Pacote de viagem vale a pena? Tudo o que você precisa saber para economizar

Thayana Alvarenga
20/11/2019  ·  11:00Publicado 20 · nov · 2019  ·  11:00Atualizado 21 · nov · 2019

Pacote de viagem vale a pena? Tudo o que você precisa saber para economizar

É importante saber como funciona o pacote de viagem para saber se vale a pena, e também para escolher o melhor serviço. Além de economia, o pacote pode simplificar a vida de quem viaja. Separamos algumas dicas para quem quer comprar pacote de viagem para casal, familiares ou amigos, além de informações de como comprar viagem barata, qual o melhor site para comprar pacote de viagem, e mais dicas. Confira!

O que é pacote de viagem?

O pacote de viagem é um serviço vendido por agências de turismo. Como o próprio nome já sugere, é feito um combo com passagens, que podem ser terrestres ou aéreas, e a hospedagem. Até existem opções mais completas no mercado, com transfers, passeios, alimentação e mais, porém isso está cada vez mais raro.

Hoje em dia com a diversidade de opções de aplicativos de transporte, que geralmente possuem bons preços e estão disponíveis em diversos lugares do mundo, além dos guias completos e gratuitos dos Melhores Destinos, o turista pode sem dúvida economizar no valor final do seu pacote fechando parte da viagem por conta própria.

Pacote de viagem vale a pena?

Na prática, o viajante contrata os dois serviços juntos (passagem + hotel) e geralmente ganha um desconto por isso. Muitas vezes o pacote pode sim ser vantajoso. O segredo é que as companhias aéreas oferecem uma tarifa especial às agências de viagem montarem os pacotes, chamada “tarifa operadora”. Essa tarifa pode tornar os pacotes muito interessantes.

Além disso, as agências de viagem conseguem preços melhores com os hotéis por meio de negociações por volume. A lógica é a mesma do porquê as grandes redes de supermercados conseguem preços melhores de seus fornecedores: eles ganham por escala.

Então o pacote de viagem sempre é mais barato?

De forma alguma! A regra é sempre pesquisar e comparar se vale a pena comprar o pacote ou reservar separado. Mesmo com as vantagens competitivas que listamos acima, não é raro que o pacote tenha preço similar à compra separada. Às vezes a reserva do mesmo hotel e mesmo voo fica mais cara comprando fora do pacote, mas você pode fazer a troca por um hotel similar (ou até melhor) ou do voo com outra companhia e economizar. Por isso nunca deixa de comparar os pacotes de viagem com os preços oferecidos separadamente!

Qual o melhor site para comprar pacotes de viagem?

Algo desta proporção, como colocar a sua viagem de férias nas mãos de uma agência de viagem, requer bastante atenção e cuidado. Portanto pesquise bastante sobre antes de efetuar a sua compra. Evite sites desconhecidos ou comprar de terceiros em redes sociais, que podem ser golpes. Recomendamos sempre a compra em sites conhecidos como Zarpo, ViajaNet, Decolar.com, Submarino Viagens e Almundo.

Como comprar viagem barata?

Cuidado para não cair em furadas! Para garantir que a sua viagem vai custar barato é importante sempre pesquisar bastante. Aqui no MD divulgamos sempre diversos pacotes de viagem com preços atrativos.

Ainda assim, é possível também comparar os preços separados para saber se está fazendo um bom negócio. Temos uma equipe que trabalha 24 horas pesquisando passagens aéreas promocionais em tempo real, basta ficar de olho no site para não perder nada. Se você não tem tempo de esperar a oferta aparecer, é possível aproveitar o recurso oferecido em nossa página inicial, em que você mesmo pode pesquisar sozinho a sua passagem aérea nas rotas e datas que desejar.

Em sites como Booking.com o viajante também pode consultar o valor de hotéis reservando separadamente.

Depois destas pesquisas, basta somar os valores individuais de cada item separado (hotel + passagem aérea + transfers e etc) e ver se condiz com o valor total oferecido no pacote de viagem.

Qual o melhor pacote de viagem para Europa?

Uma das diversas vantagens de visitar a Europa é a oportunidade de visitar diversos países em uma mesma viagem pela localização geográfica. Tem tempo? Que tal combinar até quatro – cinco países europeus?

Em alguns casos é possível realizar os trajetos rapidamente por terra, já que alguns países realmente ficam perto um do outro. Ainda assim, as companhias low costs (de baixo custo) são bastante famosas por lá possibilitando os deslocamentos de forma rápida e barata. Há empresas que oferecem promoções de voos a partir de 1 euro o trecho!

Considerando todas estas informações, pode ser interessante fechar seu pacote de viagem com aéreo e hospedagem aproveitando uma possível oferta e depois montar seu roteiro acrescentando outros países no meio. Atenção! Se você optar pelos voos entre países da Europa, lembre-se que está sujeito a cancelamentos e atrasos, o que pode fazer com que você perca o seu voo para o Brasil. Neste caso considere voltar um dia antes para não ter erro.


E você, costuma comprar pacotes de viagem ou é adepto ao “tudo separado”? Eu já consegui bons preços das duas maneiras. Comente abaixo e participe!