logo Melhores Destinos

Melhores praias do Rio de Janeiro: 15 locais imperdíveis na capital fluminense

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
02/02/2021 às 10:13

Melhores praias do Rio de Janeiro: 15 locais imperdíveis na capital fluminense

Definir as melhores praias do Rio de Janeiro não é uma tarefa fácil. Cada pedacinho da capital fluminense é marcante da sua maneira, seja com altas ondas para surfar, um por do sol inesquecível para contemplar ou simplesmente uma areia quentinha para deitar e relaxar. Pensando nisso, preparamos um post especial com dicas valiosas para você aproveitar o melhor do litoral carioca em sua viagem. Confira e escolha a praia que mais combina com o seu estilo!

Melhores praias do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro tem dezenas de praias, contudo é importante entender o seu objetivo na cidade. Isso porque as praias cariocas têm diversos estilos, então enquanto algumas valem mais pelo visual, outras compensam mais pelo passeio em si, nem sempre necessariamente pelo banho de mar.

Melhores praias do Rio de Janeiro para surfar

Se o seu objetivo é encarar ondas em cima de uma prancha, as praias a seguir, geralmente acompanhadas de ondas fortes, podem fazer mais sentido no seu roteiro.

1. Praia de Grumari

A Praia de Grumari é extensa e com muitas ondas fortes, portanto dentro do mar quem domina são os surfistas. São 2,5 quilômetros de extensão em uma região de floresta e fica dentro de um parque estadual, bem longe do caos.

Apesar de ser muito boa para surfar, a natureza preservada por ali faz com que o espaço seja muito bonito, só pelo visual já valendo o passeio.

2. Praia do Arpoador

A querida Praia do Arpoador é um dos lugares mais importantes da história do surfe no Brasil. É que foi ali que o esporte começou a se difundir – e até já recebeu etapas da Liga Mundial de Surfe! Por ser um lugar tradicional ele costuma ficar cheio, e uma das vantagens é que dá para surfar à noite por causa da iluminação pública.

As ondas por lá começam a quebrar perto das pedras, sendo que uma forte correnteza pode ser vista ali. Em dias bons as ondas chegam a 2,5 metros!

3. Prainha

A Prainha também é muito procurada pelos surfistas e chama a atenção pelas boas ondas e beleza incontestável. São somente 700 metros de praia e seu trecho de areia estreito faz com que o espaço seja bastante disputado. Vale a pena chegar cedo para curtir o sol que se esconde atrás das montanhas no meio da tarde.

As ondas chegam a até 3 metros em dias especiais, rendendo bons mergulhos em qualquer época do ano.

4. Praia do Diabo

A Praia do Diabo é rodeada de coqueiros e possui ondas que costumam ser fortes e grandes, sendo um local adequado para a prática do surf. Essa praia fica dentro de um espaço militar e o acesso a ela, portanto, é restrito. A propósito, ela recebe este nome porque quando o mar está agitado fica extremamente violento, ou melhor dizendo, “endiabrado”.

Antes da descida para a praia, ainda no acesso, há uma pracinha de onde é possível desfrutar a paisagem incrível da orla.

5. Praia da Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca é uma praia muito procurada por praticantes de esportes, principalmente o surfe, considerando as boas ondas e o vento sempre a favor. O local oferece ondas com boa formação que podem variar de 0,5 a 2,5 metros dependendo do dia, portanto a recomendação é percorrê-la para escolher a melhor área – ainda que todas sejam boas.

As ondas fortes tornam a Praia da Barra palco de diversos campeonatos internacionais, sendo que até mesmo uma etapa da Liga Mundial de Surfe já foi realizada por ali.

Melhores praias do Rio de Janeiro para ver o por do sol

O por do sol costuma ser algo bastante aguardado na viagem, principalmente em destinos de natureza. As praias a seguir irão te possibilitar uma contemplação inesquecível deste momento.

6. Praia de Ipanema

Mundialmente conhecida pela música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Morais, Ipanema está entre as praias preferidas dos cariocas e turistas pelo seu charme e descontração. A vista do por do sol por ali é sem igual e há garantia de fotos perfeitas deste momento. Com 2 km de extensão, a praia também oferece uma vista deslumbrante do Morro dos Dois Irmãos ao fundo.

Se você resolver mergulhar fique atento, pois geralmente as ondas por ali são fortes e com correnteza.

7. Praia do Arpoador

Citada anteriormente como um pico para os surfistas, a Praia do Arpoador também é um excelente destino para quem quer contemplar o por do sol. O espaço conta com as famosas pedras do Arpoador, de onde o espetáculo natural fica ainda mais perfeito. Seguindo até o final da praia, você vai encontrar as pedras, onde há uma subida até o visual perfeito.

Melhores praias do Rio de Janeiro para relaxar

Se a sua intenção é fugir das praias mais populares do Rio, onde geralmente a galera está aglomerada na areia, há outras opções menos cheias na cidade.

8. Praia da Joatinga

A Praia da Joatinga é um pequeno paraíso escondido na cidade do Rio de Janeiro. O acesso é feito apenas por carro, sendo que fica no meio da estrada do Joá, que liga São Conrado à Barra da Tijuca. Ao chegar, é necessário passar por um caminho de pedras para, enfim, encontrar a praia – portanto idosos e crianças devem se atentar e redobrar a atenção.

A areia é bem branquinha e o mar permite tanto relaxar na areia como pegar boas ondas para surfar.

9. Praia do Recreio

A Praia dos Bandeirantes conta 2 quilômetros de extensão de pura areia clarinha e água própria para banho. Ela tem início na Reserva Biológica da Barra da Tijuca e vai até o Pontal de Sernambetiba, chamado de Pontal Tim Maia em homenagem ao cantor.

Aos finais de semana um espaço na areia torna-se algo bastante disputado entre os banhistas, portanto planeje-se.

10. Praia da Reserva

A Praia da Reserva tem cerca de 8 quilômetros de extensão e é caracterizada pelas águas clarinhas e areia fofa. Sua orla dispõe de diversos quiosques e barracas, que podem ser muito úteis durante o passeio.

O local recebeu este nome por estar ao longo da Reserva de Marapendi, uma área de proteção ambiental. Em 2011, essa praia se tornou uma Unidade de Conservação, fazendo parte do Parque Natural Municipal Barra da Tijuca Nelson Mandela.

11. Praia de Abricó

A Praia de Abricó é dividida em duas e o lado esquerdo das pedras é onde está atualmente a única praia de nudismo da cidade do Rio de Janeiro. Ela, inclusive, é afiliada oficialmente à Federação Brasileira de Naturismo. A praia com 800 metros de extensão de faixa de areia é cercada por montanhas e vegetação tropical, sem contar as águas cristalinas.

Apesar da lei determinar que a praia inteira é de nudismo, somente em 250 metros dos 800 de extensão os visitantes devem ficar completamente sem roupas.

Melhores praias do Rio de Janeiro para pedalar ou correr

Cada vez mais as pessoas estão buscando a praia para praticar esportes. A nossa lista a seguir reúne dicas para quem quer se exercitar olhando pro mar, visual que é capaz de inspirar até os mais sedentários.

12. Praia da Barra da Tijuca

A Praia da Barra da Tijuca é também um prato cheio para quem gosta de pedalar. A orla inteira conta com ciclovia, sendo um local perfeito para andar de bicicleta e de quebra ainda aproveitar a paisagem da praia. O movimento por ali é voltado para o extenso calçadão e os mais de 50 quiosques espalhados na área.

13. Praia de Copacabana

A Praia de Copacabana também é uma ótima opção para quem quer pedalar, caminhar ou correr. Da mesma maneira, também dispõe de estações de bicicletas do Itaú em toda a sua orla, além de um espaço reservado para corridas e caminhadas. Copacabana é, na verdade, onde se encontra o grande movimento do litoral carioca. A área conta com bicicletários, ciclovia, quiosques, hotéis, bares e restaurantes, muito frequentados tanto de dia como à noite.

14. Praia do Leblon

A Praia do Leblon é famosa por marcar o início do percurso que muitos corredores realizam entre o Mirante do Leblon e o Leme. São 8 km de ida e outros 8 km de volta com um cenário de tirar o fôlego da Zona Sul da cidade. Frequente cenário das novelas de Manoel Carlos, a praia também oferece uma vista linda para o Morro dos Irmãos.

15. Praia de Botafogo

A Praia de Botafogo é imprópria para banho devido à poluição das águas da Baía de Guanabara. Mesmo assim, suas areias são famosas por receber pessoas dispostas a praticar os mais variados esportes, ou somente uma caminhada apreciando a vista do Pão de Açúcar, Morro da Urca e arredores.


E você, já esteve em alguma destas praias? Também tem dicas para compartilhar? Comente abaixo e ajude outros leitores! E se não foi possível viajar nos feriados 2021, quem sabe você não aproveita os feriados 2022 para conhecer alguns destes paraísos entre as praias do Rio de Janeiro.