logo Melhores Destinos

Cabo Frio – RJ: o que fazer na maior cidade da Região dos Lagos

Monique Renne
09/01/2024 às 17:20

Cabo Frio – RJ: o que fazer na maior cidade da Região dos Lagos

Cabo Frio é um dos principais destinos para quem busca lindas praias na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Maior cidade da região, Cabo Frio surpreende com excelente infraestrutura, bons hotéis e pousadas, restaurantes bem variados e, claro, praias incríveis para relaxar e curtir nos seus dias de folga!

Não faltará o que fazer em Cabo Frio, mas se você estiver com tempo de sobra, vale investir em visita às vizinhas Arraial do Cabo e Búzios, onde estão algumas das melhores praias do Brasil. Cabo Frio, além de ser uma ótima pedida de destino, também é uma boa base para quem pretende explorar toda a Região dos Lagos. Prepare as malas e bote o pé na estrada rumo a Cabo Frio. O sol e o banho de mar (sempre geladinho) estão garantidos por lá!

História de Cabo Frio

Cabo Frio reserva aos turistas muito mais que belas praias. A história da cidade (e das regiões próximas) data do início do século XVI, quando aportou naquelas águas o explorador Américo Vespúcio. Antes habitada por índios Tamoios, Cabo Frio passou por intensos períodos de invasões e disputas, especialmente devido à grande presença de pau-brasil.

Os sinais daqueles tempos ainda podem ser vistos em lugares como o Forte São Mateus – que orna a principal praia de Cabo Frio – e também o bairro da Passagem, local que guarda traços e casarões do período colonial. Hoje, Cabo Frio é um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro.

Cabo Frio

Praia do Forte / Foto: Monique Renne

Onde fica Cabo Frio

Cabo Frio é uma das principais cidades do estado do Rio de Janeiro para quem busca dias de sol e praia. Cabo Frio está distante 155 km da cidade do Rio de Janeiro e faz parte da Região dos Lagos, onde estão também as cidades de Arraial do Cabo (distante 10 km) e Búzios (distante 25 km). Juntos, os três destinos formam um dos melhores roteiros para os apaixonados por praias.

Cabo Frio ode fica

Bairro da Passagem / Foto: Monique Renne

Pousadas e hotéis em Cabo Frio

Cabo Frio oferece ótimas opções de pousadas e hotéis, tanto que muitas vezes é usada como base de hospedagem para quem visita as vizinhas Arraial do Cabo e Búzios. Os preços são acessíveis, as hospedagens têm boa qualidade e, se desejar, você ainda poderá ficar de frente para o mar! Além de boas pousadas e hotéis, Cabo Frio oferece uma grande variedade de casas e apartamentos de aluguel, o que pode ser uma boa pedida para quem pretende ficar mais tempo na região. Cabo Frio é ótima opção de destino para quem não quer gastar muito e isso inclui também as hospedagens por lá.

As hospedagens em Cabo Frio estão concentradas em grande parte nos arredores do bairro da Passagem, nas proximidades da Praia do Forte/ Praia das Dunas e, com menos opções, à beira da Praia do Peró. Seja qual for a localização escolhida, você encontrará boas pedidas de pousadas e hotéis em Cabo Frio.

Pousada em Cabo Frio Nota no Booking Reserva
Solar do Arco 9.2 Reserve aqui
Hotel Boutique Recanto da Passagem 9.4 Reserve aqui
Bravo Pousada Design 8.9 Reserve aqui
Hotel Premium Recanto da Passagem 9.1 Reserve aqui
Hotel Paradiso del Sol 8.9 Reserve aqui
Hostel Cabo Frio 9.6 Reserve aqui
Hotel Marlen 9.0 Reserve aqui
Malibu Palace Hotel 8.4 Reserve aqui
Pousada Valle Verde 9.0 Reserve aqui
Praia do Forte Alto Luxo 9.6 Reserve aqui
Paradiso Peró Praia Hotel 9.3 Reserve aqui
Pousada Sun Victory 8.7 Reserve aqui
Pier Beach Club 8.8 Reserve aqui
Pousada Laguna 7.9 Reserve aqui

Pousadas no bairro da Passagem – Cabo Frio

O bairro histórico da Passagem concentra grande parte das melhores hospedagens em Cabo Frio. A região, às margens do Canal do Rio Itajuru, é tranquila, segura e bem charmosa para um passeio. No bairro há também diversos restaurantes e o acesso é fácil para atrações como a Ilha do Japonês, o Mirante do Forte, a Praia do Forte e a Praia Brava. Confira as melhores hospedagens no bairro da Passagem, em Cabo Frio.

Pousadas em Cabo Frio

Solar do Arco / Foto: Booking

  • Solar do Arco – Disparado o melhor hotel de Cabo Frio, o Solar do Arco é um charme em meio ao centro histórico da cidade. Com nota 9.2 no Booking, o hotel tem a medida certa entre conforto e luxo, sem perder o tom de antigamente com uma decoração impressionante. No Solar do Arco você contará com piscina, sauna, hidromassagem e sala para massagem, tudo para relaxar ainda mais depois de um dia de praia.
  • Hotel Boutique Recanto da Passagem – Os quartos do Hotel Boutique Recanto da Passagem são um charme, mas o sucesso da pousada vai além e chega à deliciosa piscina em meio ao jardim, onde há excelentes poltronas para relaxar. Boa pedida para curtir depois de um dia de sol. Para quem precisar descansar um pouco mais, vale pegar as suítes que oferecem banheira de hidromassagem. O hotel tem nota 9.4 no Booking e é uma das melhores pedidas de hospedagem em Cabo Frio.
  • Bravo Pousada Design – Com estilo mais moderninho, mas ainda em meio ao Centro Histórico de Cabo Frio, a Bravo Pousada Design tem linda decoração e uma ótima piscina cercada por deco de madeira. Os quartos são amplos, confortáveis e a pousada conta com nota 8.9 no Booking.
Hotel em Cabo Frio

Bravo Pousada Design / Foto: Booking

  • Hotel Premium Recanto da Passagem – A piscina do Hotel Premium Recanto da Passagem tem vista para o canal e é um convite ao descanso. O hotel, que tem nota 9.1 no Booking, oferece ambiente tranquilo, quartos confortáveis e algumas bikes para te ajudar a explorar a cidade.
  • Hotel Paradiso del Sol – A linda piscina é o grande atrativo do Hotel Paradiso del Sol, que conta com nota 8.9 no Booking. O hotel oferece ainda ótima infraestrutura com brinquedoteca e ambientes aconchegantes para relaxar.
  • Hostel Cabo Frio – O  Hostel Cabo Frio é uma boa pedida de hospedagem em meio ao bairro da Passagem. Com nota 9.6 no Booking, o hostel tem boa localização, ambiente agradável e até algumas bikes para passear por Cabo Frio.
Melhores pousadas de Caba Frio

Hotel Paradiso / Foto: Booking

Pousadas na Praia do Forte em Cabo Frio

A Praia do Forte é a principal e mais movimentada praia de Cabo Frio. A localidade é excelente para quem deseja facilidade de locomoção e, de quebra, um quarto com vista para o mar. A desvantagem da Praia do Forte é o grande movimento em dias de cidade lotada. Se o que você busca é mesmo o agito, a Praia do Forte é o seu lugar em Cabo Frio. Veja algumas sugestões de pousadas na Praia do Forte:

  • Hotel Marlen – Com nota 9.0 no Booking, o Hotel Marlen é uma ótima relação custo x benefício para quem deseja ficar próximo à Praia do Forte. O hotel tem quartos confortáveis, decoração clean, brinquedoteca e um delicioso terraço com mesas ao ar-livre.
  • Malibu Palace Hotel – Localizado bem de frente para a Praia do Forte, o Malibu Palace Hotel é a pedida para quem deseja vista para o mar, mas sem pagar muito por isso. O hotel, que tem nota 8.4 no Booking, conta com piscina, academia, salão de jogos e sauna.
  • Pousada Valle Verde – A piscina na cobertura é o grande atrativo da Pousada Valle Verde, que tem nota 9.0 no Booking. Localizada a poucos passos da Praia do Forte, a pousada é ideal para estar perto do mar e também do agito do centrinho.
  • Praia do Forte Alto Luxo – Não é fácil escolher entre tentas opções de apartamentos disponíveis na Praia do Forte. Na dúvida, uma boa pedida é o Praia do Forte Alto Luxo, que conta com instalações excelentes, vista para o mar e também uma bela piscina para curtir depois da praia. O apartamento tem nota 9.6 no Booking e é certeza de sucesso nos dias de descanso em Cabo Frio.

Pousadas e hotéis na Praia do Peró

A Praia do Peró está localizada mais distante do centro de Cabo Frio e o lugar é mais procurado por quem deseja curtir dias de descanso por lá mesmo, sem precisar sair da praia. A região é repleta de casas de aluguel, mas há também algumas pousadas pertinho do mar para relaxar.

  • Paradiso Peró Praia Hotel – Localizado de frente para a Praia do Peró e com nota 9.3 no Booking, o Paradiso Peró Praia Hotel tem instalações novas, confortáveis e na medida para os dias em Cabo Frio. O hotel conta ainda com piscina, salão de jogos, academia e quartos com banheira de hidromassagem e vista para o mar.
  • Pousada Sun Victory – Com nota 8.7 no Booking, a Pousada Sun Victory tem instalações simples, mas confortáveis. Ideal para quem precisa economizar, mas quer ficar pertinho da praia.
Onde ficar em Cabo Frio

Pousada Sun Victory / Foto: Booking

Pousadas e hotéis na Praia do Foguete

A Praia do Foguete é continuação da mesma faixa de areia da Praia do Forte. A região é recomendada para quem pretende explorar também as praias de Arraial do Cabo, já que ela é a última na saída da cidade. A Praia do Foguete é bem tranquila e é um bom destino também para os dias de cidade mais cheia, como feriados prolongados. Não há muitas opções de pousadas na região, o que ajuda a manter o lugar mais vazio, mesmo quando há grande movimento em Cabo Frio.

  • Pier Beach Club – Com instalações novas e bem de frente para a Praia do Foguete, o Pier Beach Club tem nota 8.8 no Booking e conta com quartos lindos e amplos, com direito a vista para o mar e banheira de hidromassagem em alguns deles. A pousada está bem de frente para a praia a é uma ótima opção em Cabo Frio.
  • Pousada Laguna – Localizada de frente para a Praia do Foguete, a Pousada Laguna é ideal para quem está com toda a família. O hotel, com nota 7.9 no Booking, oferece uma ampla área de lazer para crianças, piscina e equipamento para os dia de sol na praia.
Onde se hospedar

Pousada Laguna / Foto: Booking

O que fazer em Cabo Frio

Cabo Frio é um ótimo destino para quem busca praias maravilhosas no Rio de Janeiro. E não estamos falando apenas das praias de Cabo Frio. Quem se hospeda na cidade poderá visitar ainda as praias de Arraial do Cabo e Búzios. É o lugar certo para unir três destinos em um!

Além das praias, quem embarca rumo a Cabo Frio poderá aproveitar os bons restaurantes da região, a linda orla da Praia do Forte e um pouco da história da cidade em lugares encantadores como o bairro da Passagem e o Forte de São Mateus. Vale até investir em compras na Rua dos Biquínis. Cabo Frio não tem muitas obrigações turísticas a cumprir. É o destino ideal para quem deseja focar de verdade em dias de praia e descanso.

Cabo Frio o que fazer

Praia do Forte / Foto: Monique Renne

Praias de Cabo Frio

Cabo Frio tem excelentes praias para quem busca dias de sol na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Apesar de ser uma cidade grande e já ter praias bem movimentadas, ainda é possível curtir dias de tranquilidade entre as praias de Cabo Frio. Para isso, basta escolher a época e a praia certa.

Alta temporada é uma coisa muito séria em Cabo Frio e a cidade costuma lotar nas férias escolares e feriados. Fugindo desses períodos, você poderá aproveitar com mais calma as belezas de Cabo Frio. Para quem curte praias com quiosques, restaurantes e boa infraestrutura, Cabo Frio é uma das melhores opções na Região dos Lagos.

A principal praia de Cabo Frio é a Praia do Forte, que divide a mesma faixa de areia com a Praia das Dunas, Praia do Foguete e, na sequência, a Praia do Pontal (já em Arraial do Cabo). Vale também curtir em Cabo Frio as vizinhas Praia das Conchas e Praia do Peró, a encantadora Ilha do Japonês e, menos conhecida, a Praia Brava.

Praia do Forte em Cabo Frio

A Praia do Forte é a mais famosa e também a mais procurada pelos turistas em Cabo Frio. É uma praia com excelente infraestrutura, linda orla para passeio (incluindo a Praça das Águas), além de muitos quiosques e barraquinhas. A Praia do Forte ganha atenção pela infraestrutura e também pela beleza. A areia é branquinha e fina, enquanto o mar – um pouco frio, é verdade – é espetacular, sendo que alguns dias oferece grandes ondas e em outros (mais raros) é de pura calmaria.

Cabo Frio Praia do Forte

Praia do Forte / Foto: Paulo JC Nogueira

O canto esquerdo da praia é marcado pelo Forte São Mateus, que dá nome à praia. Esse é também o cantinho da praia que costuma ter a água mais tranquila, vez ou outra formando até piscininha. Do alto do mirante, é possível ver uma grande parte da faixa de areia, que tem 7,5 km de extensão e ganha outros nomes até chegar a Arraial do Cabo.

A Praia do Forte é um dos lugares mais procurados pelos turistas para hospedagem em Cabo Frio. Na região, tanto à beira-mar quanto nas ruas próximas, há ampla oferta de pousadas, hotéis e apartamentos para aluguel por temporada.

Praia das Dunas

A Praia das Dunas é uma extensão natural da Praia do Forte e é até difícil definir onde termina uma e começa a outra. Na prática, a Praia das Dunas é um trecho mais tranquilo, com menos infraestrutura e orla bem menos movimentada. A areia da praia é marcada por pequenas ondulações cobertas por vegetação nativa, que dão a impressão de um cenário de dunas.

A Praia das Dunas é indicada para quem deseja uma praia mais tranquila e procura fugir do grande número de turistas que ocupa a Praia do Forte, especialmente nos finais de semana e feriados. Vale dizer ainda que a Praia das Dunas tem mar bem agitado, o que costuma atrair praticantes de surfe e kitesurfe para a região.

Praia das Dunas Cabo Frio

Praia das Dunas / Foto: Arielom10

Praia do Foguete

A Praia do Foguete é a última praia de Cabo Frio antes de Arraial do Cabo. Ela é a sequência da Praia das Dunas e, ao final, se torna Praia do Pontal (já em Arraial do Cabo). A Praia do Foguete costuma ter o mar mais batido, por isso nem sempre é procurada pelos turistas. Apesar do mar muitas vezes não ajudar, a Praia do Foguete tem lindo cenário e costuma ser muito tranquila para curtir dias de sol.

A região conta com algumas pousadas à beira-mar e a praia é ótima opção para quem pretende explorar também Arraial do Cabo. No Foguete há pouca oferta de restaurantes, mas as opções são suficientes para não passar aperto durante o dia.

Praia das Conchas

A Praia das Conchas é um dos cenários mais famosos de Cabo Frio. Do alto do mirante, na ponta da praia, é possível ver toda a enseada em formato de concha que dá nome ao lugar. Junto a ela, a imagem fica completa com a Praia do Peró ao fundo. A Praia da Concha – localizada entre o Morro do Vigia e a Ponta do Arpoador – é cercada por quiosques de madeira que lembram as praias de antigamente. A estrutura é simples, mas a comida é famosa! Aproveite para passar um dia por lá e degustar alguns frutos do mar.

Praia das Conchas em Cabo Frio

Praia das Conchas com a Praia do Peró ao fundo / Foto: Monique Renne

A Praia das Conchas é ideal para famílias e para quem busca mar tranquilo para banho. É lugar para chegar e relaxar. O canto direito é marcado pelos quiosques e quanto mais você caminhar para a esquerda, mais tranquila estará a faixa de areia. Com uma caminhada de 600 metros será possível chegar à Praia do Peró.

Os mais animados poderão investir em trilhas rumo ao topo dos dois morros localizados nas pontas da praia. À direita da praia (olhando para o mar) está a Ponta do Arpoador. Para chegar ao mirante é preciso fazer uma caminhada de 15 minutos. Bem facinho e o visual compensa. Já rumo ao Morro do Vigia, a caminhada é de 1h até a ponta.

Como chegar à Praia das Conchas

A praia das Conchas está localizada no bairro do Peró, distante 9 km do centro de Cabo Frio. O final do trajeto tem um trecho de terra e os carros ficam estacionados nos fundos dos quiosques.

Praia do Peró

A Praia do Peró está entre as mais bem preservadas de Cabo Frio. Com 7 km de extensão e cenário cercado de pequenas dunas, a Praia do Peró é bem maior e mais popular que a vizinha Praia das Conchas. O Peró oferece boa infraestrutura de quiosques e uma orla simples, mas que agrada em cheio a quem busca casas de aluguel para ficar em apenas uma praia durante os dias de descanso em Cabo Frio.

Praia do Peró

Paradiso Peró Praia Hotel / Foto: Booking

A Praia do Peró costuma receber muitos turistas nos dias de grande movimento na cidade. Caminhando para o canto esquerdo, onde está a área mais preservada, é possível conseguir um ambiente sem muita gente, quiosques ou vendedores ambulantes. Ideal para relaxar! Na Praia do Peró vale ainda aproveitar as boas ondas para a prática de surfe e a longa faia de areia para uma caminhada. Com mais tempo, invista em um passeio até as lindas Dunas do Peró.

A Praia do Peró é certificada Bandeira Azul (Blue Flag), entidade que atesta a qualidade da água e ambiente que cerca praias e marinas em todo o mundo.

Ilha do Japonês e Praia Brava

Menos conhecida entre os turistas, mas com um visual bastante interessante, a Ilha do Japonês oferece água transparente, quiosques com boa comida e cerveja gelada. A ilha está localizada dentro de uma enseada e pode ser acessada por pequenos barcos que fazem o trajeto de ida e volta por 30 reais. Na maré baixa é tranquilo fazer a travessia a pé.

Ilha do japonês Cabo Frio

Ilha do Japonês / Foto: Luiz Felipe Lage Levy

Você poderá optar por ficar na ilha (ela é bem pequenina e com água muito rasa) ou nos quiosques localizados no continente. Vale dizer que, infelizmente, nem sempre o visual está espetacular. É comum registro de lixo no local. Chegando lá, confira como está a água para ver se o passeio vale a pena.

A partir da Ilha do Japonês, é possível também fazer a trilha que leva à Praia Brava. Queridinha entre os praticantes de surfe e do nudismo, o acesso não é dos mais fáceis. Peça ajuda aos moradores locais para encontrar o começo da trilha e, preferencialmente, percorra o trajeto em grupo (há relatos de furtos na trilha).

Cabo Frio Praia Brava

Praia Brava / Foto: Monique Renne

Passeios em Cabo Frio

Você poderá investir em alguns passeios para conhecer melhor Cabo Frio e as regiões próximas, como Arraial do Cabo. Os passeios em Cabo Frio são uma boa oportunidade para entender melhor a cidade e também para fazer amigos, já que muitos deles são realizados em grupos sempre animados.

Passeio de barco em Cabo Frio

Conhecer as praias de Cabo Frio por terra já é maravilhoso, mas o passeio pelo mar é sempre especial! Você poderá investir em alguns roteiros que levam às mais belas praias e ilhas de Cabo Frio, com direito a não tirar os olhos da água um minuto sequer! O roteiro mais comum para os passeios de barco em Cabo Frio parte do Canal do Itajuru e segue rumo a atrações como a Ilha do Japonês, o Forte São Mateus, a Praia do Forte, a Praia Brava e a Ilha dos Papagaios. O passeio tem custo a partir de R$ 90 por pessoa.

Veja mais detalhes sobre o passeio de escuna em Cabo Frio.

Passeio para o Parque das Dunas com quadriciclo

Para quem gosta de um pouco mais de emoção, o passeio de quadriciclo pelas dunas de Cabo Frio é imperdível! O tour passa pelas dunas da Praia do Foguete e também pelo Parque das Dunas, localizado na Praia do Peró. O visual é impressionante e o passeio é uma boa pedida para fugir do tradicional em Cabo Frio. Os roteiros podem variar um pouco e o custo é a partir de R$ 400 para duas pessoas em um mesmo quadriciclo.

Passeio de barco em Arraial do Cabo

Se você gosta de passeios de barco, não pode perder a chance de fazer um passeio de barco em Arraial do Cabo. A cidade conta com algumas das mais lindas praias do Brasil, está pertinho de Cabo Frio e só de barco será possível conhecer a Praia do Farol, um espetáculo imperdível para quem está na Região dos Lagos. Além da Praia do Farol, o roteiro passa pelas Prainhas do Pontal do Atalaia e Praia do Forno. O passeio tem custo a partir de R$ 90. Vale demais!

Passeio de barco de Cabo Frio para em Arraial do Cabo

Passeio de Barco em Arraial do Cabo / Foto: Monique Renne

Trilha pelas praias e mirantes de Cabo Frio

Uma ótima maneira de conhecer mais a fundo Cabo Frio é fazer um trilha, sendo que o trajeto mais bonito da região é nos arredores da Praia das Conchas. Durante a trilha, com 3 km total de extensão, você poderá observar a Enseada das Tartarugas, a formação rochosas conhecida como Garganta do Diabo e ainda os mirantes das Conchas, do Coração e do Peró. O passeio, claro, termina com um delicioso banho de mar! Confira mais detalhes.

Aprecie a vista do Forte São Mateus

O Forte São Mateus guarda parte importante da história de Cabo Frio e do Brasil. Uma das construções mais antigas do país ainda preservada, o Forte São Mateus data do início do século XVII e foi construído com intuito de proteger a região de possíveis invasões.

Hoje o papel do Forte São Mateus é resgatar a história de Cabo Frio e embelezar o cenário da Praia do Forte, que ganhou nome devido à imponente construção que marca o início da faixa de areia. O Forte São Mateus é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

Ponto turísticos de Cabo Frio

Forte São Mateus / Foto: Monique Renne

O Forte São Mateus é aberto a visitação todos os dias, de 8h às 17h, e o acesso é gratuito. Aproveite para ver de perto os canhões e também para apreciar o cenário deslumbrante que forma os arredores do forte. Não deixe de caminhar pela plataforma de madeira, de onde se tem linda vista para o mar e também o pôr do sol em Cabo Frio. 

Caminhe pelas ruas do bairro da Passagem

O bairro da Passagem marca o Centro Histórico de Cabo Frio. O lugar, com construções do início do século XVII, é tranquilo e repleto de casarios coloniais que nos remetem ao passado. Um delicioso passeio, uma ótima região para hospedagem e, de quebra, um bairro repleto de bons restaurantes.

Caminhar pelas ruas do bairro da Passagem nos ajuda a entender a importância de Cabo Frio nos séculos passados e dá outra dimensão à cidade. É um reduto nostálgico, bem diferente do agito que cerca a Praia do Forte e outras regiões de Cabo Frio.

Bairro da Passagem em Cabo Frio

Igreja de São Benedito no Bairro da Passagem / Foto: Monique Renne

Ao caminhar pelo bairro da Passagem, não deixe de ver de perto os arcos que marcam algumas vielas e a Igreja de São Benedito. As principais atrações estão concentradas nos arredores da Praça São Benedito e à beira do Canal do Itajuru. Um passeio rápido, mas que vale ser feito com calma.

Cabo Frio bairros

Bairro da Passagem / Foto: Monique Renne

Suba ao topo do Morro da Guia

O Morro da Guia é um dos mais belos mirantes de Cabo Frio e oferece vista 360º para a cidade. O lugar é especialmente interessante durante o pôr do sol, quando do alto o espetáculo fica ainda mais bonito. O topo do morro é marcado por uma singela capela, construída no século XVIII e onde está a imagem de Nossa Senhora da Guia. Segundo a tradição católica local, a imagem desaparecia do convento onde estava em exposição e reaparecia no alto do morro misteriosamente, fato que incentivou a construção da capela no local.

No caminho até o topo do mirante, passando pelo Largo Santo Antonio, não deixe de reparar no Convento Nossa Senhora dos Anjos, um dos mais lindos edifícios de Cabo Frio e datado do início do século XVII.

Vá às praias de Arraial do Cabo

Cabo Frio e Arraial do Cabo são cidades vizinhas e é muito fácil circular entre elas. Não perca a chance de conhecer as maravilhosas praias de Arraial do Cabo! Para começar, visite as Prainhas do Pontal do Atalaia, com a famosa escadaria de madeira; a Praia do Farol, um das mais lindas praias do Brasil; e a Praia do Forno, com visual incrível do alto do mirante. As três fazem parte das principais rotas de passeio de barco em Arraial do Cabo e será fácil conhecê-las no mesmo dia.

Com mais tempo, vá à Praia Grande, à Prainha e à Praia do Pontal, que divide com a Praia do Foguete a mesma faixa de areia. E se quiser uma praia quase exclusiva em Arraial do Cabo, procure pela Praia Brava.

Veja mais dicas de Arraial do Cabo e quanto custa viajar para Arraial do Cabo.

Confira mais dicas de passeios em Arraial do Cabo.

Arraial do Cabo

Praia do Farol em Arraial do Cabo / Fotos: Monique Renne

Visite Búzios

A cidade de Búzios é a mais charmosas de toda a Região dos Lagos e você não pode deixar de dar um pulinho por lá durante a viagem, mesmo que seja um bate e volta. O ideal, é dividir a hospedagem entre Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, mas se não for possível, ao menos passe um dia em Búzios para sentir o clima do lugar e voltar e outra oportunidade.

Ao visitar Búzios, você poderá conhecer diversas praias, fazer um passeio de barco, dar uma volta pelo centrinho – onde está a Orla Bardot e a Rua das Pedras – e ainda aproveitar alguns dos melhores restaurantes da Região dos Lagos. Não faltará o que fazer em Búzios no seu bate e volta por lá!

Confira mais dicas de passeios em Búzios.

Búzios

Praia Brava em Búzios / Foto: Monique Renne

Búzios oferece mais de vinte praias para quem está na cidade. Vale começar pela Praia de Geribá, a mais movimentada de Búzios e depois seguir rumo a pequenos paraísos, como a AzedaAzedinhaJoão FernandesJoão FernandinhoFerraduraFerradurinha e Tartaruga.

Se quiser praias mais desertas, confira a Praia da Foca, a Praia dos Amores e a Praia de Tucuns. E se a busca for por um toque de glamour, a Praia Brava irá agradar em cheio! Veja mais sobre as praias de Búzios. Veja aqui uma opção de passeio de escuna em Búzios para conhecer diversas praias de uma só vez!

Restaurantes em Cabo Frio

Cabo Frio não decepciona no quesito gastronomia e oferece uma grande variedade de bons restaurantes para os seus dias de férias. E a cidade atente a todos os paladares, com restaurantes que vão de tradicionais fast foods a cardápios refinados especializados em frutos do mar.

O principal polo gastronômico de Cabo Frio é o bairro da Passagem, onde estão localizados alguns dos melhores restaurantes da cidade. Muitos deles oferecem vista para o Canal do Itajuru e outros que ocupam as charmosas ruas do Centro Histórico e funcionam em casarões coloniais. Sempre aliando ambientes aconchegantes, linda vista e excelentes cardápios!

Restaurantes de Cabo Frio

Bairro da Passagem

Outro bom ponto de concentração de restaurantes é a Praia do Forte. A orla é bem moderna, com calçadão convidativo e ótimos quiosques para quem deseja comer de frente para o mar. Nas Praia da Concha e na Praia do Peró também será fácil se deliciar com alguns quitutes sem tirar o pé na areia. A cidade de Cabo Frio oferece ainda o único shopping da Região dos Lagos, o Shopping Park Lagos, onde há uma boa variedade de restaurantes e lanchonetes. É um bom aliado para quem deseja fazer algumas compras e ainda aproveitar para jantar. Veja algumas sugestões de restaurantes em Cabo Frio.

 

  • Arcos do Canal – O restaurante está entre os melhores da cidade e ganha muitos pontos pela linda vista para o Canal do Itajuru. Além do visual, o Arcos do Canal atraia com menu bem elaborado, lindos preparos e drinks muito convidativos. É o tipo de restaurante onde se come também com os olhos.
  • Kentô – A culinária oriental é o carro chefe do Kentô, que agrada com bons pratos a preço justo em meio ao litoral da Região dos Lagos. Ótima pedida para experimental alguns frutos do mar e peixes fresquinhos.
  • Sem Frescura Burger – Essa é a pedida para quem quer saborear um sempre maravilhoso hambúrguer, mas não se importa em ir um pouco além! O cardápio do Sem Frescura Burger oferece sanduíches de linguiça, coxinhas, milk shakes e tudo mais que pode ser engordativo e delicioso!
  • La Gondole – Boa pedida para quem quer pratos mais elaborados, o La Gondole conta com diversos pratos da culinária nacional e internacional e é capaz de agradar a todos os paladares, de quem gosta de dobradinha até os fãs de lagosta.
  • Restaurante Galápagos – Com decoração que rima bem com o centro histórico de Cabo Frio, o Galápagos é boa opção para aliar um ambiente aconchegante a um menu caprichado. O lugar é um convite a relaxar e degustar os bons frutos do mar da região.
  • Restaurante Picolino – O restaurante Picolino é interessante especialmente para quem busca um cardápio variado aliado a um lindo visual. O restaurante, à beira do canal, tem ambiente aconchegante e boa comida. Se quiser um jantar romântico, aproveite a varanda ao ar-livre no andar superior!
  • Zé da Picanha – Para quem ama um bom corte de carne, o Zé Picanha é o lugar certo em cabo Frio! Com caprichadas porções de picanha e outros churrascos, o restaurante é para se fartar de sabor.
Onde comer em Cabo Frio

Restaurante Picolino

Compras em Cabo Frio

Cabo Frio é a maior cidade da Região Lagos e a oferta de lojas e comércio é bem ampla. Será fácil resolver qualquer compra necessária de última hora e também algumas boas aquisições, especialmente ligadas ao universo praiano.

O mais famoso ponto de compras em Cabo Frio é a Rua dos Biquínis, um shopping a céu aberto que conta com mais de 150 lojas de moda praia. A variedade é grande, mas muitas lojas se repetem. O ideal é ir com tempo para garimpar as melhores compras!

Para quem busca um centro comercial mais amplo, a melhor pedida é o Shopping Park Lagos, o maior shopping da Região dos Lagos. No shopping há diversas marcas conhecidas, além de praça de alimentação e cinema.

Quando ir: clima e tempo em Cabo Frio

Se a previsão for de sol, pode correr para Cabo Frio. O destino é uma boa pedida durante todo o ano, especialmente para quem mora em regiões próximas, como Rio de Janeiro e São Paulo. O clima por lá é sempre ameno e a região tem poucas chuvas se comparada a outros destinos litorâneos, fatores que rendem praia durante todo o ano.

Cabo Frio clima e previsão do tempo

Cabo Frio / Foto: Marcos Carvalho

Ainda que o clima e o tempo ajudem ao longo dos meses, é preciso ficar atento ao calendário na hora de visitar Cabo Frio. A região costuma lotar nos feriados prolongados e meses de férias escolares, o que pode atrapalhar um pouco a experiência por lá. Se você quer conhecer Cabo Frio com mais tranquilidade, prefira viajar durante os dias de semana e fora da alta temporada de verão.

Mês Temperatura Mínima Temperatura Máxima Chuvas
Janeiro 22°C 29°C 75 mm
Fevereiro 23°C 29°C 37 mm
Março 23°C 29°C 58 mm
Abril 22°C 28°C 79 mm
Maio 20°C 26°C 74 mm
Junho 19°C 25°C 48 mm
Julho 19°C 25°C 47 mm
Agosto 19°C 24°C 38 mm
Setembro 19°C 24°C 58 mm
Outubro 20°C 25°C 91 mm
Novembro 21°C 27°C 93 mm
Dezembro 22°C 28°C 88 mm

Com dados do Clima Tempo

Como chegar a Cabo Frio

Para chegar a Cabo Frio vale viajar de carro, ônibus ou pegar um voo até o Aeroporto de Cabo Frio (CFB). Apesar de haver voos para Cabo Frio, o custo dos trajetos até lá costuma ter preços salgados como o mar. Muitas vezes, a melhor opção é seguir de avião até os aeroportos do Rio de Janeiro – Aeroporto Internacional do Galeão e Aeroporto Santos Dumont – e, de lá, continuar a viagem por via terrestre, seja de ônibus ou carro.

Como chegar a Cabo Frio

Praia do Forte / Foto: Monique Renne

Como chegar a Cabo Frio de avião

O Aeroporto de Cabo Frio (CFB) está distante 10 km do centro da cidade. As rotas aéreas para Cabo Frio são muito limitadas e os poucos voos disponíveis são operados pela Azul (a partir de Confins), todos os dias da semana. Já para a cidade do Rio de Janeiro há voos de todas as principais companhias aéreas do Brasil (GOL, Latam e Azul), com partidas de diversas cidades.

Para encontrar as melhores passagens aéreas em promoção para Cabo Frio ou para o Rio de Janeiro, não deixe de baixar o app do Melhores Destinos! Nós  monitoramos os preços 24 horas por dia e te alertamos sempre que encontramos passagens baratas!

Como chegar a Cabo Frio de carro saindo do Rio de Janeiro

Cabo Frio está localizada a 155 km do Aeroporto Santos Dumont e 159 km do Aeroporto do Galeão. A partir dos dois aeroportos do Rio de Janeiro, o melhor trajeto para quem está de carro começa na Ponte Rio Niterói, com acesso à BR-101 e depois pela Via Lagos (RJ-124) e RJ-140, em São Pedro da Aldeia. Logo depois você estará em Cabo Frio.

A estrada é bem sinalizada e um GPS ou Google Maps certamente irá ajudar. A Via Lagos é uma excelente rodovia, porém privatizada, o que acarreta no pagamento de pedágio. Ao organizar a viagem, fique atento aos finais de semana e feriados prolongados, quando a estrada para a Região dos Lagos costuma ficar congestionada.

Vale dizer que ambos os aeroportos têm trajetos relativamente seguros para quem está de carro e não é comum intercorrências no caminho, mesmo para quem passa pela Linha Vermelha, saindo do Aeroporto do Galeão. Para quem não é familiarizado com o Rio de Janeiro e pretende passar alguns dias a turismo na cidade, o Aeroporto Santo Dumont fica mais próximo à Zona Sul, o que pode dar um “conforto” maior ao dirigir rumo a Cabo Frio.

Como chegar a Cabo Frio de ônibus saindo do Rio de Janeiro

Quem preferir chegar a Cabo Frio de ônibus poderá seguir até a Rodoviária Novo Rio, onde há transporte disponível durante todo o dia. A passagem saindo do Rio de Janeiro tem custo a partir R$ 63 até Cabo Frio e o trecho é operado pela Auto Viação 1001. Outra opção é fazer o trajeto com a Buser, empresa de baixo custo que oferece passagens a partir de R$20, com saída de diferentes destinos do Rio de Janeiro.

Durante o verão é comum haver oferta de ônibus rumo a Cabo Frio saindo do Aeroporto do Galeão. A rota não é fixa e é preciso ficar atento na hora de comprar a passagem para ver se o trecho está ou não disponível.

Cabo Frio RJ

Bairro da Passagem

Como chegar a Cabo Frio de ônibus saindo de São Paulo

A partir de São Paulo, há ônibus saindo do Terminal Tietê rumo ao Rio de Janeiro e também a Cabo Frio. A principal operadora de ônibus a realizar o trajeto para a Região dos Lagos é a Auto Viação 1001 e a passagem tem custo a partir de R$ 171.

Como chegar a Cabo Frio de transfer ou Uber

Uma alternativa para quem não deseja viajar de carro, ônibus ou avião para Cabo Frio é usar o serviço de Uber ou mesmo um transfer particular. O Uber pode ser interessante especialmente para grupos, já que o valor pode ser dividido entre os passageiros. Para quem tem intimidade com aplicativos de celular, vale experimentar o serviço do Blablacar. O custo pode ser semelhante ao do ônibus e você ainda terá a oportunidade de fazer amigos.

Outra opção, para quem busca comodidade, é contratar o serviço de empresas que oferecem transfer compartilhado a partir de hotéis e aeroportos do Rio de Janeiro. O custo varia muito, mas é possível encontrar valores a partir de R$ 220,

Contrate aqui o seu transfer do Rio de Janeiro para Cabo Frio.

Como circular em Cabo Frio

Para se locomover em Cabo Frio o ideal é ter um carro, especialmente se a ideia é percorrer todas as praias e também as cidades vizinha de Arraial do Cabo e Búzios. Ao alugar um carro para ir a Cabo Frio, atente-se ao fato de que há cobrança de estacionamento na cidade. Sendo assim, procure uma pousada ou hotel que ofereça vaga na garagem, o que certamente irá facilitar o dia a dia e ajudar a economizar um pouco com o estacionamento.

Quer economizar no aluguel do carro? Use o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS5 e tenha 5% de desconto ao alugar na sua reserva pela Rentcars!

O estacionamento rotativo em Cabo Frio é operado pelo Cabo Frio Rotativo, que conta com parquímetros disponíveis em pontos como a Praia do Forte, Gamboa, Peró e no Centro. A tarifa do estacionamento tem custo de R$ 2 a cada hora e o horário de cobrança é das 8h às 0h. Carros com placa de Cabo Frio não pagam. O pagamento pode ser feito também pelo aplicativo da Digipare.

Outro sistema em operação em Cabo Frio é o “Vaga Certa”, que tem cobrança fixa de R$ 10 e estacionamento livre em diversas praias da cidade. O funcionamento do Vaga Certa é válido pelo período diurno (das 8h as 16h) e noturno (das 16h as 0h).

Praia do Forte

Praia do Forte / Foto: Monique Renne

Usar o serviço de apps de mobilidade, como o Uber, também é uma ótima opção para quem está em Cabo Frio. Como as distâncias não são muito longas entre as praias, o custo das viagens será bem acessível, especialmente se você estiver com um grupo e puder dividir o valor da corrida.

O transporte público em Cabo Frio será útil especialmente para quem precisa ir a Arraial do Cabo e Búzios, mas deseja economizar no trajeto. Para circular entre as praias, o ônibus não será tão vantajoso, especialmente em curtas distâncias que podem ser percorridas a pé ou por valores similares no Uber.

Cabo Frio é uma cidade segura?

No geral, você poderá ir às praias e caminhar pelos pontos turísticos de Cabo Frio sem maiores problemas. No entanto, considere que Cabo Frio é uma cidade grande e não é incomum registros de furtos, especialmente nas praias e trilhas da região. Fique sempre ligado aos seus pertences, não deixe objetos de valor dentro do carro e evite fazer trilhas sozinho. Atenção redobrada nos dias de praia lotada!

Pousadas

Bairro da Passagem / Foto: Monique Renne

Quantos dias ficar em Cabo Frio?

Cabo Frio pode ser conhecida em uma viagem rápida de dois dias. Um final de semana será suficiente para visitar as praias principais, conhecer o Forte São Mateus, dar uma volta pelo bairro da Passagem e visitar a Ilha do Japonês. Sabendo bem como organizar a viagem, dá até para fazer o passeio de quadriciclo pelo Parque das Dunas do Peró.

Ainda que dois dias sejam suficientes, é claro que Cabo Frio merece mais tempo! Com alguns dias a mais será possível relaxar em cada praia e se aventurar pelas cidades vizinhas.

Caso tenha disponibilidade de hospedagem em diferentes base, cogite a possibilidade de dormir também em Arraial do Cabo e Búzios. Apesar do deslocamento ser rápido entre elas, é sempre mais gostoso curtir a noite de cada lugar com calma. Sem contar que acordar cedinho para um banho de mar é sempre vantajoso. Toda a Região dos Lagos merece a sua visita nas próximas férias. E que seja muito em breve!

Foto da capa: Luiz Felipe Lage Levy​​


E você? Já esteve em Cabo Frio? Conte pra gente como foi a sua experiência, compartilhe as suas dicas e ajude outros viajantes. Quanto mais dicas, melhor! E se você está procurando mais dicas da região para viajar nos feriados, confira tudo sobre o que fazer em Arraial do Cabo e o nosso guia exclusivo de Búzios!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção