Arraial do Cabo: praias, pousadas e dicas para a sua primeira viagem

Monique Renne 7 · julho · 2017

A incrível cor do mar de Arraial do Cabo cada dia atrai mais turistas para a Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Difícil ver uma foto das praias de Arraial do Cabo e não se apaixonar pelo intenso tom entre azul e verde sempre presente nas imagens. Não à toa, a cidade é conhecida como “Caribe Brasileiro”.

Se você também anda namorando as fotos das praias de Arraial do Cabo, é hora de ir até lá! E para ajuda na sua primeira viagem, preparamos um post com as principais dicas e atrações para curtir esse paraíso do Rio de Janeiro.

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um ótimo destino para quem deseja sol, mar e muito descanso. A cidade é pequena e não há muitas obrigações turísticas a cumprir. O bom mesmo é passar o dia na praia, seja estirado na areia ou mergulhando no mar. E o mar de Arraial do Cabo é mesmo especial. Um fenômeno raro que acontece na região, chamado de ressurgência, traz à superfície águas ricas em alimentos e atrai intensa vida marina. Quando visitamos Arraial do Cabo presenciamos até orcas nadando por lá! Foi emocionante! Quem sabe não é a sua vez de avistar esses belos animais livres na natureza também? Bem-vindo a Arraial do Cabo!

Praia do Farol

1- Onde fica Arraial do Cabo

Localizada a apenas 165 km da cidade do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo faz parte da Região dos Lagos, onde também estão as cidades de Búzios e Cabo Frio. Arraial do Cabo fica em uma ponta do continente onde ocorre um fenômeno raro chamado de ressurgência, em que as águas profundas do oceano chegam à superfície com temperaturas mais baixas e também com grande quantidade de alimentos para a vida marinha. Apesar de estar bem próxima de Búzios e Cabo Frio, o mar de Arraial do Cabo em nada se compara ao das cidades vizinhas, tendo tonalidades de cores absolutamente impressionantes e a constante visita de grandes animais, como golfinhos, arraias, tartarugas, baleias e até orcas.

Escadaria das Prainhas do Pontal do Atalaia

2- Como chegar a Arraial do Cabo

As maneiras mais comuns entre os turistas para chegar a Arraial do Cabo é viajar de carro ou ônibus. Não há aeroporto na cidade e o único a operar rotas comerciais na Região dos Lagos é o Aeroporto de Cabo Frio (CFB). Ainda que o deslocamento aéreo seja uma opção, o custo será muito alto e há poucos voos até Cabo Frio. O melhor é seguir de avião até os aeroportos do Rio de Janeiro – Aeroporto Internacional do Galeão e Aeroporto Santos Dumont – e de lá continuar a viagem por via terrestre.

A partir do Rio de Janeiro o melhor trajeto para quem está de carro começa na Ponte Rio Niterói com acesso à BR-101 e depois segue pela Via Lagos (RJ-124). Vale dizer que a Via Lagos é uma excelente rodovia, porém privatizada, o que acarreta no pagamento de pedágio. Nos finais de semana e feriados prolongados a estrada costuma ficar congestionada.

Estrada do Pontal do Atalaia

Quem preferir chegar a Arraial do Cabo de ônibus poderá seguir até a Rodoviária Novo Rio, onde há transporte disponível durante todo o dia, tanto para Arraial do Cabo quanto para Cabo Frio. Caso não haja passagem para Arraial do Cabo, compre para Cabo Frio e faça o final do trajeto de táxi ou de ônibus urbano. A partir de São Paulo há ônibus saindo do Terminal Tietê em horários e dias bem limitados. Para ter mais opções de ônibus vale buscar os trechos para o Rio de Janeiro ou Cabo Frio. A principal operadora de ônibus a realizar o trajeto para a Região dos Lagos é a Auto Viação 1001 e a passagem tem custo a partir de R$ 58. Veja mais sobre como chegar em Arraial do Cabo.

3- Quando ir a Arraial do Cabo

Arraial do Cabo pode ser visitada durante todo o ano. A região é conhecida por sempre ter sol a pico e é garantia de lindos dias para os viajantes. Os meses mais secos, para quem não deseja pegar chuva, são julho e agosto, quando a temperatura está mais baixa e a água do mar um pouco mais fria. Já os meses de novembro a março, durante o verão, as chuvas são mais frequentes e a água do mar mais quente. Independente da temperatura, o que faz mesmo diferença é a alta temporada do turismo, que pode lotar a cidade nos feriados prolongados e férias escolares. O ideal, para curtir Arraial do Cabo tranquilamente, é evitar os meses de dezembro a fevereiro e feriados como Semana Santa e Carnaval.

Orca na Praia do Farol

4- Quanto tempo ficar em Arraial do Cabo

Quanto mais, melhor! Essa seria a resposta certa, já que estamos falando de um lugar com praias espetaculares. Mas sabemos que a vida nem sempre permite, então vamos ser mais realistas. Arraial do Cabo pode ser visitada em um dia ou uma semana. Para quem só tem um dia, o passeio de barco permite conhecer as três principais praias (Forno, Farol e Prainhas do Pontal do Atalaia), tudo de uma só vez. O ideal, entretanto, é ficar uma semana por lá. Com sete dias será possível fazer o passeio de barco, ir a todas as praias da cidade e ainda aproveitar para encarar um mergulho de batismo naquele mar maravilhoso. Pacote completo!

5- Como se locomover em Arraial do Cabo  

Arraial do Cabo é uma cidade pequena, mas as praias não estão todas próximas ao centro. Um carro será bastante útil para circular, especialmente para ir às Prainhas do Pontal do Atalaia, Praia Brava e Praia do Pontal. É obrigatório ir de carro? Não. Mas ele facilitará bastante a vida, já que não há transporte público eficiente na cidade. Outra opção é usar o serviço de táxi para as praias mais afastadas. Até dá para ir a pé a todas elas, mas será preciso uma boa dose de energia, especialmente em dias de sol intenso. A caminhada do centro até as Prainhas do Pontal do Atalaia levará mais de uma hora.

Passeio de barco na Praia do Farol

Para quem não está de carro, a dica é ficar hospedado próximo à Praia dos Anjos, onde há boa oferta de restaurantes e de onde saem os passeios de barco. Assim não haverá tanto problema com deslocamento. A partir da Praia dos Anjos é possível ir a pé para a Prainha, a Praia Grande e também para Praia do Forno. De barco será fácil visitar as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Praia do Farol (que só é acessível em barcos autorizados) e também a Praia do Forno.

6- O que fazer em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é o típico destino de praia, onde o mar é a grande estrela local. Todas as atrações, pontos turísticos e passeios da cidade são voltados para atividades aquáticas. Em Arraial do Cabo é possível praticar esportes náuticos, fazer mergulho, andar de SUP, se aventurar no surf, curtir passeios de barco, percorrer trilhas para ver do alto a incrível cor da água e, depois de tudo, aproveitar um maravilhoso pôr do sol de frente para o mar. À noite vale também experimentar os restaurantes e bares locais, que servem sempre peixes fresquinhos. E se o pique permitir, procure por uma das festas que acontecem nos barcos em alto mar. É uma daquelas inesquecíveis aventuras que nem se pode contar por aí. As festas, no geral, são particulares e é preciso “assuntar” pela cidade para descobrir a boa do dia.

Pôr do sol na Praia Brava

7- Praias de Arraial do Cabo

As praias de Arraial do Cabo têm atraído cada vez mais a atenção dos turistas. O mar, sempre com intensos tons de azul e verde, proporcionam fotos tão sensacionais que chegamos a duvidar que não é um filtro de aplicativo pra celular. Acreditem! Arraial do Cabo é tudo o que se vê nas fotos e muito mais! A água incrivelmente transparente proporciona lindos clicks e serve de garota propaganda para a cidade. Nem é preciso se esforçar muito para registrar as belezas de Arraial do Cabo.

Ao todo são oito praias principais em Arraial do Cabo que dividem a atenção dos turistas. As mais famosas são a Praia do Forno, a Praia do Farol e as Prainhas do Pontal do Atalaia. E a fama não é pra mesmo. Essas praias são três porções de paraíso! A praia mais isolada da cidade é a Praia Brava, que tem acesso por trilha íngreme e nenhuma infraestrutura, o que afasta um pouco os turistas menos aventureiros. A Prainha e a Praia Grande são o oposto. As duas são as mais movimentadas e que oferecem mais infraestrutura de bar e restaurante para os turistas. Já a Praia dos Anjos é a mais popular entre os visitantes que buscam passeios de barco. Para fechar, um pouco afastada do centro de Arraial do Cabo está a Praia do Pontal, que divide a mesma faixa de areia com a Praia do Forte, a Praia das Dunas e a Praia do Foguete, as três em Cabo Frio. Veja mais sobre cada uma das praias de Arraial do Cabo.

Praia do Forno

8- Praia do Farol

A Praia do Farol está entre as mais belas do Brasil e basta o barco se aproximar do local para entender o motivo. A água que cerca essa praia tem tom azul claro intenso, a vegetação é muito preservada e as dunas de areia branquinha fecham o pacote de beleza. Para chegar à Praia do Farol só mesmo de barco. Ela está localizada na Ilha do Cabo Frio (não confundir com a cidade de Cabo Frio), dentro de uma área de reserva da Marinha do Brasil. O acesso de turistas é limitado para preservar o local. A cada 45 minutos são permitidos apenas 250 pessoas em solo. Fique atento para não pegar um barco que chegue atrasado e acabar perdendo a viagem. O passeio que leva à Praia do Farol parte da Praia dos Anjos e tem custo médio de R$ 70. O trajeto inclui também as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Gruta Azul e a Praia do Forno. O tempo total do passeio é de 3h a 4h. Veja mais sobre a Praia do Farol em Arraial do Cabo.

Praia do Farol

9- Prainhas do Pontal do Atalaia

As Prainhas do Pontal do Atalaia dividem a mesma baía com a Praia do Farol. As duas estão localizadas uma de frente para a outra, sendo que a Praia do Farol está em uma ilha e as Prainhas no continente. E a beleza das Prainhas do Pontal do Atalaia não deixa a desejar à vizinha. O mar é calmo, com uma deliciosa piscina e a areia é fina e branquinha. A escadaria de madeira que leva à praia é um dos mais famosos cliques de Arraial do Cabo. Impossível não ficar paralisado ao chegar ao topo da escada e ver o mar colorido ao fundo.

As Prainhas são conhecidas assim por serem, na verdade, duas faixas de areia que se unem na maré baixa e se separam na maré alta. É uma das mais deliciosas praias para curtir na cidade e dificilmente estará cheia. Diferente da Praia do Farol, as Prainhas são abertas constantemente ao público e o acesso pode ser de carro ou a pé (com uma caminhada de mais de uma hora a partir do centro). Ela também faz parte do roteiro dos passeios de barco. Veja mais sobre as Prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo.

Prainhas do Pontal do Atalaia

10- Praia do Forno

A vista no alto do Mirante do Forno já seria suficiente para visitar essa praia. Porém é chegando à beira-mar que se tem noção da delícia que é por lá. O visual da Praia do Forno é impressionante, com uma bela montanha cercada de verde ao fundo e uma enseada de mar colorido à frente. A temperatura da água é uma das menos frias de Arraial do Cabo (não tem água quente por lá) e a praia tem longa faixa de água rasa, o que faz dela uma ótima pedida para famílias com crianças.

A Praia do Forno oferece boa infraestura de quiosques e restaurante, por isso fica sempre cheia nos finais de semana. Para escapar do excesso de turistas, siga até o final da faixa de areia, onde o ambiente é bem mais tranquilo. A trilha que leva à Praia do Forno sai da Praia dos Anjos e o grau de dificuldade é baixo. Veja mais sobre a Praia do Forno em Arraial do Cabo.

Mirante da Praia do Forno

11- Praia Grande

A maior faixa de areia de Arraial do Cabo está na Praia Grande. Na verdade, a Praia Grande começa em Arraial do Cabo e segue pelo litoral do Rio de Janeiro até Saquarema. São mais de 40 km de areia branquinha e mar ótimo para surfe. O pedacinho que está em Arraial do Cabo é um dos prediletos da cidade entre os esportistas, não só pelas boas ondas como também pelo amplo espaço para prática de atividade física na areia. Entre os esportes prediletos estão o vôlei, futebol e slackline.

O início da praia tem boa infraestrutura de restaurantes e orla para caminhada. À medida que a praia segue, ela se torna mais deserta e nativa. Excelente para quem deseja um pedacinho de sossego sem ninguém à vista. A Praia Grande também atrai os turistas ao pôr do sol, especialmente porque ela está bem posicionada de frente para o entardecer, ou seja, você verá aquele espetáculo da mudança de cores no mar. Veja mais sobre a Praia Grande em Arraial do Cabo.

Praia Grande

12- Prainha

A Prainha é o cartão de boas-vindas de Arraial do Cabo. Para chegar à cidade, obrigatoriamente será preciso passar por lá. E é necessário ter cuidado na estrada! A Prainha surge depois de uma curva e causa comoção com a cor do mar. Essa é a praia mais frequentada pelos moradores de Arraial do Cabo. Com acesso fácil, vários quiosques, mesinhas e temperatura de água mais agradável ela conquista a galera que quer mesmo é o conforto de uma cervejinha à beira-mar. E o mar, bem, é daqueles lindos de Arraial do Cabo!

Se você faz a linha que gosta de praia com tudo à mão, a Prainha é o seu lugar, mas se você prefere calmaria e o seu próprio isoporzinho, melhor seguir até a ponta esquerda da praia, sempre mais tranquila. Veja mais sobre a Prainha em Arraial do Cabo.

Prainha

13- Praia Brava

A Praia Brava é daqueles lugares para quem deseja fugir de gente e se sentir sozinho na natureza. Com acesso por uma trilha escondida no alto do Pontal do Atalaia e grau de dificuldade moderado, a Praia Brava atrai o público que deseja paz e tranquilidade, independente do dia. Mesmo nos finais de semana a Praia Brava não costuma ficar cheia, por isso é ótima para escapar do excesso de turistas em férias e feriados.

A Praia Brava está localizada em mar aberto, o que faz com que a água muitas vezes esteja bem mais agitada se comparada a praias como Forno, Farol e Prainhas do Pontal do Atalaia. É boa pedida para a prática de surf. O lugar também está entre os mais bonitos para ver o pôr do sol, mas é importante ficar atento na hora de subir a trilha ao anoitecer. Como na Praia Brava não tem nenhuma infraestrutura, leve tudo o que for necessário para passar o dia, incluindo sombra para o dia e luz para a subida na noite, caso seja necessário. Veja mais sobre a Praia Brava em Arraial do Cabo.

Praia Brava

14- Praia dos Anjos

A Praia dos Anjos é uma das mais movimentadas de Arraial, mas não pela praia em si, e sim pelo porto de onde saem os passeios de barco. A partir da Praia dos Anjos é possível pegar os tours que levam à Praia do Farol, Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Forno, por isso ela está sempre cheia de turistas. A Praia dos Anjos também é boa opção para quem busca bares e restaurantes, assim como hospedagem. Ela é bem central e a partir dela é possível chega a pé na Prainha, Praia do Forno e Praia Grande em pouco tempo. A desvantagem da Praia dos Anjos é que ela não é muito boa para banho, já que recebe grande parte dos barcos da cidade no píer local. Veja mais sobre a Praia dos Anjos em Arraial do Cabo.

Praia dos Anjos

15- Praia do Pontal

Muitas vezes a Praia do Pontal passa despercebida entre os turistas que visitam Arraial do Cabo. Localizada na entrada da cidade, mas escondida depois de uma estrada de terra, a Praia do Pontal nem sempre é visitada, mas, acreditem, vale o passeio! Ela divide a mesma faixa de areia com a Praia do Forte, a Praia das Dunas e a Praia do Foguete, as três em Cabo Frio. É uma praia de mar límpido, areia branca e muita sombra sob as árvores que tomam conta da vegetação ao redor. O lugar não costuma ficar cheio, por isso é ótimo para escapar de tumulto em dias mais disputados pelos turistas. Sem contar que a faixa de areia é bem longa e sempre dá pra encontrar um bom lugar ao sol. Veja mais sobre a Praia do Pontal em Arraial do Cabo.

Praia do Pontal

16- Passeio de barco em Arraial do Cabo

O passeio de barco em Arraial do Cabo é uma das melhores atrações da cidade e também a única maneira de conhecer a Praia do Farol, considerada uma das mais perfeitas do Brasil. O roteiro começa na Praia dos Anjos, tem duração de três a quatro horas, e inclui também uma parada para fotos na Gruta Azul, uma hora nas Prainhas do Pontal do Atalaia e uma parada na Praia do Forno, onde quem desejar poderá permanecer e não voltar de barco para a Praia dos Anjos.

A parada na Praia do Farol é o ponto alto do passeio. A visita ao local, que é área de proteção da Marinha do Brasil, é limitada a 250 turistas a cada 45 minutos, por isso é importante escolher o barco do passeio com cuidado. Caso o seu barco chegue depois do número máximo de turistas, ele terá que esperar pela saída dos grupos que estão em solo para poder desembarcar. E a notícia triste é que alguns barqueiros desistem de esperar e os turistas acabam não descendo na praia.

O ideal é escolher entre os barcos que saem mais cedo do porto, para não correr o risco de não visitar a Praia do Farol. Acreditem! Aconteceu com a gente e foi muito triste. No dia seguinte refizemos o passeio com outra empresa e deu tudo certo. Tão certo que ainda contamos com a sorte de ver uma família de orcas circulando pela região. Foi muita emoção! Golfinhos são bem comuns na área, assim como tartarugas e arraias. Fique atento quando estiver no barco para não perder o espetáculo na água.

Os barcos partem da Praia dos Anjos e o passeio tem custo médio de 70 reais. Veja mais sobre os passeios de barco em Arraial do Cabo.

Orcas durante passeio de barco em Arraial do Cabo

17- Mergulho em Arraial do Cabo

Mergulhar está entre as melhores atividades de Arraial do Cabo. O fenômeno da ressurgência leva à superfície águas ricas em alimentos e atrai muita vida marinha, como tartarugas, arraias, moreias, grandes peixes, cavalos marinhos, golfinhos e até baleias. O mar em Arraial do Cabo tem boa visibilidade e é ótima opção não só para quem já fez o curso de mergulho, mas também para os iniciantes que desejam realizar um batismo.

Além de ser uma atividades incrível, o dia no barco permite curtir o mar também praticando snorkeling. Enquanto uma dupla mergulha não há porque ficar perdendo tempo na embarcação, não é? Por isso salte na água e aproveite para ver alguns peixes na superfície. A cidade de Arraial do Cabo é conhecida como a Capital Brasileira do Mergulho e agrada tanto amadores quanto profissionais, que contam com vários naufrágios para a prática do esporte. Entre os destaques está o Thetis, naufragado em 1830, e a Fragata Dona Paula, que data de 1827. Se não quiser investir tanto no passeio, não se preocupe. Dá pra fazer mergulho com snorkeling por conta própria na Praia do Forno, Prainha, Prainhas do Pontal do Atalaia e na Praia Grande. Veja mais sobre mergulho em Arraial do Cabo.

Mergulho em Arraial do Cabo

18- Pôr do Sol em Arraial do Cabo

O momento do pôr do sol em Arraial do Cabo é levado muito à sério. O espetáculo é sempre grandioso e há alguns pontos prediletos para ver o entardecer. Se você faz o tipo que não resiste à mudança de cores no céu ao final do dia, essas dicas são para você! O pôr do sol mais famosos de Arraial do Cabo é no Pontal do Atalaia. A estrada, que leva às Prainhas do Pontal do Atalaia, tem uma parada estratégia em um ponto bem alto com vista para o mar. Estacione o carro e desça pelas pedras até encontrar um cantinho sossegado para ver o sol tocar a água. Se estiver do outro lado da cidade, invista no final da tarde na Praia Grande. A longa faixa de areia fica repleta de praticantes de esportes enquanto outros se sentam de frente para as ondas para esperar o final do dia. O mesmo ritual, mas com bem menos gente, pode ser observado na Praia Brava. Nesse caso, leve uma lanterna para a volta. A trilha para subir será um pouco mais perigosa no escuro.

Pôr do sol na Praia Brava

19- Pousadas em Arraial do Cabo

O pequeno tamanho de Arraial do Cabo facilita na hora de escolher uma hospedagem. É muito difícil estar mal localizado na cidade e você sempre estará perto de alguma praia. Para quem está de carro, a preocupação é menor, já que os deslocamentos serão bem fáceis. Para os turistas que não estão motorizados, o melhor é priorizar as regiões próximas à Praia dos Anjos e à Praia Grande, onde há boa oferta de restaurantes e de onde é possível chegar a pé a outras praias. Para quem prefere um pouco mais de isolamento a pedida é o Pontal do Atalaia, onde há linda vista para o mar e a proximidade é maior com as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Vale dizer que em Arraial do Cabo não há grandes redes hoteleiras ou hospedagens luxuosas. As pousadas são simples, há vários hostels e os preços são bem mais camaradas se comparado à cidade de Búzios. Entre as melhores pousadas estão: Pousada Sentinelas do MarPousada da Prainha; Pousada Caminho do SolPousada do Timoneiro; e Pousada Recanto do Atalaia. Para quem busca opções de hostels, vale conferir o Books Rehab Hostel, o Hostel Villas Boas, o Hostel Vila Praiana e o Nusa Brasil Surf Republic. Quem não encontrar hospedagem em Arraial do cabo pode optar também por ficar na vizinha Cabo Frio, onde a oferta de pousadas e apartamentos é bem maior. Veja mais sobre onde ficar e pousadas em Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Futebol na Prainha

20- O que levar para Arraial do Cabo

Arraial do Cabo é um destino que ainda oferece aos visitantes praias nativas e com pouca ou nenhuma infraestrura. Ao viajar para a cidade invista em uma bolsa térmica ou um isopor para levar bebidas e comidas e não passar aperto durante o dia. Um guarda-sol, também é recomendável, especialmente em praias com pouca sombra, como as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Praia Grande a Praia Brava. Com mar calmo, Arraial do Cabo é um convite a passar horas na água. E a diversão pode ser ainda maior com uma bela boia colorida. Ótima para relaxar no mar. E para as fotos, não se esqueça da câmera subaquática. Em Arraial do Cabo os cliques ficam maravilhosos, já que o mar é muito transparente. Vale também levar uma máscara de mergulho e um snorkeling, afinal, nada como ver aquele mar maravilhoso também debaixo d’água.

Mergulho em Arraial do Cabo

Ficou com vontade de conhecer Arraial do Cabo? Veja mais dicas no nosso Guia de Arraial do Cabo. Lá você encontra mais sobre as praias de Arraial do Cabomergulhorestauranteso que fazer, as melhores pousadas de Arraial do Cabo, detalhes sobre como chegar e muito mais. Não se esqueça de fazer o passeio de barco até a Praia do Farol e de assistir ao entardecer no Pontal do Atalaia. Assim como a gente, você também vai se apaixonar por Arraial do Cabo.

Já esteve em Arraial do Cabo? Deixe nos comentários as suas dicas!

Autor

Monique Renne - Editora de Destinos
  • De São Paulo já tem onibus direto saindo do terminal Tietê. Poderiam rever a matéria.

    • Monique Renne

      Obrigada! Vou procurar a rota. Sabe qual empresa faz o trajeto?

      • Rodrigo Rodrigues

        obs: da cabo frio é 20 min para arraial

        • Monique Renne

          Sim 🙂

      • A própria 1001, acho q ela eh a única empresa que atende a rodoviária de a arraial. Acho q a viagem demora em media 8 horas

  • Rodrigo Rodrigues

    Lugar mto lindo mesmo, vou lá duas vezes ao ano

  • Monique Renne

    Kkkkkk! Encontrei uma ida na sexta e uma volta no domingo. Talvez não seja operado todos os dias.

  • Thiago Castro

    Mais um guia bem completo e interessante. Parabéns!

    Meu único porém com Arraial são as hospedagens que são bem simples mesmo. Quando eu era mais novo, fui e curti bastante. Fiquei num hostel na praia dos anjos, conheci pessoas, teve luau na praia grande. ótimo. Mas hj em dia, com mulher e filha, eu não encaro mais não. Fui em Setembro e, estando de carro, preferi ficar em Cabo Frio, onde há pousadas bem melhores (a Solar do Arco é 5 estrelas), além de hotéis como dois Best Western, por exemplo, isso sem falar nas opções gastronômicas que são bem maiores.

    No mais, Arraial tem algumas das praias mais bonitas do Brasil e vale muito a visita!!!!

  • Sergio Loureiro

    Arraial é um lugar lindo, paradisíaco, maravilhoso..
    Só não esqueçam que a água do mar por lá é muito fria…
    Além das pousadas não serem tão boas quanto às de Búzios e Cabo Frio…
    Mas.. é um local que todos devem conhecer um dia…

  • Margarida Faísca

    E tem o Bacalhau do Tuga, o melhor restaurante de Arraial 😉

    • Henrique Mendes

      Esse restaurante é demais. Toda vez que vou em Arraial faço questão de almoçar nele.