logo Melhores Destinos

Caribe brasileiro: 15 praias com mar de Caribe no Brasil

Monique Renne
12/03/2022 às 10:00

Caribe brasileiro: 15 praias com mar de Caribe no Brasil

O Brasil tem uma variedade enorme de praias que merecem o título de Caribe brasileiro. E nem estamos exagerando! Não é raro ver por aqui mares coloridos, águas cristalinas, variedade de vida marinha e aquela água quentinha que tanto faz os turistas se apaixonarem pelo Caribe. Então porque não investir em alguns destes mares com águas apaixonantes nas suas próximas férias?

Se você está em busca desse colorido dos sonhos, mas está com a grana curta ou não pretende sair do Brasil, confira nossas dicas com praias dignas do título de Caribe brasileiro. Nem todas as praias terão a temperatura quentinha como a do Caribe, mas elas certamente têm a água com cores memoráveis!

No Caribe, é possível curtir desde enormes praias com megaresorts a pequenas ilhas paradisíacas com cabanas de palha. O cenário natural e a infraestrutura mudam muito entre os destinos do Caribe, mas comum a todos eles é o incrível mar cristalino e com tons intensos entre azul e verde. Assim como no Caribe, no Brasil também é possível encontrar águas lindíssimas em destinos com diferentes perfis. Certamente um deles vai se encaixar no seu sonho de viagem. Confira nossas dicas e escolha o seu Caribe brasileiro para a próxima viagem.

Caribe brasileiro

Arraial do Cabo e o mar que merece o título de Caribe brasileiro. Foto: Monique Renne

Caribe brasileiro: 15 praias com mar de Caribe no Brasil

1- Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é quase imbatível no quesito beleza do mar. E poderíamos citar aqui diversas praias da cidade que merecem o status de Caribe brasileiro. Praia do FornoPrainha são sempre incríveis e com mar multicolorido, mas os grandes destaques de Arraial do Cabo são mesmo a Praia do Farol e as Prainhas do Pontal do Atalaia, que oferecem água incrivelmente cristalina e em tons de azul turquesa, equiparáveis às cores dos melhores destinos do Caribe.

Ainda que a cor do mar em Arraial do Cabo seja mesmo espetacular, não podemos deixar de fazer um alerta: a temperatura da água em nada lembra o Caribe. Em Arraial do Cabo o mar é tão gelado quanto azul. Prepare-se para o susto inicial e depois relaxe nas águas azuis de Arraial do Cabo, um dos mais lindos Caribes brasileiros.

Caribe brasileiro Arraial do Cabo

Praia do Farol em Arraial do Cabo. Foto: Monique Renne

2- Ilhas Botinas – Angra dos Reis, Rio de Janeiro

Angra dos Reis tem diversas praias incríveis e é até difícil definir apenas uma delas pra classificar como Caribe Brasileiro. Lagoa Azul, Cataguases, Praia do Dentista e diversas outras poderiam facilmente figurar nesta lista, mas se tem um destino que nunca decepciona são as Ilhas Botinas. As duas pequenas ilhas de pedra são um cenário digno de paraíso.

Quase gêmeas, as Ilhas Botinas têm mar calmo, em tons de azul e são um ótimo ponto para curtir o mergulho com snorkeling. O fundo de areia branca e a transparência da água fazem com que o mar pareça bem mais raso do que é de fato. Não se engane. A região ao redor das ilhas chega a ter 10 m de profundidade. Aproveite o passeio de lancha para curtir cada mergulho deste Caribe brasileiro.

3- Praia do Aventureiro – Ilha Grande, Rio de Janeiro

Ok! A Ilha Grande faz parte de Angra dos Reis, mas é impossível citar apenas uma praia de Angra nesta lista de Caribes brasileiros. Então vamos a mais um paraíso de mar azul no litoral do Rio de Janeiro: a Praia do Aventureiro! Famosa pelo coqueiro deitado, que rende lindos cliques, Aventureiro também presenteia os turistas com um mar incrivelmente límpido e colorido, digno da classificação de Caribe brasileiro.

Aproveite o passeio de lancha até a Praia do Aventureiro para belos registros no coqueiro, com o mar azul ao fundo, mas não perca a oportunidade de também subir ao mirante para apreciar o maravilhoso cenário da Ilha Grande.

Destinos com mar de caribe no Brasil

Praia do Aventureiro. Foto: Monique Renne

4- Ilha do Prumirim – Ubatuba, São Paulo

A Ilha do Prumirim não é muito famosa entre os brasileiros, mas quem está acostumado às praias de Ubatuba certamente já ouvir falar dela! Prumirim tem um dos mais lindos mares do Litoral Norte de São Paulo, com água transparente que variam entre tons de verde e azul. Prumirim é excelente opção para a prática de snorkel. Um espetáculo que pode ser curtido com calma em dias de semana, mas que nos finais de semana e feriados pode não ficar tão tranquilo assim.

Apenas 800 metros de mar separam a IIlha do Prumirim da Praia do Prumirim. Os mais atletas poderão fazer a travessia com pranchas de SUP, porém a maneira mais comum de atravessar da praia à ilha é de barco. Basta chegar à Praia do Prumirim e pegar um dos barcos rumo a esse pequeno Caribe brasileiro.

Mar de Caribe no Brasil

Ilha do Prumirim. Fotos: Monique Renne

5- Ilha das Couves – Ubatuba, São Paulo

A Ilhas das Couves, em Ubatuba, tem mar maravilhoso e visual que merece o status de Caribe brasileiro. Para quem não conhece as praias de São Paulo, é difícil acreditar que podem figurar na nossa lista dois paraísos da região. A verdade, no entanto, é que Ubatuba poderia ser representada ainda com diversas outras praias, entre elas a Praia do Cedro do Sul e a Praia Deserto, a Praia do Português e a Praia Grande do Bonete, mas vamos nos ater ao paraíso que é a Ilha das Couves. 

A Ilha das Couves oferece duas praias para os visitantes. A primeira, onde chega a maioria dos barcos pequenos, é chamada de Praia Menor, Praia de Fora ou Praia do Japonês (acreditem, são muitos os nomes que ela recebe). Com água em tom de verde esmeralda e grande piscina para mergulho, a Praia Menor é uma delícia quando o movimento dos barcos não é tão intenso. Na segunda praia, a Praia Maior (também chamada de Prainha das Couves ou Praia de Dentro), a água ganha tons entre verde e azul e o visual é encantador. Essa é a principal praia da Ilha das Couves e onde o visual merece o nome de Caribe brasileiro. Confira todos os detalhes sobre como visitar a Ilha das Couves.

Caribes brasileiros

Ilha das Couves. Foto: Monique Renne

6- Praia do Espelho – Trancoso, Bahia

As praias da Bahia competem bem na categoria Caribe brasileiro. São tantas praias com mar incrível no estado que é até difícil ranquear as melhores. Mas é claro que temos algumas favoritas, entre elas, a Praia do Espelho. Localizada entre Trancoso e Caraíva, a Praia do Espelho se destaca pela beleza do cenário natural. As piscinas naturais que se formam na Praia do Espelho (também chamada de Curuípe), são o desejo de muitos turistas que visitam o Litoral Sul da Bahia.

Aliadas às lindas falésias em tons de rosa, vermelho, bege e ocre, a Praia do Espelho se torna um paraíso para os amantes do mar. O visual fica completo com os intensos coqueirais que beiram a faixa de areia e também com o rio que desemboca no mar, dando um ar bucólico e ainda mais charmoso ao Espelho. E o mar, claro, tem aquela transparência e tons entre azul e verde incríveis, dignos de um Caribe brasileiro.

Mar azul no Brasil

Praia do Espelho. Fotos: Monique Renne

7- Praia de Garapuá – Ilha de Tinharé, Bahia

Garapuá é uma praia ainda pouco conhecida entre os brasileiros. Escondida no arquipélago de Tinharé e vizinha a Morro de São Paulo, Garapuá um paraíso de águas mornas, tranquilas, transparentes e azuis, com direito a piscinas naturais, uma infinidade de coqueiros e longa faixa de areia branca e deserta. Uma pacotinho perfeito que merece o status de Caribe brasileiro.

A Praia de Garapuá tem 2 km de extensão e um belíssimo formato de ferradura, que do alto rende um dos mais lindos cenários entre as praias da Bahia, uma visita imperdível para quem está em Morro de São Paulo. O passeio para a Praia de Garapuá, a partir de Morro de São Paulo, faz ainda uma parada na Quinta Praia (também conhecida como Praia do Encanto), mais uma bela praia com jeito de Caribe que merece estar nesta lista.

8- Moreré – Ilha de Boipeba, Bahia

A gente não cansa da Bahia! Impossível não falar de Moreré, na Ilha de Boipeba, quando se trata de destinos com jeito de Caribe brasileiro. Moreré faz a linha Caribe rústico, com uma pequena vila à beira-mar, trechos de praia deserta, um grande coqueiral, mar calmo e, na maré baixa, deliciosa formação de piscinas naturais para banho e prática de snorkeling. À beira-mar é possível curtir o mergulho, mas o ideal é mesmo pegar um barco ou lancha para ir até as piscinas naturais mais afastadas.

A Praia de Moreré é um lugar espetacular, mas ela é vizinha a outras porções de areia incríveis, também dignas de serem Caribes brasileiros. Ao visitar Moreré, não deixe de conferir também a Praia do Tassimirim, Praia da Cueira, Praia do Bainema e a espetacular Praia da Ponta dos Castelhanos, que também tem um mar de emocionar.

9- São Miguel dos Milagres – Alagoas

Alagoas se destaca com diversas praias que merecem a classificação de Caribe brasileiro. E se tem uma região inteira do estado que oferece mares com lindos tons entre azul e verde certamente é São Miguel dos Milagres em conjunto com Porto de Pedras. Parte da chamada Rota Ecológica, esse pedacinho do litoral norte alagoano encanta pela simplicidade, pousadas de charme e praias quase desertas, sempre com mar de cores intensas, temperatura caribenha, piscinas naturais e coqueiros a perder de vista.

Em São Miguel dos Milagres vale caminhar por todas as praias da região para aproveitar cada pedacinho deste Caribe brasileiro, sendo que os maiores destaques da região são: a Praia do Toque, marcada pelas piscinas naturais; a Praia do Marceneiro, onde está a famosa Igreja de Milagres, que dá mais charme ao lugar; e ainda a Praia do Patacho, com lindo visual paradisíaco.

Alagoas Caribe brasileiro

São Miguel dos Milagres. Foto: Camille Panzera

10- Maragogi – Alagoas

Mais um superdestino de Alagoas que merece o título de Caribe brasileiro. Impossível definir apenas uma praia de Maragogi para este post, sendo assim, invista em todas elas! Maragogi tem o tão sonhado mar quente em intenso tons de verde e azul e cada faixa de areia é capaz de fazer os turistas se apaixonarem. Vale investir nos passeios pelas piscinas naturais, em longas caminhadas, em mirantes espetaculares e, claro, em muito banho de mar!

Em Maragogi, não deixe de conferir a Praia de Barra Grande, que tem águas cristalinas e na maré baixa revela um incrível banco de areia (conhecido como Caminho de Moisés); a Praia de Antunes, com boa oferta de quiosques para quem busca infraestrutura diante de um Caribe brasileiro; e ainda as piscinas naturais, entre elas as Galés de Maragogi (piscinas principais mais visitadas da região, que ficam em frente ao resort Salinas), as piscinas de Taocas (à frente da praia de Maragogi) e as piscinas de Barra Grande.

Caribe alagoano

Maragogi. Foto: Camille Panzera

11- Fernando de Noronha – Pernambuco

Fernando de Noronha, no quesito beleza do mar, compete em pé de igualdade com qualquer destino do mundo. Noronha tem praias incríveis, algumas delas com coloração que beira o sonho. Intensos tons entre azul e verde circulam a ilha, o que dá a Noronha facilmente o título de Caribe brasileiro. Ao visitar Noronha, não deixe de conferir o mirante que permite ver do alto a beleza da Praia do Sancho e da Baía dos Porcos, ambas lindíssimas e com aquele sonhado tom de Caribe no mar. Depois, desça para alguns mergulhos.

A Baía dos Porcos é uma das melhores praias da ilha para a prática de snorkeling, com grande quantidade de vida marinha e, claro, águas cristalinas. Vale ainda o mergulho na Baía do Sueste, também com um mar incrível, repleto de vida e que faz dela um digno Caribe brasileiro. Impossível não ser feliz no mar de Noronha, então aproveite cada mergulho!

Noronha Caribe brasileiro

Fernando de Noronha. Foto: Camille Panzera

12- Praia dos Carneiros – Tamandaré, Pernambuco

Quem visita Recife, ou está em Porto de Galinhas, costuma dar uma passadinha na Praia dos Carneiros, que no período de maré baixa exibe suas lindas piscinas naturais e bancos de areia. Mas Carneiros pode ser mais do que um destino de passagem, já que possui hotéis e pousadas para quem busca alguns dias de muita tranquilidade e, claro, um cenário digno de Caribe brasileiro.

Praia dos Carneiros se destaca pelas águas claras e mornas, com arrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa, além de uma charmosa e bem posicionada igrejinha – a Capela São Benedito – que rende um dos mais lindos cenários entre as praias do Brasil. Além do visual belíssimo, a praia de Carneiros permanece rasa por um longo trecho de areia – por isso é possível ir caminhando até a área das piscinas e as crianças podem brincar no mar sem muito perigo. Ótima pedida entre as praias com jeito de Caribe brasileiro.

Caribe Brasil

Praia dos Carneiros. Foto: Camille Panzera

13- Porto de Galinhas – Pernambuco

O visual das águas coloridas e cristalinas de Porto de Galinhas já é famoso em todo o Brasil. E a fama não é para menos! Porto de Galinhas tem mesmo um mar incrível, digno de ganhar uma vaga na nossa lista de Caribes brasileiros. Porto de Galinhas é um distrito localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, a cerca de 60 km de Recife. A vila é um dos melhores destinos de praia não apenas do Nordeste, mas do Brasil.

Não é preciso dizer muito para explicar o sucesso de Porto de Galinhas: suas praias, caracterizadas pelas águas verdes e azuis que formam piscinas naturais, saltam aos olhos. Pegue uma jangada e aproveite o mergulho nas piscinas naturais entre peixes coloridos e a água morninha do lugar. Em Porto de Galinhas, não deixe de visitar a Praia de Porto de Galinhas, mas também Muro Alto e Macaraípe. Todos com lindo mar.

lugares para viajar no brasil porto de galinhas

Porto de Galinhas

14- Ilha do Campeche – Florianópolis, Santa Catarina

Destaque entre as praias de Santa Catarina, a Ilha do Campeche tem mar em apaixonantes tons de azul claro, digno de ser um Caribe brasileiro. Quem estiver pelos arredores de Florianópolis não pode deixar de conferir esse pequeno paraíso do sul do Brasil. Vale apenas o alerta: a água tem cores lindas, mas o mergulho será gelado! Nada que alguns minutos sob o sol não resolva.

A Ilha do Campeche tem praia de águas cristalinas, tranquilas e ideais para relaxar. Além de ser conhecida por sua beleza, é também um patrimônio arqueológico, já que possui inscrições rupestres de grande valor. Para conhecer a ilha, é preciso ir até a Praia da Armação ou à Praia do Campeche, onde se pega uma pequena embarcação que faz a travessia até o local. É um passeio incrível e, claro, digno do título de Caribe brasileiro.

Mar de Caribe

Ilha do Campeche. Foto: Camille Panzera

15 – Alter do Chão – Santarém, Pará

Quem comparou primeiro Alter do Chão com o Caribe não fomos nós, mas sim o renomado jornal The Guardian, quando escolheu Alter do Chão como a praia mais bonita do Brasil. No entanto, a gente concorda 100% com o título de Caribe brasileiro para Alter do Chão, ou, para sermos mais específicos, um maravilhoso Caribe amazônico.

Alter do Chão, no Pará, tem mesmo praias dignas dos mais esplendorosos cenários do país e, vale ressaltar, tudo cercado pelo intenso verde floresta e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns. Sabemos que rio não é mar, mas a imensidão dessas águas é tamanha, que você se sentirá em meio a um oceano de maravilhas. Aproveite os magníficos rios paraenses e mergulhe sem medo de ser feliz! O Pará te espera com bancos de areia branquinha, água morna, banhos de rio inesquecíveis, florestas encantadas e, claro, uma culinária espetacular!

Alter do Chão Caribe brasileiro

Alter do Chão. Foto: Monique Renne

Dica Bônus! Cachoeira Santa Bárbara – Chapada dos Veadeiros, Goiás

Ok! Nós sabemos que cachoeira não é praia, mas é impossível ignorar nesta lista que a Cachoeira Santa Bárbara tem uma das cores mais incríveis de água no Brasil. Impossível não compará-la às águas do Caribe. Sendo assim, ela vale sim entrar na nossa lista de Caribes brasileiros. A Cachoeira Santa Bárbara é uma das mais procuradas da Chapada dos Veadeiros e visitá-la não é das tarefas mais fáceis, já que ela está distante das principais bases de hospedagem e o custo do passeio pode ser alto.

A Cachoeira Santa Bárbara não é muito alta e tem apenas 30 metros de queda. Entretanto, a beleza do poço que cerca cachoeira é mesmo de apaixonar. Em dias de água perfeita, a transparência é capaz de causar comoção entre os amantes do mergulho e, claro, de fotografias. Para visitar a Cachoeira Santa Bárbara e também as vizinhas Cachoeira da Capivara e Cachoeira Candaru, será obrigatória a contratação de um guia. O percurso de carro é complicado, mas a trilha é facinha e tem apenas 1.500 metros de percurso.

Vale dizer que a Cachoeira Santa Bárbara não é a única água doce que merece o status de Caribe brasileiro. Outras boas pedidas são a Cachoeira do Formiga e os diversos fervedouros no Jalapão; o Rio Sucuri, em Bonito; a Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara; as águas transparentes da Pratinha, na Chapada Diamantina; e as apaixonantes lagoas de água doce entre dunas nos Lençóis Maranhenses. E isto é só o começo. Temos certeza que você tem várias outras dicas!


A gente sabe que a lista de praias com mar de Caribe no Brasil é imensa. Nosso post é só um começo para te inspirar na próxima viagem. Se você já esteve em algum destino que merece a classificação de Caribe brasileiro e ele não está na lista, conte mais detalhes nos comentários! Quanto mais paraísos, melhor!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção