta baixar o aplicativo do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter e receber as promoções de passagens no seu e-mail!

Documentos – Preciso de visto para ir a Cancún?

Não é necessário visto para viajar ao México. Você precisará de um passaporte válido que cubra todo o período de viagem. Ainda que não seja exigido o visto, é recomendado ter em mãos as reservas do voo de ida e retorno, comprovantes de fundos financeiros para pagar seus gastos durante a viagem e reserva de hotéis.

Dinheiro em Cancún

O peso mexicano é a moeda oficial do México, mas o uso do dólar é constante na cidade; os estabelecimentos comerciais costumam usar as duas moedas, alguns expõem seus preços em dólares, outros em pesos. Praticamente todos os lugares aceitam dólares, mas o troco costuma ser em pesos mexicanos. Como a cotação de cada um dos estabelecimentos varia, sugerimos que você tenha sempre as duas moedas à sua disposição e use aquela que lhe parecer mais vantajosa no momento.

Sugerimos que você leve dólares comprados ainda no Brasil (dessa forma, fugindo da alta taxa do IOF) e os utilize no dia a dia na cidade. Para não ficar sujeito às cotações variáveis dos estabelecimentos, troque ao menos um pouco de seus dólares por pesos e, com as duas moedas em mãos, utilize a que for mais vantajosa. Os cartões são amplamente aceitos por restaurantes e lojas, e é possível encontrar caixas eletrônicos onde se saca dinheiro em dólar ou em peso mexicano.

Transportes em Cancún

Na Zona Hoteleira de Cancún é muito prático utilizar os ônibus – eles passam constantemente nos pontos e circulam 24 horas, mas deixaram de ser tão modernos como já foram um dia. Ainda assim, continuam sendo uma maneira econômica de circular pela Zona Hoteleira e pela Boulevard Kukulcán.

Para as atrações mais distantes, como os parques aquáticos ou os sítios arqueológicos, é indicado alugar um carro para ter total conforto, dessa maneira você poderá fazer seus passeios em Cancún com toda a tranquilidade, na hora que preferir. Caso não queira alugar um carro, você pode contratar traslados com agências turísticas e empresas especializadas em passeios em Cancún.

Para curtas distâncias dentro da Zona Hoteleira, você pode optar pelos táxis ou pelo aplicativo Cabify – o Uber até funciona em Cancún, mas devido à resistência dos taxistas é muito difícil encontrar motoristas. Para utilizar os táxis há um aplicativo chamado Taxi Naranja que permite chamar um motorista, saber a estimativa de preço e pagar com cartão de crédito. Se pegar um táxi na rua, negocie o valor da corrida ANTES de aceitar fazer o trajeto ou esteja preparado para um preço incompatível ao chegar em seu destino.

Como ir do Aeroporto de Cancún para o hotel

A saída do aeroporto de Cancún pode ser um pouco confusa pela quantidade de pessoas oferecendo seus serviços, por isso recomendamos que você utilize o serviço de um transfer para ir ao seu hotel ou um táxi credenciado.
No lado de fora do terminal de desembarque há diversos táxis privados e coletivos, mas como o local é meio bagunçado e os taxistas ficam “disputando” os turistas, viajantes inexperientes podem ficar confusos e sem saber em quem confiar. Para ter menos dor de cabeça, sugerimos contratar previamente o serviço de transfer para fazer seu deslocamento. Já utilizamos o serviço da Super Shuttle, que tem transporte privado e compartilhado em Cancún, e não temos reclamações.

Caso queira economizar, utilize os ônibus que vão até o centro da cidade, no Terminal ADO, e do terminal até a Zona Hoteleira.

Dicas de Segurança em Cancún

Embora o México tenha fama de ser um lugar perigoso e violento, em Cancún e sua Zona Hoteleira, o cuidado com segurança é maior. Andar pela Boulevard Kukulcán durante o dia e a noite é tranquilo, não tenha medo de passear por lá sozinho ou com sua família. Indo ao centro da cidade, no entanto, redobre a atenção com suas bolsas e evite passear sozinho em locais de pouco movimento.

Assim como outras cidades, tenha cuidado com seus pertences e fique sempre de olho em sua bolsa ao dar um mergulho no mar. Nos hotéis, procure utilizar os cofres para deixar objetos de valor.

Casamento em Cancún

Além de ser um destino muito popular para passar a lua-de-mel, Cancún é também um destino que muita gente procura para fazer seu casamento ou renovar seus votos. Vários hotéis na cidade têm equipes especializadas para organizar casamentos e há também empresas especializadas no tema, assim como fotógrafos. Se você tem interesse em realizar seu casamento em Cancún, vale a pena pesquisar com antecedência possíveis fornecedores que fazem “destination wedding” ou empresas de Cancún para planejar seu evento.

Cancún ou Punta Cana?

Uma dúvida muito comum para quem deseja conhecer as praias do Caribe é se seria melhor ir para Cancún ou Punta Cana. Os dois são ótimos destinos, mas completamente diferentes, então vale entender como é cada um deles.

Em Punta Cana o foco da viagem costuma ser ficar em um resort all inclusive, curtir o hotel escolhido, nele beber e comer à vontade e vez ou outra fazer alguns passeios oferecidos pela região. A viagem para Punta Cana fica bem resumida ao hotel, descansar e aproveitar a praia na frente do resort. Já em Cancún, que é um destino muito mais desenvolvido, há muito o que fazer fora do hotel: conhecer praias diferentes, fazer passeios, aproveitar a vida noturna, visitar sítios arqueológicos maias, ir para parques aquáticos e outras cidades próximas como Playa del Carmen.

Pense no tipo de cidade que espera encontrar e o tipo de viagem que deseja realizar para decidir o que se encaixa melhor em seu perfil.


Informações básicas de Cancún

Onde fica Cancún? No México, na região de Quintana Roo
População de Cancún: em torno de 890 mil habitantes
Aeroporto mais próximo de Cancún: Aeroporto de Cancún (CUN), mas também é possível chegar através do Aeroporto de Cozumel (CZM)
Fuso horário de Cancún: GMT-5, com 2 horas a menos que o horário de Brasília
Preciso de visto para ir a Cancún? Não é necessário
Preciso de passaporte para visitar Cancún? Sim

 

Veja também:
Playa del Carmen: o que fazer nessa encantadora cidade no México!
O que fazer em Tulum – dicas de um paraíso mexicano

 


Já esteve em Cancún? Conta pra gente quais são as suas dicas e os locais que você mais gostou de conhecer na cidade. Se ainda está planejando a viagem, não deixe de ler nosso Guia de Cancún, com muitas dicas e sugestões de passeios.