logo Melhores Destinos

33 cidades turísticas do estado de São Paulo – do litoral ao campo!

Duda Machado
10/10/2023 às 17:57

33 cidades turísticas do estado de São Paulo – do litoral ao campo!

O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil, quase 22% da população do país habita em terras paulistas. Muitos migram para lá em busca de melhores oportunidades de qualificação e emprego e, talvez, seja justamente por abrigar tanta gente, de tantos lugares diferentes, que São Paulo tenha se tornado essa megalópole tão diversa culturalmente.

Sendo assim, a influência de vários estados brasileiros e até mesmo de outros países acrescentam charme e beleza às cidades de Sampa, garantindo a quem viaja por lá experiências sempre diferentes e únicas.

Por isso, separamos neste post 33 cidades turísticas do estado de São Paulo e o que cada uma tem de melhor a oferecer aos viajantes.

Cidades turísticas de São Paulo

São Paulo capital

A cidade de São Paulo sabe surpreender quem chega de outros cantos do Brasil. A sua grandeza é o principal motivo de encantamento, mas também é o que pode assustar no começo.

A diversidade de pessoas, culturas, estilos, arquiteturas, arte e de outros tantos aspectos é o que faz a cidade mais populosa do Brasil ser tão especial. Há um mundo de opções de lazer como restaurantes, bares, museus e parques – alguns dos mais importantes do Brasil.

Passear por São Paulo exige disposição e atenção porque há tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que fica difícil não se distrair – seja com a altura dos prédios da Avenida Paulista, com a boa música dos artistas de rua, a arte no Masp e no Beco do Batman ou com o verde do Parque do Ibirapuera. Vale a pena conhecer! Esta é uma cidade que guarda muito da cultura do nosso país e enriquece quem a visita.

Confira nosso post especial sobre o que fazer em São Paulo!

cidades-turisticas-sao-paulo-

Litoral Norte de São Paulo

1. Ubatuba

Esse é um dos meus destinos de praia favoritos em São Paulo – a beleza natural do recorte surpreende demais! As praias ficam nas enseadas formadas nos morros e descem para o mar, pintando belas paisagens emolduradas pela vegetação.

Ubatuba tem algumas praias com extensões maiores e mais abertas, geralmente essas possuem mais estrutura porque ficam próximas ao Centro, mas o charme mesmo está nas que são menorzinhas e com acessos mais escondidos. Um destaque vai para a Ilha das Couves, que é mega famosa por sua água verde esmeralda e para a Praia do Cedro, que é maravilhosa, pequenininha e o acesso não é tão difícil.

cidades-turisticas-sao-paulo

Ilha das Couves/ Foto: Monique Renne

Leia também:
Pousadas em Ubatuba: 21 opções perfeitas para você
Praias de Ubatuba: 12 roteiros completos no Litoral Norte de São Paulo

2. Caraguatatuba

Um destino que faz lembrar a minha infância… Caraguá, como é chamada pelos mais íntimos, é uma ótima opção para passar férias com a família toda. É uma cidade grande, então dá para aproveitar outras coisas além da praia. O Centro, por exemplo, possui ótimos restaurantes e um parque de diversões daqueles de cidade pequena, que enche os olhos das crianças com suas luzes de cores vibrantes! O Morro do Santo Antônio, que é o mirante da cidade, também é bem legal de se visitar.

Além da infraestrutura, outro ponto bacana é que ela fica próxima a São Sebastião e Ubatuba, ou seja, também dá pra fazer aquele famoso “bate e volta” em outras praias da região – quando eu e minha família viajamos para lá, sempre separamos um dia para acordar cedinho e fazer esse passeio.

cidades-turisticas-sao-paulo

3. Ilhabela

O nome não deixa dúvidas – em Ilhabela, as paisagens são de beleza ímpar mesmo, principalmente para que busca aliar conforto, boa estrutura e o melhor da natureza. É um ótimo destino para visitar em um feriado prologando ou em alguns dias de férias. Confira nossas dicas de ótimas pousadas em Ilhabela!

cidades-turisticas-sao-paulo

4. São Sebastião

São mais de 30 praias que fazem de São Sebastião uma das cidades mais encantadoras da costa brasileira. O lugar tem o perfeito encontro da Mata Atlântica com as areias brancas e o azul do mar. Recentemente a região sofreu bastante com fortes chuvas, mas nem isso foi o suficiente pra que perdesse seu encanto! Por isso, não hesite em visitar! Este também é um excelente destino para passar férias, justamente por conta da quantidade de praias para se conhecer. As minhas favoritas são Camburizinho e Paúba – juro, a beleza realmente impressiona e vale muito a pena conhecer.

cidades-turisticas-sao-paulo

Litoral Sul de São Paulo

5. Bertioga

Pertinho do Guarujá, Bertioga é uma cidade pequena, mas com tudo o que é necessário para uma boa experiência! O legal é que de lá é possível pegar o “caminho do mar” para ir até São Sebastião – o trajeto é encantador. Esse também é um território com forte influência indígena, inclusive, é possível visitar um centro cultural chamado Parque Tupiniquins.

Vale visitar ainda o Forte São João e algumas trilhas que dão acesso a cachoeiras, como a Trilha d’Água e Trilha do Guaratuba. Além disso, é interessante fazer os passeios noturnos e incluir uma voltinha na feirinha de artesanato do Centro, bem típica de cidade de praia, e até checar a agenda de shows na cidade, ela costuma ser bastante movimentada.

Confira a nossa lista das 20 pousadas em Bertioga mais reservadas pelos nossos leitores!

cidades-turisticas-sao-paulo

6. Guarujá

Uma das mais famosas cidades litorâneas de São Paulo, o Guarujá possui 27 praias de todos os tamanhos, de várias cores e cada uma com sua particularidade. Ao longo dos 22 km de costa, você encontrará trilhas selvagens para praias paradisíacas, como Cheira-Limão ou Camburi, e outras muito conhecidas e movimentadas como a Praia do Pernambuco.

É uma cidade grande e com enorme circulação de turistas, principalmente em datas como o Réveillon. O lugar é bem badalado, mas pode agradar tanto famílias quanto os mais jovens. Confira nossa lista dos melhores hotéis no Guarujá!

cidades-turisticas-sao-paulo

7. Santos

Um dos destinos do litoral paulista mais frequentados pelo público, já que é um dos mais próximos à capital, cerca de 80 km do Centro. A cidade de Santos possui o maior porto da América Latina e também um belo Centro Histórico restaurado.

Na orla se destaca o maior jardim de praia do mundo, registrado no Livro dos Recordes, o Guinness World Records, com 5.335 metros de comprimento, repleto de flores e árvores cuidadosamente tratadas. A infraestrutura é excelente e, inclusive, Santos é uma das cidades que oferecem a melhor qualidade de vida do Brasil e muita gente escolhe o local para morar quando o aquele esperado momento da aposentadoria chega, rs.

8. São Vicente

São Vicente é considerada a primeira cidade do Brasil, fundada em 1532. Ela fica do lado de Santos e apenas uma ponte a separa de Praia Grande – ou seja, dá pra aproveitar passeios nas cidades vizinhas também. A cidade não tem mar aberto, mas recebe as águas do Rio Santana e de uma faixa do oceano, que faz o Mar Pequeno. Também conta com a Baía de Santos.

A praia mais famosa e movimentada é a do Itacaré, ela é bem extensa e conta com ótima infraestrutura. É inegável que São Vicente oferece também uma ótima experiência para quem curte conhecer pontos históricos, como a Biquinha de Anchieta e o memorial dos 500 anos do Brasil, projetado por Oscar Niemeyer.

cidades-turisticas-sao-paulo

9. Praia Grande

Do ladinho da cidade de Santos, Praia Grande recebe cerca de um milhão e meio de turistas na alta temporada – mais de cinco vezes a população fixa. O nome da cidade já diz tudo, ela tem uma faixa de areia extensa, com 22,5 quilômetros de praias, das mais movimentadas, como as praias do Forte e Boqueirão, até as mais tranquilas, como Solemar.

A cidade faz parte da região da Costa da Mata Atlântica, rica em belezas naturais e históricas. Além de lindas praias, tem grande potencial para o cicloturismo devido à geografia com poucas ladeiras e morros, fazendo com que o viajante possa ter experiências diferentes, próximas ao mar e a natureza.

cidades-turisticas-sao-paulo

10. Mongaguá

Mongaguá fica a 97 km da capital paulista e a 42 km ao sul de Santos. A orla é bem extensa, com 13 km de faixa de areia. É uma única reta e as praias vão mudando de nome conforme os bairros onde estão localizadas – a estrutura é bem completa e bastante urbanizada. Além das praias, o destino ainda possui outros pontos turísticos como a Arquibancada do Pescador, o Mirante da Padroeira e o Poço das Antas.

cidades-turisticas-sao-paulo

11. Itanhaém

Está a 90 km da capital paulista e é uma das cidades mais antigas do país – o que proporciona aos visitantes a experiência de contato com a natureza, complementada com passeios em pontos turísticos históricos. Itanhaém possui praias que agradam muito a todos os tipos de público: a Praia do Sonho é um pouco menor em extensão, mas a mais visitada.

A Praia dos Pescadores é ainda menor, com apenas 600 metros de extensão – ela não é a preferida somente dos pescadores, como diz o nome, como também agrada muito os surfistas da região por conta das fortes ondas. Já o “Praião” é a praia mais conhecida, que leva esse apelido por conta dos seus 11,5 km de extensão – ela possui boa estrutura.

cidades-turisticas-sao-paulo-

12. Peruíbe

Peruíbe é conhecida por ter uma das praias com menor índice de poluição do estado. Seus impressionantes 32 km de orla reservam muita diversão para todos os tipos de público, desde os que procuram mais tranquilidade, até aqueles que buscam mais movimento.

A praia do Centro é semelhante a das duas últimas cidades que citei (inclusive, as três cidades podem ser conhecidas de uma só vez – eu já fiz esse roteiro!) a faixa de praias muda de nome de acordo com os bairros também, mas a real é que, na prática, funciona tudo como uma coisa só. Para quem quer fugir do Centro, a Prainha, a Praia do Guaraú e a Praia do Camborê são ótimas opções.

cidades-turisticas-sao-paulo

13. Iguape

Iguape é uma charmosa cidadezinha com ar de interior – construções históricas, natureza exuberante e passeios culturais. A terra da famosa Praia da Jureia fica no Vale do Ribeira e, apesar do ar de cidade pequena, ela é a maior do estado em extensão. O centro histórico é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artí­stico Nacional (IPHAN) desde 2009 e isso torna o passeio por lá ainda mais legal!

Iguape abriga somente a Praia da Jureia, que é ideal para quem gosta de um litoral mais afastado e deserto. Ela fica na Estação Ecológica Jureia – Itatins, uma grande área proteção ambiental, ótima para fazer trilhas. Para chegar lá é preciso pegar uma balsa, mas os turistas encontram ótima estrutura, inclusive de hospedagem!

cidades-turisticas-sao-paulo

14. Ilha Comprida

Ilha comprida está entre Cananéia e Iguape, a 210 km de São Paulo capital, já bem próxima ao Paraná. Os 74 km de praias interligadas fazem com que o fim da faixa não seja nem visto dependendo da altura em que você estiver. Elas são super planas, ideais para passeios de bicicleta e para tomar banho de mar com as crianças. Além disso, as faixas de areia são muito bem preservadas e a água é limpíssima.

Ela faz parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape – Paranaguá, que é um dos maiores territórios de peixes do atlântico sul, até golfinhos são vistos por lá. Por essas e outras é que a ilha foi considerada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) uma Reserva da Biosfera do Planeta.

cidades-turisticas-sao-paulo

15. Cananéia

A cidadezinha de pouco mais de 12 mil habitantes está a 265 km da capital paulista, bem perto de Iguape e de Ilha Comprida. Conhecido como um excelente destino para turismo ecológico, concentra importantes ecossistemas que abrigam espécies de fauna e flora diversificadas, e um dos maiores berçários de vida marinha do planeta, sendo considerada um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica intocada da costa brasileira.

Além da exuberância natural, a Ilha de Cananéia guarda resquícios da história do Brasil Colonial em suas ruas e conjuntos de casarios históricos tombados que preservam a memória do povoado.

cidades-turisticas-sao-paulo

Interior de São Paulo

16. Águas de Lindóia

Nosso passeio pelo interior de São Paulo começa em Águas de Lindóia, uma famosa estância hidromineral que integra o Circuito das Águas Paulista. Um ótimo lugar para relaxar em banhos com água de rico potencial curativo, comprovado cientificamente por órgãos internacionais. Seu extenso lençol freático proporciona a produção de água mineral potável, sendo responsável pelo fornecimento de 60% da água mineral do país. A cidade tem ótima infraestrutura turística e está a 160 km da capital. 

Confira as melhores pousadas em Águas de Lindóia ou nossa lista de hotéis em Águas de Lindóia e garanta a sua reserva!

17. Atibaia

A terra do morango é uma estância climática. A cerca de 50 km da capital, Atibaia atrai por seu clima de serra e sua beleza natural. Da Pedra Grande saltam aventureiros de asa delta e parapente. Durante a Festa de Flores e Morangos, milhares de turistas invadem a pacata cidade. O município também abriga famosos e muito bem avaliados hotéis fazenda, por isso, acabou se tornando um destino muito interessante para quem quer viajar com as crianças.

Veja as listas dos melhores hotéis em Atibaia e pousadas em Atibaia!

18. Barra Bonita

Aqui o grande atrativo é contato com o Rio Tietê. Bem diferente da paisagem feia na capital paulista, o rio em Barra Bonita é limpo, o que permite a pesca, a canoagem e passeios de barco. Falando em barco, esta é a principal atração turística da cidade. Por algumas horas o visitante pode desfrutar de uma tranquila navegação pelo Rio Tietê e conhecer a eclusa mais antiga da América Latina.

19. Boituva

Se Brotas é capital radical, Barretos do rodeio, Boituva é a capital paulista do paraquedismo. Quem tem coragem pode fazer um rápido curso e saltar de paraquedas a mais de 3.000 metros de altitude. Boituva também é conhecida pelos belos voos de balão. Amantes de aventuras adoram esse destino!

20. Botucatu

Fundada em 1720, no início era chamada de Ybytu-Katu, que significa em tupi “bons ares”. Centenas de anos depois é pelos bons ares e a bela natureza que Botucatu atrai os turistas, principalmente os mais radicais. A região oferece várias opções como cachoeiras, trilhas e o turismo rural. Em meio às montanhas o visitante pode curtir escalada, canyoning e trekking, com destaque para o belo mirante da Pedra do Índio.

21. Brotas

Podemos definir esta estância turística como a capital da adrenalina no interior de São Paulo. Brotas é um lugar para se aventurar em cachoeiras, corredeiras, arvorismo e trilhas. A preservação de recursos naturais é um dos pontos altos da região que retém uma grande parcela de mata nativa (Cerrado e Mata Atlântica), abrigando uma considerável biodiversidade animal e vegetal. A 235 km da capital, Brotas tem grande infraestrutura turística e bons hotéis, com destaque para o Hotel Fazenda Areia que Canta.

Confira as melhores pousadas em Brotas

rafting em brotas

Rafting em Brotas

22. Campos do Jordão

No meio da Serra da Mantiqueira fica o mais famoso destino de inverno de São Paulo. Campos do Jordão tem um estilo europeu repleto de restaurantes e atividades para pessoas de todas as idades. É muito bom curtir o seu centrinho badalado no Capivari, se refugiar nas montanhas ou caminhar numa trilha no meio da área verde.
Veja dicas para escolher o seu hotel em Campos do Jordão ou se preferir uma pousada em Campos do Jordão. O município charmoso fica a 173 km da capital.
campos do jordao

23. Cunha

Nosso giro pelo interior de São Paulo segue no Vale do Paraíba, em meio à Mata Atlântica, onde chegamos a Cunha. Esta bucólica cidade tem paisagens incríveis e muito verde para o turista desfrutar. Um ótimo lugar para fazer trilhas e curtir cachoeiras. Para conhecer um pouco da história local, o visitante pode percorrer “O Caminho do Ouro”, que abriga paisagens exuberantes, incluindo a vista panorâmica do litoral de Paraty, no Rio de Janeiro. Cunha é famosa também pela cerâmica artística e pela culinária, especialmente pelo pinhão.

24. Ilha Solteira

Outra cidade imperdível do interior paulista é Ilha Solteira. Devido à sua localização geográfica, rodeada por rios e lagos, é um ótimo lugar para curtir praias fluviais, pesca esportiva, esportes náuticos e muito contato com a natureza. A 674 km da capital, a cidade fica no encontro dos rios Tietê e Paraná, e faz divisa com o Mato Grosso do Sul.

25. Itu

Itu, a 100 km da capital, foi imortalizada e ganhou fama como Cidade do Exageros na interpretação do humorista Simplício, da Praça da Alegria. O turismo se faz com a fama e no centro da cidade é possível encontrar orelhão, lápis, semáforo e até caixa eletrônico gigantes. Além dos exageros e da boa gastronomia, com destaque para famoso bife à parmegiana, Itu é considerada berço da República por ter sediado, em 1873, a primeira Convenção Republicana do Brasil e também por abrigar o importante Parque Geológico do Varvito.

26. Holambra

Holambra leva este nome devido a forte influência da imigração holandesa. A belíssima cidade, a 130 km da capital, é famosa pela grande produção de flores ornamentais e pela Expoflora, a maior feira de flores da América Latina. Holambra atrai por sua cultura, gastronomia, tradições e arquitetura típica da Holanda. Confira nossas sugestões dos melhores hotéis em Holambra.

27. Olímpia

No norte do estado de São Paulo, Olímpia atrai mais de 2 milhões de visitantes por ano por causa de suas águas termais. A cidade conta com dois parques aquáticos, Thermas do Laranjais e Hot Beach. Além de relaxar nas águas quentes, há outras atrações para os turistas, como o Vale do Dinossauro. A cidade conta com diversos hotéis, destaques para Hot Beach Resort, Enjoy Olímpia Park Resort e Wyndham Olímpia Royal.

Conheça todos os detalhes de Olímpia, a cidade dos parques aquáticos e águas termais no interior de São Paulo, a 450 km da capital paulista. O aeroporto mais próximo é o de São José do Rio Preto, mas o governo federal já autorizou a construção de um aeroporto em Olímpia, com o início das obras previsto para 2023!

28. Presidente Epitácio

Um lugar com praia, mas tão longe do Oceano. Presidente Epitácio fica a 646 km da capital e tem como o principal atrativo o contato direto com o Rio Paraná. Na cidade é possível curtir diversas praias fluviais e se deliciar com pratos a base de peixes. O local também é reconhecido por ter o melhor pôr do sol da região, quando o sol se esconde e o céu fica com um maravilhoso colorido. Para chegar até lá, o aeroporto mais próximo é do Presidente Prudente.

29. Ribeirão Preto

Uma das cidades mais ricas do estado impulsionada pelo agronegócio, Ribeirão Preto é conhecida como a Califórnia brasileira. O calor se faz sempre presente e um chope gelado é a melhor pedida. A cidade tem vários atrativos, como museus, teatros, parques, cachoeiras e jardins.

30. Águas de São Pedro

Águas de São Pedro a 190 km da capital, integra o Circuito Serra do Itaqueri e abriga muitos atrativos naturais com belíssimas paisagens, cachoeiras, fazendas e parques ecológicos que oferecem aos seus visitantes muitas opções de lazer. Quem curte aventura pode aproveitar voos de asa-delta e parapente, rapel nas cachoeiras e trilhas de Off Road.

31. São Roque

Bem pertinho da capital fica uma cidade acolhedora e repleta de atrações. A Rota do Vinho é o seu principal atrativo, com restaurantes, adegas e vinícolas com atrações para todas as idades. Outro destaque é o Ski Mountain Park, um parque de diversões que conta com teleférico e pista de esqui artificial, muito procurado pelas famílias. São Roque cada vez ganha novas atrações e certamente é um destino que vale a pena incluir no seu roteiro pelas cidades turísticas de São Paulo!

Leia o review completo do Hotel Villa Rossa, um dos principais da cidade!

32. Serra Negra

Um dos destinos preferidos dos casais apaixonados. Em meio às montanhas e com clima incrível, Serra Negra atrai por sua beleza natural, gastronomia e aconchego. A estância hidromineral fica a 142 km da capital e pertence ao Circuito das Águas Paulista. A cidade também é um grande polo de malharias e tem um passeio legal de teleférico. Com praças bem cuidadas, atrações turísticas diversificadas, feirinhas, eventos com música ao vivo e a hospitalidade de sua população, a cidade oferece uma atmosfera agradável típica do interior paulista. Nõa deixe de visitar também a réplica da Fontana de Trevi em Serra Negra.

alto da serra em serra negra

33. Socorro

Ainda no Circuito Turístico das Águas Paulista, Socorro fica a 130 km de São Paulo e atrai por sua beleza natural. Em meio a rios, cachoeiras e montanhas, Socorro é um tradicional destino para quem gosta de curtir áreas verdes ou o esporte radical. Um passeio à Gruta do Anjo é imperdível.


Quer explorar o estado desde o interior até o litoral? Confira o preço das passagens aéreas para São Paulo e aproveite as promoções que te ajudarão a viver a sua próxima aventura pelo Brasil. 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção