O que fazer em Bertioga: as melhores praias e dicas para a sua viagem!
O que fazer em Bertioga: as melhores praias e dicas para a sua viagem!
Se você está procurando o que fazer em Bertioga, quais as melhores praias, como chegar, e todas as dicas para a sua viagem, está no lugar certo! Nesse post trazemos as principais informações para você planejar o seu passeio, escolher onde ficar e ainda economizar na hospedagem aproveitando descontos. Também destacamos os melhores pontos turísticos e atrações de Bertioga, além de praias imperdíveis para você conhecer. Sua viagem começa aqui, confira!
Bertioga
Por sua proximidade com São Paulo, Bertioga acaba entrando na mira de muitos paulistanos quando o assunto é sombra e água fresca. Há quem prefira viajar um pouco mais e seguir rumo às preciosas praias do litoral norte, mas quem faz parada em Bertioga também não se arrepende.
Praias de Bertioga
Seja com mar calmo ou ondas agitadas, Bertioga conta com praias para todos os gostos. Confira a seguir qual combina mais com você.
Praia da Enseada em Bertioga
A Praia da Enseada fica no centro comercial de Bertioga e foi a primeira a ter sua orla reurbanizada com o projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake. Com 12 km de extensão, suas águas dependem da época do ano. Geralmente são tranquilas, ótimas para relaxar em meio à natureza.
Há também o conhecido “Cantão do Indaiá”, que é o final da Praia da Enseada, com águas calmas, ideal para a prática de esportes náuticos e com boa acessibilidade para cadeirantes.
Praia de Maitinga em Bertioga
A Praia de Maitinga fica no final da Praia da Enseada, bem perto do centro de Bertioga. A região conta com vários prédios e boa estrutura hoteleira e de restaurantes e barzinhos para os turistas. Há coqueiros e gramados enfeitando algumas áreas do local. Dependendo do dia, o mar fica com ondas mais agitadas, ideal para quem gosta de esportes náuticos como o surfe.
Praia do Indaiá em Bertioga
A Praia do Indaiá tem um calçadão que segue por toda a orla, perfeito para quem gosta de praticar esportes olhando o mar. Quem deseja curtir o mar por aqui pode aproveitar a estrutura de barracas ambulantes para comprar petiscos, bebidas e até mesmo alugar cadeiras e guarda-sóis. Do lado direito da praia dá para ver o Morro da Pedra Selada, famoso pico que fica na região de Visconde de Mauá, perto das divisas dos estados do RJ e MG.
Praia de Vista Linda em Bertioga
A Praia de Vista Linda fica a cerca de 8 km do centro de Bertioga, e é escolhida por muitos turistas por ser uma das primeiras praias ao chegar na cidade. Ela tem uma larga faixa de areia branca com algumas manchas escuras e é mais durinha, ideal para quem gosta de pedalar ou correr na praia. A área é bastante arborizada com muitas árvores e coqueiros, rodeada de natureza.
Praia de Boraceia em Bertioga
A Praia de Boraceia é a última de Bertioga e faz divisa com São Sebastião, marcando a porta de entrada para o litoral norte de São Paulo. Ela conta com cerca de 5 km de faixa de areia, cercada por um marzão lindo, com ondas moderadas e águas rasas, além de uma boa estrutura para comer e beber. No Canto do Itaguá, o visitante pode ter um contato com a cultura caiçara local.
Praia da Guaratuba em Bertioga
Quem quer fugir do agito vai gostar da Praia de Guaratuba, que está a pouco mais de 20 km da região central de Bertioga. Bastante tranquila, ela fica entre o Rio Itaguaré e o Rio Guaratuba e tem mar aberto com águas calmas e rasas. Isso cria um lindo cenário de lazer para a família. São ao todo 8 km de faixa de areia, onde lá no cantão muita gente aproveita para pescar.
Dependendo da rota que o seu GPS traçar a entrada será feita por um condomínio, onde anotam a placa do seu carro e dão um tipo de “credencial” para você entrar e estacionar.
Praia de Itaguaré em Bertioga
A Praia de Itaguaré é o melhor destino em Bertioga para quem deseja estar rodeado de natureza intocada. Ela é preservada por lei com a criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb) e sua área verde realmente impressiona. Não há muita estrutura por perto, como comércios ou condomínios, o que a torna ainda mais natural. Ainda assim, o mar aberto é calmo, tendo mais movimento no verão.
Praia de Riviera de São Lourenço em Bertioga
A Praia de Riviera de São Lourenço é o local com melhor infraestrutura de Bertioga. Ali você encontra posto de gasolina, caixas eletrônicos, adegas, supermercado, pousadas e até um shopping, tudo pertinho. O acesso à praia se dá por meio dos condomínios de alto padrão da Riviera, sendo mais frequentada por moradores, que podem usar a estrutura de apoio com cadeiras e guarda-sóis – mas o acesso é livre para visitantes. O mar calmo faz com que o local receba muitas famílias com crianças.
O que fazer em Bertioga: passeios
O turismo em Bertioga vai além de suas belas praias. Se você tiver tempo sobrando, há várias atividades para fazer e conhecer mais o destino.
Caminhar no calçadão do centro de Bertioga
O centro de Bertioga teve parte de sua orla revitalizada em 2012 e ganhou um calçadão ótimo para quem gosta de praticar esportes. Dá para caminhar, correr, pedalar… fica a seu critério. A região é bastante movimentada e, por ser central, há toda uma estrutura para o caso de você querer fazer uma pausa e comprar uma água de coco de frente pro mar enquanto aprecia o por do sol.
Visitar o Forte São João
Em Bertioga está também o Forte São João. Construído em 1547, o forte é considerado a primeira fortaleza erguida no Brasil. Atualmente, é um local destinado para o aprendizado da história, envolvendo crianças e adultos numa visita interessante com uma bela visão do Canal de Bertioga. Não é necessário agendar. O local fica aberto todos os dias das 9h às 22h com entrada gratuita.
Conhecer o Skatepark Bertioga
Se você gosta do universo do skate, vai curtir dar uma passadinha no Skatepark Bertioga. Fica bem ali no centro, de frente pro mar. Meninos e meninas treinam e dão show fazendo várias manobras radicais. Você pode ir para andar com o seu skate ou simplesmente assistir os praticantes. A área também conta com uma quadra de streetball, um tipo de basquete de rua, e um espaço para patinação.
Ver o Farol da Armação em Bertioga
O Farol da Armação fica quase de frente para a Praia da Enseada. Ele fica na verdade em cima de um rochedo da Ilha de Santo Amaro e serve para sinalizar a presença de terra aos navegantes, em um lugar estratégico para proteger as embarcações do risco de encalharem. É um lugar muito interessante para conhecer a história local e tirar lindas fotos.
Aproveitar o Parque dos Tupiniquins
No entorno do Forte de São João está o Parque dos Tupiniquins, historicamente famoso por ter sido onde desembarcaram e permaneceram os primeiros colonizadores da região. O local foi projetado para ser um espaço de lazer e preservação da história indígena colonial da região, e abriga esculturas como a de José de Anchieta catequizando um grupo indígena e a do Cacique Cunhambebe, da tribo dos Tupinambás. Abre todos os dias com entrada gratuita.
Passeio de escuna em Bertioga
Nem todos sabem, mas em Bertioga é possível fazer passeios de escuna, uma ótima opção de diversão em família. A Escuna Gênesis está entre as principais da cidade, oferecendo capacidade para transportar 130 passageiros. Com duração de cerca de 1h30, está inclusa também uma parada para mergulho, excelente para refrescar.
O trajeto permite ver praias como Praia Branca, Praia Preta, Praia do Camburizinho, Ilha do Guará, Ilha Rasa, Praia do Pinheirinho e Praia do Iporanga, além de passar pelo Forte de São João e o Forte São Luiz.
Comer no famoso Pastel do Trevo de Bertioga
Há muitos anos, visitar Bertioga é sinônimo de comer o pastel do trevo. Famoso desde os anos 80, o que chama muita a atenção dos turistas, além do sabor gostoso, é o tamanho dos pastéis: enormes. Cada um pode chegar a 30 centímetros e com bastante recheio para todos os gostos. Tem também um caldo de cana e vinagrete para acompanhar. É uma boa pedida para fazer uma refeição na cidade.
Canal de Bertioga
O Canal de Bertioga é uma parte do mar com cerca de 30 km de extensão. É um excelente local para a pesca e dele dá para ver importantes pontos turísticos da cidade, como o Forte São João, os píeres, as marinas, os manguezais, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz a travessia entre Bertioga e Guarujá.
Também é possível fazer atividades náuticas com o aluguel de barcos para pescaria ou passeios de escuna. Nas margens do canal há vários restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos e barracas de artesanato.
Rios de Bertioga
A bacia hidrográfica de Bertioga é uma das maiores da Baixada Santista e está dividida em três rios principais: Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba. Conta também com os rios Itatinga e Jaguareguava, que deságuam no próprio Itapanhaú.
Os rios e suas grandes extensões de manguezais são um ótimo passeio para quem gosta de curtir a natureza ou a pesca amadora.
Trilhas em Bertioga
Bertioga conta com 12 trilhas abertas para atividades de ecoturismo com três graus de dificuldade:
Baixo: Trilha de Itaguaré e Vale Verde
Médio: Vale Verde Casa de Pedra, Guaratuba, D’água e São Lourenço
Alto: Torre 47, Garganta do Gigante, Morro do Itaguá, Vale Verde Véu da Noiva e Ribeirão dos Monos.
O acesso às trilhas é restrito e deve ser feito com o acompanhamento de guias de turismo autorizados pela Prefeitura de Bertioga.
Como chegar a Bertioga
Bertioga é acessível a partir de diversas cidades da região metropolitana ou interior do estado de São Paulo. Para quem estiver de carro, há duas opções para chegar saindo da capital:
A primeira delas é começando a viagem pela Rodovia Ayrton Senna (SP-70) e depois seguindo pelas rodovias Mogi-Dutra (SP-88) e Mogi-Bertioga (SP-098) passando pela cidade de Mogi das Cruzes.
O trajeto total dura cerca de 2h30 e há somente o pedágio de R$ 4 na Ayrton Senna. A Mogi-Bertioga, porém, possui trechos em pista simples e serra bastante sinuosa na descida para o litoral, o que requer atenção e cuidado redobrados na pista.
A outra opção é saindo pela Rodovia dos Imigrantes (SP-160) e depois entrando na Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-55) e Piaçaguera-Guarujá, até chegar na Rio-Santos. São cerca de 110 km em uma viagem de pouco menos de 2h30, onde será necessário pagar um pedágio de R$ 30,20.
Saindo de São Paulo, também é possível chegar a Bertioga de ônibus a partir das rodoviárias do Jabaquara, Barra Funda, Tietê, entre outros pontos da capital. Diversas empresas fazem o trajeto, sendo que entre as principais estão Litorânea e Ultra. Há viagens em diversos horários por dia, durando pouco mais de duas horas, e é possível comprar as passagens com antecedência.
Onde ficar em Bertioga: hotéis e pousadas
Na hora de escolher uma hospedagem em Bertioga é bom saber que todas as principais praias da cidade são servidas com boas opções de pousadas e hotéis. É a escolha deste local que vai dizer se você vai precisar de algum meio de transporte para se deslocar entre os pontos turísticos.
Em alguns casos dá para se virar a pé – o centro por exemplo fica pertinho da Praia da Enseada, onde há uma ótima estrutura de restaurantes, bares e lanchonetes, e é considerado um bom lugar para se hospedar em Bertioga.
Nós ficamos na Pousada Canto da Praça, que tem nota 9,4 no Booking e é uma das mais bem avaliadas do site de reservas. O local fica a uma curta caminhada da Praia da Enseada, e os quartos contam com ar condicionado, cama de casal e banheiro privativo com amenidades. Há também wi-fi e estacionamento grátis.
Outra comodidade é que eles emprestam sem custo adicional cadeiras e guarda-sol para você aproveitar melhor o seu dia de praia.
Fique atento ao escolher a sua pousada e quando estiver pelos bairros não dê bobeira com seus pertences, principalmente à noite quando algumas ruas ficam mais vazias.
Confira nossa lista com as 20 melhores pousadas em Bertioga!
E você, já esteve em Bertioga? Quer compartilhar alguma outra dica? Comente abaixo e ajude outros leitores! Aproveite para se planejar e viajar nos feriados 2024!