logo Melhores Destinos

16 destinos no Brasil para conhecer em 2023 – as recomendações dos editores do Melhores Destinos

Avatar
30/12/2022 às 5:00

16 destinos no Brasil para conhecer em 2023 – as recomendações dos editores do Melhores Destinos

O Brasil está repleto de destinos incríveis para todos os gostos e tipos de viajantes! Que tal planejar uma visita a algum deles em 2023? Neste post nossos editores recomendam lugares que já visitaram ou falam de destinos brasileiros que pretendem conhecer neste ano que se inicia. Quem sabe algum deles não te inspira?

Florianópolis, Santa Catarina

João Goldmeier

Se a ideia é lembrar de destinos que valem a pena conhecer e retornar, vou ser bairrista e pronto: moro em Florianópolis e sou apaixonado pela minha cidade! Também, pudera: uma natureza rica, com praias e lagoas, uma gastronomia de qualidade e bem diversificada, além de diversas atrações culturais o ano todo são argumentos mais que suficientes para convencer qualquer um a visitar a cidade pela primeira vez ou retornar. E se você já vive na cidade, como eu, que tal fazer uma staycation (tirar férias na própria cidade onde mora)?

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Sandro Kurovski

Os Lençóis Maranhenses não podem ficar de fora da sua lista de lugares para visitar em 2023. Com paisagens deslumbrantes, esse destino sem dúvida está entre os mais lindos do mundo! Se pelas fotos as dunas e lagoas de água doce já encantam, é ao vivo que você entende a verdadeira dimensão deste paraíso. Impossível não se emocionar. Se tiver tempo (e disposição) de sobra, faça a travessia dos Lençóis Maranhenses a pé; melhor jeito de explorar esse cenário único e chegar a lugares onde os passeios turísticos tradicionais não te levam. Aproveite o início do ano para planejar sua visita, já que a melhor época para visitar os Lençóis é entre julho e setembro, período em que as lagoas estão mais cheias e bonitas.

Holambra, São Paulo

Daniel Akstein Batista

Se tem um destino que eu não esperava muita coisa e que me surpreendeu em 2022 foi Holambra. Pertinho de São Paulo e principalmente de Jundiaí (onde moro), a Cidade das Flores, como também é conhecida, é um encanto com sua arquitetura holandesa e parques.

Para quem mora na região, é um passeio ‘bate-volta’ para 2023 que vale super a pena, mas se possível aproveite para passar um fim de semana para melhor aproveitar os bares e restaurantes da cidade (com uma deliciosa gastronomia holandesa) e visitar os tradicionais campos de flores. E para não deixar de falar do principal evento de Holambra, visite também a Expoflora, que costuma acontecer em setembro.

 

Expoflora em Holambra

Foz do Iguaçu, Paraná

Mari Kateivas

Felizmente tive a oportunidade de conhecer alguns países ao longo da vida. Só que para este post falo com orgulho do nosso Brasil de cada dia. A carreira profissional me levou para a fronteira mais movimentada do país e, por sorte, pude morar na terra das Cataratas do Iguaçu. Foi justamente quando o mundo “estava fechado” para as nossas amadas viagens, durante a pandemia, que a riqueza da nossa natureza me abraçou em Foz do Iguaçu.

O destino por si só é incrível e as quedas d’água são imensamente lindas, mas, para mim, as belezas de Foz do Iguaçu também foram abrigo em tempos tão difíceis. Tive o privilégio de visitar as Cataratas com apenas mais quatro visitantes dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Confesso que a tristeza me tomou ao ver aquele lugar tão vazio. Ao mesmo tempo, não fui ingrata a ponto de não aproveitar o banho das Cataratas de um jeito único, em silêncio e sentindo cada gotícula no meu rosto. Ali, naquele instante, aquele lugar se tornou um dos meus destinos preferidos. Onde a natureza abraça a cada toque das suas águas, e a gente se dá conta do quanto é pequeno nesse mundão de meu Deus. Por isso, em 2023, se puder, não deixe de visitar esse lugar tão único, no “quintal da nossa casa”.

Morro Branco, Ceará

Bruno Rocha

O nordeste brasileiro é mesmo cheio de ótimos destinos! Um dos que eu mais gostei foi Morro Branco, no Ceará, perto de Fortaleza. Os contrastes das cores do céu azul, do mar bem verde e das falésias avermelhadas encantam o olhar. Sem contar o clima sempre maravilhoso, uma bela gastronomia e a hospitalidade sensacional do povo nordestino. Recomendo também um passeio de buggy pelas dunas. As paisagens são maravilhosas! Com certeza colocaria na minha lista de viagens para 2023.

Bonito, Mato Grosso do Sul

Leonardo Cassol

Um destino que faz jus ao nome! Eu estive em Bonito neste ano e gostei tanto que marquei uma nova viagem para 2023. Além de ser um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil, com passeios organizados e ótima infraestrutura, o Aeroporto Regional de Bonito já conta com voos diretos da Gol saindo de São Paulo (Aeroporto de Congonhas) e da Azul, o que economiza muitas horas de viagem! Reserve pelo menos cinco dias para visitar as principais atrações desse destino sensacional.

Cambará do Sul, Rio Grande do Sul

Orseni Pequeno

Conhecida como a “Terra dos Cânions”, a pequena (e gelada!) cidade da Serra Gaúcha é destino obrigatório para quem gosta de contemplar a natureza, mas também para os amantes da aventura, que vão se surpreender com as muitas trilhas e cachoeiras da região. Para quem não curte caminhar, é possível explorar as belezas de Cambará do Sul em passeios de bike, quadriciclo, veículos 4×4 e até a cavalo. É tanta opção que três dias não foram suficientes para fazer tudo que gostaria quando estive na cidade, por isso eu voltaria em 2023. Mas também em 2024, 2025…😁

Praia da Pipa, Rio Grande do Norte

Thayana Alvarenga

Sou apaixonada pelo Nordeste brasileiro, é uma região que vou sempre que possível para curtir as praias devido tamanha perfeição e tranquilidade. Um lugar que recomendo demais é Pipa, que está a 80 km de Natal e conquistou o meu coração. Nas fotos abaixo estou no charmoso vilarejo chamado “Vila Mangueira”, que lembra as famosas paisagens das edificações da Grécia, com suas paredes brancas e escadarias que dão acesso a alguns restaurantes e lojas. Cada cantinho deste lugar é inesquecível, tem tudo para você se apaixonar também!

Praia da Pipa, no Brasil

Pipa, no Rio Grande do Norte

Balneário Camboriú, Santa Catarina

Rafael Castilho

Este destino indico para todas as famílias que têm crianças. Um lugar repleto de atrativos para os pequeninos. Estive lá com o meu filho e ele delirou com as diversas atividades, como: Aquário, Aventura Pirata, Museu do Carro, roda-gigante de Balneário Camboriú, Teleférico, entre outras. É claro que não posso esquecer das praias e do rodízio de pizza dos super heróis, mas o ponto alto para as crianças numa viagem ao Balneário é uma rápida esticada até Penha, onde fica o incrível Beto Carrero World.

Algodões, Península de Maraú, Bahia

Monique Renne

Algodões, na Península de Maraú, é um dos paraísos a serem descobertos pelos turistas na Bahia. Exatamente por isso, é um destino que merece a visita em 2023. Se o que você busca para as próximas férias é um lugar ainda pouco explorado, um recanto tranquilo e a maravilhosa sensação de ter uma praia só sua, Algodões é a pedida perfeita.

Na Praia de Algodões, você encontrará bangalôs rústicos, mas muito charmosos; restaurantes simples, porém com sabores surpreendentes; piscinas naturais com a água sempre na temperatura perfeita; além de quilômetros e mais quilômetros de areia deserta e coqueiros a perder de vista. Com mais tempo e disposição, você poderá ainda investir em visita às vizinhas Taipu de Fora e Barra Grande, que fazem parte de uma dos trechos mais incríveis do litoral baiano.

São Miguel dos Milagres, Alagoas

Camille Panzera

São Miguel dos Milagres é um pedacinho encantador do litoral alagoano. Sem grandes resorts ou hotéis muito estruturados, é um lugar onde você pode aproveitar a beleza da simplicidade e curtir praias de águas cristalinas. Se hospedar em uma pousada charmosa, fazer amizade com moradores locais, aproveitar da excelente gastronomia e curtir praias quase desertas são algumas das coisas que recomendo fazer por lá. São Miguel tem muitos quilômetros de praia e uma tranquilidade incrível para quem busca descanso. Recomendo sempre escolher a maré baixa para viajar por lá e assim poder curtir as suas maravilhosas piscinas naturais! Basta pegar dias que sol que não tem erro… rapidinho São Miguel irá te cativar!

igreja sao miguel milagres

Alter do Chão, Pará

Bruna Scirea

O norte brasileiro é um paraíso único: o intenso verde da Floresta Amazônica, os rios que se encontram por todos os lados, a vibrante fauna e flora, o povo, a história e o estilo de vida contribuem para que este seja um dos destinos mais autênticos que temos. Minha recomendação é que você conheça e sinta toda a energia Alter do Chão, no Pará, tem a oferecer. Que em 2023 a gente possa estar ainda mais em contato com a natureza do nosso país – de forma consciente, respeitando e conservando-a, para que nossa riqueza permaneça viva.

Caraíva, Bahia

Duda Machado

“Ai, que saudade eu tenho da Bahia…” cantou Gilberto Gil o que todo aquele que vai à Bahia sente ao voltar de lá… Para 2023, esta é a dica: visite o litoral sul deste estado encantador, de cultura rica, comida deliciosa e povo acolhedor. Em especial, esse cantinho mágico chamado Caraíva. Um passeio de cinco minutos a bordo de um barquinho é o que dá as boas-vindas aos que chegam à pequena e charmosa vila – cheia de restaurantes, lojinhas, drinks incríveis, uma praia de tirar o fôlego e um forró delicioso para dançar sozinho ou coladinho.

A maioria das atrações fica do “lado de lá”, mas você não pode deixar de conhecer o boteco do Bersoni, um restaurante que está do lado oposto à vila principal – lá se encontra uma figura capixaba curiosa, com muita história para contar e que serve almocinhos deliciosos, além da cerveja sempre gelada para quem curte. (A propósito, não conte a ele que foi a “Dudu” (como me apelidou) quem te deu essa dica – ele prefere manter um certo mistério, rs) Obrigada pela companhia em 2022, querido leitor. Te desejo um ano novo cheio de viagens incríveis!

 

Belo Horizonte, Minas Gerais

Camila Lozano

Belo Horizonte, além de capital do belíssimo estado de Minas Gerais, é uma cidade que transpira cultura, gastronomia e simpatia. Um dos meus lugares preferidos no mundo todinho, Belo Horizonte e sua região metropolitana são refúgios para quem curte dar aquela passeadinha, sentar num barzinho e comer um torresminho com vistas incríveis.

Para não me estender muito, pois poderia ficar dias falando de BH, deixo aqui três coisas imperdíveis para se fazer nessa cidade incrível! Conheça a Praça da Liberdade, uma lindíssima praça rodeada por museus  que muitas vezes tem exposições  de graça. Na região da Pampulha, fica o restaurante Xapurí, uma referência quando se fala de comida mineira. Chegue cedo, pois as filas são enormes. Um passeio de dia inteiro, vale a pena comer, beber, e depois dar aquela descansada numa das redes espalhadas pelo restaurante. As crianças também se divertem com passeios de cavalinho por lá mesmo. Por último, conheça Inhotim. O maior museu a céu aberto do mundo mistura arte e paisagismo, e te garanto que em uma única visita é impossível conhecer tudo!

Espero que em 2023 você possa se deliciar com esse destino incrível! Feliz Ano Novo!

 

Gramado, Rio Grande do Sul

Denis Carvalho
Tá, eu sei. Gramado se tornou um grande clichê. Talvez proporcionalmente seja o maior do Brasil, por ser uma cidade tão pequena – duas já que ela e Canela funcionam como um destino único. Mas posso dizer? Eu adoro Gramado! As ruas, a comida, as pessoas, os parques, o verde, mais comida, os chocolates, os fondues em Gramado, os passeios, as cidades vizinhas, ainda mais comida… Qual cidade no Brasil tem tantas atrações para todo tipo de visitante? De roteiros históricos e coloniais a parques temáticos? De vinícolas a museus dos mais variados. E sempre tem novidade rolando lá! Parque Vila da Mônica, Acquamotion, restaurantes temáticos… Sem falar nas festas, no Natal Luz, na Páscoa…
Gramado e Canela sempre se inovam. Sempre tem alguma atração prestes a ser inaugurada, uma nova roda-gigante, um novo parque, um novo museu, uma nova loja temática. E esse é um modelo que vejo sendo adotado por mais cidades brasileiras, como Foz do Iguaçu e Campos do Jordão: oferecer mais opções e atrações para agradar turistas de todos os gostos e idades. Então é isso: coloque a bela Serra Gaúcha no seu roteiro! Visite Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves… E tenha um 2023 muito feliz!


Já conhece algum destes destinos que sugerimos no post? Qual são os seus planos de viagens pelo Brasil em 2023? Conta pra gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção