logo Melhores Destinos

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a Tailândia a turismo

Avatar
28/03/2017 às 12:33

Tudo o que você precisa saber antes de viajar para a Tailândia a turismo

Viajar para a Tailândia a turismo tem se tornado a escolha de cada vez mais brasileiros. E motivos não faltam para isso! Praias paradisíacas, festas alucinantes, preços competitivos, gastronomia deliciosa… Sim, a Tailândia é tudo isso e muito mais! E como cada vez mais surgem promoções de passagens aqui no MD, esse país tem se tornado o primeiro destino asiático de muitos brasileiros.

Mas vale a pena saber um pouco mais sobre o país e fazer com que a viagem dos seus sonhos seja ainda mais inesquecível. Então, confira tudo o que você precisa saber antes de viajar para a Tailândia a turismo!

1. É uma cultura completamente diferente

10 horas a frente do fuso-horário de Brasília, a Tailândia está literalmente do outro lado do mundo! E não são só as horas que mudam. O idioma incompreensível, as cores e cheiros fortes, a devoção religiosa e os costumes locais podem causar certo choque cultural, principalmente para quem ainda nem se recuperou dos efeitos do jetlag.

Apesar de ser um dos países mais visitados do mundo, o inglês ainda não é unanimidade. Prepare-se para lidar com uma leve barreira linguística em algumas situações. A comida tailandesa costuma ser bastante apimentada para o nosso paladar; e o senso estético é no mínimo exótico, com milhares de táxis rosas, amarelos e verdes contrastando com monges vestidos de laranja, templos dourados, prédios cinzas e um mar azul cristalino.

O budismo é a religião predominante, e mais do que isso, é um estilo de vida. Os templos suntuosos fazem parte da paisagem e atraem fiéis e turistas. Vista-se adequadamente antes de visitá-los, cobrindo ombros e joelhos. Fotos do rei e da família real estão espalhadas pelo país e são dignas de grande respeito – não faça nenhum tipo de brincadeira ou crítica à realeza!

Apertos de mão, abraços e beijinhos dão lugar a um distante e afetuoso “wai”, cumprimento tradicional com as mãos unidas em forma de reza, na altura do peito, acompanhado de uma leve inclinação para frente.

Wai, cumprimento tailandês

“Wai”, o típico cumprimento tailandês

Não toque na cabeça de ninguém e lembre-se de tirar os sapatos antes de entrar nos templos e casas: Na Tailândia a cabeça é sagrada e os pés são impuros.

2. Faz calor na Tailândia. Muuuuuito calor!

Quando for viajar para a Tailândia, deixe os casacos em casa e não esqueça o filtro solar. As temperaturas no país são elevadas, especialmente nos meses mais quentes do ano – de março a junho. Isso pode parecer atrativo quando se está nas ilhas e praias paradisíacas, mas nas cidades causa um certo incômodo.

Melhores Ilhas e Praias da Tailândia: Koh Larn

Ilha de Koh Larn

Felizmente existem shoppings e lojinhas de conveniência com ar-condicionado por todo o canto. Use roupas leves ou deixe para comprar lá mesmo, já que a variedade é enorme e os preços são excelentes.

3. Visite o local certo na época certa

Calor não significa ausência de chuva. Se você planeja viajar para a Tailândia, precisa saber que o clima do país é regido pelo sistema de monções, e dependendo da época, pode chover bastante. O segredo é escolher o lugar certo para fugir do aguaceiro.

Confira nosso guia sobre a melhor época para visitar a Tailândia!

Melhor época para viajar para a Tailândia

Sim, existe muita diferença entre viajar na época seca e na época chuvosa…

Em Bangkok e na região Norte (onde fica Chiang Mai) o período de monções vai de maio a novembro. Já no Sul, onde ficam as principais ilhas, a definição é um pouco diferente, já que existem duas costas no país (Leste e Oeste).


Costa Leste (Golfo da Tailândia, onde ficam Koh Phanghan, Koh Samui e Koh Tao): O período de chuvas é de setembro a dezembro.

Costa Oeste (Mar de Andaman, onde ficam Krabi, Phuket e Koh Phi Phi): O período de chuvas vai de abril a outubro.

Apesar de nem sempre se manter regular ao longo dos anos, convém respeitar as monções asiáticas. As chuvas costumam ser passageiras, porém intensas, a ponto de causar grandes alagamentos e transtornos.

Leia também: Festival das Lanternas na Tailândia

4. Viaje pela Tailândia sem pressa

Como em qualquer outra viagem, evite querer fazer tudo ao mesmo tempo e visitar vários lugares de uma só vez. Muitas atrações tem horários limitados de funcionamento, e nem sempre distâncias curtas são sinônimo de pouco tempo de deslocamento. A Tailândia é melhor apreciada com calma.

Confira: 20 coisas (quase de graça) para fazer em Bangkok:

 

Não é a toa que a filosofia de vida do país é o “Mai Pen Rai” (algo como “sem problemas”, em tradução livre). Caso alguma coisa pareça mais lenta ou menos eficiente do que você está acostumado, não se aborreça. Mantenha o senso de humor, sorria e lembre-se: você está passeando, aproveite a jornada.

5. Cuidado com os golpes (e não estamos falando de Muay Thai)

A Tailândia é considerada um destino muito seguro, não só para os padrões brasileiros. Assaltos à mão armada, sequestros e tráfico de drogas possuem penas pesadas e são praticamente inexistentes.

No entanto, como em qualquer lugar do mundo, tome precauções básicas. Ficar atento aos golpes contra turistas é uma delas. Não dê atenção a estranhos que apareçam querendo dar “dicas” sobre lugares ou restaurantes, nem confie em ninguém que diga que determinada atração está fechada e queira te levar a outro lugar. Esses são golpes bem conhecidos que visam apenas tirar dinheiro da sua carteira, sem violência, mas com muita malandragem.

Atenção aos golpes ao viajar para a Tailândia

Golpes com tuk tuk são famosos na Tailândia

Também tenha cuidado com coisas que pareçam baratas demais. Por mais que a moeda da Tailândia seja desvalorizada, motorista nenhum de tuk-tuk vai te levar para passear o dia todo com US$ 1. “Joias raras” e “antiguidades” vendidas na rua são provavelmente falsas. Táxis, somente com taxímetro. E muita atenção ao alugar motos e jetskis, procure por agências confiáveis, já que seu passaporte ficará com eles e em caso de avarias pode haver alguma tentativa de cobrança exagerada.

6. Aprecie com moderação

A Tailândia não conquistou uma posição privilegiada no turismo mundial à toa.

O país é incrível e o povo extremamente acolhedor. Aproveite as praias, as festas e os excelentes preços de tudo. Mas evite colaborar com o turismo predatório, que afeta a natureza e os animais. Não exagere no álcool e recuse qualquer tipo de drogas (as leis são realmente severas no país e você pode acabar em maus lençóis).

Respeite as autoridades e as leis locais, não se envolva em confusão ou manifestações políticas e tente não fazer uma sequência muito hardcore de Se beber, não case! 🙂

7. Informações adicionais ao viajar para a Tailândia

E se você chegou até aqui, é porque realmente está interessado em viajar para a Tailândia! Então lembre-se de alguns detalhes importantes:

Turistas brasileiros são isentos de vistos por até 90 dias para viajar para a Tailândia. Além de um passaporte válido por mais de 6 meses, também é exigido a vacina da febre amarela e o Certificado Internacional de Vacinação emitido pela Anvisa. Sem isso você não entra no país, então não esqueça!

A moeda do país é o Baht, facilmente conversível por outras moedas fortes como Dólar, Euro ou Libra. Mas não o Real. Definitivamente não traga reais, apenas moedas fortes e cartão de crédito habilitado para uso internacional.

Tome cuidados básicos com a sua saúde. Faça um seguro viagem, você pode precisar. Atenção aos temperos fortes, principalmente com a pimenta, que pode desajustar seu organismo. Água da torneira, nem pensar! Só confie em água de fonte segura, preferencialmente engarrafada e lacrada, em lojas de confiança.

O país é seguro e problemas com turistas, especialmente brasileiros, são bem raros. Mas vale a pena anotar o contato da Embaixada do Brasil em Bangkok em caso de emergência.

Acima de tudo, faça uma boa viagem!


Não deixe de conferir também nossos guias de viagem de Bangkok e Phi Phi, com todas as informações para planejar a sua viagem!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção