logo Melhores Destinos

Como é voar no Airbus A380 da Qatar Airways, na classe executiva

Como é voar no Airbus A380 da Qatar Airways, na classe executiva

DOH Doha
BKK Bangkok
QR 832
Avião Airbus A380
Classe Executiva
Poltrona 12k
Data 31/01/2019
Partida 07:05
Chegada 17:45
Duração 6:40
Por Leonardo Cassol
30/07/2019 às 14:25

A Qatar Airways foi eleita a melhor companhia aérea do mundo pela quinta vez em 2019. Possui sede em Doha e voa para mais de 150 destinos. No Brasil, opera diariamente voos ligando São Paulo a Doha, e de lá conexões para outros destinos em vários continentes. Também voa de São Paulo para Buenos Aires, na continuação do voo que vem do Qatar.

A empresa possui mais de 150 aeronaves de longo curso, com destaque para jatos Airbus A350 e A380, ou Boeing 777 e 787. Voamos no Airbus A380 (aquele de dois andares) de Doha para Bangkok, na Tailândia, e contamos para você em detalhes como foi a nossa experiência na classe executiva dessa super aeronave, que conta até com um bar a bordo. Confira!

Compra da passagem

Resgatei a passagem com milhas no site do programa Smiles. O trecho em classe executiva custou 50.000 milhas mais R$ 91,55 de taxas por pessoa. Foi fácil conseguir a disponibilidade nessa rota. Optei por esse horário na manhã apenas por ele ser o único operado pelo Airbus A380. Apesar desse modelo estar em operação há mais de uma década, eu nunca tinha voado num A380… Mais que uma viagem, era um momento aguardado por muito tempo!

Depois da emissão consegui reservar os assentos no site da Qatar com facilidade, e ainda escolher a refeição principal para o voo, uma opção que a companhia oferece para voos com origem em Doha.

Check-in e embarque

Fiz o check-in pelo app da Qatar Airways na véspera da viagem. Foi simples e rápido.

Ainda estava escuro quando despachei a bagagem. Não havia quase nenhuma fila nesse horário. Rapidamente segui para o portão de embarque. Nada de sala VIP dessa vez… Minha preocupação era ser um dos primeiros a entrar no avião para fazer as fotos da cabine sem incomodar os demais passageiros.

Nas outras avaliações da Qatar eu já falei sobre o aeroporto de Doha, mas é sempre bom destacar. Ele é muito bom! Definitivamente, um dos melhores do mundo. Moderno, bonito e confortável. Fica devendo apenas na qualidade da internet, extremamente lenta, quando se consegue uma conexão…

O embarque foi no Portão B3, que conta com dois andares. Na parte de cima, passageiros em classe executiva e primeira classe (o Airbus A380 é a única aeronave da Qatar que tem cabine First Class). Na parte de baixo, os passageiros da classe econômica.

O embarque iniciou no horário previsto. Estava amanhecendo em Doha. Felizmente, consegui ser o primeiro a embarcar. A classe executiva estava com pouco mais de 30% de ocupação. A primeira classe tinha apenas um passageiro.

Dentro do avião, fomos bem recepcionados com champanhe, uma necessáire e os cardápios de bebidas e refeições. A aeronave estava bem limpa, arrumada e conservada! 

Optei pela poltrona 12k, janela no andar de cima, um pouco antes das enormes asas desse avião incrível.

Cabine da classe executiva do Airbus A380 da Qatar

A classe executiva da Qatar fica no 2º andar (upper deck) do Airbus A380. A configuração da cabine é 1-2-1, onde todas as 54 poltronas dão acesso ao corredor.

A cabine superior é bem confortável. A Classe Executiva fica entre a Primeira Classe (8 assentos) e algumas fileiras de econômica, na parte do fundo, como mostram as imagens do Seat Guru:

Já a cabine do primeiro andar é toda da classe econômica. São 461 assentos de econômica, sendo 405 no primeiro andar, e 56 no deck superior. Ao todo, esse avião transporta até 517 passageiros. 

Quem viaja sozinho deve optar pelos assentos nas janelas, com acabamento em tecido na cor vinho. Quem estiver acompanhado pode escolher os assentos do meio, com acabamento em tecido da cor cinza e detalhes em vinho.

Notem que nas poltronas do meio há uma divisória móvel que pode ser usada caso você queira um pouco mais de privacidade. Mas nada que se compare a Qsuite da Qatar, um produto mais novo, que tem portas.

Nessa aeronave havia uma imagem muito bonita decorando a parede que separa a Classe Executiva do bar.

Destaque também para iluminação em LED com várias cores, simulando o amanhecer. Parece um detalhe, mas isso contribui para aumentar a sensação de bem estar dentro do avião.

Os banheiros da Classe Executiva do Airbus A380 da Qatar são diferenciados. Um pouco maiores do que o padrão, além de contar com uma tampa especial para o vaso e produtos da Rituals. Detalhe para a torneira automática da pia, saída de água com efeito cascata. Achei bem estilosa.

Logo após embarcar, não resisti e pedi a comissária para dar uma espiada na primeira classe. Ela disse que ia checar, pois havia um passageiro confirmado para essa cabine e que não poderiam incomodá-lo. Três minutos depois ela vem toda animada sinalizando para irmos lá!

O assento da Primeira Classe (acima) é mais largo e com mais espaço, mas não chega nem perto de uma super suíte, como nos novos produtos da Emirates e da Singapore, por exemplo. Detalhe para o banheiro exclusivo dessa cabine, com bastante espaço!

Poltrona da Classe Executiva do Airbus A380 da Qatar

A poltrona da classe executiva se transforma em cama, com reclinação de 180 graus. Os braços são móveis e podem ser ajustados para não incomodar na hora de dormir.

O assento é muito bom! Só fica devendo um pouco na privacidade, já que não é uma suíte com portas, como na Qsuite (a Qatar deixa a gente mal acostumado). 

Entre os detalhes da poltrona, um compartimento para guardar objetivos pessoais, o controle para as posições do assento, luz individual de leitura, tomada universal e um mesão de refeições.

As janelas do Airbus A380 são menores que nos novos A350, ou que os modelos mais recentes da Boeing, como o 787 Dreamliner. Mas achei a aeronave bem silenciosa.

A poltrona na posição cama fica retinha e é bem confortável. Mas notem apoio para os pés (otomam) afunila um pouco, podendo incomodar as pessoas mais altas.

Mas o grande destaque da Classe Executiva dessa aeronave não é a poltrona, mas o lounge. O A380 é o único modelo da Qatar que conta com um verdadeiro bar a bordo.

Bar do Airbus A380 da Qatar Airways

Antes da viagem, confesso que fiquei me questionando qual seria a real utilidade de um bar dentro de uma aeronave, além de oferecer bebidas que poderiam ser servidas na poltrona. Não que eu tivesse algo contra, mas pensei que, no máximo, o bar renderia boas fotos e alguns drinks.

Para a minha surpresa, eu passei quase a viagem inteira no bar. Depois do serviço de bordo eu fui para lá e só voltei para o meu assento na hora do pouso. E olha que eu não fiquei bebendo sem parar (bem que poderia…)! Mas, acompanhem comigo: era um voo de manhã bem cedo e eu não estava mais com sono. Na cabine, depois do serviço de bordo, todas as janelas foram fechadas e alguns passageiros foram dormir. Logo, ficou um ambiente escuro e silencioso. Para quem não quer dormir, esse ambiente pode parecer algo um pouco depressivo. Restava ver algum filme, ou ir para um ambiente mais aberto, iluminado, e com comida e bebida liberados… Partiu bar! hehehe

O bar é bem completo. Tem quase todas as bebidas que você puder imaginar, além de uma carta de drinks que são preparados na hora pelos comissários. Para comer, há muitas opções de snacks doces e salgados. Eu provei alguns deles, tudo muito saboroso.

Há dois grandes sofás com cintos de segurança, que permitem que você fique conversando com quem está viajando com você, ou com outros passageiros, sem dificuldade.

Os comissários que ficaram no bar foram muito prestativos durante todo o voo, sempre oferecendo bebidas e snacks.

Sinceramente, depois desse voo me perguntei por que não existe um bar ou uma área de convivência à disposição dos passageiros em todos os aviões? hahaha Sério, eu curti muito! É excelente contar com essa opção. Por outro lado, tem a questão financeira, pois a empresa abre mão de espaço onde poderiam ser colocadas mais poltronas… Já que tem, vamos aproveitar! 

Entretenimento do Airbus A380 da Qatar Airways

O sistema de entretenimento da Qatar é o Oryx one. O monitor individual de alta definição oferece centenas de opções de filmes, séries, documentários, jogos e música. O menu tem opções especiais para crianças, e até o Alcorão, com indicação da posição de Meca e orientações para que os passageiros muçulmanos possam fazer as suas orações nos horários corretos.

Muitos filmes tem legenda ou áudio em português, e também em outros idiomas. Mas não são todos! Há uma quantidade bem razoável de conteúdo recente e de séries famosas.

No Airbus A380 a câmera externa é um espetáculo à parte. Poder acompanhar a decolagem, o pouso e todas as etapas do voo desse gigante, em alta definição, é uma experiência sensacional! Acabei assistindo só isso mesmo, já que fiquei a maior parte do tempo no bar.

A aeronave também possui internet Wi-fi. Nesse voo eles ofereceram uma hora de cortesia por dispositivo, mas com uma limitação na quantidade de dados. Deu pra atualizar os e-mails e dar uma olhada nas notícias. Muito bom!

Destaque para o controle do sistema de entretenimento, que é um tablet e permite que você assista a programação nele ou fique, por exemplo, vendo o mapa de voo no tablet e assistindo a um filme no monitor. Funciona super bem! Na outra imagem, os fones de ouvido antirruído, de boa qualidade.

Serviço de bordo da classe executiva da Qatar Airways

O serviço da classe executiva da Qatar tem um diferencial importante: o cliente escolhe quando quer comer e o que quer comer, entre as opções disponíveis, sem precisar seguir horários fixos para as refeições. É o “dine on demand“! Esse tipo de serviço me agradou bastante. A gente fica com muito mais liberdade para fazer as refeições quando for mais conveniente, ou quando der fome.

No meu caso, eu já estava com fome assim que entrei no avião, pois não tomei café da manhã. Eu havia feito a escolha do prato principal do café da manhã antes da viagem, pelo site da Qatar. A iniciativa, que é válida somente para voos partindo de Doha, é bem legal, pois evita que não tenha a opção de preferência do passageiro.

O serviço começou com uma entrada: pães, bolachas, torradas e um prato de diferentes tipos de queijos e frutas. Destaque para a apresentação, magnífica! E para os talheres personalizados.

No prato principal, minha opção foi a tradicional omelete com queijo, acompanhada de tomates, aspargos e de um bolinho de frango. Para acompanhar, suco de laranja, água e café expresso.

Não foi só a apresentação que estava caprichada! A comida também! Deliciosa, quente, variada e em boa quantidade. Nota dez!

Depois da refeição, eles entregam um chocolatinho da Godiva.

O cardápio (abaixo) mostrava as outras opções para o café da manhã e também para quem quisesse lanchar durante a viagem. Como eu comi alguns petiscos lá no bar, acabei não pedindo nenhum prato adicional nesse voo.

Amenidades

Além de dois travesseiros e edredom, a Qatar também disponibilizou uma necessáire para os passageiros da classe executiva, da marca indiana Nappa Dori.

Eram dois modelos usados nos voos mais longos. Dentro, produtos da Castello Monte Vibiano Vecchio como creme hidratante, mist para hidratação facial e protetor labial, além de protetor para os olhos, ouvidos, meia, pente, escova e pasta de dente.

Histórias engraçadas

O voo foi super tranquilo, quase sem nenhuma turbulência. Mas teve três episódios bem engraçados e esquisitos. O primeiro, no bar, um senhor que aparentava uns 60 anos, com vestimenta Kandoora (Kandura, Thobe ou Dishdasha) – aquela túnica branca usada pelos muçulmanos, fez o pedido de uns itens do Dutty Free para as comissárias. Ele falava tão alto, mas tão alto, que quase o avião inteiro podia escutar o que ele dizia. Entre algumas brincadeiras e a escolha dele, uma das comissárias saiu para buscar o pedido e demorou para voltar. Passado uns 20 minutos o senhor começou a falar ainda mais alto (MUITO ALTO, vocês não fazem ideia…), dizendo que queria a mercadoria dele… O tom era meio de brincadeira, mas ele tinha a voz grave e muito alta, e começou a dizer que as comissárias tinham roubado o dinheiro dele, que ele queria os produtos logo. Chegou a gritar! Isso assustou alguns passageiros e outros tripulantes que não estavam a par do perfil do excêntrico passageiro. Eu via os demais comissários vindo ao bar assustados, mas depois de olhar para a comissária que conduzia a situação, voltavam com um sorriso nervoso. Passado mais uns 10 minutos de um verdadeiro escândalo, os produtos dele chegaram. Aí ele começou a gritar, agradecendo e dizendo que as comissárias eram muito boas!…. Tirando o desconforto da gritaria, no final rendeu boas risadas. Achei que a tripulação conduziu bem a situação, que poderia ter tido um final não tão agradável (imaginei ele fazendo aquilo num voo de uma companhia aérea norte-americana, certamente seria imobilizado).

Como comportamentos estranhos parecem ser contagiosos, durante o café da manhã, um passageiro que estava dormindo simplesmente deu um grito histérico muito alto, do nada, no que aparentemente foi resultado de um pesadelo. Ele chegou a se levantar, olhou para os lados, e voltou a dormir.

Acham que parou por aí? Depois que eu voltei para a poltrona, um pouco antes do pouso, uma senhora (que não era a esposa do doidão do bar), estava empolgada assistindo o filme Bohemian Rhapsody, com a história e as músicas da banda Queen. Ela ficou uns minutos sussurrando a música, mas uma hora, do nada, começou a cantar alto, como se estivesse num karaoke… Sim, ela era muito desafinada. E todos os passageiros passaram a olhar para ela. De tão entretida com o filme, acho que ela nem reparou, ou fez que não viu. Uns riam, outros colocavam a mão na cabeça. Parecia surreal, mas ela ficou cantando alto uns 5 minutos, até a música terminar. E, no final, ainda soltou um uhuuuu…. Ainda bem que era hora de pousar! 

Comissários e equipe de solo

A equipe de solo da Qatar em Doha foi muito profissional e prestativa. A tripulação do voo foi muito gentil e atenciosa durante toda a viagem. Pareciam sempre atentos e disponíveis.

Vale destacar que nos outros voos que fiz com a Qatar ao longo da viagem também tive um atendimento muito bom, muito acima da média.

Programa de Fidelidade

O programa de fidelidade da Qatar Airways é o Privilege Club. A companhia é membro da Oneworld, tendo também parceria com os programas da American Airlines, Latam, British, Ibéria, entre outros.

Para nós, brasileiros, a grande vantagem é que a empresa é parceira tanto da Smiles, quanto da Multiplus, com acúmulo de pontos e resgate de passagens. No momento, está complicado emitir bilhetes na Qatar na Multiplus, por problemas no sistema de reservas da Latam. Se for pontuar voos da Qatar na Smiles, verifique a tabela de acúmulo. Na Multiplus/Latam Fidelidade há outra tabela de acúmulo.

Considerações finais

Valeu a pena esperar todos esses anos! Foi incrível viajar pela primeira vez no Airbus A380. O pouso e a decolagem são impressionantemente suaves. A gente quase não sente nada, pelo menos do andar de cima do avião.

Nossa chegada em Bangkok foi um pouco antes do horário previsto, com tempo bom! Deu para acompanhar tudo pelos monitores de entretenimento e pela janela (eu não sabia para onde olhar, fiquei até tonto na hora do pouso hehehe) 

Só não consegui encontrar meu colega Wendell (editor do Melhores Destinos), que mora na Tailândia. Bem no período que estive lá, ele resolveu viajar… 🙁  Mas a Tailândia é incrível! Um lugar maravilhoso que eu recomendo de olhos fechados para qualquer turista!

É uma pena saber que a Qatar Airways planeja se desfazer de todos os seus nove Airbus A380 nos próximos anos. O custo de operação é superior ao de novas aeronaves com grande capacidade, como o A350, que possui apenas dois motores. Enquanto isso não acontece, você pode aproveitar a aeronave principalmente nas rotas entre Doha e Austrália ou Nova Zelândia. 

E você, já voou no Airbus A380 da Qatar ou de outra companhia aérea? Como foi a sua experiência? Já vivenciou algum fato engraçado como os que aconteceram comigo durante um voo? Comente e participe! 

Veja também: 

Como é voar na Qsuite, a super classe executiva da Qatar Airways

Como é voar na classe executiva da Qatar Airways no Airbus A320

Diferenças entre classe econômica, executiva e primeira classe

Nota final

Qatar Airways

Doha - Bangkok

Voo QR 832

9,5
Embarque 9,5
Assento 9,0
Entretenimento 10
Amenidades 10
Equipe 9,5
Fidelidade 9,0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *