logo Melhores Destinos

Playa del Carmen: o que fazer nessa encantadora cidade no México!

Camille Panzera
Camille Panzera
08/08/2020 às 5:46

Playa del Carmen: o que fazer nessa encantadora cidade no México!

Playa del Carmen é um destino mexicano localizado a cerca de 70 km de Cancún. A cidade tem em torno de 200 mil habitantes, é estruturada e atende muito bem quem procura tranquilidade e belas praias. Confira nossas dicas e saiba o que fazer em Playa del Carmen.

Playa del Carmen

Cancún é o lugar mais famoso na Península de Quintana Roo, mas há várias outras opções de destinos nessa área  — como a própria Playa del Carmen —, que oferecem experiências incríveis e enriquecedoras, muitas vezes com um estilo que pode se encaixar melhor em seus planos.

Conhecida apenas por “Playa” entre os moradores da cidade, Playa del Carmen tem uma área turística desenvolvida, com hotéis para todos os bolsos, beach clubs, restaurantes deliciosos e muitas lojinhas. O movimento de pessoas e comércio concentra-se principalmente ao longo da 5ª Avenida, a principal via da cidade, fechada apenas para pedestres e que todo mundo conhece através das caminhadas. Aliás, um detalhe que faz toda a diferença é que essa região turística de Playa, pode (e deve!) ser toda a conhecida a pé. Quase tudo pode ser feito através de caminhadas, desde um mergulho no mar, ao almoço, compras ou saídas para as baladas.

o que fazer playa del carmen

Enquanto Cancún é marcada pelo desenvolvimento hoteleiro de grande porte e tem atrações voltadas para o público norte-americano, Playa del Carmen é um destino mais pacato e descolado, que costuma agradar o público europeu. É um lugar de ritmo menos acelerado, bom para quem procura preços convidativos, hotéis sem all inclusive e praias próximas ao hotel.

O programa de quem visita a cidade costuma ser passar os dias curtindo o mar e vez ou outra aproveitando algum dos passeios que as redondezas oferecem, como visitar parques aquáticos, conhecer sítios arqueológicos como os de Chichen Itzá, curtir um delicioso mergulho em um dos cenotes que essa área possui ou passear por Cozumel, que está pertinho.

Onde fica Playa del Carmen

Playa del Carmen fica no México, a 70 km da região central de Cancún ou 55 km do Aeroporto de Cancún. A localização de Playa del Carmen é excelente para quem deseja realizar passeios pela região e nesse quesito tem uma localização mais central do que Cancún, que fica distante da realização de muitos passeios..

A cidade está a apenas 10 km do parque aquático XCaret ou Xplor, 24 km do espetáculo Joya do Cirque du Soleil, ou 63 km da Zona Arqueológica de Tulum. É um lugar que muita gente prefere ficar ao invés de se hospedar em Cancún, pela localização mais central. É também comum muitos turistas ficarem em mais de uma cidade nessa região, optando por alguns dias em Playa del Carmen e alguns dias em Cancún, podendo ter experiências distintas na mesma viagem.

mapa playa del carmen

Como chegar a Playa del Carmen

Quando você planejar sua viagem para a cidade, procure pelo Aeroporto Internacional de Cancún (CUN) ou pelo Aeroporto de Cozumel (35 km de distância de Playa), que está mais próximo de Playa del Carmen, mas tem uma estrutura de menor porte. Para quem está no Brasil, atualmente não há voos diretos para Cancún, mas é possível viajar fazendo apenas uma conexão. A previsão é de que a Gol retome sua rota Brasília – Cancún em dezembro.

Para deixar o Aeroporto de Cancún e ir para Playa del Carmen, você pode usar o serviço de táxis, transfer, carros alugados e retirados no aeroporto e os ônibus. O melhor custo-benefício no trajeto poderá variar a depender do tamanho do seu grupo de viagem. Por estar sozinha, fiz o trajeto com um transfer compartilhado da Super Shuttle e funcionou bem.

Melhor época para ir a Playa del Carmen

Altas temperaturas são encontradas durante todo o ano em Playa del Carmen. No verão (de junho a setembro), a média é de 27ºC, mas chega aos 30ºC com facilidade; no inverno (de dezembro a março), a média é de 24ºC. O inverno é o período de alta temporada em Playa del Carmen, que coincide com o momento em que há menos chuvas.

cenote playa del carmen

Cenote em Playa del Carmen

A cidade recebe turistas durante todo o ano, mas em meses como setembro e outubro o volume de chuvas pode ser considerável e atrapalhar um pouco o planejamento da viagem. Entre o início de junho e o final de novembro é o período oficial da temporada de furacões no Caribe, então é importante ficar atento a essa informação. Viajar no período de furacões não significa que haverá, de fato, um furacão, apenas que há a possibilidade de eles ocorrem – e essa chance não é alta. Por isso, meses como agosto, setembro e outubro costumam ser mais chuvosos, já que nessa época as tempestades tropicais são mais frequentes no Caribe.

Em nossa matéria sobre furacões no Caribe você pode ler tudo sobre o assunto e tirar suas dúvidas.

Hotéis em Playa del Carmen

Playa é um destino relativamente pequeno, fácil de ser conhecido a pé ou de bicicleta. Por isso, escolher bem onde será seu hotel em Playa del Carmen fará toda a diferença no aproveitamento da sua viagem para permitir que você não precise utilizar carros o tempo inteiro. Muitos turistas que optam por ficar hospedados na cidade querem estar próximos das lojas, dos restaurantes e da praia, por isso é importante entender um pouquinho da cidade antes de escolher seu hotel em Playa del Carmen.

hotel playa del carmen

Hotel Fiesta Inn

O centro turístico de Playa está organizado em um sistema de planta ortogonal, e numérico. As ruas são numeradas a partir de um ponto central e sua numeração, por exemplo, cresce do sul para o norte (onde ficam as maiores atrações da cidade). Já as avenidas, também numeradas, cortam as ruas verticalmente crescendo de leste (onde está a praia) para oeste. Observando o mapa ficará mais fácil compreender.

A 5ª Avenida é a principal rua de Playa del Carmen e que concentra todo o comércio. Ela se estende por várias e várias ruas… na altura da Rua 16 fica o shopping Quinta Alegria, na altura da Rua 28 fica o bem movimentado Mamita’s Beach Club e a vida noturna acontece no entorno da Rua 12. Como referência de boa localização, sugiro ficar hospedado entre a rua 2 e 38, de preferência próximo da 5ª Avenida, que tem bastante comércio. Se quiser fugir do barulho ou agito, você pode ficar um pouquinho mais afastado e distante da Rua 12, que tem música até tarde da noite.

Outro ponto a ser considerado é o tipo de acomodação que se encaixa em seu perfil. Playa del Carmen tem, principalmente, hotéis sem all inclusive (regime com refeições e bebidas incluídas na diárias), mas também oferece opções de hotéis com o all inclusive, que é um regime de hospedagem muito frequente em Cancún e na Riviera Maya. Minha sugestão é que você avalie se o all inclusive valerá a pena e se é o tipo de acomodação que você busca.

hotel playa del carmen

Hotel Fiesta Inn

Penso que em Playa del Carmen pode ser mais interessante um hotel sem o all inclusive porque a cidade oferece bons restaurantes e uma boa localização para fazer passeios pelas redondezas, que fará com que você passe o dia fora da acomodação. Mas se sua ideia é passar o dia curtindo a estrutura do hotel e sem fazer tantos passeios, o all inclusive pode ser indicado para você. Mais uma dica importante sobre os hotéis em Playa del Carmen é procurar uma acomodação com piscina, porque o calor que faz na cidade às vezes é escaldante. Você vai querer encontrar uma piscina para relaxar, acredite!

Em Playa del Carmen, já estive hospedada no Hotel Fiesta Inn, que é novo, simples, tem bons preços e localização excelente, pertinho de tudo! É uma boa pedida para quem quer fazer atividades a pé e ter fácil acesso a restaurantes, cafeterias e lojas. Na cobertura do hotel fica um bar e duas piscinas!

Outra opção de hotel que não me hospedei e fica bem localizado é o Be Playa, que tem um design moderno, e o hotel boutique La Reina Roja. Para ficar na frente da praia e ter o visual do mar logo ao acordar, uma opção de hotel bem estruturado é o Grand Hyatt.  Já para quem prefere um resort com all inclusive, o Paradisus La Esmeralda é uma alternativa bem interessante.

O que fazer em Playa del Carmen

Playa del Carmen é um destino de praia em um lugar culturalmente muito rico e cheio de atividades diferentes. Por ter uma localização central, a cidade é também um bom ponto de partida para realizar alguns dos principais passeios oferecidos pelas agências turísticas! Confira abaixo as melhores atividades para fazer em Playa del Carmen!

Praias

É claro que em Playa del Carmen você não pode deixar de conferir o mar! A cidade tem diferentes trechos de praias e com diferentes características, e a cada trecho acaba ganhando um “nome” em referência a um estabelecimento famoso próximo. A praia tem um mar calmo e diversos beach clubs, que oferecem toda a estrutura para o visitante passar o dia curtindo o mar.

Ao sul de Playa del Carmen fica um condomínio fechado de casas e hotéis chamado Playacar. Essa é uma área menos movimentada, e frequentada geralmente pelos hóspedes que estão em Playacar. Já o centrinho de Playa del Carmen, próximo ao Parque Los Fundadores e local de chegada e partida de ferries para Cozumel é uma área popular, frequentada principalmente pelos moradores da cidade.

praias em playa del carmen

Um pouco mais ao norte, na altura da Av. Constituyentes até a rua 48, ficam diversos hotéis e beach blubs e geralmente essa é a área mais frequentada pelos turistas. Nessa área você encontrará os beach clubs Coralina, Kool Beach, Mamita’s (área que muita gente procura no fim da tarde) e o Martina Beach Club, já no finalzinho da praia.

Ainda mais ao norte, mas quase desconhecido entre os turistas, fica Punta Esmeralda, uma área de mar bem tranquilo e que tem um cenote na beira da praia!!! O lugar é realmente muito diferente e tem água cristalina!

Situação do sargaço (algas) em Playa del Carmen: A infestação de sargaços na costa mexicana é motivo de preocupação de muita gente que sonha em visitar essa região tão bonita. Quando estive na cidade, notei que havia um grande esforço para manter as praias limpas e proporcionar uma boa experiência ao turista. Como a situação das algas muda constantemente, a melhor dica é acompanhar nossa matéria sobre o sargaço em Cancún e região para entender o tema.

Quinta Avenida

A 5ª Avenida é a principal via de Playa del Carmen. Ela é uma avenida fechada apenas para pedestres, que concentra grande quantidade de lojas, restaurantes, agências de passeio, shoppings, casas de câmbio, farmácia e tudo mais que você precisa durante uma viagem! A Avenida costuma ficar bastante movimentada, principalmente durante a noite, e é o lugar certo para comer ou fazer compras em Playa del Carmen. Passeando pelo lugar você provavelmente será abordado por vendedores, que tentam oferecer aos transeuntes os passeios oferecidos nessa região.

quinta avenida playa del carmen

5ª Avenida – Playa del Carmen

Conhecer Cozumel

Cozumel é uma ilha localizada a pouco mais de 20 km de Playa del Carmen. A ilha tem aeroporto próprio, restaurantes, vários hotéis e costuma ser uma parada frequente de cruzeiros que realizam trajetos pelo Caribe. A partir de Playa del Carmen saem diariamente vários ferry boats com destino a Cozumel e para quem está hospedado nessa região é um passeio muito bonito!

A ilha de Cozumel não é tão pequenininha, por isso é interessante que você tenha um carro ou moto para poder explorar um pouco de suas redondezas. Cozumel tem beach clubs, áreas excelentes para mergulho com snorkel ou cilindro e pontos panorâmicos que permitem observar os diversos tons de azul e verde do mar! O passeio a Cozumel é lindo, ótimo para quem quer curtir uma praia bonita, admirar corais, a vida marinha e, claro, um mar deslumbrante!

cozumel dicas

Visitar um parque aquático

Cancún tem diferentes parques aquáticos e os mais famosos fazem parte do grupo do Xcaret, uma empresa que oferece diversos passeios e experiências em Cancún e arredores. Os parques aquáticos de Cancún têm uma veia diferente do que se vê em parques aquáticos no Brasil. Eles oferecem não apenas atividades com emoção, mas integração com a natureza e a possibilidade de conhecer um pouco melhor a cultura local.

parques cancun

Parque Xel-há

Os três principais parques da empresa são o próprio Xcaret, o Xplor e o Xel-há. O Xcaret é enorme, com várias atrações e atividades na natureza, e à noite tem um show sobre a cultura mexicana; o Xplor é ideal para quem busca adrenalina e que funciona também durante a noite e o Xel-há, que é super legal para descer em tirolesas e admirar peixes com o snorkel. A quantidade de atrações em cada parque é grande, todos eles possuem uma excelente infra-estrutura, com chuveiros, armários e restaurantes. Esses parques são ótimos para quem procura uma atividade diferente durante o dia ou viaja em família! Difícil é escolher um parque preferido, porque cada um deles oferece uma experiência distinta.

Visitar ruínas maias

Como você já deve saber, a Península de Yucatán, essa península na qual as cidades de Cancún, Tulum e Playa del Carmen estão inseridas, foi uma área ocupada pela cultura maia ao longo de vários séculos. Os maias foram uma civilização pré-colombiana com grande conhecimento matemático, astronômico, arquitetônico e grande valor cultural. Hoje em dia, as tradições maias permanecem vivas e é possível, inclusive, visitar sítios arqueológicos de cidades criadas por eles nos séculos passados.

chichen itza

Chichen-Itzá

Os três sítios arqueológicos maias mais populares dessa região são Chichen Itzá, Tulum e Cobá, e todos valem muito o passeio porque são incríveis! O sítio arqueológico mais visitado entre eles é Chichen-Itzá, elencado como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno! Chichén Itzá, a 185 km de Playa del Carmen, possui construções muito bem conservadas, entre elas uma pirâmide, a Pirâmide de Kukulcán, que demonstra um pouco do vasto conhecimento que os maias possuíam sobre astronomia e arquitetura. O lugar é incrível pela história que possui e por permitir descobrir melhor sobre um povo com tanto conhecimento.

Tulum é outro sítio arqueológico maia muito popular, que tem a peculiaridade de ter sido construído à beira-mar, no alto de uma falésia. A cidade era toda murada e tem um visual incrível! Já pensou combinar um passeio às ruínas maias e em seguida tomar um banho em uma praia com mar azul turquesa? Coisas que só o México oferece! Por último, mas não menos importante, vale mencionar Cobá, um sítio arqueológico extenso e com diferentes construções, que pode ser conhecido a pé ou de bicicleta devido à sua extensão. O diferencial de Cobá é ter uma pirâmide que até os dias atuais pode ser visitada, o que significa que você pode subir até o topo da construção e lá de cima admirar uma cidade maia quase que tomada pela mata!

tulum mexico

Sítio arqueológico de Tulum

Dica: independentemente do sítio arqueológico que você deseje visitar, programe-se para fazer seu passeio de manhã cedo, quando o calor é menos intenso. Leve bastante água, utilize roupas e calçados confortáveis porque o calor nos sítios arqueológicos é forte e castiga.

Cenotes

Cenotes são cavidades preenchidas pela água de rios subterrâneos; uma formação muito peculiar e cada vez mais procurada nessa região do México. Muitos desses cenotes eram utilizados pelos maias para seus rituais sagrados. Hoje, vários cenotes estão em propriedades privadas, que podem ser visitadas através da compra de um ingresso.

Esses cenotes se parecem com piscinas naturais e possuem as mais variadas formas. Muitas vezes eles estão em cavernas, outras vezes estão ao ar livre e sob a incidência de luz solar mostram a tonalidade impressionante de suas cores e oferecem um banho refrescante.

cenote tulum

São diversos os cenotes que podem ser conhecidos na Península de Yucatán, cada um deles com suas características diversas. Entre os cenotes que já conheci e gostei bastante posso citar o sistema Dos Ojos, o Las Tortugas, o Ik Kil (que fica perto de Chichen Itzá e por isso costuma ficar bem cheio de gente) e o Xenotes, um parque cenotes que faz parte do grupo Xcaret. Durante sua viagem, estando com carro próprio ou não, é possível se programar para conhecer alguns cenotes e Playa del Carmen tem uma boa localização para isso.

Vida noturna de Playa del Carmen

Assim como Cancún, Playa del Carmen não decepciona aos que gostam de se divertir durante a noite. A cidade tem vários bares e restaurantes legais, além de casas noturnas. Quase todo o movimento de baladas concentra-se na região da Rua 12, onde está a maioria das boates. Para quem prefere um local com mais cara de bar, o Abolengo e o La Bodeguita del Medio (bar cubano) podem ser uma boa pedida. Para quem prefere festas e boates, vale conferir a Coco Bongo, já muito conhecida por suas festas divertidas e com shows surpreendentes, e também as casas Mandala, Palazzo e La Vaquita.

Durante o dia, você também pode aproveitar para curtir a boa estrutura de alguns clubs de praia, como o Coralina e o Mamita’s.

Assistir ao espetáculo La Joya, do Cirque du Soleil

La Joya é o nome do espetáculo permanente do Cirque du Soleil em Cancún. O espaço, moderno e muito bem decorado, fica na rodovia entre Playa del Carmen e Cancún e é um excelente programa para quem busca uma atividade diferente durante a noite. O espaço é lindo e foi construído especialmente para o show, que mistura performances artísticas e uma experiência gastronômica bem diferente. O enredo de La Joya tem como foco um alquimista e sua neta, que ao longo da apresentação descobrem segredos da vida. O show é lindo, vibrante, surpreendente e certamente uma atração muito especial para quem visita essa região do México.

cirque du soleil cancun

O espetáculo La Joya tem duração de cerca de 80 minutos + 1h20 de jantar, que é opcional. Ou seja, caso opte pelo jantar e show, a experiência durará em torno de 2h40min. Para quem está sem carro, é perfeitamente possível assistir ao espetáculo, porque a organização também oferece transporte (pago à parte) saindo de Cancún ou de Playa del Carmen. No site do próprio Cirque du Soleil você pode ver o valor dos ingressos do espetáculo, com jantar ou sem jantar.

Onde comer em Playa del Carmen

Playa del Carmen tem ótimos restaurantes e opções de alimentação para todos os bolsos. A cena gastronômica local oferece restaurantes de todos os tipos, principalmente da cozinha mexicana e até da cozinha maia, cultura muito forte nessa região. Os preços são variados e você encontrará tanto restaurantes mais baratos, até restaurantes luxuosos e mais caros.

Se a ideia é fazer apenas um lanche ou tomar um café, a dica é o Chez Aline, que sempre fica animado durante a manhã, com várias opções para quem deseja tomar um café da manhã reforçado. Cafeterias como a Starbucks ou sorveterias como a Amorino e Häagen-Dazs estão presentes ao longo das ruas da cidade e são uma boa opção para fazer uma paradinha rápida e tomar algo gelado para amenizar o constante calor.

Para quem quer conhecer a cozinha regional, sugiro ir ao restaurante La Cueva del Chango, que tem um cardápio variado e diversas opções de pratos da cozinha mexicana em um ambiente arborizado e muito agradável. Outra alternativa é o restaurante La Fishería, especializado em peixes e frutos do mar, alimentos oferecidos em abundância nessa região. Ainda, para pratos da cozinha local, vale muito a pena ir ao Porfirios Playa del Carmen, que fica muito animado durante a noite, tem mariachis tocando, ótimos drinks e uma decoração belíssima!

onde comer playa del carmen

Para comer carnes, sugiro o Harry’s, que tem um estilo elegante e pratos com uma apresentação impecável, além de um ótimo atendimento! E se quiser fazer um jantar especial, com direito a um ambiente muito diferente, vale conhecer o Alux, restaurante localizado dentro de uma caverna, ideal para uma refeição refinada!

Compras em Playa del Carmen

Quem espera uma cidade caída e com poucas oportunidades de compras, terá uma boa surpresa com Playa del Carmen. Nos últimos anos e com o aumento do turismo, Playa ganhou shoppings e muitas lojas, tornando-se um excelente lugar para fazer compras. É, inclusive, um local mais prático para fazer compras do que Cancún, cujo comércio fica mais espalhado.

Em Playa del Carmen você encontrará desde lojas de roupas e artigos de praia a lojas perfumes, bolsas e calçados. Lojas de grande porte como Zara, Forever 21, Hollister e H&M marcam presença na cidade. Grande parte das lojas de Playa del Carmen fica localizada ao longo da 5ª Avenida e em alguns shoppings, também na 5ª Avenida, como os shoppings Quínta Alegría e o Paseo del Carmen, onde estão marcas como Tommy Hilfiger, Pull&Bear e Bershka.

compras playa del carmen

O ideal para quem deseja fazer compras é ir andando pela 5ª Avenida, desde seu comecinho, perto do shopping Paseo del Carmen e de onde saem e chegam os ferries de Cozumel até em torno da Calle 40, onde há algumas lojas mais descoladas e de marcas locais. Ao longo da 5ª Avenida você verá de lojas luxuosas a artesãos dispondo seus produtos em suas barracas.

A constante abordagem das pessoas que vendem passeios nas ruas incomoda um pouco a quem gosta de passear com tranquilidade – caso não queira fazer nenhuma atividade, responda apenas que não quer nenhum passeio e siga rumo às suas compras!

Playa del Carmen ou Cancún?

Essa é uma dúvida recorrente e muitas pessoas ficam indecisas entre escolher passar as férias em Playa del Carmen ou Cancún. Primeiramente, acho importante salientar que você não precisar escolher apenas um destino ou outro. Se seu tempo permitir, você pode ficar nas duas cidades e assim aproveitar o que cada uma tem de melhor a oferecer. Dito isso, é importante entender um pouco as diferenças entre as duas cidades.

Cancún é um lugar moderno, com resorts de vários andares, uma organização “espalhada” e que muitas vezes exige carro para deslocamentos. Seus hotéis são de grande porte, seu mar tem praias mais calmas e outras mais agitadas, e a cidade tem um estilo que costuma agradar aos norte-americanos, com hotéis em regime all inclusive, com comida à vontade.

Playa del Carmen é uma cidade de menor porte, cujo turismo está concentrado em uma região que pode facilmente ser percorrida a pé ou com bicicleta, com o comércio também mais concentrado em hotéis de menor porte. Embora Playa del Carmen tenha seus resorts mais estruturados e até all inclusive, boa parte dos hotéis da cidade tem poucos andares, são estilo boutique, ficam próximos ao mar ou das lojas. Por essa atmosfera mais intimista, mais charmosinha, menos montada e mais “mexicana”, eu diria, Playa costuma ser um destino que agrada aos europeus.

Playa del Carmen e Cancún são destinos diferentes, mas também complementares. Você pode ficar em Playa del Carmen e um dia ir visitar Cancún ou vice versa. Ou, como sugeri, sabendo como cada uma dessas cidades é, dividir seu tempo entre elas. Considero essencial que você entenda quais são os diferentes destinos dessa área do México para escolher aquele que mais se aproxima do seu gosto pessoal.

Transportes em Playa del Carmen

Muitas pessoas se perguntam se vale a pena alugar um carro ao visitar Playa del Carmen. A resposta é que depende do seu propósito de viagem. Se você pensa em realizar passeios pelas redondezas e explorar áreas próximas da cidade, o carro certamente oferecerá conforto e autonomia.

A região da Península de Yucatán, que também abriga destinos como Tulum, Cancún e Chichen Itzá, tem várias atrações, e elas ficam afastadas uma das outras — nesse caso o carro é muito bem-vindo, principalmente para quem viaja em família. Caso alugue um carro, averigue se seu hotel possui estacionamento!

Se, entretanto, você prefere apenas relaxar, curtir seu hotel e a praia próxima dele sem passear muito, talvez o carro não seja tão necessário assim. Escolha um hotel bem localizado e será possível visitar vários restaurantes e lojinhas apenas através das caminhadas.

cozumel

Cozumel

Preciso de visto para ir ao México?

Não é necessário visto para quem viaja a turismo ao México, mas é recomendado que seu passaporte tenha ao menos 6 meses de validade quando sua viagem se iniciar. Se você fizer uma conexão antes de chegar em Cancún, é importante averiguar sobre a necessidade de visto. Caso faça conexão nos Estados Unidos, por exemplo, será necessário ter um visto válido do país.
Vacinas também não são obrigatórias.

dicas playa del carmen

Dicas de Playa del Carmen

  • Que moeda levar para o México? A moeda utilizada no México é o peso mexicano. Os cardápios dos restaurante geralmente têm valores em pesos mexicanos e essa é a melhor maneira de pagar seus gastos em Playa del Carmen. Restaurantes e outros estabelecimentos também aceitam dólares americanos, mas com essa opção de pagamento você receberá seu troco em pesos e o valor usado para conversão nem sempre é vantajoso para o cliente. O ideal é trocar reais por dólares americanos no Brasil, antes de viajar, e ao chegar no México você pode ir trocando seu dinheiro pouco a pouco, analisado a casa de câmbio que te oferece a melhor cotação. Pela cidade também é possível encontrar caixas eletrônicos e casas de câmbio. Cartões de crédito são amplamente aceitos nos estabelecimentos locais.
  • Faz muito calor em Playa del Carmen, por isso, prepare-se para dias quentes, beba bastante água para não se desidratar e use roupas confortáveis. Protetor solar é indispensável! Um hotel com piscina e ar condicionado que funcione bem com certeza faz muita diferença para aliviar as altas temperaturas.
  • Dirigir no México Para dirigir no México não é necessário uma carteira internacional. Entretanto, fique atento às normas do trânsito local e se possível leia um pouco sobre o assunto. Muitas pessoas desinformadas ultrapassam o limite de velocidade, estacionam em locais proibidos e acabam tomando multas. Vale ficar atento também ao fato de que há policias que costumam pedir propina para “deixar” o motorista isento de uma penalidade. É importante se informar sobre o assunto e estar seguro de como agir, para enfrentar eventuais adversidades. Não é raro um policial parar um carro, dizer que o limite de velocidade foi excedido e cobrar uma “propina para não resolver o problema na delegacia” – você não é obrigado a pagar propina e pode sim aceitar ir à delegacia para que o problema seja esclarecido.
  • O padrão de tomada mexicano é de 2 pinos chatos, portanto, pode ser que você necessite de um adaptador de tomadas durante sua viagem. Em regra, a rede elétrica é de 127V, 60Hz.
  • Para quem gosta de praticar snorkeling e possui seu próprio equipamento, vale levar para a viagem e passeios pela região.

E você, já visitou esse paraíso mexicano? Tem mais dicas de o que fazer em Playa del Carmen? Conta pra gente nos comentários!

Leia também:
O que fazer em Cancún
O que fazer em Tulum