logo Melhores Destinos

Confira as 20 pinturas especiais de avião mais legais já lançadas

João Goldmeier
16/03/2021 às 15:29

Confira as 20 pinturas especiais de avião mais legais já lançadas

Todas companhias aéreas têm uma identidade visual definida, com a maioria dos seus aviões pintado de forma igual. Mas de tempos em tempos elas lançam pinturas especiais para celebrar marcos importantes, parcerias com grandes marcas e até para divulgar o lançamento de um filme. Conheça as 20 pinturas especiais de avião mais legais já lançadas:

EVA Air – 777 “Hello Kitty”

Os personagens da Hello Kitty são bem populares na Ásia, onde se pode encontrar todo tipo de produto com o rosto da gatinha estampado… até um avião!  A companhia aérea taiwanesa EVA Air criou uma das pinturas de avião mais fofas do mundo ao colocar a turminha na fuselagem de um Boeing 777 em 2018. O sucesso foi tanto que novas pinturas com os personagens foram adicionadas à frota.

Boeing 777 da Eva Air com os personagens da Hello Kitty. Foto: Anna Zvereva

ANA – 747 “Pokémon”

Falando em personagens adorados pelo público asiático, em 1996 a companhia aérea japonesa ANA lançou alguns Boeing 747 com os personagens do desenho animado Pokémon. Também foram um sucesso que se estendeu em novas pinturas nos Boeings 787 e durou até 2016.

Boeings 747 da ANA com personagens do Pokémon

WestJet – 737 “Disney Magic”

A Disney é outra empresa que adora fazer uma parceria para estampar seus personagem na pintura de aviões. Em 2013 criou o “Disney Magic” em parceria com a companhia canadense Westjet, pintando um Boeing 737-800 com o Mickey Mouse feiticeiro do filme Fantasia. Foram necessárias 26 pessoas trabalhando sem parar por 24 dias para chegar nesse resultado final fantástico:

Boeing 737-800 da Westjet em parceria com a Disney. Foto: BriYYZ

Westjet – 737 “Frozen”

A parceira da Westjet com a Disney deu tão certo que em 2015 deu mais um fruto: um avião temático do filme Frozen. Foram 21 dias, 644 litros de tinta de 23 cores e um time de seis pintores trabalhando dia e noite, mas valeu a pena o esforço, não é mesmo?

Boeing 737 da Westjet alusivo à animação Frozen, da Disney. Foto: divulgação.

China Eastern Airlines – A330 “Toy Story”

E a Disney não fechou parceria apenas com a Westjet. Em 2018 ela apresentou junto com a China Eastern o avião temático da animação Toy Story. Um Airbus A330 com o personagem Buzz Lightyear voando, com o Woody na parte traseira. Tudo para promover a Disney Xangai, que conta com uma área temática do filme.

Airbus A330 da China Eastern com os personagens do Toy Story

Nordstar – 737 “Husky”

A russa NordStar Airlines criou uma pintura alusiva à Universíade de Inverno de 2019, que transformou seu Boeing 737-800 em um simpático cãozinho Husky. Dá até vontade de fazer um carinho no avião!

Boeing 737-800 da NordStar alusivo à Universíade de Inverno de 2019

Brussels Airlines – A320 “Belgian Icons”

A Brussels Airlines buscou inspiração em ícones da Bélgica para criar um série de seis aeronaves temáticas. Tem avião do TinTin, dos Smurfs, dos pintores belgas René Magritte e Pieter Bruegel, dos Red Devils, como é chamada a seleção belga de futebol, e até do festival Tomorrowland. Uma mais bonita que a outra!

5 primeiros A320 da série Belgian Icons da Brussels Airlines

Kulula – 737 “Flying 101”

Criatividade não faltou para sul-africana Kulula Airlines, que pintou um Boeing 737-400 de verde e encheu de setas para explicar diversas partes do avião. As explicações são pra lá de bem-humoradas, como a que a aponta pra porta do avião “nossa porta está sempre aberta…a menos que estejamos a 41.000 pés de altitude”.

Boeing 737-400 da Kulula Airlines

Icelandair – 757 “Northern Lights”

A Aurora Boreal é um dos eventos mais fascinantes do planeta e um dos melhores lugares para “caçar” a Aurora é na Islândia. Com um histórico de pinturas legais, a Icelandair criou mais uma em 2015 em homenagem ao bonito fenômeno. E foi além, instalou no interior lâmpadas LED para simular as luzes  durante o voo.

Boeing 757 da Icelandair alusivo à Aurora Boreal

Etihad – A340 “Formula 1”

A Etihad Airways é patrocinadora do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Abu Dhabi, nada mais justo que criar uma pintura alusiva à corrida, não é mesmo? Esse Airbus A340 da Etihad já foi aposentado, mas a pintura da F1 continua, com outro desenho, em outra aeronave.

Airbus A340 da Etihad com a pintura da Fórmula 1. Foto: Getty Images

Embraer – E195-E2 “Profit Hunter”

Esse não é um avião em uso comercial, e sim uma livery criada pela Embraer para causar impacto e ajudar nas vendas de seu novo modelo nas diversas feiras aeronáuticas e demonstrações para possíveis compradores. Ainda assim, como a gente tem um carinho enorme pela Embraer e essa pintura ficou linda demais, abrimos um espacinho pro E195-E2 “Profit Hunter” nessa lista:

Embraer E195-E2 “Profit Hunter”. Foto: divulgação

ANA – 787 “Star Wars”

Há muito tempo, numa galáxia muito, muito distante… pera! Na verdade, não faz tanto tempo assim: foi em 2016 que a ANA lançou três pinturas especiais relacionadas com Star Wars, baseadas nos robôs mais queridos da franquia: C3PO, R2D2 e BB-8. Olha só que maravilha:

Boeings 787 da ANA com as pinturas dos robôs de Star Wars. Foto: divulgação

United Airlines – 737 “Star Wars: The Rise of Skywalker”

Mas quem leva o título de melhor pintura alusiva à franquia Star Wars é sem sombra de dúvidas a United, com seu Boeing 737-800 alusivo ao filme Ascensão Skywalker. O avião é maravilhoso demais! Cada um dos lados, ambos cheios de detalhes, representa um dos lados da força.

Boeing 737-800 da United, deste lado representando o lado luminoso da Força…

…e do outro o lado negro da Força

Azul – A330 “Bandeirão”

A Azul tem uma série de aviões com pinturas especiais, celebrando Ayrton Senna, conscientizando sobre o Outubro Rosa, mas pra mim a pintura mais bonita de todas é a chamada “Bandeirão” com as cores da bandeira nacional, uma obra-prima do GianFranco Betting:

Novo Airbus A330 da Azul com as cores da bandeira brasileira. Foto: Marcos Junglas

Tam – A319 “Rio 450 anos”

A pintura criada pela TAM em comemoração aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro é simples mas elegante: utilizou um dos ícones mais famosos da cidade maravilhosa, as linhas do calçadão de Copacabana.

Airbus A319 da TAM comemorando os 450 anos do Rio de Janeiro. Foto: Everton Machado

Gol – 737 “Os Gêmeos”

Em 2014 a Gol entregou a pintura do avião que levaria a Seleção Brasileira em seus deslocamentos durante a Copa do Mundo para a dupla de artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, mais conhecidos como “Os Gêmeos”. A pintura consumiu mais de 1.000 latas de spray, levou 100 horas para ficar pronta e destaca a diversidade do povo brasileiro. O resultado foi bem polêmico e dividiu opiniões, tem gente que adorou, e gente que não gostou. O que você achou?

A pintura do 737 da Gol pela dupla Os Gêmeos dividiu opiniões. Foto: Genival Gonzaga

Varig – MD-11 “Seleção Brasileira”

Durante muitos anos a Pioneira foi a transportadora oficial da Seleção Brasileira de Futebol. Quem não lembra da cena de Romário com a bandeira do Brasil na janelinha da cabine dos pilotos no retorno com o Tetra? Na Copa de 1998 a Varig caprichou na pintura e levou a Seleção com muito estilo (pena o resultado na final):

MD-11 da Varig que levou a Seleção para a Copa de 1998. Foto: AJ Best

Alitalia – 747 “Baci de Perugina”

Nenhuma série de pinturas especiais pode estar completa sem essa lindeza que era o Boeing 747 da Alitalia em parceria com o famoso bombom italiano Baci de Perugina. É um dos meus Jumbos favoritos de todos os tempos!

Boeing 747 da Alitalia em parceria com a Baci

Alitalia – 747 “Bvlgari”

Outra parceria de sucesso da Alitalia foi com a marca italiana Bvlgari para divulgar sua linha de relógios. A pintura em tons de prata deixou o Boeing 747 ainda mais bonito!

Boeing 747 da Alitalia em parceria com a Bvlgari

Air France – Concorde “Pepsi”

Em meados da década de 90 a Pepsi buscava se reposicionar no mercado, lançando uma nova marca e novos produtos. Querendo causar o maior impacto possível, a Pepsi procurou os dois operadores do Concorde, British Airways e Air France,  com a proposta de pintar um avião com as novas cores da marca. A companhia francesa topou a parceria, e realizou 16 voos promocionais pelo mundo. O resultado ficou lindo demais!

Único Concorde colorido da história, numa parceria da Air France com a Pepsi

Veja também:

E aí? Curtiu a lista com as 20 pinturas especiais de avião mais legais? Ficou faltando alguma, ou não concorda com alguma? Deixe seu comentário e pode até incluir a foto pra gente ver!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção