Veneza! Todas as dicas para visitar a apaixonante cidade italiana!
Veneza! Todas as dicas para visitar a apaixonante cidade italiana!
Veneza, na Itália, cidade dos apaixonados e das dezenas de canais, é perfeita para quem gosta de aliar belezas históricas e naturais. Confira as nossas dicas de Veneza e informações essenciais para quem planeja visitar uma das cidades mais românticas do mundo! Embora pequena, Veneza é um lugar com muitas coisas para fazer e que tem hospedagens caras; por isso, o ideal é seguir um roteiro em que você possa aproveitar bem o seu tempo durante a viagem!
Veneza
A República de Veneza, também chamada de Sereníssima, e que existiu entre os séculos IX e XVIII, fez a cidade tornar-se uma potência mercantil e econômica. A localização geográfica privilegiada favoreceu ao comércio de especiarias e tecidos, além de servir como ponto de parada durante as cruzadas. Com o crescente movimento de embarcações e comércio, Veneza tornou-se uma das cidades mais importantes da região em diferentes aspectos.
Hoje Veneza é uma espécie de museu a céu aberto, que mistura a beleza natural de seus canais com o esplendor de construções monumentais. As dezenas de pontes, as gôndolas que transportam casais apaixonados, as simpáticas igrejas e as moradias que fazem parte da arquitetura local são alguns dos motivos que tornam esse destino um lugar inesquecível!
Leia também: Viagem à Itália – um guia com dicas para montar seu roteiro
Viagem à Itália – dicas essenciais para saber antes de viajar
Como chegar a Veneza
Viajando de trem para Veneza
Viajar de trem na Itália é uma ótima ideia e para conhecer Veneza, um destino onde carros não circulam, melhor ainda! A cidade tem uma estação de trem principal, que é a Estação Veneza Santa Lucia, onde chegam trens de diferentes partes do país, como Milão, Bolonha e Florença. Nessa estação você pode usar o serviço de aluguel de armários para deixar malas grandes durante alguns dias e a partir da estação ir caminhando ou de barco até o seu hotel.
Chegando através do Aeroporto de Veneza
Se você estará viajando a partir de um outro país, chegar através do Aeroporto de Veneza – Marco Polo (VCE), em regra, é a maneira mais cômoda. O aeroporto da cidade é bem servido de voos e está a cerca de 6 km de barco do centro histórico.
Para sair do aeroporto de Veneza e ir para o centro da cidade você pode utilizar os ônibus (ACTV ou ATVC), a alilaguna (ônibus aquáticos) e táxis privados (também aquáticos). Lembre-se que dentro de Veneza não circulam carros e o transporte é feito todo por embarcações!
Os ônibus da ATVO e da ACTV são duas boas formas de ir do Aeroporto até o Centro – ambos vão até a Piazzale Roma (último ponto de Veneza em que há transporte de veículos terrestres) e têm como diferença o fato do que os ônibus ATVO têm assento garantido para seus usuários, ar condicionado e espaço para malas, enquanto a segunda opção é mais básica.
A Piazzale Roma fica às margens do Grand Canal, um dos principais canais de Veneza, algo que você poderia entender como uma “importante avenida da cidade” e próximo da Estação Veneza Santa Lucia – a partir do Grand Canal ou da estação de trens você poderá pegar o traguetto, o barco que faz o transporte público de Veneza.
Já a alilaguna é uma espécie de ônibus aquático, que leva entre 38 e 70 minutos para ir do Aeroporto de Veneza até o ponto de parada desejado – o tempo de deslocamento varia de acordo com a parada de desembarque: F. Nuove (38min), Lido (58min), San Marco (1h12), Rialto (57min), Guglie (42min). O custo-benefício desse transporte é bom, especialmente se você estiver hospedado próximo de uma das paradas citadas. Caso esteja longe, terá que pegar ainda mais um barco para chegar próximo ao seu hotel ou caminhar com as malas por um tempo desconfortável. Esse transporte tem espaço para malas e leva o passageiro sentados. O bilhete pode ser comprado ainda dentro do aeroporto e também no terminal de embarque da alilaguna.
Táxi boat (Táxi aquático) – Os táxis aquáticos privados são a opção mais cara para sair do aeroporto e ir para o centro histórico da cidade, mas também a mais cômoda, já que você parte com seu barco privado e com ele poderá ir até o canal mais próximo ao seu hotel.
Por último, mas não menos importante, vale mencionar que a cerca de 25 km de Veneza fica o aeroporto de Treviso (TSF), outra opção para chegar de avião à cidade. Esse aeroporto é menor, mas pode ser uma alternativa de viagem. A partir dele você pode pegar um ônibus (ATVO) ou táxi para Veneza.
Uma dica importante sobre Veneza é tentar estar com uma mala pequena para explorar a cidade. São muitas as pontes e escadarias ao longo dos canais de Veneza, o que dificulta muito a locomoção com malas grandes ou pesadas. Se você tem uma mala grande/pesada, considere ficar hospedado próximo do local que chegar na cidade (se chegar pela estação de trem, procure ficar próximo dali, de modo que não precise se locomover com sua mala pesada). Uma outra opção é preparar uma pequena mala/mochila para os dias em que for ficar em Veneza e deixar sua mala grande em um armário alugado na estação Santa Lucia.
Onde Ficar em Veneza – melhores regiões
Veneza é um arquipélago e assim como qualquer outra cidade tem diferentes “bairros” para hospedagem e área com melhor localização. Hotéis em Veneza são considerados caros, então esse é um assunto importante na hora de planejar uma viagem à cidade. Procure escolher seu hotel com antecedência, porque os hotéis em Veneza que oferecem um bom custo-benefício, esgotam-se semanas antes da hospedagem.
A principal área de Veneza é San Marco, onde está a Pizza San Marco e a região da Ponte Rialto — embora muito bem localizada, as hospedagens nessa área podem ser bem caras. Nessa região mais central, fiquei hospedada no Pesaro Palace, que fica às margens do Grand Canal e permite fácil acesso à toda Veneza com os barcos.
Roteiro em Veneza – O que fazer
Dia 1 em Veneza
O ideal é que seu primeiro dia em Veneza comece de manhã cedo, então, se você começou sua viagem em outra cidade italiana, opte por pegar um trem que chegue a Veneza pela manhã. Chegar na noite anterior na cidade, antes de seu primeiro dia “completo” também é uma opção, mas é bom ter em mente que os hotéis em Veneza não custam uma pechincha.
Considerando que você chegará a Veneza pela manhã, chegando através da estação Santa Lucia, vá para seu hotel deixar as malas e já prepare-se para bater perna pela cidade. Independentemente do bairro que você escolha se hospedar, um bom lugar para ter como referência para começar seu passeio é na Praça San Marco.
Dica: Embora a cidade tenha muitas coisas legais para conhecer e atrações que valem o ingresso pago, estar em Veneza é a maior atração da viagem. Então dedique um tempo do seu itinerário para curtir a cidade, caminhar sem rumo, descobrir ruelas, canais, pontes, pequenos restaurantes, bares pequeninos e se perder pelo caminho.
-
Praça San Marco (Piazza San Marco)
-
Basílica di San Marco
A entrada à Basílica é gratuita, mas são comuns longas filas na sua porta. Para essas filas você pode agendar um horário para visitá-la (serviço pago).
-
Campanile de San Marco
-
Grand Canal
-
Ponte Rialto
-
Passeio de Vaporetto
-
Passeio de Gôndola em Veneza
Dia 2 em Veneza
-
Palazzo Ducale
Importantíssima atração de Veneza, o Palazzo Ducale (Palácio Ducal, ou Palácio do Doge), está no centro da cidade e durante vários séculos foi a sede do governo de Veneza. O edifício possui uma arquitetura externa de estilo gótico, que é bonito, mas não impressiona tanto quanto seu interior. Portanto, se tiver tempo disponível, visite-o internamente porque o passeio é incrível!
O palácio é enorme, tem exposições temporárias, salões muito decorados e adornados, dentre eles os apartamentos do duque, as salas como Sala delle Quatrro Porte, Sala Consiglio dei Dieci, Sala del Maggior Consiglio, além de antigas prisões. É possível fazer uma visita guiada no local e inclusive fazer um tour chamado Itinerari Segreti, que passa por áreas mais privadas e secretas.
-
Ponte dei Sospiri
Durante a tarde:
Dia 3 em Veneza
Murano
Como chegar a Murano: É possível pegar diferentes linhas para ir para Murano saindo de Veneza, a depender de qual será seu ponto de partida dentro da cidade. A partir da estação Piazzale Roma, pegue a linha 4.2, que sai a cada 20 minutos ou a linha 12. De San Marco, é possível pegar a linha 4.1, também a cada 20 minutos.
Burano
Para ir de Murano a Burano pegue a linha 12 – o percurso entre Murano e Burano leva em torno de 30 minutos. No fim do dia, quando quiser voltar a Veneza, você pode utilizar a linha 12 — o trajeto entre Burano e Veneza leva em torno de uma hora. Ou, se preferir você pode esticar o passeio até Torcello, que leva está a 10 minutos de Burano.
Onde Comer em Veneza
Para petiscos, vale conhecer a Osteria Al Squero (Dorsoduro, 943) ou a Cantine del Vino già Schiavi (Fondamenta Nani, 992) – são ótimas opções especialmente em um dia bonito para comer algo enquanto degusta de uma bebida à beira dos canais de Veneza. Também para petiscos, outra dica é são o Bacareto da Lele (Fondamenta dei Tolentini, 183).
Para deliciosos gelatos, não perca a Gelatoteca Suso (Sotoportego de la Bissa, 5453), que é maravilhosa!
Mais dicas de Veneza
Acqua alta
Vaporetto
Compre os ingressos antes de começar a viagem!
-
Basílica de San Marco – a visita à basílica gratuita, mas se você quiser conhecê-la sem enfrentar filas, pode fazer um agendamento através do site, que cobra um pequeno valor pelo serviço. O ingresso à Basílica sem fila pode ser adquirido para ser acessado entre 1 de abril a 1 de novembro.
-
Campanile de San Marco: O ingresso sem fila está disponível por 7 meses por ano, entre 1 de abril e 1 de Novembro.
-
Palazzo Ducale – A compra do ingresso online também permite furar a fila. Para fazer o tour “Itinerari Secreti”, que visita áreas internas da atração e que tem acesso mais restrito, o ingresso reservado antecipadamente, comprado com horário marcado é essencial.
Venezia Unica
Venezia Unica é o nome do city pass da cidade de Veneza, que permite o uso de transporte público e atrações da cidade. O bilhete é customizável e se comprado online tem um custo menor. Você pode incluir no bilhete apenas as atrações que pretende visitar e também o passe no transporte de embarcações pelo tempo que considerar necessário.