logo Melhores Destinos

Vilarejos mais bonitos da Itália – 20 destinos para se encantar!

Camille Panzera
10/03/2021 às 6:00

Vilarejos mais bonitos da Itália – 20 destinos para se encantar!

A Itália é um lugar surpreendente, cheio de história, excelente gastronomia e cidades encantadoras. Quem já teve a oportunidade de rodar pelo país, muitas vezes fica em dúvida de seu destino preferido por lá, de tão bonitas que são suas cidades! Hoje apresentamos os 20 vilarejos mais bonitos da Itália, lugares cheios de encanto para você colocar na sua listinha de desejos para o futuro!

Esses pequenos vilarejos, chamados de borgos ou vilas, estão espalhados por todo o país e muitas vezes possuem origem muito antiga, são constituídos de poucas ruas de pedra, e às vezes têm até um muro ao seu redor, que era algo comum nas construções da Idade Média.

Recanto de sossego e simplicidade, são lugares que muitas vezes possuem algumas poucas acomodações para hospedagem e onde não podem circular carros, oferecendo uma experiência ainda mais autêntica de volta ao passado. Em nossa seleção dos vilarejos mais bonitos da Itália, alguns lugares de destacam pela paisagem à beira-mar e outros pelas montanhas nevadas — algum deles certamente o conquistará e deixará sua próxima viagem a Itália ainda mais inesquecível!

Leia também:
Viagem à Itália – dicas para criar seu roteiro
Erros em uma viagem à Itália que você deve evitar
Dicas essenciais para saber antes de embarcar para a Itália

20 vilarejos mais bonitos da Itália

1. Bobbio, Emilia-Romagna

O vilarejo de Bobbio, exemplo de cidade medieval na região na Emilia Romagna, é outro destino ideal para quem deseja apreciar belas paisagens e sentir como se voltasse no tempo. O acesso à cidade é feito através de uma antiga ponte e seu centro histórico reúne vários edifícios de pedra, antigos, dentre eles o Castello Malaspina.

bobbio vilarejo italia

Bobbio / Imagem: Alessandro Vecchi

2.  Rocca San Giovanni – Abruzzo

Entre colinas e o Mar Adriático, o pequeno vilarejo de Rocca San Giovanni possui em torno de 500 habitantes em seu centro histórico, onde estão construções como a Igreja San Matteo Apostolo e o Palácio Municipal. A cidade fica possui vinhos ali produzidos e também tem praias, o que a torna ainda mais graciosa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Abruzzo (@ticonsigliounborgo_abruzzo)

3. Ravello – Campânia

Bastante diferente de outras cidades da Costa Amalfitana, Ravello fica 365 metros acima do nível do mar e tem um visual simplesmente fantástico. É um destino maravilhoso e um pouco menos popular do que suas vizinhas Amalfi e Positano, mas que vale a pena! A cidade tem seu acesso através de uma via bem estreita, que em alguns pontos só há espaço para um carro. O próprio percurso para chegar e sair da cidade já é uma diversão.
ravello italia

Ravello / Imagem: Camille Panzera

3. Bosa – Sardenha

Fundada por fenícios, Bosa é um vilarejo de menos de 2 mil habitantes localizado entre um rio e o mar da Sardenha, dominado pelo visual de um castelo em seu topo. Próximo do local há um extenso litoral, ideal para praticar snorkeling, mergulho e atividades aquáticas.

5. San Gimignano – Toscana

A pequena cidade medieval, assim como tantas outras da região, é cercada por uma muralha e é cheia de construções históricas. Seus maiores destaques são suas torres, construídas por antigas famílias influentes da cidade, no intuito de mostrar seu poder e riqueza. Por causa das torres, San Gimignano é conhecida como a “Manhattan medieval”.

toscana san gimignano

6. Civita de Bagnoregio – Lazio

Com apenas 8 habitantes no vilarejo, Civita faz parte da cidade de Bagnoregio, e está localizada a cerca de 120 km de carro de Roma. O local faz parte de região montanhosa e nasceu sob uma colina, que ao longo dos anos vem sofrendo com erosões. Embora conhecida pelo estranho título de “cidade que morre”, seu aspecto medieval é muito interessante e certamente vale uma visita.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Dino Presciutti (@dino_presciutti)

7. Bolgheri – Toscana

Pequenino e charmoso, o vilarejo de Bolgheri tem um castelo medieval e está em uma região onde se produz vinhos de boa qualidade. É uma parada indicada para fazer um almoço ao viajar pela Toscana ou aproveitar de suas enotecas.

vilarejos italia

Imagem: Manuelarosi

8. Norcia – Umbria

Situado em uma região de belas paisagens naturais, com montanhas e vales, Norcia está cercada por muralhas, tem uma porta romana em sua entrada e construções antigas, como o Palazzo Comunale, do século XIII. O lugar fica lindo no inverno, quando cai neve!

9. Orvieto – Umbria

Orvieto está localizado na área central da Itália e é conhecido por seu duomo (catedral) em estilo gótico, que recebe muitos visitantes anualmente. A cidade é tão antiga que estudos indicaram que os primeiros assentamentos por lá surgiram a partir do século VII a.C.

vilarejo italia orvieto

Orvieto / Imagem: Claudio Caravano

10. Vernazza – Liguria

O vilarejo de Vernazza faz parte da “Cinque Terre” italiana, uma região cheia de cidadezinhas que são um charme! Vernazza é uma dessas cidades populares entre os turistas, com belas construções de paredes coloridas e às margens do Mar Lígure. Ao visitar a região, vale incluir no roteiro um passeios pela Igreja di Santa Margherita d’Antiochia e Castello dei Doria.

vilarejos italia vernazza

Vernazza. Imagem: MedCruiseGuide.com

11. Matera – Basilicata

Considerada uma das cidades mais antigas do mundo, Matera tem o título de “Cidade de Pedra”. Com diversas construções em pedra e cavernas antiquíssimas, os chamados e sassi, ela abriga igrejas, casas e afrescos dentro dessas cavernas. Seu centro é considerado Patrimônio da Unesco tamanha sua importância cultural e histórica para o mundo e o visual da cidade encrustado em pedras é surpreendente.

vilarejos italia matera

Matera/ Imagem: Imagem: blank76

12. Castelmezzano – Basilicata

Localizado na região de Potenza, Castelmezzano é um borgo com cerca de 977 habitantes e a 900 metros acima do nível do mar. O pequeno vilarejo está cercado por rochas e está inserido nas paisagens naturais do Parque Regional Gallipoli Cognato. A cidade conserva seu visual do período medieval e certamente é um dos vilarejos bonitos da Itália!

vilarejos italia castelmezzano

Castelmezzano / Imagem: Marco Ganther

13. Conca dei Marini – Campania

Localizada na região da Costa Amalfitana, considerada Patrimônio da Unesco, Conca dei Marini é um vilarejo com cerca de 742 habitantes às margens do Mar Tirreno. A cidadezinha íngreme, embora muito pequena, tem um visual maravilhoso para o mar e vale uma visita ao passar por essa região de paisagens tão encantadoras.

conca dei marini vilas italia

Costa Amalfitana / Imagem: Camille Panzera

14. Pitigliano – Toscana

Nascido em um penhasco, o vilarejo de 2 mil habitantes cresceu sob rochas vulcânicas pela facilidade de poder utilizá-las. É um dos lugares mais fotogênicos da região da Toscana, com direito a grandes construções de cidades antigas, como um palácio, aqueduto e muros medievais.

15. Orta San Giulio – Piemonte

Localizada às margens do Lago d’Orta, no Norte da Itália, Orta San Giulio é uma aldeia graciosa, do qual faz parte inclusive uma ilha fluvial. Orta faz parte da 9 montanhas sagradas entre Piemonte e a Lombardia, também reconhecidas como Patrimônio da UNESCO

vilas italia

Orta San Giulio / Imagem: Nicola Giordano

16. Varenna, Lombardia

Varenna é um vilarejo localizado às margens do Lago de Como, a cerca de 70 km de Milão. O lugar é de uma beleza ímpar, não apenas por estar cercado por belas paisagens naturais, jardins e montanhas, mas por suas charmosas ruazinhas de pedra, restaurantes com mesinhas ao ar livre e pelo Castello di Vezio, que tem uma vista panorâmica da região.

17. Manarola – Ligúria

Outra das cidadezinhas da região de Cinque Terre, Manarola está em uma área belíssima, com direito a casinhas coloridas tão caraterísticas dessa região, mar e montanhas. É um dos vilarejos mais bonitos da Itália que embora hoje seja muito visitado por turistas, ainda conserva sua tradição da pesca.

vila mais bonita italia

Mararola / Imagem: Zotx

18. Portofino – Ligúria

Localizado na província de Gênova, Portofino é um dos balneários mais conhecidos da Itália e isso já diz muito sobre o lugar. Seu centro histórico é muito fotogênico e o visual da cidade, com o mar cristalino a sua frente, arranca suspiros dos visitantes.

Porttofino / Imagem: jarekgrafik

19. Venzone – Friuli-Venezia Giulia

Venzone é um perfeito vilarejo medieval, localizado na região montanhosa do Norte da Itália, em Friuli-Venezia Giulia, área de grande beleza natural, com florestas e rios. É considerado um dos vilarejos mais bonitos da Itália, monumento nacional, e fica cheio de neve no inverno.

20. Petralia Soprana – Sicília

Localizada em Palermo, no Sul da Itália, Petralia Soprana é um vilarejo com cerca de 3 mil habitantes no alto do parque natural della Madonie. Edificada com pedras, a cidade fica relativamente afastada de grandes centros e por isso mantém-se bem conservada. Sua vizinha, a cidadezinha de Petralia Sottana, também pode ser visitada na mesma viagem.

Confira também o site da associação I borghi più belli d’Itália, que reúne alguns dos destinos mais bonitos da Itália!


E você, já conheceu algum dos destinos na lista? Ficou com vontade de visitá-los? Compartilhe sua opinião nos comentários! 🙂

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção