Vale a pena viajar em premium economy?
Vale a pena viajar em premium economy?
De uns tempos para cá temos visto cada vez mais companhias aéreas investindo numa classe de viagem que não existia até alguns anos atrás. Imagine uma cabine mais confortável que a classe econômica e mais acessível que a classe executiva. Estamos falando da premium economy ou econômica premium, como queiram. Você conhece o que ela oferece, seus benefícios e diferenciais? Será que vale a pena pagar a mais por ela?
Breve histórico da premium economy
A classe econômica sofreu diversas alterações ao longo das últimas décadas, quase sempre para pior. Os assentos ficaram menores e mais finos, o espaço pessoal foi diminuindo e cada vez mais serviços que eram inclusos na tarifa, como reserva de assentos ou despacho de bagagem, foram sendo cobrados à parte.
Num movimento contrário, a classe executiva experimentou uma melhora significativa, com assentos que viram cama, com mais privacidade e conforto, ao ponto de tornar a primeira classe um produto em extinção.
A diferença entre o que as duas classes oferecem ficou tão grande (sem falar na diferença de preço) que surgiu uma oportunidade de mercado. Por que não cobrar uma tarifa intermediária, dando aos passageiros um assento mais confortável, com algumas amenidades extras?
Nascia então a premium economy, ideia da companhia aérea taiwanesa Eva Air, que em 1992 lançou a Economy Deluxe Class (hoje renomeada Premium Economy), sendo logo seguida pela britânica Virgin Atlantic com a sua Mid Class.
Os diferenciais anunciados pela Eva eram monitor de entretenimento individual com 6 canais (bem moderno para a época), descansa pés, telefone via satélite, configuração 2-4-2 (contra 3-4-3 no resto do Boeing 747) e “apenas” 206 passageiros num espaço que caberiam 300 poltronas da econômica convencional (44% mais espaço para os passageiros).
Propaganda da Eva Air de 1992 anunciando sua Economy Deluxe Class
Principais benefícios
Existem muitas diferenças entre o que as companhias oferecem na premium economy pelo mundo. Em geral se pode esperar mais espaço entre as fileiras, assentos com maior reclinação e mais largos em alguns casos. Porém pode ser muito mais que isso!
As melhores companhias do mundo capricham nos extras: a Singapore Airlines, por exemplo, oferece a possibilidade de escolher e reservar a refeição 24h antes do voo (com direito a Champagne para acompanhar). A Cathay Pacific tem drinque de boas vindas e kit de amenidades. A Eva tem fones de ouvido com cancelamento de ruído e a JAL oferece acesso às suas salas VIP.
Usualmente, os principais diferenciais da econômica premium são os seguintes:
- Maior espaço para as pernas: normalmente 38″ de distância entre fileiras (contra 31-32″ na econômica);
- Assentos mais largos, com 2-3″ de largura a mais que a econômica – algumas companhias utilizam assentos iguais com mais espaço entre fileiras;
- Assentos com maior reclinação;
- Encostos para os pés e cabeça;
- Tomadas universais e USB individuais;
- Franquia de bagagem despachada;
- Check-in preferencial;
- Pontos ou milhas extras;
- Menu diferenciado da classe econômica, muitas vezes impresso.
Companhias que voam para o Brasil com classe econômica premium
Hoje em dia são diversas companhias com oferta de premium economy voando para o Brasil, confira todas elas e como é a configuração a bordo:
Companhia | Avião | Nome | Distância | Largura | Configuração | Assento |
Aeromexico | 787-9 | AM Plus | 35-36″ | 17,2″ | 3-3-3 | convencional |
Air Canada | 787-9 | Premium Economy | 38″ | 19″ | 2-3-2 | poltrona reclinável |
Air China | 787-9 | Premium Economy | 36-38″ | 19,3″ | 2-3-2 e 3-3-3 | poltrona reclinável |
Air France | 777-200ER | Premium Economy | 38″ | 19″ | 2-4-2 | poltrona reclinável |
Alitalia | 777-300ER | Premium Economy | 37-38″ | 19″ | 2-4-2 | poltrona reclinável |
American Airlines | 787-9 | Premium Economy | 38″ | 19″ | 2-3-2 | poltrona reclinável |
Azul | A330-300 | Economy Xtra | 34″ | 18″ | 2-4-2 | convencional |
British Airways | 787-8 | World Traveller Plus | 38″ | 18,5″ | 2-3-2 | poltrona reclinável |
Delta | A350-900 | Delta Premium Select | 38″ | 18,5″ | 2-4-2 | convencional |
Ibéria | A330-300 | Premium Economy | 37″ | 18,1″ | 2-3-2 | poltrona reclinável |
KLM | 777-300ER | Economy Comfort | 34″ | 17,5″ | 3-4-3 | convencional |
Latam | A350-900 | Latam + | 35″ | 18″ | 3-3-3 | convencional |
Lufthansa | 747-8i | Premium Economy | 38″ | 19″ | 2-4-2 | poltrona reclinável |
TAP | A330-900neo | Econômica Plus | 34″ | 17,72″ | 2-4-2 | convencional |
United | 787-8 | Premium Plus | 38″ | 19″ | 2-3-2 | poltrona reclinável |
Pela tabela podemos ver que as ofertas de Aeroméxico, Azul, KLM, Latam e TAP estão mais para um assento conforto do que uma premium economy propriamente dita. São os mesmos assentos estreitos da econômica, apenas com maior espaço entre as fileiras.
Como é a Premium Economy “doméstica” da Latam
No ano passado a Latam lançou sua premium economy para os voos domésticos e dentro da América do Sul. Os principais diferenciais da premium economy da Latam nestes voos são:
- Check-in, embarque e bagagem preferencial;
- 1 volume de bagagem despachada;
- Assento nas três primeiras filas com poltrona do meio bloqueada;
- Compartimento de bagagem de mão exclusivo;
- Serviço de bordo diferenciado;
- Pontos extras no Latam Pass;
- Trechos em dobro para qualificação ou manutenção de categoria no Latam Pass.
Nosso editor Sandro Kurovski gravou um vídeo contando como foi a experiência dele a bordo da premium economy da Latam, confira:
Como é a Premium Economy da Gol
Em 2016 a Gol lançou sua premium economy nas rotas internacionais, em uma reformulação da então extinta classe comfort. Os principais diferenciais da nova classe de serviço da Gol são os seguintes:
- Check-in, embarque e bagagem preferencial;
- Até 2 volumes de bagagem despachada;
- Acesso às salas VIP da Gol em Guarulhos e Galeão e também de parceiras nos aeroportos de Santiago, Buenos Aires, Assunção, Montevidéu, Santa Cruz de la Sierra e Punta Cana;
- Compartimento de bagagem de mão exclusivo;
- Assento com poltrona do meio bloqueada, 50% a mais de reclinação e maior distância entre as fileiras;
- Em alguns trechos são oferecidos manta, travesseiro e itens de higiene pessoal;
- Serviço de bordo diferenciado com refeição quente e vinho;
- Banheiro exclusivo;
- Pontos extras no Smiles;
- Antecipação gratuita de voo.
Temos em nosso vasto repertório de avaliações de voos, três avaliações de voos da premium economy da Gol, as duas primeiras realizadas por editores do Melhores Destinos e a última por um leitor:
- Como é voar do Rio para o Chile na classe Premium Economy da Gol;
- Como é voar com a GOL na nova rota de Buenos Aires a Brasília com um bebê;
- Como é voar na Premium Economy da Gol entre Santa Cruz de la Sierra e São Paulo.
Saiba como diferenciar as cabines premium economy
Como visto, ainda há muita diparidade entre o que as companhias oferecem nas suas premium economy. Então antes de decidir se vale a pena ou não pagar a diferença, consulte os sites Seat Guru e Expert Flyer, que mostram os mapas de assento e detalhes da cabine como largura do assento e distância entre as fileiras.
No exemplo acima podemos comparar entre o que oferece a Latam no Airbus A350-900 com o que oferece a Lufthansa no Boeing 747-8i. Note que a Latam tem uma cabine enorme, com a mesma configuração da econômica (3-3-3, ou seja 9 assentos por fileira). Já a Lufthansa tem uma cabine bem menor, com menos assentos por fileira (2-4-2).
Depois de descobrir a aeronave que faz a rota, procure alguma avaliação como as que costumeiramente publicamos para ter mais detalhes sobre o assento e também da experiência a bordo.
Como é viajar em premium economy?
Antes de entrar no Melhores Destinos nunca tinha viajado de premium economy. Quando tinha milhas suficientes, preferia pagar a diferença para ir de classe executiva. Se não tinha, ia de econômica mesmo.
Não vou negar que a questão do espaço pessoal a bordo faz muita diferença para mim: sou alto e é bastante difícil encontrar uma posição minimamente confortável para dormir na classe econômica.
Ao longo dos anos, pude testar algumas econômicas premium e você pode ler os reviews destas experiências abaixo:
- Como é voar na econômica premium da Lufthansa no Boeing 747-8i
- Como é voar na classe econômica plus da TAP no Airbus A330neo
- Como foi o voo inaugural da Joon entre Fortaleza e Paris, na classe econômica premium
- Como é voar na classe econômica premium da Air Canada
Quanto custa voar em premium economy?
O valor da passagem, de qualquer passagem aliás, vai depender da companhia, destino e data. Mas via de regra é possível afirmar que a passagem em premium economy costuma custar entre 50% e 100% a mais que a passagem em classe econômica.
Em uma rápida pesquisa, sem qualquer validade científica, com o único propósito de dar uma panorama da diferença na prática, encontramos os seguintes preços em novembro de 2021:
Companhia | Rota | Econômica | Premium Economy | Diferença | Executiva | Diferença |
American Airlines | São Paulo – Miami | R$ 3.843 | R$ 5.972 | 55% | R$ 9.150 | 238% |
Air Canada | São Paulo – Toronto | R$ 5.105 | R$ 8.282 | 62% | R$ 16.538 | 324% |
Air France | São Paulo – Paris | R$ 5.234 | R$ 10.475 | 100% | R$ 16.411 | 313% |
Lufthansa | São Paulo – Frankfurt | R$ 4.486 | R$ 6.801 | 51% | R$ 12.053 | 273% |
É claro que pode ter alguma distorção em razão da atual pandemia, mas nota-se que a premium economy de fato varia entre 51 e 100% a mais que a classe econômica. Como comparativo, a diferença da econômica para a executiva apresentou preços entre duas e três vezes mais caros.
Mas afinal, vale a pena viajar em premium economy?
Não existe resposta certa para esta pergunta, tudo depende do seu momento de vida, da diferença do preço da classe econômica para a premium economy e também dos benefícios extras ofertados e como você avalia o valor de cada um.
Com as cabines econômicas ficando cada vez mais apertadas, é inegável o avanço da premium economy, que está atraindo cada vez mais passageiros. É uma tendência que a cada dia ganha novas opções – a Emirates anunciou no ano passado que também irá ter em seus aviões a classe premium economy.
O certo é avaliar caso a caso, pesquisar se é uma boa premium economy ou não, se os benefícios justificam a diferença de preço e examinar as suas necessidades naquele voo.
Se vai voltar com muitas bagagens, por exemplo, e o bilhete na econômica não inclui franquia de bagagem despachada, vale comparar o valor do bilhete na econômica com o adicional das malas, com o valor da premium economy.
Atente também sempre que encontrar uma diferença menor que 50% no valor das passagens, o que demonstra que o preço da econômica premium está “barato”.
Relendo os relatos dos voos que fiz na premium economy, percebo que em nenhum deles consegui dormir (foram três voos noturnos e um diurno). No geral foram boas experiências, com destaque para o voo da Lufthansa, mas nenhuma delas me convenceu de que vale a pena pagar a diferença. Então, sem fugir da pergunta, respondo que não pagaria o preço normal da premium economy, apenas se a diferença fosse pequena ou necessitasse de algum dos serviços adicionais.
Mas como dito acima, não existe uma única resposta. Cada passageiro tem que avaliar a sua realidade para determinar se compensa ou não.
E se a sua pergunta for se vale a pena viajar em classe executiva, este outro post pode te ajudar a responder!
E aí, caro leitor? Já viajou em premium economy? Em qual companhia? Como foi a experiência, valeu a pena? Comente!