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Como é voar com a Azul direto do Brasil para Curaçao, no Caribe

Como é voar com a Azul direto do Brasil para Curaçao, no Caribe

CNF Belo Horizonte
CUR Willemstad
8786
Avião Airbus A320neo
Classe Econômica
Poltrona 26A
Data 19/08/2023
Partida 13:18
Chegada 18:08
Duração 5:49
Por
31/10/2023 às 16:48

Embarcamos rumo ao Caribe em um voo direito do Brasil para Curaçao. A nova rota, operada pela Azul Linhas Aéreas, tem saída do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins e a frequência é de duas vezes por semana na alta temporada. O voo parte do Brasil aos sábados e quartas-feiras, com retorno de Willemstad, capital de Curaçao, aos domingos e quintas-feiras. A expectativa, com o sucesso da nova rota, é que aumente a frequência dos voos. A Azul já anunciou novos horários para a alta temporada de feriados, por isso fique atento às promoções de passagem aérea e garanta a sua viagem.

Curaçao é um destino incrível, repleto de belas praias e muita cultura. A oportunidade de fazer um voo direto do Brasil para uma das mais belas ilhas do Caribe é mesmo imperdível. Por isso nós fomos conferir como é voar direto do Brasil para Curaçao. Vem com a gente nesse voo!

Como é voar com a Azul para Curaçao

Chegada do voo a Curação

Compra da passagem aérea

Viajamos do Brasil rumo a Curaçao a convite da Azul Linhas Aéreas e do Turismo de Curaçao. As passagens foram emitidas pela companhia aérea, por isso não precisamos realizar a compra. O meu voo tinha partida de Brasília, com conexão em Confins, onde eu pegaria o voo direto para Willemstad, em Curaçao.

Vale dizer que na semana da viagem publicamos uma ótima promoção de passagens para Curaçao, com emissão do trecho por 30 mil pontos TudoAzul. Dias depois, encontramos passagens aéreas para Curaçao a partir de R$ 2.155 saindo de Belo Horizonte em voo direto ou R$ 2.208 de São Paulo e outras cidades com conexão em BH. O voo da Azul para Curaçao não tem classe executiva, apenas econômica e economy xtra.

Documentação necessária antes do embarque para Curaçao

Quem embarca do Brasil rumo a Curaçao precisa estar atento à documentação necessária para a viagem. Além do passaporte válido por todo o período da estadia, brasileiros que visitam o país precisam apresentar o comprovante de vacina da febre-amarela. Outro documento necessário antes do embarque é o formulário de imigração, disponível online e com preenchimento obrigatório.

Veja os principais requisitos para embarque rumo a Curaçao:

  • Passaporte com validade até o fim da viagem (brasileiros não precisam de visto para viajar a Curaçao e podem permanecer por até 90 dias);
  • Comprovante de vacina da febre-amarela;
  • Todos os viajantes estrangeiros devem preencher o Cartão de Imigração Digital online até 7 dias antes da partida;
  • Comprovante de retorno (passagem aérea de volta);
  • Comprovante do motivo da viagem (se for a turismo, vale a reserva do hotel);
  • Você deve ter dinheiro o suficiente para sua estadia e outras despesas. Ao se hospedar em um hotel, são exigidos aproximadamente 150 dólares por pessoa/ dia;
  • Seguro médico ou seguro de viagem que cubra despesas médicas.

Check-in

O voo direto da Azul rumo a Curaçao tem partida do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins. Como eu estava em Brasília, minha passagem foi emitida com conexão, ou seja, seriam dois voos até o Caribe (BSB-CNF e CNF-CUR). A nossa avaliação neste post é sobre o voo direto de Confins a Curaçao, no entanto, é importante falar também sobre a conexão, já que ainda em BSB passei por trâmites referentes à viagem internacional. Se você não mora em Minas Gerais, a chance é grande de também precisar fazer uma conexão para chegar a Curaçao. Por isso fique atento!

Dias antes do embarque, assim que a passagem foi emitida, já entrei no aplicativo da Azul, cadastrei o meu voo e consegui selecionar os assentos para os dois voos. O check-in online ainda não estava aberto, por isso foi preciso aguardar até mais perto da data do voo.

Como eu já estava com assentos selecionados, não me apressei em realizar o check-in e fiz a primeira tentativa apenas na véspera da viagem. E a primeira, segunda, terceira e quarta tentativas foram frustradas. Todas deram erro e não foi possível realizar o check-in online e nem incluir uma bagagem. Restava então o trâmite ao vivo no aeroporto.

O meu check-in foi realizado no Aeroporto Internacional de Brasília, de onde partiria o meu primeiro voo. Não esperei muito na fila e logo fui atendida. Para a minha surpresa, apesar de ainda estar no aeroporto de embarque da conexão doméstica, já fui cobrada sobre o comprovante de vacina, a passagem de retorno (que não apareceu imediatamente no sistema) e o Cartão de Imigração Digital já preenchido. Apresentei todos os documentos solicitados e logo eu já estava com o cartão de embarque impresso em mãos e também no aplicativo, o que permitiu já adicionar à carteira digital do celular.

A minha mala foi despachada em Brasília e seguiria direto para Curaçao, sem necessidade de ser retirada e despachada novamente em Confins.

Como eu ainda tinha um tempinho livre, tomei um café da Sala VIP Ambaar e aguardei até o horário do embarque. O meu voo de Brasília para Confins partiu no horário (eu voei com bastante tempo de antecedência para o voo de Curaçao) e deu até para ver o nascer do sol antes de entrar na aeronave.

Embarque e decolagem

Como eu cheguei muito cedo ao Aeroporto de Confins, o acesso para o embarque internacional ainda estava fechado, tanto para quem estava em conexão quanto para quem embarcaria no aeroporto. Fui informada que a área de embarque internacional seria aberta apenas 2h antes do voo. Vi que o voo de Curaçao já estava na tela de embarque, com portão definido e horário confirmado. Como eu não precisava pegar a mala e despachar novamente, só me restava aguardar.

Aproveitei o tempo livre para conferir como estava o movimento do check-in no balcão da Azul no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Para minha surpresa, não havia fila. Imagino que grande parte dos passageiros do voo tenha feito conexão, assim como eu, por isso o movimento tão pequeno no check-in.

Às 11h da manhã o acesso à área internacional do aeroporto foi aberto. Passei pelo controle de segurança, guichê da Polícia Federal e logo eu já estava na sala de embarque internacional. Como ainda tinha um tempinho até o voo, dei uma olhadinha rápida no free shop e aproveitei para relaxar na sala VIP Ambaar e garantir um lanchinho antes da decolagem.

Sala VIP Ambaar

O embarque do voo foi iniciado faltando meia-hora para a decolagem e eu entrei na aeronave logo no início do processo, autorizada pela tripulação, para fazer as imagens da cabine. Com isso, não assisti a todo o processo de embarque dos outros passageiros. Pelo que acompanhei, o procedimento foi bem tranquilo e sem incidentes. A aeronave decolou às 13h18 rumo às águas do Caribe, com 18 minutos de atraso.

Cabine

O voo da Azul rumo a Curaçao é operado na aeronave Airbus A320neo, com corredor único, configuração de poltronas 3-3 e capacidade total para 174 passageiros. O voo não tem classe executiva, apenas a classe Economy Xtra, disponível nas primeiras cinco fileiras e também nas saídas de emergência da aeronave. Não são muitos assentos disponíveis para a Economy Xtra (que tem cerca de 10 cm a mais de espaço entre as poltronas), portanto, se você prefere viajar com um pouco mais de conforto, é importante reservar o assento com antecedência (custo extra).

Acima dos assentos, o espaço para bagagem foi suficiente para todas as malas de mão dos passageiros. Não houve confusão e todos conseguiram acomodar os pertences.

Assento e amenidades

O meu assento, na poltrona 26A, era na classe econômica. Apesar de preferir sentar no corredor, garanti a janela para poder registrar as imagens do mar do Caribe na chegada a Curaçao. Mesmo sendo um voo em classe econômica, achei o espaço entre as poltronas razoável. Tudo bem que eu tenho 1,56m de altura, o que sempre ajuda nos voos em classe econômica, rs. Os assentos contam também com apoio de pescoço, o que garante um conforto extra e a sonequinha sem incomodar o vizinho.

Ao chegar ao meu assento no voo, já encontrei travesseiro e coberta à disposição. Na poltrona da aeronave há entrada USB, entrada para fone de ouvido e ainda tomada universal para carregar eletrônicos. No início do voo foi distribuído fone de ouvido, mas o meu não funcionou e acabei usando um que já estava na bolsa (do voo anterior também da Azul).

Banheiro

Estão disponíveis banheiros na parte dianteira e traseira da aeronave. Durante o voo fui ao banheiro três vezes e em todas o ambiente estava limpo. No banheiro havia disponível papel higiênico, lenço de papel, sabão para higienização das mãos e protetor para assento sanitário.

Entretenimento de bordo

Todos os assentos da aeronave contam com tela individual touchscreen. A resolução é ótima e permite assistir confortavelmente aos filmes e seriados e disponíveis no menu. Eu, confesso, não achei a variedade de filmes tão boa. Havia poucos lançamentos, a TV ao vivo não estava funcionando e acabei optando pelo clássico John Wick 4: Baba Yaga. Pode rir! Eu tinha voltado de Paris recentemente e queria rever algumas imagens da cidade.

Confesso, não assisti nem dez minutos do filme, mas foi por uma boa causa: o Wi-Fi disponível no voo estava voando na mesma velocidade da aeronave e era possível assistir aos stories do Instagram do Melhores Destinos e acompanhar tudo o que rolava na internet. Certamente o ponto alto do entretenimento deste voo da Azul, já que o Wi-Fi é rápido, ilimitado e gratuito. Além do entretenimento na tela e do Wi-Fi, os passageiros contavam com a revista de bordo da Azul que tinha como tema de capa a maravilhosa capital João Pessoa.

Ah! Vale ressaltar que na programação da tela também está disponível o mapa do voo. E foi graças a ele que puder acompanhar o momento exato que a aeronave sobrevoou o rio Amazonas, proporcionando um dos mais belos cenários da viagem.

Aeronave rumo a Curaçao sobrevoando o rio Amazonas

Serviço de bordo

O serviço de bordo do voo da Azul para Curaçao é bem simples, mas compatível com o tempo do voo. Vale ressaltar que o voo começa bem no horário do almoço, sendo muito provável que os passageiros estejam com fome na hora do embarque. Se você faz a linha glutão, é bom garantir um lanchinho extra antes de entrar na aeronave, já que a refeição servida não é completa.

Durante a nossa viagem, o serviço de comida começou a ser realizado pouco antes de uma hora de voo. No cardápio estavam disponíveis dois tipos de sanduíche. O primeiro era um pão australiano com recheio de pasta de frango, requeijão, queijo muçarela e salada. Já a opção vegetariana era pão de leite recheado com cream cheese, geleia de damasco, queijo provolone e alface. Eu escolhi o primeiro sanduíche e achei saboroso, mas bem simples e pouco recheado. Além dos sanduíches, no cardápio era servida uma salada básica, salgado folhado e mousse de limão, que estava surpreendentemente delicioso. De verdade!

Como opções de bebida foram oferecidos água, refrigerantes (guaraná, coca-cola normal, coca-cola zero), sucos (laranja e uva), vinhos branco e tinto, além de cerveja da marca Stella Artois.

Após a metade do voo, os comissários voltaram com o serviço de bordo para oferecer os tradicionais petiscos da Azul. Foram servidos amendoim e goiabinha, o que ajudou a aplacar a fome que já batia à porta neste momento.

A Azul ganhou muitos pontos neste voo pelo ótimo atendimento da equipe de comissários de bordo. Todo o serviço foi bastante simpático e eficiente, sem nenhum incidente durante o trajeto. O embarque foi rápido e o serviço sem intercorrências graves.

Pouso e desembarque

Pouco depois das 18h começamos a avistar o mar azul de Curaçao. O tempo estava um pouco nublado, mas foi possível ver a intensidade da cor da água que nos esperava nos próximos dias de viagem. O pouso aconteceu às 18h08, com apenas oito minutos de atraso. Foi um pouso seguro, bastante tranquilo e sem intercorrências.

O desembarque, apesar de ter sido realizado sem ordem definida, foi rápido. Logo eu já estava passando pela imigração, pegando a minha bagagem na esteira (sempre um alívio quando ela chega) e botando os pezinhos no paraíso de Curaçao.

Programa de fidelidade

O programa de milhas da Azul é o TudoAzul, que permite o acúmulo de pontos em viagens com a companhia aérea, compras com parceiros ou pelo cartão de crédito emitido em parceria com a Itaucard. A Azul não faz parte de alianças com outras companhias aéreas, por isso todos os pontos são acumulados apenas no Tudo Azul. Como a viagem do Brasil para Curaçao foi realizada com bilhetes emitidos pela própria Azul, não houve pontuação no programa de fidelidade TudoAzul.

Vale ressaltar que o Tudo Azul ganhou o título de Melhor Programa de Milhas Nacional no Prêmio Melhores Destinos de 2022. A Azul ainda conseguiu fazer a dobradinha no Prêmio MD, já que além do melhor programa de milhas nacional, também levou a categoria melhor companhia aérea nacional pelo quarto ano consecutivo.

Nossa avaliação final

E você? Já embarcou com a Azul rumo a Curaçao? Conte pra gente como foi a sua experiência e ajude outros viajantes! E se estiver programando uma viagem para esse destino incrível, confira nossas dicas de onde ficar em Curaçao!

Nota final.

Azul

Belo Horizonte - Willemstad

Voo 8786

8,6
Embarque 10
Assento 9
Entretenimento 8
Amenidades 7
Equipe 10
Fidelidade 8