Pedra Grande Atibaia – conheça essa incrível atração perto de São Paulo
Pedra Grande Atibaia – conheça essa incrível atração perto de São Paulo
A Pedra Grande é um dos principais atrativos de Atibaia – diria que a principal atração turística, na verdade, e depois que chega lá em cima fica fácil entender o motivo. A vista é mesmo linda, de tirar o fôlego.
Aliás, tirar o fôlego não é apenas uma força de expressão nesse caso. Muita gente que opta por subir a Pedra Grande por uma de suas trilhas acaba chegando cansado, com o fôlego se esvaindo. Mas, se você não é tão aventureiro e também não está com o preparo físico em dia assim como eu, não se preocupe: também dá para ir até a Pedra Grande Atibaia de carro – e vale muito a pena!
A seguir, vamos ver todas as informações para quem deseja visitar a Pedra Grande e se encantar com essa que é a principal atração de Atibaia.
Pedra Grande Atibaia
Localizada na Serra do Itapetinga, a Pedra Grande fica a 1.418 metros de altitude e é sem dúvida nenhuma um dos locais mais visitados em Atibaia por turistas e também moradores, que procuram no local um contato maior com a natureza ou mesmo a prática de esportes radicais – além, claro, de poder contemplar a vista de várias cidades, como Atibaia, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Jundiaí, Bragança Paulista, São José dos Campos e Piracaia.
Diante da especulação de loteamento na área na década de 1980, a Pedra Grande acabou sendo tombada em 1983. Já em 2010, com uma frequência cada vez maior de turistas, foram criadas duas Unidades de Conservação que ficariam sob gestão da Fundação Florestal (ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo): o Monumento Natural Estadual (MoNa) da Pedra Grande e o Parque Estadual do Itapetinga (PEITAP).
Aliás, o Monumento Natural Estadual da Pedra Grande não é só de Atibaia – abrange também os municípios de Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões e Mairiporã.
Como chegar à Pedra Grande Atibaia
O caminho mais fácil para chegar à Pedra Grande é mesmo de carro (ou moto), e a maioria das pessoas opta mesmo por subir de automóvel. Mas, como falarei melhor daqui a pouco, ir com o próprio carro nem sempre é a melhor opção, já que parte do trajeto é feito em ruas de terra esburacadas – para evitar esse problema, contrate o passeio de uma das operadoras de turismo da cidade.
Agora, quem quer mesmo se aventurar no meio da mata pode subir até a Pedra Grande por meio de uma das trilhas disponíveis – mas já adianto que é preciso preparo físico para encarar a subida.
Se estiver planejando sua viagem, confira as listas dos melhores hotéis em Atibaia e pousadas em Atibaia!
Subindo a Pedra Grande de carro
Boa parte dos turistas que visitam Atibaia é de São Paulo – e a Pedra Grande está a cerca de 85 km de distância da capital, o que dá em torno de 1h30 de viagem de carro.
O melhor caminho é pela Rodovia Fernão Dias, pegando a Dom Pedro I e acessando a estrada de terra pela saída do Km 65. Basta colocar ‘Pedra Grande’ no Waze ou Google Maps que o trajeto vai ser indicado. Na Dom Pedro, já dá para visualizar as placas que indicam o caminho.
Já quem está em Atibaia pode fazer o mesmo caminho pela rodovia Dom Pedro ou então cortar por dentro da cidade – se não conhecer esse trajeto, o melhor é mesmo ir pela estrada.
Saindo da Dom Pedro, são cerca de 9 km de estrada de terra até a Pedra Grande, apesar de uma parte estar sendo pavimentada por um condomínio (o que tem sido um problema, pois as obras dificultam ainda mais). Todo o caminho é bem sinalizado, impossível de se perder. O único problema é que dependendo do dia (principalmente após chuva) muitos carros não vão conseguir subir.
É normal ver veículos derrapando e com dificuldades de seguir viagem, mesmo antes de chegar ao portão que dá acesso à Laje da Pedra Grande – e passando por esse portão as subidas ficam mais acentuadas e com o chão mais esburacado. Nos dias seguintes à chuva, o caminho é ainda pior.
Isso não significa que não dá para subir com o próprio carro, e nos finais de semana é comum ver muitos automóveis lá em cima. Dependendo do dia, o caminho realmente estará mais tranquilo, mas sinceramente eu não arriscaria. Aliás, não arrisquei colocar meu 1.0 na estrada de terra e contratei um passeio guiado.
As duas principais agências de Atibaia que fazem esse passeio são a Atibaia 4×4 e a Atibaia Turismo. A primeira, com quem eu fiz, cobra R$ 130 por pessoa para um programa de aproximadamente duas horas, pegando a pessoa no hotel que está hospedado na cidade (se for o caso). O legal é que a saída é feita em um veículo 4×4, no caso um Troller, o que dá mais emoção e cara de aventura ao passeio.
Subindo a Pedra Grande por trilhas
Está com disposição e quer encarar a subida a pé até a Pedra Grande? Então uma longa caminhada pelas trilhas pode ser a sua escolha!
A Trilha Minha Deusa é a mais conhecida e mais escolhida, e seu caminho se inicia por dentro do Condomínio Arco Íris, que fica bem pertinho do campo de pouso, o local onde o pessoal que encara os esportes radicais como asa delta ou paraglading pousa após saltar da Pedra Grande.
Na entrada do Condomínio, basta avisar que quer ir para a trilha da Pedra Grande que sua entrada será liberada – é possível parar o carro bem no começo da trilha, que não é recomendada para iniciantes. Há muitas subidas íngremes e o nível de dificuldade é considerado alto.
Segundo a guia que me levou de carro, não é tão incomum encontrar alguém pedindo carona para retornar após chegar lá no alto da Pedra Grande pela trilha – e sempre vale ressaltar que depois da subida também tem a descida de 2,5 km a pé, então vá preparado para fazer a trilha nos dois sentidos, a ida e a volta.
Quem está com bom preparo físico e encara a trilha encontra bicas d’água, uma natureza exuberante e belas vistas por todo o caminho.
O que fazer na Pedra Grande
Seja de carro ou a pé, chegar à Pedra Grande é sempre um momento de grande emoção. Quem sobe pela trilha já vai se acostumando com a vista, mas quem vai de carro tem logo uma grata surpresa ao ver a imensidão que é o local e toda a beleza da natureza e as cidades abaixo.
Contemplar a natureza e a vista
Apreciar a vista é realmente o principal atrativo da Pedra Grande. Com o tempo bom e sem nuvens, será possível observar as sete cidades que já citamos: Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Jundiaí, Bragança Paulista, São José dos Campos e Piracaia – além de, claro, Atibaia, onde conseguimos ver com mais noção todo o município e a natureza que a cerca.
Se você chegou à Pedra Grande com uma agência, é provável que terá cerca de uma hora para ficar por lá. É um tempo suficiente para caminhar pelo terreno (são mais de 200 mil m² de área), ir contemplando o cenário de diferentes lugares e, se possível, fazer ainda a trilha da Pedra Rachada.
Subir até a Pedra Rachada
Essa é uma ótima oportunidade para quem quer subir ainda mais alto e fazer uma rápida trilha. Com nível de dificuldade médio, ela tem uma extensão de 190 metros e cerca de 10 minutos de caminhada morro acima.
O início da trilha é bem fácil de ser achado. Para quem vai de carro, vai passar bem em frente dela metros antes de estacionar na Pedra Grande.
A trilha é um pouco cansativa por ser bastante íngreme e principalmente para quem não está acostumado a fazer exercícios regularmente, mas considerei um trajeto fácil de percorrer, apesar de ter chegado um pouco cansado – a nova vista lá do alto, no entanto, fez tudo valer a pena.
Piquenique
Fiquei surpreso ao saber que há muita gente que aproveita para fazer um piquenique na Pedra Grande. E, pensando bem, por que não? Esticar a toalha no chão, tomar um vinho ou suco, comer um lanchinho e curtir a natureza com uma vista maravilhosa é ou não é demais?
O único problema é que não há nenhuma estrutura no local: ninguém vendendo bebidas/comidas e muito menos banheiro. Então, se você estiver disposto a passar horas na Pedra Grande, já vá sabendo desses detalhes.
Ah, e vale dizer que é PROIBIDO acender fogueira na região. Antigamente sempre tinha um desavisado que tentava fazer isso, mas há policiamento 24 horas para proibir essa questão e outras coisinhas mais.
Esportes radicais na Pedra Grande
A Pedra Grande não recebe apenas turistas e moradores que vão lá para curtir o visual. O local é também bastante disputado por quem pratica voos de asa delta, praglider ou parapente.
Principalmente nos finais de semana e feriados, o local enche de aventureiros que colorem o céu de Atibaia com seus equipamentos. Quem não é experiente e quer ter a emoção de um voo livre, pode entrar em contato com o Clube de Atibaiense de Voo Livre para mais informações. Infelizmente quando visitei a Pedra Grande não encontrei nenhum esportista em ação – o tempo até estava aberto e bom, mas os ventos não estavam favoráveis.
Outra atividade esportiva na Pedra Grande é o rapel de cerca de 30 metros de altura. Quem estiver interessado, pode ver mais informações aqui ou com uma agência de turismo local.
Ver o pôr do sol
Não tive esse prazer, pois fui à Pedra Grande logo cedo, mas muitas pessoas preferem subir mais no final da tarde para apreciar o pôr do sol.
O fechamento do portão de acesso à Pedra Grande acontece diariamente às 18h, mas quem já está lá em cima pode ficar até o sol ir embora – só então o policiamento da Fundação Florestal orienta a saída de todos.
Quando ir à Pedra Grande
A Pedra Grande está aberta diariamente, e o horário de visitação é das 8h30 às 19h (com fechamento do acesso para quem chega de carro às 18h).
Os melhores dias para visitar a Pedra Grande são aqueles em que o tempo está aberto, e principalmente sem chuva – afinal, não há local para se proteger da chuva, sem contar que ficará muito mais difícil subir de carro, devido às condições da estrada de terra.
Nada impede de o visitante ir à Pedra Grande em dias nublados, mas bem provavelmente será muito mais difícil ver todas as cidades lá de cima. Com névoa, o mesmo acontece – no entanto, estar ‘nas nuvens’ pode dar um efeito bonito nas fotos.
O que levar à Pedra Grande Atibaia
Como já dito anteriormente, não há nenhuma estrutura na Pedra Grande, então se prepare bem para subir até essa atração de Atibaia.
Para quem vai fazer a trilha, é fundamental estar com um calçado confortável e levar repelente e também protetor solar – boa parte do caminho é feito em ambiente aberto. Se possível, vá de boné ou chapéu, que ajuda na proteção, além de vestir roupa confortável para a caminhada. E um casaco também pode ser uma boa, já que lá no alto venta bastante e dependendo do horário pode estar bem frio.
Não se esqueça também de levar uma garrafinha de água e algo para comer – a caminhada é longa, ainda mais considerando que o trajeto é de ida e volta.
De carro, mesmo que vá ficar pouco tempo na Pedra Grande, é sempre bom estar com uma garrafa d’água em mãos, ainda mais se quiser fazer a trilha da Pedra Rachada – eu mesmo cheguei esbaforido lá em cima e agradeci pelo guarda ter falado para eu levar a água comigo.
Onde se hospedar em Atibaia
Se sua ideia é passar uns dias em Atibaia para visitar a Pedra Grande, saiba que a cidade conta com ótimos resorts, pousadas e hotéis.
Quem se hospedar no centro, pode optar pelo Faro Hotel ou o Itapetinga Hotel – o trajeto de carro até a Pedra Grande demora cerca de 40 minutos, praticamente o mesmo tempo para quem ficar no famoso Bourbon Atibaia Resort, bastante procurado por família com crianças. Outro hotel com ótima estrutura é o Tauá Resort & Conventions Atibaia, que fica a cerca de 50 minutos distante da Pedra Grande.
Você já conhecia a Pedra Grande ou tem vontade de ir visitar em Atibaia? Se já foi para lá, diz pra gente como foi a sua experiência.