As 12 pinturas de avião mais feias da história da aviação

João Goldmeier
João Goldmeier
5/07/2020 às 6:27

As 12 pinturas de avião mais feias da história da aviação

A identidade visual de um avião é o cartão de visitas da companhia aérea e é algo quase sempre bem cuidado e pensado por profissionais especializados. Mas isso não evitou que diversas pinturas não tão bonitas vissem a luz do dia ao longo dos anos. Com vocês, as 12 pinturas de avião mais feias da história (sem ordem particular, também na versão em vídeo):

Começamos a lista com uma companhia pouco conhecida aqui no Brasil, a Biman Bangladesh Airlines. Durante os cinco anos que voou com o Boeing 747-200 ele tinha essa pintura pra lá de polêmica:

Já a finada Germanwings fez uma pintura especial prata, vinho e amarelo que não deixou saudades:

A polonesa Bingo Airways parece ter tentado ser simpática com o nariz de palhaço e o sorriso, mas o resultado ficou apenas infantil. Além de uma pintura muito simples, usar Comic Sans para fazer a logo da cauda é o cúmulo da preguiça:

Outra má aplicação de fonte é da americana Frontier, que usou caracteres imensos que ocupam toda a fuselagem na cor prata, que dificulta a leitura. Ah, e tem também os motores na cor verde e um veado na cauda, o verdadeiro samba do americano doido:

E o que falar dessa pintura da Venezolana de Aviación? Alguém certamente estava com pressa quando bolou essa pintura:

Já a britânica Air Scandic parece ter colocado aqueles cartazes promocionais de supermercado no meio da fuselagem e na cauda. Só faltou colocar qual era a promoção 😂

Em 1973 a finada Braniff International consignou ao artista Alexander Calder o desenho da pintura de um McDonnell-Douglas DC-8 homenageando a América do Sul. O resultado além de não lembrar em nada a região, ficou pra lá de esquisito:

Outra pintura direto do passado para te assombrar é a da companhia aérea TMA do Líbano. Não dá pra entender como alguém aprovou isso:

A pintura oficial de todos aviões da Danish Air Transport é essa aí, que mais parece uma propaganda da marca Benetton dos anos 90:

A russa Globus Airlines apostou no verde marca-texto e o resultado…bem, vocês podem conferir abaixo:

A low-cost chinesa 9air economizou até na hora de chamar alguém pra bolar sua pintura. Veja se não parece que a pintura foi feita no Paint:

Para terminar essa série, afinal seus olhos devem estar precisando de um descanso, outro comissionamento que deu errado. A Continental Airlines (hoje incorporada pela United) pediu ao artista Peter Max que criasse uma pintura para comemorar a chegada do novo milênio. Se fosse pra representar 2020 acho que estaria perfeita (ô ano difícil!):

Gosta de curiosidades do mundo da aviação? Veja também os aeroportos mais perigosos e desafiadores do mundo, as 10 maiores pistas de pouso e decolagem do mundo e as pistas mais curtas dos aeroportos mais movimentados do Brasil.

Essas são as 12 pinturas de avião mais feias, gostaram da lista? Ficou faltando alguma pintura que você ache feia? Comente! (E pode incluir a foto no comentário)