Status match, desafio de status e nomination: dicas para ser cliente VIP em diferentes companhias aéreas

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
7/01/2020 às 5:00

Status match, desafio de status e nomination: dicas para ser cliente VIP em diferentes companhias aéreas

Salas VIP, assentos exclusivos, upgrades para classe executiva, franquia de bagagem extra, passe expresso em aeroportos congestionados e check-in exclusivo, esses são apenas alguns mimos que as companhias aéreas reservam para seus melhores clientes. Mas você sabia que se você tiver status numa empresa pode conseguir benefícios equivalentes nas companhias aéreas concorrentes? Sim, através de ações de status match (equivalência de status), status challenge (desafio de status) ou nomination (nominação de status). Saiba como isso funciona nesse post exclusivo.

Status Match (equivalência de status)

É uma equivalência de status em programas de fidelidade de diferentes empresas, redes ou alianças. É a maneira que as empresas encontram para conquistar clientes de nível elite de seus concorrentes ou de ampliar sua base de fidelizados. Funciona não apenas com empresas aéreas, mas também com redes de hotéis e locadoras de automóveis.

Basicamente, a empresa indica quais empresas e status aceita fazer a equivalência, e os níveis correspondentes de um programa para o outro, e o tempo de equivalência, que geralmente é de um ano.

As campanhas costumam ocorrer num período bem limitado, oferecendo equivalência de status para suas concorrentes ou parceiras. Veja alguns exemplos recentes:

Status Challenge (desafio de status)

Status Challenge ou desafio de status é uma ação realizada com frequência por alguns programas de fidelidade, que oferece o status elite em troca do atingimento de alguma meta, geralmente quantidade de voos ou de milhas voadas.

Um exemplo de um status challenge permanente é o Desafio TudoAzul, onde o programa de fidelidade da Azul oferece a equivalência de status por 6 meses com concorrentes nacionais e internacionais, como Latam, GOL/Smiles,  AAdvantage da American Airlines, MileagePlus da United ou Delta Skymiles, entre outros. Para manter o status por mais tempo é preciso atingir a meta de pontos qualificáveis nesse período, que é 50% inferior ao geralmente exigido para cada nível.

Além disso, as principais companhias aéreas norte-americanas Delta, United e American Airlines costumam oferecer desafios para vários programas concorrentes. Veja alguns desafios que estão valendo:

Nomination (nominação de status)

Nomination é uma nominação imediata de status elite feita pela gerência comercial ou de marketing das empresas aéreas, ou dos programas de fidelização. É prerrogativa para conquistar pessoas que tenham potencial para se tornar clientes importantes, ou recompensar clientes ou figuras públicas em função de algum evento especial. Funciona também com redes de hotéis.

Geralmente é focado em clientes corporativos, que viajam a trabalho, ou celebridades e VIPs. Nos anos em que eu fui passageiro frequente da United, eu consegui Nomination para alguns amigos que se encaixavam no perfil, por exemplo

E-mail_Nomination

Para quem nunca tinha ouvido falar no assunto, Status Mach, Status Challenge e Nomination são práticas que começam a ganhar forma no mercado brasileiro, mas já muito comuns nos Estados Unidos. Portanto, vale muito a pena aproveitar oportunidades de obtenção ou equivalência de status. Conheça a seguir regras gerais dessas ações:

  • É necessário estar cadastrado no programa de fidelidade que deseja obtenção/equivalência de status antes da solicitação do Status Match, Status Challenge ou Nomination;
  • As promoções de status possuem prazo específico. Então, é fundamental enviar a documentação dentro da janela de tempo especificada, sob o risco de perder a equivalência. O mesmo vale para o Nomination, que deve ser feito próximo à data do voo;
  • Fique atento à comprovação que for exigida. Envie tudo o que foi solicitado (geralmente foto do cartão fidelidade e extrato), juntamente com seus dados e telefone de contato;
  • Caso a empresa não tenha feito a divulgação pública da promoção, o resultado não é garantido. Ou seja, a empresa pode ter aprovado a oferta para alguns clientes mas, por algum motivo, negar o seu pedido.
  • Mesmo que não tenha nenhuma ação divulgada nada impede você de pedir uma equivalência de status. Exponha seus motivos, comprove seu status atual e boa sorte!

Aqui no Melhores Destinos nós publicamos todas as ações de status match e status challenge envolvendo programas de fidelidade nacionais. Mas outras ações menores ou o resultado de pedidos espontâneos de clientes você pode conferir num site especializado chamado status matcher (somente em inglês). Ele tem informações das políticas de equivalência e desafio de status dos principais programas de fidelidade do mundo.

E você, já conseguiu obter ou equivaler nível elite através de status match, status challenge ou nomination? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Esse post foi originalmente publicado originalmente em 2014 e vem sendo atualizado desde então. Última atualização: janeiro de 2020.

141 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *