logo Melhores Destinos

Conheça as 25 vilas medievais mais incríveis e encantadoras da Europa

Rafael Castilho
06/06/2021 às 6:00

Conheça as 25 vilas medievais mais incríveis e encantadoras da Europa

A Europa está repleta de pequenos e encantadores vilarejos medievais. De Portugal a Rússia, por todos os países do Velho Continente há sempre uma cidadezinha que cresceu e ganhou os contornos arquitetônicos da Idade Média. Muros, castelos, igrejas e ruas de pedra são estilos comuns encontrados pelos turistas que as exploram. Separamos 25 vilas medievais incríveis para você visitar na Europa.

Annecy – França

Começamos a lista dos vilarejos medievais mais incríveis da Europa com esta joia francesa incrustada no meio do Alpes. Na região de Haute-Savoie, pertinho da fronteira com a Suíça e Itália, fica Annecy. Este antigo vilarejo, que ganhou contornos durante a Idade Média, encanta todos os visitante que exploram suas ruelas, o grande lago e seus canais, os quais lhe deram a fama de ser conhecida como a Veneza dos Alpes.

Annecy, França

Bled – Eslovénia

Um lago cor verde esmeralda rodeado de árvores e guardado por um castelo medieval, assim é a incrível cidadezinha de Bled, na Eslovênia. No alto de uma colina fica o castelo com mais de mil anos – um dos 30 palácios e castelos imperdíveis para conhecer na Europa. Ao redor da construção medieval cresceu o vilarejo, que hoje tem 8 mil moradores.

Bled, Eslovénia

Bruges – Bélgica

A bela cidadezinha de Bruges, na Bélgica, parece realmente que saiu de um conto de fadas. Nada como admirar a sua beleza se perdendo nas ruelas de paralelepípedo, repletas de construções medievais, monumentos incríveis e lojinhas de chocolate. Um passeio de barco por seus canais é imperdível.  Fundada no século IX, Bruges se desenvolveu e tornou-se uma das cidades mais ricas da Europa na Idade Média graças ao lucrativo comércio têxtil e de lã. Hoje a cidade encanta milhares de turistas que visitam este pedacinho belga.

Carcassonne – França

Caminhar pelas ruas deste vilarejo é uma viagem no tempo para a época em que diversos reinos pontilhavam por todos os cantos da Europa. Carcassone foi construída ao longo de vários anos por povos Celtas, Galo-romanos e Visigodos. A cidadela, protegida por uma muralha dupla, foi uma importante fortificação na rota comercial entre a Península Ibérica e o resto do Continente durante a Idade Média. Carcassonne fica perto da fronteira com a Espanha a 300 km de Barcelona.

Carcassonne, França

Cochem – Alemanha

Destruída no final dos anos de 1600 e reconstruída no século XIX, Cochem fica na região oeste da Alemanha perto da fronteira com Luxemburgo. No topo da colina fica o castelo, do século XI, com uma bela vista para o Rio Mosela. A cidade ainda guarda os traços medievais. Uma visita à região só é completa com um passeio de barco pelo rio para admirar as videiras que cobrem as encostas.

Cochem, Alemanha

Dubrovnik – Croácia

Banhada pelo mar Adriático, Dubrovnik é um dos destinos mais visitados da Croácia. Conhecida como a “Pérola do Adriático”, a cidade é famosa por seu centro antigo e suas lindas muralhas erguidas no século XVI. Durante o verão, esta cidadezinha croata é tomada pelos turistas que buscam explorar todos os seus encantos históricos, como a igreja barroca St. Blaise, Palácio renascentista Sponza e o gótico Palácio de Rector, e relaxar nas praias.

Gordes – França

Considerado um dos vilarejos mais belos de toda a França, Gordes fica no alto de uma colina no Parque Natural Regional do Luberon, na região de Provence. A área já havia sido ocupada pelo Império Romano, mas ganhou os atuais contornos durante a Idade Média com a construção do castelo em 1031. Nada como explorar Gordes e sentir todos os aromas desta bela região no sul da França. Durante a floração da lavanda, os campos lilás rodeiam todo o vilarejo.

Gordes, França

 

Hallstatt – Áustria

Cercada pelo lago Hallstätter e por grandes montanhas, Hallstatt é um encanto. Este vilarejo medieval, do século XVI, fica a 300km de Viena. Em 1997, Hallstatt e toda a região denominada Salzkammergut entraram para a lista de Patrimônio Mundial da Unesco. O local é uma das cidades de montanha mais deslumbrantes da Europa cobertas de neve.

Kotor – Montenegro

Kotor é uma cidade fortificada na costa adriática de Montenegro, numa baía próxima dos penhascos de calcário da montanha Lovćen. Caracterizada por ruas sinuosas e praças, a cidade velha medieval foi construída entre os séculos XII e XIV. Habitada desde a Roma Antiga, Kotor ganhou formas principalmente durante a República de Veneza. Foi durante esta época que a cidade ganhou mais de 4km de muralhas que terminam na fortaleza de Santo Ivan. Kotor é uma das 25 vilas secretas da Europa para visitar após a pandemia.

Kotor, Montenegro

 

Marvão – Portugal

Geograficamente, Marvão é um ponto de defesa estratégico natural, marcado por encostas muito íngremes a norte, sul e oeste, e com acesso a pé apenas pelo lado leste, para onde se desenvolveu a povoação. A vila de Marvão fica no Parque Nacional da Serra de São Mamede, na divisa de Portugal com a Espanha. A cidadezinha fica bem ao norte do Alentejo e preserva as características arquitetônicas desta região portuguesa.

Montepulciano – Itália

Montepulciano é uma daquelas pequenas cidades que fica na memória depois de ser visitada. Uma das joias da romântica região da Toscana, a cidade fica no Vale da Orcia, região repleta de belas paisagens, colinas verdejantes e vilarejos medievais. Além de sua bela arquitetura, Montepulciano é parada obrigatória para quem admira a bela gastronomia italiana e um excelente vinho, como o famoso Rosso de Montepulciano.

Montepulciano, Itália

Monteriggioni – Itália

Outro incrível vilarejo medieval merece destaque nesta lista. Apenas alguns quilómetros a norte de Siena está a pequena cidade de Monteriggioni. Toda murada e com um Castelo, o lugarejo é tão pequeno que pode ser percorrido a pé do portão de entrada até o de saída em cinco minutos. Hoje na pitoresca vila  vivem cerca de apenas cinquenta pessoas.

Monteriggioni, Itália

Monte Saint-Michel – França

A arquitetura do Monte Saint-Michel e sua baía fazem dele o lugar turístico mais frequentado da Normandia e o segundo mais visitado da França, depois de Paris. O história deste vilarejo medieval remonta a 708 quando o bispo Aubert fundou o santuário no monte. Visitar o local é se perder em paisagens espetaculares, becos fantásticos, jardins encantados e muito sobe e desce de escadas. Além de se maravilhar com as ruelas medievais, o visitante pode vislumbrar o incrível fenômeno da maré no Canal da Mancha. Quando a água sobe, o monte fica isolado do continente.

Monsaraz – Portugal

No coração da região do Alentejo, pertinho da fronteira com a Espanha, fica uma das mais belas vilas portuguesas. Patrimônio histórico, arquitetônico e social, as casinhas brancas que se esparrama sobre o topo da colina são as principais marcas de Monsaraz. Por suas ruas estreitas, os visitantes encontram restaurantes, lojas e muitas atrações como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa (séculos XVI e XVII), os Antigos Paços da Audiência (séculos XIV e XVI) e o Castelo de Monsaraz (século XVI). Além disto, não há como não se encantar também com a maravilhosa vista lá de cima da colina para as terras alentejanas e para a Barragem de Alqueva.

Óbidos – Portugal

Esta pequena cidadezinha muralhada medieval, a 80 km de Lisboa, é um charme. Repleta de casinhas brancas e igrejas, Óbidos foi dada de presente pelo rei D. Dinis a  sua esposa D. Isabel no séc. XIII. Assim, o vilarejo ganhou prosperidade ao longo de várias gerações. Hoje os turistas por lá passam para admirar sua arquitetura, caminhar pelas ruelas de pedra e sobre o muro que a rodeia. A vila também é conhecido pela famosa bebida Ginjinha de Óbidos.

Pacentro – Itália

Com cerca de 1000 habitantes, esta cidadezinha medieval fica em Abruzzo, na região central da Itália, a 170 km de Roma. A origem de Pacentro remonta aos séculos VIII ou IX. No alto da colina, numa das extremidades da cidade, fica Colle Castello e do outra lado a antiga Igreja de San Marco. Há outras cidades medievais na região, a qual ocupava uma posição estratégica na passagem montanhosa de San Leonardo para Pescara.

Pacentro, Itália

 

Pienza – Itália

A Toscana é repleta de pequenas cidades medievais, Pienza é uma delas. Toda a cidade gira em torno da Praça Pio II circundada pela Catedral da Assunta e pelos mais importantes palácios da cidade. A praça leva este nome em homenagem ao filho ilustre destas terras. Aeneas Silvius Piccolomini foi eleito como Papa Pio II em 1458. Durante o seu pontificado, Pio II mandou reconstruir a catedral, a prefeitura e uma residência papal.

pienza toscana italia

Pienza, Itália

 

Puebla de Sanabria – Espanha

Na comunidade autônoma de Castela e Leão, no noroeste espanhol pertinho da fronteira portuguesa, fica Puebla de Sanabria. O vilarejo medieval está inserido dentro de um Parque Natural que tem no lago de Sanábria sua principal atração. Voltando a vila, nada melhor do que explorar suas ruelas de pedra, além de visitar o Castelo dos Condes de Benavente e a Igreja de Santa María del Azogue.

Puebla de Sanabria, Espanha

Rochefort-en-Terre – França

Mais uma cidadezinha encantadora na França. Rochefort-en-Terre fica na Bretanha, a 80 km de Rennes e a 400 km de Paris. Com construções de pedra, telhados inclinados e muitos canteiros de flores coloridas pelas ruas, este vilarejo medieval é apaixonante. Apesar da história da cidade ter começado na Idade Média, muitas das suas construções são dos séculos XVI e XVII.

Rochefort-en-Terre, França

Rothenburg ob der Tauber – Alemanha

Rothenburg ob der Tauber, uma cidade pequena mas de grande reputação. Em nenhum outro lugar a Idade Média está tão bem conservada como neste vilarejo alemão. Cada cantinho de Rothenburg ob der Tauber deve ser explorado e esmiuçado. Aproveite todas as atrações, museus, igrejas, mosteiros, praças e lojas de artesanato.

Rothenburg ob der Tauber, Alemanha

San Gimignano – Itália

Desenvolvida no século X sobre um monte de 334 metros de altura, com imbatível vista para o Vale de Elsa, San Gimignano é uma das preciosidades da Toscana. O seu conjunto arquitetônico medieval é impecável e atrai milhares de turistas todos os anos. Seus maiores destaques são suas torres construídas por antigas famílias influentes da cidade no intuito de mostrar seu poder e riqueza. San Gimignano é um dos 20 mais belos vilarejos da Itália.

san gimignano

San Gimignano, Itália

Sergiev Possad – Rússia

Hoje a cidade é um importante centro industrial, mas começou a se desenvolver a partir de um dos maiores mosteiros da Rússia: o Mosteiro da Trindade-São Sérgio. O local foi fundado em 1345 e abriga maravilhosas construções religiosas de cúpulas douradas, todas dentro dos muros do mosteiro, que atraem turistas para esta região que fica a 75 km ao nordeste de Moscou.

Sergiev Possad, Rússia

Sveti Stefan – Montenegro

Localizado na Riviera do Mar Adriático, Sveti Stefan é repleta de história e magníficas paisagens. A mais incrível delas é a pequena ilha unida a praia por uma passarela. Esta antiga aldeia de pescadores foi construída para servir como uma fortaleza e defender a nação contra os turcos. Depois foi transformada em resort de luxo durante a ditadura iugoslava de Tito. Hoje ali ainda funciona um hotel todo murado com suas casinhas de pedra e muito conforto.

Stein am Rhein – Suíça

Bem ao estilo suíço, casas com fachada com detalhes em madeira e coloridas, Stein am Rhein fica às margens do Lago Constança e do Rio Reno. Entre suas atrações estão: Castelo Hohenklingen de 1225; Mosteiro de São Jorge, um dos mosteiros medievais mais bem preservados; e igreja dedicada a São João Batista no meio das ruínas do forte romano Tasgetium, construído no século 3 a.C..

Stein am Rhein, Suíça

Trakai – Lituânia

A cidade de Trakai, que é extremamente popular entre os residentes da Lituânia e turistas estrangeiros, está situada a oeste da capital Vilnius entre colinas, florestas e lagos. Esta vila medieval é famosa por sua paisagem pitoresca e pelo lendário Castelo de Trakai que foi o berço do estado lituano – importante centro militar e político. Construído na segunda metade do século XIV, o Castelo da Ilha Trakai hoje é um dos principais cartões postais do país.

Trakai, Lituânia

Já visitou alguma destas vilas medievais? Qual gostou mais? Tem outros vilarejos para indicar? Deixe seu comentário logo abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção