logo Melhores Destinos

Carnaval 2022: dicas de destinos para viajar e como estão os principais eventos do país

Monique Renne
13/08/2021 às 17:27

Carnaval 2022: dicas de destinos para viajar e como estão os principais eventos do país

O Carnaval 2022, que acontecerá nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira) e 01 de março (terça-feira), promete ser um dos feriados mais festejados dos últimos tempos. Com o avanço da vacinação em todo o Brasil, já é possível começar a ter esperança de que poderemos botar o nosso bloco na rua durante o carnaval. Os eventos, festas, desfiles e blocos do Carnaval 2022 já foram em grande parte cancelados. Mas isso não é motivo para desanimar! O feriado segue firme e você poderá aproveitar o carnaval para relaxar. E como carnaval é altíssima temporada, é bom se programar. Logo logo as passagens aéreas irão subir de preço e as hospedagens estarão caríssimas. Sendo assim, garanta o seu lugar no dia do carnaval.

Como nem só de foliões vive o carnaval, a dica de se organizar com antecedência vale para quem pretende aproveitar o mais disputado dos feriados 2022 para descansar. Apesar de cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife e São Paulo serem muito procurados no carnaval, vale pensar em destinos fora do comum para fugir do movimento e curtir também sem aglomerar. Fique ligado no calendário do Carnaval 2022, escolha a sua fantasia (ou um bom destino para descansar) e esteja preparado para quando a festa começar.

Carnaval 2022

Carnaval de Olinda. Foto: Passarinho/ Prefeitura de Olinda

Carnaval 2022

Em 2022, o feriado do carnaval acontecerá nos dias 28 de fevereiro e 01 de março, segunda e terça-feira. Para quem pretende emendar o final de semana do feriado prolongado, o carnaval começará dia 26 de fevereiro (sábado) e seguirá até 01 de março (terça-feira). Lembrando ainda que a quarta-feira de cinzas é ponto facultativo até 14h, o que garante um pouquinho mais de folga. Vale dizer que o carnaval não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Ainda que o feriado do carnaval não seja nacional, a folga está garantida em todo o país.

Carnaval 2022 Data
Sábado de carnaval 26/02
Domingo de carnaval 27/02
Segunda-feira de carnaval 28/02
Terça-feira de carnaval 01/03
Quarta-feira de cinzas 02/03

Como estão os principais eventos do calendário do Carnaval 2022

Confira como está a situação do Carnaval 2022 nas principais cidades do Brasil onde há grandes eventos. Vamos acompanhar a situação do carnaval nos destinos mais populares e manteremos este post atualizado com qualquer nova informação sobre os eventos que serão cancelados ou confirmados no Carnaval 2022. Se você não está esperando pela festa, mas aguarda ansioso a oportunidade de viajar, confira adiante algumas dicas de destinos para relaxar no Carnaval 2022.

Carnaval 2022 no Rio de Janeiro

O Carnaval 2022 dos blocos de rua no Rio de Janeiro – que tinha previstos desfiles de 500 blocos entre 27 de janeiro a 6 de março de 2022 – está cancelado. Já o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro no Carnaval 2022 tem data prevista para os dias 25 e 26 de fevereiro, com desfiles do grupo de acesso; e 27 e 28 do mesmo mês com as apresentações das escolas de samba do grupo especial. No dia 5 de março acontece o desfile das escolas de samba campeãs. Os camarotes dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro começaram a ser vendidos em pré-reserva, mesmo sem confirmação da realização do evento.

Atualizado em 04 de janeiro de 2022

Carnaval 2022 Rio de Janeiro

Carnaval do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação Liesa

Carnaval 2022 em São Paulo

A Prefeitura da cidade de São Paulo ainda não cancelou os desfiles dos blocos de rua no Carnaval 2022, porém entidades que representam mais de 250 blocos de rua em São Paulo se manifestaram contrárias aos desfiles de blocos e declararam que não sairão no carnaval. Por enquanto, o desfile das escolas de samba de São Paulo segue confirmado.

Atualizado em 05 de janeiro de 2022.

Carnaval 2022 em Salvador

A cidade de Salvador não terá programação oficial no Carnaval 2022. Os eventos de rua estão cancelados. A medida foi adotada também pelo Governador da Bahia, sendo assim, os eventos públicos estão cancelados em todo o estado.

Atualizado em 04 de janeiro de 2022.

Carnaval 2022 em Pernambuco

As cidade de Olinda e Recife cancelaram os desfiles dos blocos de rua no Carnaval 2022. Com isso, tradicionais blocos como O Homem da Meia-Noite, Galo da Madrugada e outros não farão desfiles em 2022.

Atualizado em 05 de janeiro de 2022.

Carnaval 2022 em Ouro Preto

Os eventos do Carnaval 2022 em Ouro Preto estão cancelados, entre eles os tradicionais blocos de rua e as festas nas repúblicas.

Atualizado em 04 de janeiro de 2022.

Para onde viajar no Carnaval 2022

1 – Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

É difícil pensar em carnaval e não lembrar do Rio de Janeiro. E a cidade é boa pedida de viagem tanto para quem deseja se jogar nas festas de carnaval (se elas acontecerem) quanto os que pretendem só curtir e relaxar diante do mar. Para quem está pensando em passar alguns dias na Cidade Maravilhosa, vale conferir nossas dicas de o que fazer no Rio de Janeiro. Se o seu desejo for relaxar, não perca a chance de ir às melhores praias do Rio de Janeiro! Para quem quer fugir das aglomerações, o melhor é procurar as praias da Zona Oeste, onde estão paraísos como a PrainhaPraia da Reserva e Grumari. Confira o nosso Guia do Rio de Janeiro para mais dicas!

2 – Salvador, Bahia

Salvador e carnaval estão intimamente ligados e a capital baiana estará esperando de braços abertos por você, tendo ou não bloco no Carnaval 2022! Aproveite os dias na capital baiana para se divertir, mas também para explorar os belos museus, igrejas e monumentos históricos da cidade. Pertinho de Salvador, a Praia do Forte merece um passeio de um dia inteiro, mas bom mesmo é se hospedar uns dias por lá para aproveitar os diversos resorts da região. Se você quer descansar em terras baiana, confira as dicas de hotéis para relaxar perto de Salvador.

3 – São Paulo, São Paulo

Não falta o que fazer em São Paulo e a boa notícia é que muitas atrações da cidade são gratuitas! É uma ótima alternativa para quem está com orçamento apertado, mas ainda assim deseja viajar no Carnaval 2022. E a boa notícia é que as passagens aéreas para São Paulo costumam ter preços bem acessíveis, até porque há voos a partir de todo o Brasil.

Nos feriados, mesmo no Carnaval, São Paulo se torna ainda mais interessante. A cidade fica um pouco mais vazia, os atrativos menos disputados e o trânsito bem mais tranquilo. São Paulo é repleta de museus, parques e restaurantes maravilhosos! E tem tanta coisa para fazer em São Paulo, que você nem precisa sair da Avenida Paulista para curtir 4 dias de carnaval por lá!

4 – Recife e Olinda, Pernambuco

Recife e Olinda, as duas vizinhas pernambucanas, formam um dos melhores e mais disputados circuitos do carnaval no Brasil. E mesmo se não houver festa no carnaval, elas serão boas pedidas para sentir um pouquinho do clima sempre animado da região. A Embaixada dos Bonecos Gigantes expõe os famosos bonecos criados para participar do carnaval nas duas cidades. Vale também conhecer o Paço do Frevo, voltado para o ritmo e dança que embala os foliões no Recife.

Quem gosta de centros urbanos repletos de atrações tem grandes chances de se apaixonar pelo Recife. Já Olinda tem um dos centros históricos mais famosos do país e igrejas que são verdadeiras obras-primas. Fora da parte antiga da capital pernambucana, há ainda o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Brennand, que ficam na Várzea e são boas opções de passeios ao ar livre.

Carnaval 2022 Recife Olinda

Paço do Frevo / Foto: Visit Recife

5 – Península de Maraú, Bahia 

Barra Grande, na Península de Maraú, tem atrações incríveis para dias de descanso à beira-mar, entre elas as piscinas naturais da Praia de Taipu de Fora, o pôr do sol inesquecível da Ponta do Mutá e a (quase) secreta Praia de Algodões. Impossível não se apaixonar por cada faixa de areia de Barra Grande, um dos mais lindos destinos entre as praias da Bahia e que, certamente, vale a sua visita no Carnaval 2022. A região de Barra Grande costuma atrair festas animadas, mas sempre é possível encontrar uma faixa de areia deserta por lá.

Parte da região conhecida como Costa do Dendê, Barra Grande é cercada ainda por outros paraísos. Se houver tempo disponível, vale fazer um passeio para as ilhas da região e até esticar a viagem até a maravilhosa região de Itacaré.

6 – Pipa, Rio Grande do Norte

A Praia da Pipa é o tipo de destinos que agrada a todos os públicos: desde os que buscam badalação para o Carnaval 2022 até os que estão mais dispostos a curtir a tranquilidade da vida à beira-mar. Por lá, os visitantes são convidados a passar o dia nas diversas praias, fazer passeios de buggy ou barco, curtir o pôr do sol na Lagoa Guaraíras e a noite do badalado centrinho. Entre as melhores praias de Pipa está a Baía dos Golfinhos, onde, de fato, será fácil ver golfinhos nadando bem perto da faixa de areia. Aproveite para curtir Pipa no Carnaval!

Carnaval 2022 na Pipa

Praia da Baía dos Golfinhos, em Pipa. Foto: Gustavo Mitilene Cordeiro

7 – Parque Beto Carrero World e arredores, Santa Catarina

O Parque Beto Carrero World é uma excelente pedida para se divertir no Carnaval 2022 sem precisar necessariamente ir a um grande evento, desfile de escola de samba ou bloco de carnaval. Os dias no parque darão conta de garantir a felicidade de toda a família. E a boa notícia e que nos arredores do Beto Carrero é possível ainda conhecer diversos destinos.

Pertinho do Beto Carrero, Blumenau é uma ótima alternativa para se divertir e, de quebra, fugir de lugares muito movimentados. Visitar Blumenau é estar em contato direto com a cultura germânica, que se mostra não só nos canecos de chope, mas também na culinária típica e na arquitetura enxaimel, ainda presente em alguns pontos da cidade e arredores, como a pequena Pomerode, considerada a cidade mais alemã do Brasil. Nos outros dias do carnaval, vale investir em visitas às simpáticas cidades da Rota do Enxaimel ou ainda nas praias de Santa CatarinaBalneário Camboriú. Veja aqui como comprar seu ingresso para o Beto Carrero com desconto e já garantir a diversão com economia!

8 – Maceió, Alagoas

Um dos melhores destinos do nordeste para curtir o verão, Maceió tem a facilidade de ter a estrutura de uma capital, mas um clima amistoso de cidade pequena. Ideal para o Carnaval 2022. O litoral da cidade é um dos mais bonitos do Brasil e as praias possuem um esverdeado lindo! A partir de Maceió é possível fazer vários passeios para diferentes praias do litoral, cada uma delas com seu charme.

Maragogi, a 124 km de Maceió é uma ótima pedida para quem busca sossego e lindas piscinas naturais. Já São Miguel dos Milagres é o destino certo para botar o pé na areia e relaxar em um mar piscininha durante o Carnaval 2022. Não deixe também de conferir a Praia de Japaratinga, distante apenas 100 km de Maceió e considerada uma das melhores praias do Brasil!

9 – Caraíva, Bahia

Não faz muito tempo que Caraíva ganhou luz elétrica e até hoje as ruas seguem todas de areia. Por lá não entram carros, as pousadas são pequenas e o charme ainda é a sensação de estar em um destino que parou no tempo. Caraíva não é pra quem busca luxo, mas certamente é para quem procura um dos melhores destinos da Bahia para ser feliz e folgar no Carnaval 2022.

Em Caraíva, os turistas dividem o tempo entre o mar e o Rio Caraíva. E a ponta de areia onde acontece o encontro dos dois é chamada de Praia da Barra. Essa é a principal praia de Caraíva e onde grande parte dos visitantes passa o dia. No encontro do rio com o mar pescadores oferecem bebidas, peixe fresco e petiscos para passar o dia de sol. Escolha a sua cadeira e relaxe, seja na água doce ou salgada. O pôr do sol na Praia da Barra é um dos mais lindos espetáculos de Caraíva e certamente irá recarregar as energias para pular o carnaval do próximo ano.

Praias da Bahia

10 – Vitória, Espírito Santo

Se você nunca pensou em visitar Vitória, que tal investir no destino para curtir o Carnaval 2022? A ilha que é capital capixaba ainda é pouco explorada e surpreendente quem tem a chance de descobri-la! A cidade reúne bons restaurantes, oferece ótimos passeios ao ar livre e tem agradáveis parques. Um dos seus grandes diferenciais é estar no litoral, mas também oferecer o charme das montanhas a menos de 2h de percurso. Cercada por cidades com lindas praias, como Guarapari, Vila Velha e Serra, Vitória é uma cidade com toda a estrutura de uma capital, mas um certo charme interiorano. Não saia da cidade sem experimentar uma boa moqueca!

11 – São Sebastião, Litoral Norte – São Paulo

São Sebastião é um dos destinos mais famosos do Litoral Norte de São Paulo e está a apenas 200 km da capital. Localizada entre a serra e o mar, São Sebastião é o destino perfeito para entrar no clima de descanso e relaxar no Carnaval 2022. E não faltam faixas de areia para curtir em São Sebastião, a começar por Juquehy e Maresias, dois dos principais destinos entre as praias de São Paulo. São Sebastião costuma ser muito procurada no carnaval, especialmente pelos moradores do estado, por isso é importante se organizar para não pagar preços altos demais em hospedagem. Na dúvida de onde ficar? Veja 18 hotéis e pousadas incríveis para relaxar no Litoral Norte de São Paulo!

12 – Vale do Pati, Chapada Diamantina – Bahia

Quer fugir completamente do movimento do Carnaval 2022? Faça o Pati! Conhecido como um dos trekkings mais bonitos do Brasil, o Vale do Pati atrai os viajantes que buscam contato mais direto e profundo com a imensidão da Chapada Diamantina. A região do Vale do Pati é desafiadora, linda e tem mesmo uma energia inexplicável. Só mesmo em uma imersão na experiência de “fazer o Pati” para ter a dimensão de quão transformadora é essa viagem. Os roteiros mais comuns pelo Vale do Pati seguem percursos de três a cinco dias, ideal para uma viagem no carnaval.

No Pati, não há estradas para automóveis e por lá a única maneira de circular é a pé. Quando falamos do Pati, estamos tratando de um lugar bastante remoto, onde pouco mais de uma dezena de famílias vivem e recebem os turistas que chegam para a viagem. É na casa dessas famílias que os turistas se hospedam, tomam banho e fazem as refeições. A energia é bem limitada e muitas vezes de placa solar, mas sempre há uma tomada para carregar os eletrônicos. Ideal para se desconectar do mundo e recarregar as baterias (ao menos as suas).

carnaval 2022

13 – Icaraí de Amontada, Amontada – Ceará

A Praia de Icaraí de Amontada, localizada entre Fortaleza e Jericoacoara, é um paraíso recheado de bons ventos, kitesurfistas e muita tranquilidade para passar o Carnaval 2022. Chamada pelos íntimos de Icaraizinho, essa praia do Ceará promete despontar entre os mais belos destinos do estado e também do Brasil, mas ainda se mantém tranquila, mesmo em dias de grande folia.

Parte da rota do sol poente, Icaraizinho de Amontada presenteia os turistas com entardeceres espetaculares. O cenário é sempre decorado por coqueiros, lindo mar e muitos atletas das ondas (especialmente de agosto a novembro, quando os ventos sopram na medida certa), que sempre descobrem as pequenas porções de paraíso antes de todo mundo, como foi com Jeri. Icaraí de Amontada está em uma vila de pescadores ainda rústica e cheia de pousadas charmosas de frente para o mar. Destino ideal para relaxar sem se preocupar!

carnaval 2022 na praia

Praia de Icaraí de Amontada. Foto: De Praia Brasil

14 – Vale dos Vinhedos, Rio Grande do Sul

Vale dos Vinhedos é o lugar perfeito para quem quer viajar e fugir do Carnaval 2022. Famoso pela produção de vinhos e espumantes, o Vale dos Vinhedos engloba uma rota rural que abrange três municípios gaúchos: Monte Belo do Sul, Garibaldi e Bento Gonçalves, cidade onde se encontra a maior parte do roteiro turístico. Um passeio pelo Vale dos Vinhedos inclui paisagens fotogênicas e uma imersão à cultura dos imigrantes italianos, só não inclui a folia de carnaval.

Em todas as vinícolas é possível fazer degustação e em algumas delas os visitantes podem optar por passeios guiados pelas cavas. Você poderá conhecer todo o processo até o vinho estar pronto e ainda degustar alguns rótulos in loco! Ah! E vinícolas como a Casa Valduga, Miolo e Salton oferecem curso de degustação de aproximadamente duas horas. Ótimo para relaxar e sair do carnaval mais feliz e cheio de novos conhecimentos!

vale dos vinhedos

15 – Cânions dos Aparados da Serra, Santa Catarina

A paisagem que cerca os Cânions dos Aparados da Serra, em Praia Grande, é uma boa opção para quem deseja relaxar no feriado de carnaval. Poder apreciar a beleza do lugar já é motivo para te levar até lá, imagina então poder passar o Carnaval 2022 em um sobrevoo de balão! Vale ir de galera e até fazer uma folia no alto ou ir de casal, para transformar o momento do carnaval em uma festa romântica. Depois do voo, escolha uma das muitas pousadas incríveis em Praia Grande, com direito a hidromassagem, vista para as montanhas e lareira para emendar a festa de carnaval, mesmo que seja particular.

Carnaval 2022 na serra

Morada dos Canyons


Você pretende viajar no carnaval? Conte pra gente o seu destino e deixe nos comentários as suas dicas para o Carnaval 2022!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção