logo Melhores Destinos

Carnaval cancelado! Rio de Janeiro cancela desfiles e blocos no Carnaval 2021

Monique Renne
05/02/2021 às 12:42

Carnaval cancelado! Rio de Janeiro cancela desfiles e blocos no Carnaval 2021

Agora é oficial! Não haverá blocos ou desfiles no Carnaval 2021 do Rio de Janeiro. A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou hoje (05/02) decreto com a proibição da realização e concentração de blocos de carnaval ou escolas de samba durante o período de 12 a 22 de fevereiro em toda a cidade. A medida é mais uma tomada para reduzir o risco de aumento dos casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro. Lembrando que o carnaval este ano acontece nos dias 15/02 (segunda-feira) e 16/02 (terça-feira), além do dia 17/02, quarta-feira de cinzas.

O decreto da Prefeitura do Rio de Janeiro prevê ainda que não será permitida a entrada na cidade de ônibus ou outros veículos fretados, exceto os que atendem a serviços de hotéis (com hóspedes que comprovarem reserva) e transporte regular de funcionários de empresas. Todas as medidas visam reduzir aglomerações.

Carnaval cancelado no Rio de Janeiro

A notícia do cancelamento dos eventos do carnaval no Rio de Janeiro já tinha sido adiantada pelo prefeito Eduardo Paes em suas redes sociais. “Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade. No entanto, me parece sem qualquer sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o carnaval em julho”, escreveu o prefeito em post nas redes sociais no último dia 21.

Ainda segundo Eduardo Paes, “essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba. Algo impossível de se fazer nesse momento”. O prefeito deixou claro no post que não haverá carnaval no meio do ano em 2021. “Certamente em 2022 poderemos (todos devidamente vacinados) celebrar a vida e nossa cultura com toda a intensidade que merecemos”, esclareceu o prefeito.

Vale dizer que há poucos dias foi aprovada no estado do Rio de Janeiro uma nova lei que prevê um novo carnaval fora de época em todos os anos e já vale para 2021. Além da festividade oficial, que acontece em todo o país, o Rio de Janeiro pretende atrair ainda mais turistas com o “CarnaRio – carnaval Fora de Época”, uma grande festa que ocorrerá sempre no mês de julho, período no qual o Rio de Janeiro já é um destino muito procurado para viagens de férias.

carnaval cancelado no Rio de Janeiro

Ponto facultativo do carnaval cancelado no Rio de Janeiro

Outra medida importante adotada pela cidade do Rio de Janeiro foi o cancelamento do ponto facultativo do carnaval em 2021. A cidade surpreendeu com a nova medida, já que havia confirmado o ponto facultativo no último dia 15 de janeiro e agora revogou a decisão.

Diferente de outros destinos do Brasil, que têm a segunda e terça-feira de carnaval como pontos facultativos, no Rio de Janeiro a terça-feira de carnaval é feriado. Com isso, o cancelamento do ponto facultativo acontece apenas na segunda-feira. A decisão afeta especialmente quem pretendia aproveitar o feriado prolongado para viajar, já que não será mais possível emendar um dos mais disputados feriados 2021.

Vale dizer que a medida publicada com a revogação do ponto facultativo da segunda-feira de carnaval não especifica nada sobre a quarta-feira de cinzas, que costuma ser ponto facultativo até 14h. Diversos estados e cidades do Brasil já cancelaram o ponto facultativo do Carnaval 2021. Se você está com viagem programada, fique ligado!

Carnaval é feriado ou ponto facultativo?

O carnaval não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Tornar o carnaval feriado depende da decisão dos governos locais, que em grande parte mantêm o carnaval como ponto facultativo. Neste período de pandemia, uma situação extraordinária aconteceu e diversos destinos do país optaram por cancelar o ponto facultativo e considerar a segunda-feira, terça-feira e quarta-feira de cinzas dias normais de trabalho. Os estados e cidades que têm o carnaval no calendário oficial de feriados manterão a folga, é o casos do Rio de Janeiro.

Vale dizer que a União decretou ponto facultativo para servidores federais de 15 de fevereiro a 17 de fevereiro, até 14h. O calendário de feriados e pontos facultativos 2021 foi publicado no Diário Oficial.

Nos próximos dias é provável que haja o cancelamento do ponto facultativo de carnaval em outras cidades e estados do Brasil. Fique ligado para não perder a viagem! E se você tiver alguns dias de folga, aproveite para descansar. Boas pedidas são as praias do Brasil, especialmente as praias desertas! Lembre-se de tomar todos os cuidados necessários e manter o isolamento social.

Leia também:


Você já tinha planos para o carnaval? Conte pra gente! E se não deu para viajar no Carnaval 2021, quem sabe você não aproveita o Carnaval 2022.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção