logo Melhores Destinos

9 destinos do Brasil perfeitos para visitar no outono (mas não nesse!)

Thayana Alvarenga
20/03/2021 às 11:00

9 destinos do Brasil perfeitos para visitar no outono (mas não nesse!)

O outono começa hoje no Brasil e em todo o Hemisfério Sul, e é uma das melhores estações para viajar em muitas partes do nosso país. Entre os motivos, está a baixa temporada para turistas, com hotéis e pacotes de viagem oferecendo preços mais convidativos. Mesmo sem o colorido da primavera, o romantismo do inverno ou a animação do verão, as árvores com folhas secas e a temperatura mais amena tem tudo para aquecer seu coração neste outono.

O momento é de isolamento devido à pandemia, mas pode ser uma boa aproveitar e planejar a próxima viagem para quando for a hora de, enfim, recomeçar. Confira a seguir alguns dos excelentes destinos que são a cara do outono!

Outono no Brasil: 9 destinos perfeitos

1. Chapada Diamantina – Bahia

Engana-se quem pensa que a Bahia é um estado para ser visitado apenas no verão. O outono é também uma ótima época para explorar lugares alternativos que vão além das praias, como a deslumbrante Chapada Diamantina. O período é de menor incidência de chuva na região, o que favorece bastante a experiência de quem pensa em fazer as famosas trilhas e caminhadas que levam a morros e cachoeiras inesquecíveis. Nesta época do ano, o sol fica na posição perfeita para iluminar o Poço Encantado, uma gruta que é um dos grandes espetáculos naturais por aqui, além de permitir uma melhor prática de esportes de aventura como rapel e trekking.

Confira 25 dicas da Chapada Diamantina para a sua viagem!

2. Pantanal – Mato Grosso

O Pantanal matogrossense é dono de uma das faunas e floras mais impressionantes do mundo. Visitar no outono é garantia de altas emoções, já que a seca faz com que os animais saiam em busca dos rios para beber água, ficando mais fácil ver onças, crocodilos e muito mais bem ali de pertinho. Outro ponto positivo de ir ao Pantanal nesta época do ano é que o deslocamento pelas áreas fica mais fácil, já que as estradas de terra não estão tão alagadas como de costume. O destino é um prato cheio para quem quer observar mais da vida selvagem, além de explorar as belezas incríveis que só o nosso Pantanal tem.

3. Chapada dos Veadeiros – Goiás

O outono marca o início da redução de chuvas e começo da seca na Chapada dos Veadeiros. Quem gosta de praticar ecoturismo vai se esbaldar por aqui nesta época, pois as chuvas diminuem e fica muito mais tranquilo fazer trilhas, caminhadas, escaladas e aproveitar os passeios com tudo o que o local tem de melhor. Com o início da seca, o local se torna perfeito para fazer rapel nos paredões de pedras e cachoeiras, entre outras atividades. Não deixe de observar as flores do cerrado abertas que embelezam ainda mais o cenário natural!

Confira 47 dicas imperdíveis da Chapada dos Veadeiros para a sua viagem!

4. Gramado – Rio Grande do Sul

Gramado pode ser uma opção interessante para o seu outono. Os preços nessa época costumam ser bem mais camaradas que na temporada de inverno e as temperaturas estão mais amenas, perfeitas para passeios ao ar livre. Dá para aproveitar os vinhos, chalés e fondues sem gastar tanto. O clima europeu da cidade continua em evidência nesta época, além da arquitetura inspirada no estilo alemão, com folhas secas das árvores apresentando uma cor avermelhada, um charme sem igual.

Saiba mais sobre o destino no nosso guia de Gramado!

5. Campos do Jordão – São Paulo

A nossa querida “Suíça brasileira”, Campos do Jordão é super convidativa também no outono, agradando turistas por ter um frio um tanto mais suportável e pouca chuva. Os apaixonados pelas paisagens serranas ficarão surpresos quando combinarem elas às folhas secas de árvores que caem no chão e compõem o charmoso cenário outonal da cidade em tons vermelho, amarelo, verde e roxo. Destaque para os plátanos, símbolos da cidade. Campos do Jordão é uma das cidades mais visitadas pelos turistas que curtem o inverno, portanto antecipar sua visita para o outono é garantia de lugares menos cheios e preços melhores!

6. Paraty – Rio de Janeiro

Paraty tem tudo para entrar no seu roteiro de férias durante o outono, já que nesta época chove bem pouco, o que permite explorar o centrinho histórico com mais tranquilidade. É que o destino é daqueles em que você pode caminhar pelas ruas de paralelepípedos observando as belas construções arquitetônicas do século 18, dando para entender um pouco melhor porque tudo ali foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. A tradicional Festa do Divino começa em 26 de maio, deixando a cidade toda colorida e enfeitada para os visitantes. Mesmo com a baixa incidência de chuvas, os dias continuam ensolarados, então dá até para pegar uma praia!

7. Florianópolis – Santa Catarina

As praias de Santa Catarina, entre elas as de Florianópolis, também são uma boa pedida para o outono por vários motivos. Por exemplo, a capital catarinense costuma receber muitos turistas no verão, porém essa época de outono ainda garante dias de sol forte, o que permite curtir as praias com o diferencial de não ter uma multidão de turistas para dividir a areia. Ainda dá para aproveitar a Lagoa da Conceição, além dos restaurantes e bares badalados muito famosos!

8. Jalapão – Tocantins

O Jalapão no outono, principalmente depois de maio, ganha uma temperatura mais amena com vegetação verdinha, fazendo qualquer turistas se apaixonar de primeira. É neste período que começa a seca na região, portanto dunas de areias, praias de rio, piscinas naturais e cachoeiras ficam ainda mais bonitos de se ver nesta época do ano. Ainda assim, vá preparado! A temperatura do Jalapão no outono fica entre os 14° e 20°, sendo que dificilmente chove.

9. Foz do Iguaçu – Paraná

As espetaculares Cataratas do Iguaçu ficam em Foz do Iguaçu e atraem milhares de turistas brasileiros e estrangeiros durante o ano inteiro. Contudo, é no outono que o número de visitantes diminui, tornando a experiência mais agradável. Entre março e junho é o período de baixa temporada, quando dá para fugir das grandes filas para tudo, inclusive para disputar um bom lugar perto da Garganta do Diabo. Além disso, as demais atrações da cidade podem ser aproveitadas sem a necessidade de encarar aquela superlotação de turistas.

Outono no Brasil

Em 2021, o outono no Brasil começa oficialmente hoje, dia 20 de março, e vai até 21 de junho. O período também é muito famoso pelas colheitas, porque é quando começa a queda de folhas e frutos das árvores.

Uma das características da estação é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam do verão mais quente para climas mais amenos, já preparando a população para o frio, com o inverno que vem na sequência. Além da mudança de temperatura, a estação é marcada por ter ventos mais fortes e também pela diminuição da umidade do ar.


E você, já esteve em algum destes destinos no outono? Tem dicas para compartilhar? Comente abaixo e ajude outros leitores!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção