logo Melhores Destinos

Viagens incríveis: 16 lugares que mudarão a sua forma de ver o mundo

Rafael Castilho
10/02/2021 às 5:19

Viagens incríveis: 16 lugares que mudarão a sua forma de ver o mundo

Viajar é desbravar o novo, se enriquecer com novas culturas, conhecer a história, e muito mais. Depois de qualquer viagem, pode ser com a família, amigos ou até sozinho, você nunca volta o mesmo. Sempre irá se lembrar daqueles momentos, cheiros, sabores, descobertas e pessoas que conheceu. Alguns países, monumentos e regiões se destacam mais e nos transformam por completo. Separamos lugares que com certeza mudarão a sua forma de ver o mundo.

Índia

A sua vida nunca mais será a mesma depois de uma viagem à Índia. Pode ser um pouco clichê, mas viajar por este gigante país do sul asiático é um turbilhão de experiências e emoções. Impossível ficar indiferente! A cada dia, a cada passeio, a cada caminhada pela rua, a Índia te surpreende pelo bem ou pelo mal. De tão vasto, os hábitos e cultura se diferenciam de cada região. Uma viagem única que marca para sempre.

É muito difícil definir a Índia em poucas palavras. Cada visitante que passa por esta magnífico país tem um experiência diferente e singular, onde o saldo pode ser positivo ou negativo. A Índia é a mistura de tudo o que conhecemos e desconhecemos socialmente e culturalmente. É um caos de ruas lotadas e amontoadas, de espiritualidade presente em todos os cantos, templos e palácios históricos, uma cultura riquíssima, uma explosão de cores, uma maravilhosa gastronomia e exóticos sabores, mas também é marcada pela miséria latente, condições de higiene questionáveis, muita sujeira e odores intensos. É um mundo a parte, um mundo a ser desvendado.

Japão

Totalmente oposto da Índia, mas também um mundo a parte. Muito se fala em primeiro mundo, mas o Japão, para mim, deveria estar numa categoria separada e superior. A melhor definição deste pequeno país é civilidade. Um lugar onde fica latente o respeito de um cidadão pelo outro. No dia a dia é fácil notar isto por qualquer viajante pode ser numa viagem de trem, numa conversa ou num restaurante. Sempre com um sorriso no rosto se mostram prestativos e felizes em poder te ajudar.

Num país, marcado pela triste história de guerras e miséria, a cultura milenar e a educação transformaram a nação, hoje uma das mais ricas do planeta. A tecnologia, a construção, a limpeza e a mobilidade urbana impressionam. Tudo funciona sem atrasos e problemas, mesmo num dos países com a maior densidade populacional. Uma nação não somente para ser desvendada, mas para nos inspirarmos no respeito mutuo e pelo bem público.

Sonha em viajar para o Japão? Então comece a planejar desde já! Conheça nossos guias grátis supercompletos de Tokyo e Kyoto.

Tailândia

A Tailândia não é conhecida como a “Terra dos Sorrisos” à toa. Mesmo sendo um dos países mais visitados do mundo e com cidades completamente turísticas, a simpatia e a reverência do povo com os visitantes é notável. Há um toque genuíno de carinho em cada prato servido, em cada oferenda a Buda nos templos. Até mesmo as areias brancas e fofas que beiram o mar cristalino das ilhas tailandesas parecem envolver o viajante num toque sensorial, que alivia dores e enche de esperança aqueles que encaram uma viagem para outro lado do mundo, seja a lazer ou como forma de autoconhecimento.

Aliás, a Tailândia é o único país do Sudeste Asiático que nunca foi colonizado por nenhuma potência estrangeira. Isso diz muito sobre a autenticidade de sua cultura, que resiste até mesmo à invasão de turistas. Um país que pode ensinar valiosas lições todos os dias a partir da observação de suas tradições e costumes, sem imposições, falso moralismo ou apego ao politicamente correto. A Tailândia é o que é — e ninguém que a visita sai de lá o mesmo. 

O Melhores Destinos tem um dos conteúdos mais completos sobre a Tailândia. Comece pelos guias completos de Bangkok, Phi PhiPhuket e não perca nossos posts de tudo sobre uma viagem à Tailândia, os 10 erros mais comuns de uma viagem à Tailândia e um especial sobre a maravilhosa comida tailandesa.

Irã

Algumas culturas são tão diferentes que podem parecer incompreensíveis. Junte isso às notícias sensacionalistas e generalizações, e pronto: temos a receita perfeita para o preconceito nosso de cada dia; os irresistíveis “nunca vou lá” e “nem que me paguem”, que até mesmo os viajantes mais experientes deixam escapar vez ou outra.

Sejamos honestos: é exatamente assim que muitos de nós pensamos sobre países muçulmanos, a começar pelo Irã. Imagine então a surpresa ao pisar num país visto como autoritário, e se deparar as pessoas mais doces do mundo. Gente que, diferentemente de seus representantes políticos, não quer guerra com ninguém, pelo contrário: abraçam o estrangeiro e recebem como se fosse da família.

Isfahan, Irã

O Irã é um destino com fama de “perigoso”, onde curiosamente pode-se andar a qualquer hora da noite sem nenhum risco. Um lugar onde dizem que há “fanáticos religiosos”, mas que na prática as pessoas desafiam todos os dias crenças limitantes e se “arriscam” para organizar festas, dançar, beber e se vestir como quiser.Você vai visitar um país, e acaba conhecendo um mundo novo. O Irã nos mostra que os especialistas de geopolítica e economia entendem de dados e números, menos de…gente. E que se eu você quiser realmente conhecer um lugar, deveria “quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é, que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”. (Amyr Klink)

Para saber mais sobre esse destino incrível acesse nosso Guia de viagem completo do Irã.

Madagascar

Aqui não estamos falando da animação, que também é incrível, mas da ilha africana no Oceano Índico. O local é único no planeta para os amantes da natureza e par turistas dispostos a explorar todas as maravilhas de Madagascar. A ilha é um dos países com maior biodiversidade no mundo. Com mais de 50 reservas naturais e parques, Em Madagascar vivem animais que, em sua maioria, são endêmicos do país. Ou seja, não podem ser encontrados em nenhum outro lugar do planeta.

Floresta Amazônica

Tão perto, mas pouco conhecida por muitos brasileiros. A maior floresta tropical do mundo com uma biodiversidade riquíssima se esparrama por nove países da América do Sul. O nosso pulmão verde! Caminhar pela floresta ou de barco pelas águas de seus rios nos mostra quão pequeno somos neste imenso mundo. Depois de uma viagem pela região não há como não reavaliarmos nossas atitudes pensando em sustentabilidade e preservação da natureza do nosso planeta.

Manaus é a principal porta de acesso às belezas da Floresta Amazônica a partir do Brasil – confira nosso Guia de Manaus com todas as dicas da bela capital amazonense.

Lençóis Maranhenses

Alguns destinos são capazes de nos hipnotizar pela beleza natural que reservam. Muitas vezes buscamos viagens internacionais para conhecer paisagens impressionantes e ver cenários de natureza quase intocada. O problema é que esquecemos que algumas vezes essa beleza extrema, capaz de emocionar até o mais durão dos turistas, está bem pertinho da gente. E os Lençóis Maranhenses são o lugar certo pra nos fazer abrir os olhos para as belezas do Brasil.

Impossível não se impressionar com o lugar, que parece ter sido finamente desenhado pelas mãos do mais experiente designer. É um cenário único em todo o mundo, que nos joga na cara como o Brasil é sensacional e não perde em nada para tantos destinos de natureza bem mais famosos por aí! Depois de mergulhar nos Lençóis Maranhenses, será difícil desapegar de tanta beleza. E mais difícil ainda encontrar outros lugares tão lindos quanto aquele.

Os incríveis Lençóis Maranhenses precisam fazer parte da lista de todos os viajantes! Não deixe de planejar sua viagem com nosso Guia dos Lençóis Maranhenses e nosso post super especial com 35 dicas para sua primeira viagem aos Lençóis Maranhenses!

Aurora Boreal

Ter a oportunidade de ver a Aurora Boreal é como poder realizar o sonho de incontáveis viajantes em todo o mundo. E é impossível não se perceber como um grande privilegiado por poder presenciar aquele fenômeno tão espetacular. Ver a Aurora Boreal depende de tantos fatores, que é difícil realmente não se sentir um viajante vitorioso ao conseguir presenciar (sempre sob muito frio) a dança das cores das luzes do norte.

 

Os destinos de Aurora Boreal no mundo são muitos e podemos garantir que cada noite de visualização será inesquecível. Ver a Aurora Boreal nos transforma pra sempre por percebermos a gratidão e privilégio que é poder assistir a tal maravilha. Entender que somos uma pequena peça em meio a fenômenos naturais tão belos num universo imenso.

Saiba mais com nossos posts especiais sobre Aurora Boreal na Islândia e com as dicas de um especialista em aurora boreal.

Roma

O Fórum Romano e o Coliseu, em Roma, são alguns dos resquícios de um grande Império. Muito mais que apenas pedras e colunas, ali foi o centro do mundo. Mesmo com a mudança da capital imperial para Constantinopla, o Império Romano dava as cartas numa região que se estendia por quase a totalidade europeia, norte africano e oeste asiático entre 27 a.C até 395 d.C. Se analisarmos a atual geopolítica, o Império Romano dominava 46 países. Não há como passar indiferente em meio a tanta história.

Quer saber mais? Leia nosso post especial com 40 dicas para sua viagem a Roma e nosso Guia de Roma super completo!

Muralha da China

Esta construção milenar com certeza faz a gente refletir sobre a magnitude desta espetacular obra milenar. Pensar sobre megalomania de imperadores da época e como foi possível sua construção. Uma obra gigantesca com mais de 21 mil quilômetros, cerca de 8 metros de altura e 4 metros de largura. Começa na província de Gansu e termina no Golfo de Bohai. É considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Leia nosso post especial e saiba como visitar a Muralha da China por conta própria de trem saindo de Pequim

Pirâmides de Gizé

Há diversas obras pelo mundo que passam por diversas gerações, anos, séculos e que ainda podem ser apreciadas. Além da grandiosa Muralha da China, tem o Parthenon na Grécia, Petra na Jordânia, Machu Picchu no Peru, Pirâmides núbias no Sudão e Chichén Itzá no México. São obras que enriquecem culturalmente todos que as visitam. Mas nenhuma é igual às pirâmides do Egito.

Gizé, Egito

As grandes pirâmides de Gizé (Quéops, Quéfren e Miquerinos), no Egito, foram construídas há cerca de 2.700 anos a.C. Hoje estamos acostumados com a tecnologia e o desenvolvimento da engenharia, mas imagina construir isto há quase de 5.000 anos? Não há como ficar indiferente. Calcula-se que cerca de 30 mil egípcios trabalharam durante 20 anos na construção.

A Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide, tem 146 metros de altura e é o monumento mais pesado que já foi construído pelo homem. Possui mais de 2 milhões de blocos de rocha, cada uma pesa em torno de 2,5 toneladas.

Quer saber mais? Leia nosso post especial com dicas do Cairo e como visitar as pirâmides do Egito.

Auschwitz

Um turbilhão de sentimentos. Medo, apreensão, surpresa e principalmente incredulidade. Impossível passar indiferente após cruzar o portal com os dizeres “O trabalho liberta”. A região de Auschwitz, no sul da Polônia, concentra a maior rede de campos de concentração utilizados pelos alemães. Primeiramente para aprisionar soldados poloneses e soviéticos e depois para o extermínio de judeus. Um local de atrocidades.

Caminhar pelas ruas de terra batida em meio a pavilhões de tijolo ou madeira traz à mente todos aqueles mementos horríveis da segunda guerra. Pensar que ali milhares de pessoas foram separadas das famílias, mortas por fuzilamento ou câmara de gás, é algo inimaginável. Uma brutalidade sem igual e que faz qualquer visitante viajar em meio a pensamentos desta história terrível.

Memorial da Paz de Hiroshima

Em meio a segunda guerra mundial o poder bélico dos Estados Unidos foi colocado a prova e uma das maiores atrocidades do conflito foi registrada no Japão. Em agosto de 1945 são lançadas as bombas atômica sobre Nagasaki e Hiroshima. Cerca de 300 mil pessoas morreram. Hoje o Memorial da Paz de Hiroshima guarda parte desta história terrível, que mostra até onde maldade humana utilizada para o desenvolvimento de armas para o extermínio do inimigo pode chegar.

Hiroshima, Japão

Leia mais sobre Hiroshima no nosso Guia de Kyoto e no post especial do leitor Ernesto Lippmann, que visitou Hiroshima durante as cerimônias do Dia da Paz.

Marco Zero

Não há comparação com as tragédias anteriores, mas os ataque de 11 de setembro estão mais presentes na nossa mente. Também foi transmitido ao vivo pela televisão e completou apenas 19 anos. Impossível visitar o local onde ficavam as Torres Gêmeas, em Nova York, e não imaginar o pavor das pessoas, os aviões sendo jogados contra os prédios, as pessoas pulando pelas janelas, e o final com a queda do World Trade Center. No Museu os visitantes podem ver as vigas das antigas torres, as fundações da construção, fotos das vítimas, homenagem aos bombeiros, etc. Muita emoção e comoção! O mundo mudou muito depois daquela data.

Nova York, EUA

Leia mais sobre o Ground Zero e o Memorial do 11 de Setembro no nosso Guia de Nova York ele também é uma das nossas 75 dicas essenciais para sua viagem a Nova York.

Caminho de Santiago de Compostela

Percorrer uma das rotas de peregrinação até a Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, pode ser transformador para muita gente – até mesmo para os mais céticos. Não importa se a motivação for a fé, misticismo ou o esporte, depois de andar por vários dias seguidos carregando tudo o que você precisa em uma mochila, dormindo em albergues e compartilhando sua jornada com outros peregrinos ninguém volta igual. A experiência proporciona contato com a natureza, com a cultura da Europa e ainda favorece a introspecção para quem quer viajar para dentro de si mesmo. Quem se dispõem a se lançar nessa jornada pratica o desapego, aprende que dá para viver com poucas coisas e que é possível superar grandes desafios, um passo de cada vez.

As rotas surgiram a medida que as pessoas começaram a ir a pé até a Catedral onde estão sepultados os restos mortais de São Tiago Apóstolo e hoje fazem parte do itinerário cultural Europeu. São mais de 30 possibilidades de trajeto, com duração de poucos dias ou até mesmo meses. Os trajetos mais conhecidos são o Caminho Francês, que inicia em Saint Jean Pied de Port, na França e tem cerca de 800km e pode ser percorrido em 30 dias; o Caminho do Norte, que começa em Itú, na fronteira da Espanha com a França, e dura cerca de 32 dias; o Caminho Português Central, a partir de Porto, que pode ser percorrido em 10 dias e o Caminho Primitivo, iniciando em Oviedo com duração de 12 dias.

Nossa leitora Luciana Azevedo fez um super post com o roteiro de 30 dias de sua viagem ao Caminho de Santiago. Confira!

Lugares Sagrados

Independente da sua religião ou credo a visita a lugares sagrados mexe com o nosso interior e faz a nossa mente ir além. Não há como não se emocionar, comover, refletir, rezar, agradecer, e sair indiferente. Pensar como somos frágeis e que a vida passa num piscar de olhos.

Uma ida a Cidade do Vaticano traz tudo isto e muito mais para os católicos. Não há como admirar e se impressionar com a grandiosidade do local, suas obras de arte, história e fé. Assim, também ocorre numa visita à Basílica de Guadalupe, no México; ao Santuário de Aparecida, no Brasil; Fátima em Portugal, ou alguma outra igreja pelo mundo.

Cidade do Vaticano

O caminho da fé de milhares de pessoas nos levam também a conhecer e admirar  as mesquitas. O luxo e a grandiosidade da Mesquita de Abu Dhabi, a beleza e história da Mesquita Azul em Istambul, a gigantesca Mesquita de Jacarta, ou até uma viagem para Meca. Não há como não se sensibilizar com a força da devoção muçulmana.

Varanasi, a cidade mais sagrada da Índia, é referência para o hinduísmo. Você nunca será o mesmo depois de uma visita. Varanasi teria sido criada pela divindade hindu há mais de 5 mil anos. Tudo ali acontece perante ao Rio Ganges. Nas escadarias, conhecidas com ghats, a vida cotidiana se mistura com a fé pela vida ou na morte. O cheiro de incensos e dos crematórios se misturam no ar. Os sadhus comandam cerimônias nesta cidade sagrada para os hindus. Não há como sair indiferente.

Cremação em Varanasi, à beira do rio Ganges, Índia

Varanasi, Índia

A espiritualidade está presente no acender de um incenso, na meditação e na calmaria de um templo budista. Visitar um faz parte do roteiro de qualquer viajante no Japão, em Singapura, na China, e em outros países. Não há como ficar inerte sem refletir sobre a vida cotidiana, nossa mente e corpo.

Entre os diversos lugares sagrados pelo mundo nenhum reúne num único lugar o berço de três religiões. A velha cidade de Jerusalém, em Israel, é sagrada para judeus, cristãos e muçulmanos. Num espaço restringido pelas antigas muralhas a fé e a devoção destas três religiões de encontram.

Jerusalém, Israel

Em qual destes lugares você já esteve? O que mudou na sua vida? Tem outros exemplos de lugares? Deixe seu comentário logo abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção