logo Melhores Destinos

O melhor programa de milhas nacional – confira o vencedor do Prêmio Melhores Destinos 2022

Bruno Rocha
04/03/2023 às 7:00

O melhor programa de milhas nacional – confira o vencedor do Prêmio Melhores Destinos 2022

Uma disputa bem apertada. Foi assim que os nossos leitores definiram qual é o melhor programa de milhas nacional. Na votação do Prêmio Melhores Destinos 2022, o título ficou com o TudoAzul, mas com uma diferença menor do que 0,3 ponto para a segunda colocada, Smiles.

Em terceiro lugar, ficou o Latam Pass, que até tentou reformular seu programa, com novos benefícios, mas não conseguiu incomodar as duas primeiras. O resultado repetiu o de 2019, última edição do Prêmio, que não aconteceu nos dois últimos anos.

TudoAzul foi eleito o melhor programa de milhas nacional no Prêmio Melhores Destinos 2022

Cada leitor avaliou apenas os programas que utiliza, dando notas a seis quesitos: acúmulo de pontos, emissão de passagens, promoções, atendimento, categorias & benefícios e estabilidade. O campeão TudoAzul teve a maior nota média em todos eles.

A Azul ainda conseguiu fazer a dobradinha no Prêmio MD, já que além do melhor programa de milhas nacional, também levou a categoria melhor companhia aérea nacional pelo quarto ano seguido.

A avaliação do Prêmio Melhores Destinos foi feita integralmente pelos nossos leitores, sendo possível apenas um voto por CPF. O resultado não reflete, necessariamente, a opinião dos editores do MD.

 

1° lugar – TudoAzul

Apesar do título, a nota final do TudoAzul diminuiu em comparação com a última edição do Prêmio. O melhor programa de milhas nacional ficou com média de 6,675, quase 1,2 ponto a menos na comparação com 2019.

A maior nota foi no fator acúmulo de pontos, em um empate técnico com a Smiles (7,06 contra 7,03). Nos demais fatores, o TudoAzul conseguiu uma média superior a 6 em todos eles. Uma redução significativa em atendimento chamou atenção. Três anos atrás, o quesito foi avaliado com nota média de 8,2, e agora está abaixo de 7.

Notas à parte, o que vinha pesando contra o programa de milhas da Azul, agora parece estar jogando a favor. O sistema Interline, em que é possível resgatar passagens internacionais com companhias parceiras, melhorou bastante, tanto em oferta quanto em estabilidade. As tarifas, inclusive, foram reduzidas recentemente, mas após o início do período de votação do Prêmio Melhores Destinos.

LEIA MAIS:

A limitação de CPF’s para uso dos pontos já não é nenhuma novidade, mas certamente fez cair a nota do TudoAzul, já que em 2019 a votação aconteceu antes da alteração do regulamento.

2° lugar – Smiles

Pela terceira edição consecutiva, a Smiles ficou com o segundo lugar na categoria. O programa de milhas da Gol segue inundando o mercado com milhas por meio de cupons para compra de pontos com até 80% de desconto e promoções de compras no varejo e de transferências bonificadas.

Talvez isso explique o quesito com maior nota: acúmulo de pontos, com 7,030, que por pouco não superou a nota do campeão TudoAzul nesse fator.

Smiles ficou com o segundo lugar entre os programas de milhas nacional, tendo sua maior nota no quesito Acúmulo de Pontos

Por outro lado, como consequência dessa grande quantidade de milhas circulando, os resgates com Smiles também deram um grande salto no último ano. Não são raros resgates de trechos domésticos por mais de 50, 60 mil milhas, e internacionais superando os 100, 120 mil pontos.

Porém, foi em “Categorias & Benefícios” que a Smiles teve a menor nota: 6,060. Aparentemente os leitores não viram muita vantagem em ter o status Diamante no programa.

3° lugar – Latam Pass

O Latam Pass parece que vem perdendo seu encanto, e ficou com o terceiro lugar nessa edição do Prêmio Melhores Destinos entre os programas nacionais de milhas, com nota final média de 5,80. É o único na disputa que terminou com nota abaixo de 6.

Latam Pass ficou no terceiro lugar entre os melhores programas de milhas nacionais, sendo o único com nota média final abaixo de 6

O programa da Latam até vem fazendo algo de diferente, passando por uma pequena reformulação no final do ano passado, mas não foi o suficiente para reverter a votação nesta edição do Prêmio, talvez por ainda ser pouco tempo para avaliar as mudanças.

LEIA MAIS:

O que mais chamou atenção foram as notas baixas dadas a praticamente todos os quesitos. Dos seis avaliados, o Latam Pass teve nota acima de 6 apenas em acúmulo de pontos e emissão de passagens (6,20 e 6,12, respectivamente). Nos demais, apenas notas abaixo da média.

Confira as notas de cada programa em todos os quesitos:


Parabéns ao TudoAzul, que conquistou mais uma vez o título como o melhor programa de milhas nacional, e aos outros concorrentes, que tiveram seus pontos positivos avaliados e também terão a oportunidade de reavaliar aquilo que os usuários estão não estão achando tão bom assim.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção