Beco do Batman: conheça uma das atrações mais descoladas de São Paulo!
Beco do Batman: conheça uma das atrações mais descoladas de São Paulo!
O Beco do Batman, no coração da Vila Madalena, é uma das principais atrações turísticas de São Paulo e atrai milhares de turistas, principalmente os estrangeiros. Entre vielas e travessas, o local atrai paulistanos, turistas e muitos estrangeiros que buscam, na vida boêmia do bairro, se encantar com as cores do grafite e desenhos que se estendem por pequenas ruas, onde o trânsito só é permitido para pedestres.
Nesse post especial saiba como chegar ao Beco do Batman; o que ver e fazer no local em sua próxima visita a São Paulo.
Vale destacar que o Beco do Batman conta com uma curadoria e a cada mês ganha nova obra. Então, algumas artes que você verá nesta reportagem muitas vezes já pode não existir mais, pois elas são apagadas e um novo grafite é feito no local.
Como surgiu o Beco do Batman
O homem morcego, que em 2019 completou 80 anos, apareceu desenhado nas paredes deste beco na Vila Madalena na década de 1980. O super-herói atraiu a atenção de estudantes de arte que começaram a colorir o muros da região com desenhos cubistas e psicodélicos.
Hoje o desenho original não é mais avistado no local já que Beco está em constante mutação com novas pinturas sendo realizadas frequentemente. Os desenhos atuais são feitos por diversos artistas e não seguem nenhum padrão, mas o Batman, que dá o nome ao local, tem grande destaque.
Onde fica o Beco do Batman
O famoso Beco fica no coração do bairro boêmio da Vila Madalena, na Zona Oeste da capital paulista, entre as ruas Medeiros de Albuquerque e Harmonia. Também é possível acessá-lo pela Rua Gonçalo Afonso.
Beco do Batman Interativo
Uma novidade no Beco do Batman é o Beco Expandido, uma experiência artística digital de realidade aumentada. Você aponta a câmera do celular pras obras selecionadas e elas ganham vida! Primeiro você deve baixar o APP, depois pode fazer fotos e vídeos.
A experiência é super legal e divertida. Sempre há surpresas e o grafite “deixa o muro” e tem vida própria. Atualmente são seis obras interativas no Beco do Batman.
Como chegar ao Beco do Batman
Metrô
A melhor maneira de chegar ao Beco do Batman, apesar de não estar muito próximo, é de metrô. As estações Vila Madalena (Linha Verde) e Fradique Coutinho (Linha Amarela) são as mais próximas, cerca de 1,5 km.
Uma caminhada das estações até o Beco leva cerca de 20 minutos. Da Vila Madalena até lá é só descida, difícil é a volta morro acima. Já da Fradique o caminho é mais plano. Veja o mapa completo das linhas de metrô e trem de São Paulo.
Ônibus
Há algumas linhas de ônibus que passam próximo ao Beco. O melhor é buscar ônibus que desça a Rua Cardeal Arcoverde, há linhas que vêm direto da região da Avenida Paulista. Da Cardeal até o Beco é só atravessar o Cemitério São Paulo, infelizmente vele alertar, é mais seguro cruzar pela Rua Horácio Lane do que por dentro do Cemitério. Para conhecer os itinerários dos ônibus consulte a SpTrans.
Transporte por aplicativo x carro
Aos fins de semana a região lota e encontrar um local para estacionar é muito difícil e custa caro. O transporte por aplicativo, como Uber, Cabify e 99, é uma boa saída tanto para deixar o carro em casa quanto para seguir viagem até o Beco após chegar de metrô à região. Você pagará menos de R$ 10 por uma viagem a partir da Estação Vila Madalena até o Beco e cerca de R$ 20 se solicitar o motorista de aplicativo na Avenida Paulista.
Atrações do Beco do Batman
A principal atração no Beco é, claro, os murais de grafites que se espalham pelos muros, casas, bares, etc. Mas a região também abriga todos os fins de semana uma Feira de Artesanato, que se inicia por volta da 9h e vai até às 19h, sábados e domingos. Também rola aos fins de semana música ao vivo.
Ao redor do famoso Beco há muitos bares, cafés, sorveterias e restaurantes, tanto na travessa ou nas Ruas Harmonia e Aspicuelta. A região também abriga várias lojas e galerias de arte. Dá para curtir uma tarde tranquilamente na zona do Beco do Batman e fazer muitas fotos!
Quando ir ao Beco do Batman
O Beco do Batman é uma área pública e pode ser visitado a qualquer horário e dia da semana. Para quem quer tirar boas fotos e conhecer tranquilamente o local, o melhor é ir pelas manhãs durante os dias úteis da semana. Mas se você busca agito, a sua pedida é o fim de semana principalmente à tarde.
Evite dias propensos às chuvas fortes/tempestades. Há registros de alagamentos na Rua Harmonia.
Beco do Batman é seguro?
O local recebe muitos turistas e sempre está movimentado, mas, como em qualquer lugar de uma grande metrópole, não é bom dar bobeira. Cuidado com câmeras e celulares!
Confira nosso vídeo com mais dicas do que fazer de graça em São Paulo:
Leia também:
E você, já esteve no Beco do Batman? Tem mais dicas para aproveitar sua visita ao local? Participe nos comentários! Não deixe de ler nosso Guia de São Paulo com as principais atrações e dicas sobre a capital paulista!