Barbados – dicas do que fazer no paraíso do Caribe
Barbados – dicas do que fazer no paraíso do Caribe
Barbados é uma pequena ilha no Mar do Caribe que muita gente só conhece como país natal de Rihanna, a maior celebridade do lugar. Confira abaixo algumas dicas para quem pretende visitar esse lindo pedacinho mundo!
Barbados, um paraíso no Caribe
Barbados está localizado no Oceano Atlântico, a cerca de 2.500km de Miami e perto de outras ilhas caribenhas como Granada e Martinica. A ilha é cheia de particularidades, que tornam o local ainda mais interessante e curioso! Como por exemplo o fato de utilizar mão inglesa em seu sistema de direção e ser uma das ilhas com maior renda per capita do Caribe.
O país tem em torno de 430 km², 250 mil habitantes, foi uma colônia britânica e faz parte do Commonwealth. Sua capital é Bridgetown, onde fica o aeroporto da ilha, que recebe voos da Air Canada, American Airlines, Avianca, British Airways, Copa Airlines, Delta e outras companhias aéreas.
A língua oficial de Barbados é o inglês, mas o inglês falado entre os moradores do lugar tem uma forma diferente de ser falada, bem difícil de ser compreendida por pessoas de fora – não se preocupe, todos falam também o inglês usual.
O turismo é um forte incentivador de sua economia, mas também a produção de cana de açúcar é tradicional do local. É a partir da cana que se faz a bebida mais popular na ilha, o rum, misturado em dezenas de drinks.
Barbados é um destino excelente para quem procura praias paradisíacas, preços possíveis e um merecido descanso. A água do local é morna, não provoca aquele choque ao entrar no mar, as temperaturas são agradáveis o ano inteiro — ou seja, lugar perfeito para curtir as férias e mergulhos em águas cristalinas.
Quando ir a Barbados
Barbados é um destino com temperaturas agradáveis o ano todo, com média de temperatura anual na ilha é de 26°C. Ficar de olho nas condições climáticas é importante para o sucesso da viagem. O período mais seco do ano vai de janeiro a maio (ótima época para viajar), enquanto julho a novembro é um período mais chuvoso.
No segundo semestre, mais precisamente entre 1 de junho e 30 de novembro é temporada de furacões no Caribe – é muito raro um furacão passar diretamente em Barbados, mas a passagem deles por outras áreas no Caribe pode acabar provocando tempestades na ilha, principalmente de agosto e outubro. O período em que viajei (meados de outubro) estava nublado, com chuvas fracas ocasionais. O tempo estava bom, mas para quem quer muito sol, pode ser um período aquém do esperado.
Muitos cruzeiros que viajam pelo Caribe fazem paradas em Barbados, especialmente entre os meses de novembro a abril, quando o fluxo de embarcações é maior. Para quem deseja conhecer outros destinos da região, é uma ótima pedida.
Os eventos na ilha também são frequentes. Nossa viagem foi feita durante o Food & Rum Festival, que foi bastante proveitoso para conhecer um pouco da gastronomia local. E assim como esse festival, Barbados também realiza outros eventos ao longo do ano, sendo o mais popular o Crop Over, o “Carnaval de Barbados”. Ele simboliza o fim da colheita da cana de açúcar e se estende por várias semanas. O ápice do festival é o Kadooment Day, quando é feriado, há música e festa nas ruas.
O que fazer em Barbados
Conheça as principais atrações da ilha caribenha
Praias de Barbados
As maiores atrações de Barbados são as praias, é claro! Com um mar maravilhoso como o que tem, não poderia ser outro o maior incentivo para visitar o lugar. Todas as praias de Barbados são públicas — nem Rihanna tem sua própria praia — algumas delas têm a estrutura de um clube, restaurante ou hotel por perto, enquanto outras praticamente não têm movimento e ficam desertas.
Barbados oferece experiências diferentes, basta escolher o tipo de praia que deseja frequentar. A parte da ilha voltada para o Oceano Atlântico (East Coast) é um pouco traiçoeira e menos visitada pelos turistas, ela é mais procurada pelos surfistas; já a costa sul (South Coast), onde fica a capital Bridgetown e a costa oeste (West Coast) são ideais para quem viaja a passeio, sem a intenção de surfar.
Entre as praias bacanas para conhecer na costa leste/oeste estão a Accra Beach (Rocky Beach), Hastings Rocks, que tem um calçadão delicioso para caminhar na beira do mar, Peebles Beach e Brownes Beach, ambas parte de Carlisle Bay – a que mais gostei. Essas praias têm areia clarinha e fina, além de um mar super azul. Elas também costumam ter um mar bem calmo, que é a condição perfeita para quem viaja com crianças.
Para quem prefere praias desertas, uma boa ideia pode ser ir a Brandons Beach ou Brighton Beach, ambas têm um mar tranquilo e geralmente poucas pessoas.
Na costa leste, Bathsheba é um nome para guardar em mente. A praia talvez não seja a melhor para banho, mas tem um visual muito bonito. É um lugar com pedras em formatos bem diferentes e que rende um bom passeio para relaxar.
Passeio de Barco
Uma forma de conhecer um pouco das belezas naturais da ilha é fazendo um passeio de barco pelo litoral, com direito a paradas para praticar snorkeling, ver a vida marinha e corais. As empresas de Barbados oferecem passeios variados, em diferentes embarcações e com diferentes roteiros. O passeio de barco que fiz e recomendo muito realiza uma parada em Carlisle Bay, que com sua água cristalina permite ver até tartarugas. O lugar é lindo, excelente para um mergulho refrescante no mar.
Mais atrações de Barbados
Visitar uma destilaria de rum é outra boa atividade em Barbados. A Mount Gay, fundada em 1703, oferece passeios guiados e degustação da bebida, assim como a St Nicholas Abbey, que tem um espaço lindo e bem arborizado, com uma cafeteria em meio a mata. O rum, bebida produzida a partir da cana, é feito há mais de 300 anos em Barbados e o país é considerado seu local de origem.
Para quem gosta de plantas, a dica é visitar um dos jardins botânicos do local, que tem um clima maravilhoso para orquídeas, como o Hunte’s Garden.
Compras em Barbados
Fazer compras também pode ser uma boa pedida para quem visita Barbados, já que a ilha tem centros comerciais livre de impostos, o chamado tax free. Bons shoppings da ilha são o Cave Sheperd, Sheraton Mall e o luxuoso Limegrove Lifestyle Centre, com lojas como Michael Kors, Ralph Lauren, Longchamp e outras.
Lembre-se sempre de levar seu passaporte para fazer o tax free das compras!
Noite em Barbados
Ao percorrer a ilha, nota-se muitos bares ao longo das ruas; alguns simples, outros mais elaborados e elegantes. Para curtir um pouco da vida noturna, um lugar tradicional é o Harbour Lights, que fica na beira da praia e tem uma programação diferente a cada dia. As noites de segunda e quarta-feira têm show com bandas ao vivo, jantar e bebida liberada.
Outra dica é o Oistings Fish Fry, que permite conhecer um pouco mais da cultura local – são vários restaurantes um ao lado do outro, com música e comida a preços baixos.
A cerveja nacional de Barbados é Banks, servida em quase todo lugar, e se você é fã da bebida, não dá para deixar de experimentá-la.
Onde ficar em Barbados – dicas de hotéis
Barbados tem hotéis para todos os bolsos, com opções mais econômicas e outras luxuosas. Boa parte dos hotéis fica voltado para o mar, mas como a ilha não é tão pequenina, esses hotéis estão localizados em diferentes costas. Os hotéis que ficam na beira-mar têm estrutura para o hóspede curtir a praia, assim não é preciso deixar o lugar para curtir o mar – a dica, então, é escolher um hotel com uma boa praia logo a sua frente.
Os hotéis ficam localizados principalmente ao longo da costa sul, onde está Bridgetown, e na costa oeste de Barbados. As duas áreas costeiras têm ótimas praias e parte dos hotéis da ilha funciona no modo all inclusive. Estivemos hospedados no Accra Beach Hotel, bem na frente de Accra Beach e é uma opção com bom custo-benefício.
Por bons preços também é possível ficar no Yellow Bird Hotel ou no South Gap Hotel. Para quem prefere um all inclusive, uma opção é o hotel Sugar Bay Barbados. Outras dicas de hotéis em Barbados são o Butterfly Beach Hotel, o Raddison Aquatica Barbados e o 5 estrelas Fairmont Royal Barbados Resort.
Os hotéis em Barbados tendem a ficar mais caros no período de dezembro a março – alta temporada – e mais econômicos em meses que ocorrem mais chuvas, como julho, agosto e setembro.
Transporte em Barbados
Barbados tem um sistema de transporte público, táxis e carros para serem alugados. Como a ilha utiliza a mão inglesa, muita gente opta por não alugar um carro e deixar o transporte para locais mais distantes feito através de táxis e ou tours, que também são uma maneira frequentemente usada para conhecer diferentes áreas da ilha.
A maior parte das estradas de Barbados são pequenas, sem muitas faixas. A condição das vias é razoável, em alguns lugares boa e sinalizada, enquanto em outros é bastante fraca. Toda as placas das vias estão em inglês. Ainda que seja uma ilha pequena, há congestionamento e trânsito lento dependendo da região que se trafega e do horário — é sempre bom consultar aplicativos e GPS, como o Google Maps, para saber qual caminho tomar durante o percurso.
Para quem não quer alugar um carro, é possível conhecer boa parte das atrações através dos passeios realizados por agências turísticas. Outra forma é combinar com um taxista para levar-lo ou buscá-lo em uma praia que deseja ou mesmo fazer um tour de táxi pelos locais que deseja ir.
Informações essenciais
Visto: Brasileiros que viajam a turismo não necessitam de visto, apenas passaporte válido até o fim da hospedagem.
Fuso Horário: GMT-4 – geralmente uma hora a menos que o horário de Brasília
Energia: 115~230 volts. As tomadas são de dois pinos chatos.
Moeda: A moeda oficial de Barbados é o dólar barbadense (2 BDS$ to 1 US$), mas o dólar americano é amplamente aceito nos hotéis e estabelecimentos. Recomendo levar dólar americano e se sentir necessidade, trocar parte por dólar barbadense. É possível que ao pagar em dólar americano você receba troco em dólar barbadense, por exemplo. Para uso dos ônibus é recomendável ter a moeda local.
E você, já esteve em Barbados? Compartilhe com a gente e outros leitores suas dicas e experiências!