logo Melhores Destinos

Viagem para Gramado – passo a passo para planejar suas férias

Camille Panzera
Camille Panzera
01/07/2020 às 16:47

Viagem para Gramado – passo a passo para planejar suas férias

Gramado é um dos destinos de viagem mais queridos do Brasil, com ótimos restaurantes e dezenas de atrações para conhecer. É também uma das primeiras experiências de viagem para quem vive no Brasil e por isso, hoje publicamos um passo a passo para planejar uma viagem para Gramado, com dicas úteis para quem deseja conhecer a cidade.

Planejando uma viagem a Gramado

Gramado e sua cidade vizinha Canela estão na região serrana do Rio Grande do Sul, a cerca de 100 km da capital Porto Alegre. Juntas elas formam um dos principais destinos turísticos do Brasil e oferecem uma variedade enorme de atrações, tanto naturais quanto urbanas.

A cidade é pequena, mas muito bem preparada para o turismo. Tem uma grande variedade de hotéis, ótimos restaurantes, muita natureza e um povo hospitaleiro!

Para quem Gramado é indicada?

Gramado é indicado para pessoas de todas as idades. Parece clichê, mas é a verdade. A cidade é conhecida por ser um destino romântico para casais (e é mesmo), mas também é ótima para famílias, para quem viaja com crianças, pessoas da terceira idade, enfim, não faltam atrações para pessoas em idades diferentes, momentos diferentes e desejos diferentes. Há muito o que fazer em Gramado, por isso a cidade realmente consegue agradar a um público variado.

viagem para gramado

Quando ir a Gramado?

Gramado é um destino que pode ser conhecido o ano inteiro e cada estação oferece uma experiência diferente. Todos os anos a cidade sedia belos eventos, sendo o principal deles o Natal Luz, em que a cidade fica toda enfeitada para o Natal. Para quem deseja pegar um pouquinho de frio, motivo que faz a cidade ser bem famosa, procure viajar entre maio e setembro.

Veja mais dicas no nosso post Quando ir a Gramado, que tem um gráfico do clima em Gramado mês a mês.

Quanto tempo ficar em Gramado?

Essa dúvida é bastante importante para quem planeja uma viagem a Gramado. Se você vai pela primeira vez, recomendo ficar entre 5 e 7 dias inteiros na cidade. Se você já esteve outras vezes na Serra Gaúcha, pode pensar em ficar menos tempo, como uns 3 ou 4 dias. Tudo dependerá também do seu objetivo, do que pretende fazer na cidade e quais atrações quer visitar.

Passagens ou pacote de viagem para Gramado?

Vamos começar o planejamento de sua viagem? O primeiro passo é decidir como chegar até lá. A menos que você more no Rio Grande do Sul ou em uma região próxima, o mais indicado é ir de avião até Porto Alegre e de lá seguir viagem até a Serra Gaúcha. Para isso você pode reservar as passagens aéreas ou se preferir um pacote de viagens incluindo os voos e o hotel ou pousada em Gramado. Na prática a única diferença será o preço: compare os valores de comprar separado ou no pacote e opte pela opção que for mais barata!

Passagens aéreas para Gramado

Gramado ainda não tem um aeroporto próprio, por isso, para quem viaja a Gramado a opção mais cômoda é ir até o Aeroporto de Porto Alegre – Salgado Filho e de lá, partir por via terrestre até Gramado, a cerca de 100 km de distância.

É possível encontrar promoções de passagens para Porto Alegre em vários meses do ano e os valores variam bastante a depender do aeroporto de origem. A melhor forma de conseguir saber sobre as promoções de passagens é baixar o aplicativo do Melhores Destinos, onde mandamos alertas assim que as promoções estão disponíveis!

Com frequência encontramos promoções de passagem aérea para Porto Alegre, o que torna a viagem muito mais econômica!

viagem para gramado

Como ir do Aeroporto de Porto Alegre até Gramado

Para ir do Aeroporto de Porto Alegre até Gramado é possível utilizar os ônibus intermunicipais (que saem do próprio aeroporto), transfer compartilhados previamente agendados, transfer privados, alugar um carro no aeroporto e com ele aproveitar para circular também por Gramado ou até ir de Uber, que quando compartilhado em uma família pequena pode oferecer um bom custo-benefício.

Para mais dicas, veja aqui nosso post de Como Chegar a Gramado.

 

dicas gramado

Hotéis e pousadas em Gramado

Agora que já falamos de como chegar à cidade é hora de definirmos onde ficar durante a viagem! Gramado tem uma grande variedade de acomodações, tem muitas pousadas e hotéis simples com preços baixos e também hotéis luxuosos para quem deseja comemorar uma data especial. Sugiro sempre procurar uma acomodação que tenha aquecimento e uma localização que esteja de acordo com suas necessidades — se estiver sem carro alugado, procure um hotel mais centralizado para fazer atividades a pé. Outra dica é que Gramado está do lado de Canela, que também tem ótimas opções de hotéis.

Procure fazer a reserva de seu hotel com antecedência, dessa maneira você encontrará mais opções de acomodações e quartos disponíveis. Faça a reserva semanas antes se você pretende viajar em feriados e datas comemorativas.

Veja aqui todas as nossas sugestões de Onde ficar em Gramado, citando inclusive as dicas de hotéis em que já ficamos!

hoteis gramado

Vale a pena alugar carro em Gramado?

Ao chegar a Gramado, você vai notar que a cidade não é grande, mas as atrações são espalhadas e nem sempre ficam no centro. Por isso, é importante, sim, pensar como você irá se locomover por lá. Várias atrações e restaurantes oferecem serviço de transporte gratuito, mas dependendo dos seus planos, ter um carro a seu dispor poderá ser mais prático. Nesse caso, se preferir alugar um carro, reserve com antecedência pela internet e retire no Aeroporto de Porto Alegre.

Dica importante: caso alugue o carro em Porto Alegre dê preferência a locadoras com filial na Serra Gaúcha: isso pode evitar aborrecimentos e perda de tempo caso tenha algum problema com o carro alugado!

Gramado sem carro: Uber e BusTour

Há pouco tempo diríamos que ficar ser carro em Gramado era uma má opção, mas com a chegada dos aplicativos de transporte, como Uber e 99, é bem possível – e muitas vezes mais barato! – não alugar um carro na cidade. O Uber geralmente funciona bem na região, mas você pode ter de esperar um pouco aos fins de semana e feriados, especialmente em áreas mais distantes do Centro. No centrinho você pode fazer muita coisa a pé e para visitar atrações mais distantes e você também pode contratar um passeio com agência. Por fim, há os ônibus de dois andares da BusTour, que funcionam no sistema hop on hop off. Após comprar o bilhete você pode subir e descer em qualquer parada do roteiro, que passa pelas principais atrações da região. Um aplicativo mostra as paradas próximas e a localização dos ônibus em tempo real Veja aqui as dicas de transportes em Gramado.

Onde comer em Gramado

Se tem uma coisa que não dá para perder em Gramado é a gastronomia. A cidade tem restaurantes excelentes, com pratos maravilhosos e comida farta. Em Gramado você encontrará restaurantes de carnes, pizza, cafeterias especializadas em chocolate, bistrôs com pratos variados, locais que servem galetos e massas, restaurantes especializados no café colonial (um café cheinho de pratos diferentes) e também os restaurantes de fondue, uma marca dessa região e ótima opção para um dia friozinho.

Comer é praticamente uma “atração” de Gramado e muito restaurantes servem a famosa “Sequência”, em que você pode pagar um valor fixo e comer à vontade.

Veja aqui outras dicas sobre os restaurantes em Gramado.

Fondue em Gramado

Viajando a Gramado, seja a primeira vez ou não, vale super a pena reservar uma noite para comer uma “sequência de fondue”. É assim que chamam a maneira de servir a fondue em Gramado: primeiro é servida a fondue de queijo, depois a de carne e seus acompanhamentos e por fim a fondue de chocolate.
As opções de restaurantes para comer fondue em Gramado são muitas, com diferentes faixas de preços.

Para mais dicas e sugestões de restaurantes de fondue, veja nosso post de fondue em Gramado.

O que fazer em Gramado

Gramado tem muita coisa para fazer, vários passeios que podem ser feitos por conta própria e outros que podem ser realizados através de agência. Alguns programas são mais populares que outros, entre eles um passeio pela Rua Coberta e Paróquia São Pedro, ambas no Centro, passear no Lago Negro e admirar a Cascata do Caracol, no Parque Estadual do Caracol, em Canela.

A dica que deixo é criar seu próprio roteiro em Gramado baseando-se no que você tem mais interesse em visitar. E você encontra mais dicas no nosso post O que fazer em Gramado ou Roteiros em Gramado.

Que roupas usar em Gramado

Gramado e Canela estão em uma região serrana e que costuma fazer frio, principalmente no inverno. Independentemente do momento em que você decida viajar, leve roupas de frio na mala porque o tempo pode surpreender e mudar de repente.

Se viaja o inverno, leve casacos mais pesados, porque o frio pode ser forte para quem não está acostumado. Também vale a pena levar calçados fechados e confortáveis para poder caminhar. Chove com frequência na cidade, então leve isso em consideração quando for preparar sua mala.

Outra dica é olhar a previsão do tempo poucos dias antes da viagem, isso ajudará a organizar sua mala e vendo as temperaturas ficará mais fácil saber o que vestir.

viagem para gramado

Outras dicas de Gramado

Aproveite os dias antes da viagem para ler bastante sobre o lugar, se planejar e entender o que você poderá de gostar de fazer por lá. Planejar é uma parte importante da viagem… quanto mais você souber sobre o destino, melhor se sairá quando estiver por lá.

Com exceção de áreas rurais ou afastadas do Centro, Gramado tem sinal de telefone celular de todas as operadoras, então provavelmente você não terá problema para se comunicar. As lojas e restaurantes da cidade aceitam cartões de crédito/débito com facilidade e se precisar de bancos ou casas lotéricas você também os encontrará no centro.

Tem outras dicas ou dúvidas para programar sua viagem para Gramado? Escreva pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *