logo Melhores Destinos

Fontana di Trevi em Serra Negra – como é o ponto turístico no interior de São Paulo

Aline Martins
03/06/2023 às 7:00

Fontana di Trevi em Serra Negra – como é o ponto turístico no interior de São Paulo

A Fontana di Trevi é um dos monumentos mais belos e conhecidos de Roma. Mas a partir de agora é possível conhecer uma réplica da famosa fonte aqui mesmo no Brasil. O monumento foi inaugurado na cidade de Serra Negra, no interior do estado de São Paulo, a 150 km da capital.

Sem dúvidas, a Fontana di Trevi de Serra Negra já se tornou um novo cartão postal da cidade e renderá muitas fotos aos visitantes. Apesar da ideia causar uma estranheza inicial, vale a pena conhecer pessoalmente e ver sua beleza de perto, confira nossas dicas!

Foto da Fontana di Trevi em Serra Negra durante o dia

Fontana de Trevi em Serra Negra

Fontana di Trevi de Serra Negra

A Fontana di Trevi de Serra Negra foi construída com o propósito de homenagear à cultura italiana, devido à significativa imigração italiana ocorrida na cidade durante o século XIX, além de estimular o turismo do município. 

Com 40% do tamanho da original, ocupando uma área de 370 m², a fonte possui uma altura de 11 metros, medida a partir do espelho d’água, e uma largura de 20,70 metros. Já a original tem 26 metros de altura e 20 metros de largura.

Além disso, ela é composta por 14 esculturas proporcionais às originais, confeccionadas com moldes de silicone e gesso, e finalizadas com um revestimento em fibra de vidro.

Fontana di Trevi em Serra Negra foto a noite

Pessoalmente, fiquei impressionada com a arquitetura imponente e a riqueza de detalhes da fonte. Minha dica é visitar a nova atração turística tanto durante o dia como à noite, quando é iluminada por 15 projetores no espelho d’água e 40 projetores de luz subaquática nas cascatas, proporcionando uma vista deslumbrante aos visitantes.

Como chegar à Fontana di Trevi em Serra Negra

O novo ponto turístico é uma parada obrigatória para quem está visitando a cidade. A Fontana di Trevi de Serra Negra está localizada em uma posição privilegiada em um espaço aberto no centro da cidade, rodeada de muito verde, ao lado da Fonte dos Italianos e próxima à prefeitura, na praça João Zelante.

A praça João Zelante é um espaço muito frequentado pelos moradores locais e visitantes. Rodeada por jardins, bares e restaurantes, é um local perfeito para fazer um passeio tranquilo ou simplesmente apreciar a atmosfera da cidade. Além disso, a praça recebe diversos eventos culturais e festas ao longo do ano.

Estátua humorista Golias em frente a prefeitura de Serra Negra

Prefeitura de Serra Negra, na praça João Zelante.

A atração estará aberta ao público todos os dias, com acesso gratuito. Por sua localização ser em um espaço aberto é facilmente acessível a pessoas de todas as idades e até mesmo aos pets.

Durante os finais de semana, devido ao maior fluxo turístico na cidade, a atração costuma ficar bastante movimentada e com grande número de visitantes. Por outro lado, durante a semana, tende a ser mais tranquilo, uma excelente oportunidade para tirar fotos sem aglomerações.

Fonte dos Desejos: Moedas da Fontana di Trevi

Assim como em Roma, muitas moedas já foram jogadas na fonte. Uma tradição bastante popular é mentalizar um desejo e lançar a moeda na água, porém é preciso jogar a moeda de costas e por cima do ombro para que o pedido seja realizado!

Com o intuito de evitar qualquer tentativa de remoção das moedas e prevenir vandalismo na obra, foram implementadas medidas de segurança na Fontana di Trevi, garantindo vigilância contínua 24 horas por dia.

E um projeto de lei muito interessante, aprovado pela Câmara de Vereadores, determinou que todas as moedas jogadas na fonte serão retiradas através de pesca magnética e destinadas ao Fundo Social de Solidariedade, em prol das famílias em situação de vulnerabilidade.

Serra Negra

Serra Negra é uma charmosa cidade turística situada na Serra da Mantiqueira, que faz parte do circuito das águas paulista e conta com uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, lojas e cafés, além de paisagens naturais deslumbrantes.

placa de serra negra no alto da serra com pôr do sol de fundo

A cidade conta com uma variedade de atividades de lazer, como passeios de teleférico, visita ao mirante Alto da Serra, lojas de malhas e artigos de couro. Com uma atmosfera acolhedora e tranquila, Serra Negra é o destino ideal para quem busca relaxar, curtir lindas paisagens e desfrutar de momentos de descanso.

Hospedagens próximas à Fontana di Trevi

Se está procurando um lugar para se hospedar em Serra Negra, próximo à famosa Fontana di Trevi, existem algumas opções para escolher.

Hotéis em Serra Negra Nota Reserva
Serra Negra Palace Hotel 9,1 Reserve aqui
Hotel Firenze 9,1 Reserve aqui
Hotel da Vince 9,0 Reserve aqui

Uma excelente opção é o Serra Negra Palace Hotel, localizado no centro da cidade. Este hotel oferece um restaurante com vista para a Fontana di Trevi, permitindo que você desfrute da sua beleza enquanto aproveita sua refeição. Além disso, a localização é conveniente, pois você estará a uma curta distância a pé da fonte, facilitando o acesso e possibilitando visitas a qualquer momento.

Outras alternativas de hospedagem próximas à Fontana di Trevi são o Hotel Firenze e o Hotel da Vince. Ambos estão localizados a menos de 5 minutos de caminhada da fonte, o que significa que você pode facilmente explorar e desfrutar dessa atração icônica.

Essas opções de hospedagem estão em localizações privilegiadas, permitindo que aproveite a proximidade da Fontana di Trevi e, ao mesmo tempo, tenha acesso fácil a outras atrações, lojas e restaurantes da região.

Veja também: Como alugar um carro em São Paulo e confira as promoções de passagens aéreas para São Paulo.

O que achou do novo ponto turístico de Serra Negra? Ficou com vontade de conhecer a Fontana de Trevi e fazer o seu pedido?

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção