Status Silver, Gold e Navigator no programa TAP Miles&GO: quais as vantagens e como conseguir!
Status Silver, Gold e Navigator no programa TAP Miles&GO: quais as vantagens e como conseguir!
Ter status nos programas de fidelidade das companhias aéreas abre portas para muitos benefícios como despacho de bagagem grátis, atendimento prioritário, assentos mais confortáveis e até acesso a salas VIP.
O programa TAP Miles&GO da companhia portuguesa TAP Portugal oferece essas e outras vantagens para os clientes que pertencem as suas categorias elite. Neste post vamos conhecer todas as formas de conseguir status no programa TAP Miles&GO e as vantagens e benefícios oferecidos.
Como ter status elite no TAP Miles&GO?
O programa TAP Miles&GO promove os participantes para suas categorias elite conforme a quantidade de milhas ou trechos status acumulados no período de 12 meses. Diferente da maioria dos programas que consideram o período de qualificação de janeiro a dezembro de cada ano, o TAP Miles&GO considera a data de aniversário do cadastro do participante no programa como início do período de qualificação do cliente.
Para saber quando inicia o seu ano de qualificação, acesse sua conta TAP Miles&GO e, na aba “Meu Perfil“, consulte a sua data de inscrição no programa.
Milhas Status
As milhas status, equivalente a milhas ou pontos qualificáveis em outros programas, são as milhas que contabilizam para que o participante suba ou mantenha sua categoria elite. Eles são diferentes das “milhas resgatáveis” que são os pontos que transferimos dos cartões de crédito e demais parceiros para o programa.
Atualmente é possível ganhar milhas status no TAP Miles&GO voando com a TAP Portugal ou companhias parceiras e sendo assinante do Club TAP Miles&GO. Veja como é feita a contagem:
Milhas Status em Voos
O cálculo para acúmulo de milhas status em voos varia de acordo com a companhia voada, o destino da viagem (para voos TAP Portugal) e a tarifa do bilhete. Confira como é feito o cálculo em cada caso.
- Voos TAP Portugal
Em viagens com a TAP Portugal, a quantidade de milhas é um percentual percorrido que varia com o tipo da viagem e a tarifa adquirida, conforme tabela.
- Voos em Companhias Parceiras
Como a TAP Portugal faz parte da aliança Star Alliance, é possível acumular milhas status ao voar nas demais empresas membro. A quantidade de milhas acumuladas varia conforme a distância percorrida e a classe tarifária do bilhete. Cada companhia possui uma tabela própria para acúmulo.
Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Avianca Internacional, Brussels Airlines, Copa Airlines, Croatia Airlines, Egyptair, Ethiopian Airlines, EVA Air, LOT Polish Airlines, Lufthansa, SAS, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss, Thai Airways, Turkish Airlines e United Airlines.
Os clientes também podem ganhar milhas voando com as parceiras Azul, Emirates, Gol e Sata. No entanto, as milhas acumuladas com estes parceiros são apenas “resgatáveis”, ou seja, não geram milhas status para mudança de categoria.
Milhas Status com o Club TAP Miles&GO
Dentre os benefícios oferecidos pelo Club TAP Miles&GO, os assinantes podem receber entre 50 e 400 milhas status todos os meses mesmo sem voar e também recebem entre 400 e 5.200 milhas status ao renovar o clube. A quantidade varia segundo o plano adquirido.
Club | Milhas Status por mês | Milhas Status na Renovação |
Basic | 50 | 400 |
Extra | 100 | 800 |
Top | 200 | 2.600 |
Platinum | 400 | 5.200 |
Os participantes que aderirem ao plano maior, o Platinum, além de receberem milhas status todos os meses, ganham upgrade automático para a categoria TAP Miles&GO Silver (Star Alliance Silver).
Além disso, não é incomum o Club lançar campanhas que oferecem status Gold por alguns meses na adesão.
Converter milhas resgatáveis em milhas status
Uma opção pouco oferecida pelos demais programas de fidelidade é a de transferir milhas resgatáveis (como milhas transferidas do cartão de crédito, por exemplo) para milhas status. No TAP Miles&GO, a transferência é possível e cada lote de 2.000 milhas resgatáveis geram 1.000 milhas status. No entanto, é cobrada uma taxa no valor de EUR 70 (aproximadamente R$ 377) para cada lote. Devido ao alto custo, essa opção não é recomendada.
Trechos Status
É considerado trecho status cada segmento que o participante voar com a companhia portuguesa em uma classe tarifária elegível. As conexões também são contempladas na contagem. Bilhetes emitidos com milhas, infelizmente, não são elegíveis.
Categorias do programa TAP Miles&GO
O TAP Miles&GO oferece quatro categorias: Miles&GO (inicial), Silver, Gold e Navigator. As duas maiores são equivalentes ao status Star Alliance Gold e a Silver ao Star Alliance Silver. Vamos conhecer os requisitos necessário para que o participante conquiste cada uma delas. Os benefícios variam de milhas adicionais, upgrade de cabine, wi-fi grátis e até serviço concierge.
Categoria Miles&GO
Requisitos: Basta se cadastrar no programa (clique aqui).
Validade das Milhas: 3 anos (exceto milhas promocionais).
Categoria Miles&GO Silver / Star Alliance Silver
Requisitos para conquistar a categoria: 30.000 milhas status ou 25 trechos status em 12 meses. O status também é concedido ao assinar o Club TAP Miles&GO Platinum.
Requisitos para se manter a categoria: 20.000 milhas status ou 15 trechos status em 12 meses.
Benefícios: Marcação de assentos grátis, central de atendimento exclusiva, 25% de milhas status bônus em voos TAP Portugal, prioridade no embarque, acesso ao lounge em Lisboa ao realizar viagens voando com a TAP Portugal (4 acessos para viagens para a Europa ou África do Norte e acesso ilimitado para viagens intercontinentais), fast track e antecipação de até 5 mil milhas para resgates.
Validade das Milhas: 3 anos (exceto milhas promocionais).
Categoria Miles&GO Gold / Star Alliance Gold
Requisitos para conquistar a categoria: 70.000 milhas status ou 50 trechos status em 12 meses.
Requisitos para se manter a categoria: 50.000 milhas status ou 40 trechos status em 12 meses.
Benefícios: Assentos conforto grátis, central de atendimento exclusiva, 50% de milhas status bônus em voos TAP Portugal, prioridade no check-in e embarque, uma bagagem despachada extra, acesso ao lounge da companhia e parceiros Star Alliance com convidado, fast track, isenção de taxa de remarcação e reembolso de bilhetes com milhas, bilhete para acompanhante com 40% de desconto e antecipação de até 10 mil milhas para resgates. Além desses benefícios, o cliente também poderá presentear outro participante com o mesmo status.
Validade das Milhas: Não vencem.
Categoria Miles&GO Navigator / Star Alliance Gold
Requisitos para conquistar a categoria: 125.000 milhas status ou 70 trechos status (pelo menos 10 trechos nas tarifas Plus, Executiva ou Top Executiva) em 12 meses.
Requisitos para se manter a categoria: 100.000 milhas status ou 70 trechos status (pelo menos 10 trechos nas tarifas Plus, Executiva ou Top Executiva) em 12 meses.
Benefícios: Assentos conforto grátis, central de atendimento exclusiva, 50% de milhas status bônus em voos TAP Portugal, prioridade no check-in e embarque, uma bagagem despachada extra, acesso ao lounge da companhia e parceiros Star Alliance com convidado, fast track, isenção de taxa de remarcação e reembolso de bilhetes com milhas, bilhete para acompanhante com 40% de desconto, transporte grátis de equipamento esportivo, dois upgrades gratuitos de cabine por ano, wi-fi grátis a bordo e antecipação de até 20 mil milhas para resgates. Além desses benefícios, o cliente também poderá presentear outro participante com o mesmo status.
Validade das Milhas: Não vencem.
Resumo dos requisitos para atingir e se manter nas categorias TAP Miles&GO
Resumo dos benefícios do TAP Miles&GO por categoria
Status match/Desafio Miles&GO
Volta e meia o programa TAP Miles&GO promove campanhas de status match/challenge para clientes que pertençam a categorias elites de outros programas. Nestas ofertas, os clientes poderão solicitar equiparação do status que possuem com o TAP Miles&GO.
O status ficará disponível por um período curto de tempo em que o participante deve acumular uma quantidade mínima de milhas status ou trechos status menor que o habitual. Caso os requisitos sejam atingidos, o participante terá a validade do status prorrogada.
Dicas para conseguir status no programa Miles&GO
A primeira dica é bem fácil e óbvia: dê preferência em voar com a TAP Portugal e suas parceiras e sempre coloque seu número Miles&GO quando comprar a sua passagem aérea ou fizer o check-in. Caso esqueça, solicite as milhas retroativas pelo site o quanto antes. Depois que a Avianca Brasil deixou de operar e a Latam saiu da Star Alliance, infelizmente os brasileiros deixaram de ter uma parceira que acumulasse milhas status no programa.
Por outro lado, empresas estrangeiras como United, Lufthansa, Avianca Internacional, Copa e Air Canada operam voos diários para o Brasil e são opções para acumular milhas status no programa.
Para quem não quer esperar juntar a quantidade de milhas ou trechos status para se qualificar, o Club Miles&GO Platinum oferece upgrade automático para a categoria Silver que já oferece milhas status bônus e atendimento prioritário. Já os demais planos oferecem milhas status todos os meses que podem lhe ajudar a subir de categoria. No entanto, antes de assinar um dos planos, considere o custo anual dos clubes e não aja por impulso.
Alguém tem outra dica de como conseguir status no programa TAP Miles&GO? Vocês acham que vale a pena tentar se qualificar no programa? Comentem e participem!