logo Melhores Destinos

MSC Cruzeiros: navios e destinos de uma das maiores armadoras do mundo

Bruna Scirea
Bruna Scirea
05/10/2020 às 4:47

MSC Cruzeiros: navios e destinos de uma das maiores armadoras do mundo

A MSC Cruzeiros é uma das principais empresas de cruzeiros marítimos do mundo, com operações no Caribe, América do Sul e do Norte, Mediterrâneo, Norte Europeu, além de destinos da Ásia e Oriente Médio. No Brasil, é a armadora com maior números de navios e oferta de viagens durante as temporadas de verão, que geralmente vão de novembro a março. Conheça mais sobre a história da MSC, a frota da empresa e os itinerários na costa brasileira e em outras partes do mundo!

MSC Cruzeiros

A história da MSC Cruzeiros surge há mais de 300 anos na região de Nápoles, no sul da Itália, com uma família de navegadores de sobrenome Aponte. Após séculos de navegação pelos mares europeus, na década de 1970 a família funda a Mediterranean Shipping Company (MSC), chegando a uma frota de mais de 500 navios de carga. A entrada da MSC no ramo do turismo se deu em 1988, com a compra do navio Monterey. Mas foi somente anos mais tarde, em 2003, que um investimento de 5,5 bilhões de euros possibilitou a construção de quatro navios da classe Lirica, seguidos por quatro navios da classe Musica e outros quatro da classe Fantasia.

A partir de 2014 a MSC passa por um novo plano de investimentos e, entre 2017 e 2018, consolida a expansão com a compra de dois navios da classe Seaside e um quinto navio Meraviglia. Hoje, a MSC Cruzeiros é uma empresa suíça, uma das maiores armadoras de cruzeiros do mundo, com itinerários no Caribe e Mediterrâneo e roteiros sazonais pelos mares da América do Sul, Norte da Europa, Ásia, África do Sul e países do Oriente Médio.

Navio da MSC Cruzeiros em Hamburgo, Alemanha (Foto: MSC Cruzeiros/Divulgação)

Destinos da MSC Cruzeiros

América do Sul

Na América do Sul a temporada começa em novembro e se estende até o fim de março. Os cruzeiros da MSC que navegam pela costa sul americana têm embarques em vários portos brasileiros, em Punta de Leste, no Uruguai, e em Buenos Aires, capital argentina.

Os navios podem mudar a cada temporada, mas os itinerários seguem praticamente os mesmos. Geralmente há roteiros de sete noites saindo de Santos e passando em Ilhabela, Búzios, Ilha Grande, Ilhéus e Salvador. A MSC Cruzeiros também oferece viagens menores, de três a quatro noites, com embarques em Salvador e Rio de Janeiro e escalas alternadas em Porto Belo, Balneário Camboriú, Búzios, Ilha Grande, Ubatuba e Ilhabela.

Para quem preferir navegar em águas internacionais, há ainda embarques em Santos ou Itajaí com roteiros passando pelo Uruguai e Argentina, além de itinerários que combinam Punta del Este, Buenos Aires com Búzios, Ilha Grande e Ilhabela.

Mediterrâneo

Os cruzeiros da MSC pelo Mediterrâneo ocorrem durante todo o ano com passagem por importantes portos europeus, como Gênova, Civitavecchia e Veneza, na Itália, Barcelona e Valência, na Espanha, além de Marselha, na França. Os roteiros incluem belas cidades turísticas de Marrocos, Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia, Grécia, Albânia, Malta e Montenegro.

No Mediterrâneo, há roteiros que passam pela Grécia (Foto: MSC Cruzeiros/Divulgação)

Norte da Europa

A MSC Cruzeiros tem viagens sazonais para o norte da Europa, passando pela Noruega, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Suécia, Finlândia, Rússia. Os itinerários são bem variados, com diferentes opções de duração e combinações de destinos. Os itinerários pelo Norte da Europa costumam ocorrer durante o verão no Hemisfério Norte.

Caribe e Antilhas

Um destino bastante procurado por brasileiros que gostam de viajar em cruzeiros é o Caribe, onde a MSC Cruzeiros tem itinerários durante todo o ano. As viagens começam no porto de Miami e passam por cidades das Bahamas, Porto Rico, Jamaica, México e Ilhas Cayman. As viagens geralmente duram de 7 a 14 dias.

Navio da MSC Cruzeiros nas Bahamas (Foto: MSC Cruzeiros/Divulgação)

Dubai, Abu Dhabi e Índia

A MSC Cruzeiros também navega em águas orientais, passando por portos como Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, além de Bahrein, Omã, Catar e Mumbai, na Índia. No Oriente Médio, a temporada costuma ser entre novembro e março.

Ásia

As viagens na Ásia passam pelos portos de Busan, na Coreia do Sul; Hong Kong e Xangai, na China, além de Yokohama, Kagoshima e Fukuoka, no Japão.

Estados Unidos e Canadá

Nos roteiros pela América do Norte, as viagens passam por portos como Halifax, Sydney, Saint John e Quebec, no Canadá, e Boston e Nova York, nos Estados Unidos.

Sul da África

Há ainda roteiros passando por portos do sul da África, como Cidade do Cabo, Durban e Porto Elizabeth, na África do Sul; Luderitz, na Namíbia, e Porto Luís, nas Ilhas Maurício.

Navios da MSC Cruzeiros

A MSC Cruzeiros tem sua frota dividida em cinco classes, sendo a Lirica a mais antiga delas, com quatro embarcações, e a Meraviglia a mais nova, que tem por enquanto apenas um navio já em navegação, o MSC Grandiosa. O plano da armadora é chegar à frota de 25 navios até 2027. Conheça os navios da MSC Cruzeiros:

Classe Seaside

Os dois navios da classe Seaside, o MSC Seaside (2017) e o MSC Seaview (2017), foram desenhados conectando áreas internas e externas para aproximar os hóspedes com o mar. As embarcações têm capacidade para 5.119 hóspedes, promenade de frente para o mar, elevadores panorâmicos, piscina na popa do navio e a Ponte dos Suspiros, uma passarela com o chão de vidro, permitindo uma vista ainda mais incrível durante as viagens.

Para os próximos anos estão previstos dois navios adicionais Seaside EVO, que apresentarão uma evolução da plataforma e terão capacidade para 5.646 hóspedes. O primeiro será entregue em 2021 e o segundo em 2023, completando a classe Seaside da MSC Cruzeiros.

Classe Fantasia

São quatro os navios da Classe Fantasia: MSC Preziosa (2013), MSC Divina (2012), MSC Splendida (2009) e MSC Fantasia (2008). São grandes e modernos navios, cada um com aproximadamente 140.000 toneladas, medindo 333 metros de comprimento e 38 metros de largura. As embarcações acomodam mais de 4.300.

Classe Musica

A Classe Musica tem os navios MSC Magnifica (2010), MSC Poesia (2008), MSC Orchestra (2007) e MSC Musica (2006), cada um com capacidade para aproximadamente 3.200 hóspedes. São embarcações menores, mas que contam com piscina, hidromassagem, tela de cinema à beira da piscina, discoteca, spa e academia.

Classe Meraviglia

O MSC Meraviglia e o MSC Belissima foram os dois primeiros navios da classe a entrarem em serviço, em 2017 e 2019, respectivamente. Em 2019 também começou a navegar o MSC Grandiosa, o navio mais avançado da companhia até o momento, e o primeiro de dois navios Meraviglia-Plus. Com capacidade para 6.334 hóspedes é o maior navio da frota da MSC. Seu navio gêmeo, o MSC Virtuosa, será completado em 2020. Em 2023 um navio movido a LNG da classe Meraviglia se juntará a frota.

Classe Lirica

Os navios da Classe Lirica são os mais antigos da frota da MSC Cruzeiros, com quase duas décadas de funcionamento. O MSC Sinfonia (2005), MSC Armonia (2004), MSC Opera (2004) e o MSC Lirica (2003) comportam cerca de 2 mil hóspedes e contam com piscinas, cassino, discoteca, teatro, bares, restaurantes e área de compras.

Como é viajar com a MSC Cruzeiros

A equipe do Melhores Destinos já esteve a bordo de alguns navios armadora e fez posts detalhados sobre como é viajar com a MSC Cruzeiros. Nossa viagem mais recente foi durante a inauguração do MSC Grandiosa, o maior e mais moderno navio da frota da empresa suíça, em novembro de 2019. Na viagem de apresentação, o itinerário feito foi entre o porto de Hamburgo, no norte da Alemanha, e a Inglaterra. Confira o vídeo:

Também estivemos na inauguração do MSC Seaside, em dezembro de 2017, em uma viagem curta que partiu de Miami e circulou até as Bahamas. E em junho de 2018 fomos conhecer o irmão gêmeo do Seaside, o MSC Seaview. A inauguração ocorreu em Gênova e a embarcação já circulou em águas brasileiras, fazendo minicruzeiros com escalas em Porto Belo ou Camboriú e itinerários de seis a oito noites passando pelo Sudeste e Nordeste, alternando escalas em Ilhabela, Búzios, Ilha Grande, Ilhéus e Salvador.

Como comprar pacotes de cruzeiros da MSC

Os pacotes de viagens pelo Brasil, América do Sul, Caribe e outros destinos do mundo podem ser comprados diretamente no site da MSC Cruzeiros. Basta fazer as buscas pelo porto de embarque, destino, datas e número de noites. Os cruzeiros da MSC também são vendidos por agências de viagem como a Decolar e do Submarino Viagens.


Já viajou com a MSC Cruzeiros? O que achou dos navios e itinerários oferecidos? Participe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *