logo Melhores Destinos

Melhor companhia aérea do Brasil: confira a vencedora do Prêmio Melhores Destinos 2022!

Cleverson Lima
27/02/2023 às 8:46

Melhor companhia aérea do Brasil: confira a vencedora do Prêmio Melhores Destinos 2022!

Vai que é sua, Azul! Tal qual Galvão Bueno na final da Copa de 94, a aérea pode soltar o grito de É TETRAAA, É TETRAAAAA! Pela quarta edição consecutiva, a Azul é a campeã do Prêmio Melhores Destinos na categoria que perguntou aos leitores do Melhores Destinos qual a melhor companhia aérea do Brasil.

A Azul foi reconhecida principalmente pela excelência em serviço de bordo, pelo conforto das aeronaves e pela sua política de atendimento ao cliente. Esses itens deram à companhia uma vantagem considerável em relação às concorrentes Latam, Gol e Voepass, que completam respectivamente a lista de empresas áreas nacionais avaliadas nesta edição.

Quesitos avaliados

Para chegar ao resultado, os leitores do Melhores Destinos avaliaram com notas de 1 a 10 cinco itens que compõem a experiência de voar. São eles:

  1. Preço das passagens aéreas
  2. Serviço de bordo
  3. Entretenimento
  4. Atendimento
  5. Conforto do avião

Confira a pontuação das companhias aéreas nacionais:

1° lugar: Azul

Vencedora, a Azul teve a maior nota em quatro dos cinco quesitos avaliados. O único em que ela não levou a melhor foi na avaliação do preço das passagens aéreas. Com nota 5,8 neste item, a empresa ficou atrás da Latam, que obteve nota 6,2. Já o atendimento da Azul foi altamente bem avaliado, sendo a maior nota entre todos os itens de todas as companhias aéreas no Brasil.

Os resultados da Azul são bem próximos dos verificados na última edição do Prêmio Melhores Destinos. A empresa teve pequenas variações para baixo nos quesitos preço, serviço e conforto e melhorou levemente em atendimento.

Fundada em 2008, a Azul tem se destacado pelo serviço oferecido aos clientes e pela expansão de sua malha, chegando a áreas até então não atendidas por outras companhias. Com hub em Viracopos, a empresa voa hoje para mais de 120 destinos no Brasil além dos internacionais para Fort Lauderdale e Orlando (Estados Unidos), Lisboa (Portugal) e os recém-anunciados voos para Paris e Curaçao.

2° lugar: Latam

Já a medalha de prata ficou com a Latam. O resultado mostra uma melhora considerável da companhia, que na última edição havia ficado com a terceira posição. Segundo os leitores do MD, a aérea chileno-brasileira melhorou em todos os quesitos, sendo o preço das passagens teve a melhor pontuação entre todas. Será que ano que vem ela pode acabar com a hegemonia da Azul? Vamos ver!

Fundada em 2012 com a fusão da chilena LAN Airlines e da brasileira TAM Linhas Aéreas, a Latam é hoje a maior empresa aérea da América Latina. A empresa oferece uma ampla gama de rotas nacionais e internacionais, ligando o Brasil às principais cidades da América do Sul, América do Norte e Europa. A empresa enfrentou desafios financeiros significativos devido à pandemia de COVID-19, tendo de solicitar recuperação judicial. O processo já foi encerrado e a Latam tem trabalhado para recuperar sua malha e demanda de viagens.

3° lugar: Gol

Quem acabou caindo do segundo para o terceiro lugar, em relação à última edição do Prêmio Melhores Destinos, foi a Gol. A empresa teve sua melhor nota no quesito atendimento, mas mesmo assim ficou longe das primeiras colocadas. Porém, o que fez a empresa ter uma nota abaixo de suas principais concorrentes foi o preço das passagens e principalmente o serviço de bordo, item em que a companhia aérea teve a pior avaliação.

Fundada em 2001, a Gol tem um histórico relevante no mercado de aviação nacional. A empresa foi a primeira experiência brasileira de empresa de baixo custo (aérea low cost), oferecendo serviços e tarifas inéditos em sua inauguração. Desde então, a empresa adquiriu o que restou da saudosa Varig, incluindo o programa de fidelidade Smiles. Hoje a empresa voa para diversos destinos no Brasil, Estados Unidos, Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru e República Dominicana. A GOL conta com participação acionária de gigantes internacionais como a American Airlines e o grupo Air France/KLM.

4° lugar: Voepass

Por fim, outra companhia avaliada foi a Voepass (antiga Passaredo). A empresa conhecida por rotas regionais ficou com quarto lugar, com sua melhor avaliação também no quesito atendimento, mas pecando em entretenimento, cuja nota foi a mais baixa entre todos os itens avaliados.

Outras companhias aéreas regionais não foram incluídas por não contarem com um número de votantes mínimo.

Como funciona o Prêmio Melhores Destinos?

O Prêmio Melhores Destinos 2022 teve a participação de milhares de leitores que votaram em 14 diferentes categorias para ajudar a escolher as melhores empresas de turismo, viagens e milhas do Brasil.

Na categoria empresa aérea nacional cada participante foi convidado a apontar em quais companhias aéreas fez voos nacionais nos últimos 12 meses. A partir disso, o votante pode avaliar cada uma das que utilizou o serviço. Esses sistema tem como finalidade eleger a companhia aérea que ofereceu melhores serviços na opinião de seus passageiros.


Ficam aqui os nossos parabéns à Azul e a todos os seus colaboradores pela vitória no Prêmio Melhores Destinos. O nosso desejo é que todas as companhias ofereçam melhores serviços e preços para que notas ainda melhores venham no próximo ano.

E você leitor, o que achou do resultado? Deixe sua opinião nos comentários.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção