logo Melhores Destinos

Cruzeiros: qual é a melhor viagem para o seu perfil de viajante

Bruna Scirea
Bruna Scirea
18/12/2020 às 5:01

Cruzeiros: qual é a melhor viagem para o seu perfil de viajante

São muitas as empresas e diferentes navios de cruzeiros circulando pelos mares do mundo. Tem opções para quem não abre mão de luxo e sofisticação, para grupos de amigos que querem diversão sem trégua em alto mar, famílias com crianças pequenas, casais que buscam conhecimento a bordo ou aventuras por onde as embarcações passam. Qual é a melhor viagem de cruzeiro para o seu perfil de viajante?

Para te ajudar a encontrar a viagem de cruzeiro dos sonhos, listamos 11 das maiores empresas de cruzeiro do mundo e suas principais características: por onde navegam, como são os serviços oferecidos e o público que costuma viajar com cada uma delas. Descubra quais são os cruzeiros que mais combinam com você!

Atenção: esse é um post informativo, vale lembrar que no momento muitas empresas de cruzeiros suspenderam as viagens ou alteraram seus serviços devido à atual pandemia.

MSC Cruzeiros

Ideal para: quem quer fazer cruzeiros no Brasil; ter a experiência em navios gigantes e modernos ao estilo resort em alto mar, com entretenimento para todas as idades e vida noturna agitada; férias em família com crianças e orçamento limitado.

Desaconselhável para: quem busca navios de cruzeiro menores; sofisticação e exclusividade, com muitos espaços calmos.

A MSC Cruzeiros já é velha conhecida dos brasileiros que buscam entretenimento e o conforto de um resort em alto mar, tudo isso com um já reconhecido toque mediterrâneo nas comidas e também no design. A empresa com sede na Suíça é uma das poucas que operam cruzeiros pela costa brasileira, percorrendo destinos como o Nordeste, Sudeste e também navegando até destinos mais distantes, como Uruguai e Argentina. No fim da temporada de cruzeiros no Brasil, a MSC também faz cruzeiros transatlânticos de volta para a Europa em viagens que duram em média 20 dias.

Seus cruzeiros são, portanto, bastante indicados para quem busca viajar pelo litoral brasileiro a bordo de um navio e também para cruzeiristas de primeira viagem, que podem contar com embarques em portos próximos (sem necessidade de gastos com passagens aéreas até outras regiões, como Caribe ou Europa) e conhecer parte do que há de mais moderno no mundo dos cruzeiros — já que a MSC Cruzeiros tem navios novos e tecnológicos, tripulação de várias partes do mundo, entretenimento para todas as idades, variedade de restaurantes e é reconhecido pela programação noturna. Veja nossa experiência  bordo do MSC Seaside (2017), do MSC Seaview (2018) e do MSC Grandiosa (2019), o maior da frota.

Claro, a empresa também opera cruzeiros em outras regiões do mundo, como Europa e Caribe, onde inclusive tem uma ilha própria, a Ocean Cay. Se nas navegações por aqui o público é quase todo brasileiro, nos demais cantos do mundo a presença de italianos, britânicos, espanhóis, alemães e norte-americanos é grande. Em todos os casos, a faixa etária é bastante diversificada, com acomodações e atividades para toda a família — desde bebês (há inclusive “creches” nos navios mais novos) até idosos, que podem contar com serviços e estruturas adaptadas para uma melhor estadia. No último Prêmio Melhores Destinos, a MSC ficou na segunda colocação entre as melhores empresas de cruzeiro na avaliação dos leitores e em primeiro lugar entre as que operam viagem de cruzeiro no Brasil.

A MSC Cruzeiros oferece o clássico do que imaginamos de uma viagem a bordo de um navio: muitas atrações, piscinas e espaços abertos com shows e música, ampla variedade de restaurantes e oferta de comida o tempo todo, além de atividades que não exigem tanta formalidade dos passageiros. Agora, se a sua ideia é fazer um cruzeiro super tranquilo, com silêncio e calmaria, provavelmente há opções mais adequadas.


Costa Cruzeiros

Ideal para: quem deseja fazer um cruzeiro pela costa brasileira; quer ter a experiência de navegar em grandes navios, com ampla programação e atividades de entretenimento, famílias e grupos de todas as idades que buscam cruzeiro com preços mais econômicos.

Desaconselhável para: viajantes que buscam ambientes mais tranquilos, sofisticação e embarcações menores.

costa cruzeiros cruzeiros no brasil

Costa Cruzeiros é uma das armadoras que oferecem cruzeiros no Brasil

A Costa Cruzeiros é famosa por oferecer serviços com um toque italiano nas experiências em alto mar e extensa programação de entretenimento. É um das poucas empresas de cruzeiros no Brasil, passando por portos de países vizinhos, como Uruguai e Argentina. A armadora tem cruzeiros com preços econômicos, ideal para quem quer experimentar uma primeira viagem de cruzeiro sem que para isso seja necessário viajar para outros continentes.

No Brasil, seus navios costumam levar famílias às férias em alto mar. No entanto, os navios mais recentes da Costa Cruzeiro são destinados ao público adulto. As embarcações costumam ser coloridas, com atividades a todo momento e grande movimentação nas áreas comuns, como piscinas e espaços abertos dos navios.



Cruzeiros da Royal Caribbean

Ideal para: viajantes que buscam o que há de mais grandioso nas experiências em alto mar; cruzeiristas que visam destinos internacionais, como o Caribe e o Mediterrâneo; famílias, casais e grupos de amigos que curtem férias cheias de programação e entretenimento para todas as idades.

Desaconselhável para: aqueles que desejam exclusividade, experiências de cruzeiro em navios menores, sofisticação e casais que desejam viagens sem a presença de crianças.

cruzeiros royal caribbean

Royal Caribbean oferece roteiros de viagem de cruzeiro em vários cantos do mundo

Nos cruzeiros marítimos, a Royal Caribbean representa o que há de mais grandioso. Os maiores navios de cruzeiro da armadora são cerca de 20% maiores do que as de outras empresas. Suas embarcações são verdadeiros megaresorts navegando pelos mares, que oferecem muitas possibilidades de entretenimento: paredes de escalada, simuladores de ondas onde é possível surfar, teatros da Broadway, shows acrobáticos de mergulho e até pista de patinação em gelo. Espetáculo define.

A Royal Caribbean navega pelo Caribe (onde tem inclusive uma ilha, a CocoCay), América do Norte, Europa, Emirados Árabes, Ásia e Oceania. Ou seja: há roteiros pelo mundo inteiro. A bordo, está um público bem variado, principalmente norte-americano, europeu e asiático, de todas as idades. Devido à extensa programação, é daqueles cruzeiros indicados para famílias, grupos de amigos e casais que não estão em busca de viagens intimistas — característica que os grandes cruzeiros geralmente não oferecem.

Para fazer justiça, é preciso dizer que adultos encontram áreas mais reservadas a bordo de alguns navios da Royal Caribbean, como é o caso do Solarium, área com piscinas e jacuzzi onde não entram crianças. E há também espaços onde adultos não entram, como as festinhas feitas para adolescentes (supervisionadas pela tripulação, é claro). Crianças de todas as faixas, desde bebês até pré-adolescentes, encontram atividades que atendem a todos os perfis: tirolesa, patinação, quadras de basquete e vôlei, aulas de DJ, brincadeiras lúdicas e até creche.

Se for a sua cara passar alguns dias em alto mar sem se cansar de dizer “UAAAAU”, surpreendendo-se a cada instante com apresentações e a grandiosidade dos navios, a Royal Caribbean é para você. Uma gigante dos mares.


Cruzeiros da Carnival

Ideal para: cruzeiristas que querem economizar, com viagens mais curtas sem sofisticação; aqueles que buscam muita diversão a bordo e cruzeiros com bons preços nos Estados Unidos e Caribe; famílias com crianças.

Desaconselhável para: viajantes que desejam conforto e luxo; cruzeiristas que preferem ambientes mais silenciosos e alta gastronomia.

cruzeiro preço

Carnival é uma das armadoras mais procuradas por quem busca cruzeiros com bons peços

A Carnival intitula-se como a empresa dos “Fun Ships”, os navios divertidos. Esse é o foco: entretenimento em embarcações que são como verdadeiros parques de diversão em alto mar, com muitas piscinas e toboáguas ao ar livre. Tudo isso bem ao estilo norte-americano. Então espere por muita comédia, música alta, hambúrguer e barbecue.

A empresa de cruzeiros faz viagens entre os Estados Unidos e o Caribe, com durações mais curtas (três a sete noites), serviços mais modestos, sem nada de sofisticação ou luxo. Por isso, oferece alguns dos roteiros mais econômicos do mercado dos cruzeiros. O apelo é direcionado a um amplo espectro de público que busca por dias de fuga mar adentro com diversão 24 horas sem que isso resulte em um rombo na carteira. Não importa a época do ano, sempre haverá muitas crianças a bordo. Nas férias, então, elas chegam às centenas.

As cabines da Carnival costumam ser mais simples do que de outras grandes empresas marítimas, as taxas costumam ser mais baixas e muitos serviços grátis (ou já inclusos no valor total do cruzeiro). Não à toa, é uma das empresas mais procuradas para encontros de família e despedidas de solteiro. Agora, se o que você busca é um certo requinte, sofisticação no humor dos espetáculos e no design das acomodações e áreas comuns: a Carnival definitivamente não é para você!

Veja nosso post sobre como escolher a melhor cabine de cruzeiro de acordo com o seu perfil de viajante – e dicas de 8 localizações que você deve evitar!


Cruzeiros da Disney

Ideal para: famílias com crianças pequenas, inclusive bebês; fãs dos personagens da Disney.

Desaconselhável para: quem busca dias mais tranquilos em alto mar; cruzeiristas que visam atividades para adultos e alta gastronomia.

cruzeiro disney

Viagem de cruzeiro da Disney pela costa dos EUA e Caribe tem programação para todas as idades

Crianças de todas as idades e apaixonados pelo Mickey, Minnie, Pateta e Cinderela têm a materialização da viagem dos sonhos: os cruzeiros da Disney! As embarcações repletas de personagens por todos os cantos navegam pela costa dos Estados Unidos, mar do Caribe, Europa e outros destinos. O itinerário mais famoso é certamente o que sai do porto próximo a Orlando em direção ao Caribe, passando pelas Bahamas, onde a Disney tem uma ilha particular: a Castaway Cay.

São quatro os navios da Disney, todos eles com infraestrutura completa com lojas, bares, restaurantes, piscinas, cinemas, quadras esportivas e teatro para shows e espetáculos. Os cruzeiros oferecem experiências ideais para famílias com crianças pequenas — o conforto vai desde programação dedicada a todas as idades até mesmo a refeições que levam muito em conta o gosto infantil. Para os bebês há creche e piscina exclusiva para os mini-cruzeiristas que ainda não largaram as fraldas.

Nas extensas áreas de recreação, há espaços temáticos de populares filmes não apenas da Disney, mas também da Pixar, Star Wars e Marvel. O entretenimento passam por jogos altamente tecnológicos e interativos — como se espera das atividades da Disney, não é?

Um parque de diversão em alto mar, para criança nenhuma (o adulto fã do mundo infantil da Disney) botar defeito! Mas é isso: se você não viagem com criança ou não é exatamente um fã da Disney, provavelmente há cruzeiros mais interessantes para o seu perfil.


Viking River Cruises

Ideal para: quem deseja navegar em rios europeus a bordo de embarcações menores e modernas, com decoração escandinava e muitos serviços inclusos; casais e grupos de amigos na terceira idade; cruzeiristas que pretendem explorar os lugares por onde passam.

Desaconselhável para: jovens, famílias com crianças, viajantes que buscam diversão, toboáguas e extensa programação de entretenimento a bordo.

cruzeiros

Se o que você quer é a calmaria das águas fluviais, navegar por belíssimos rios europeus, com tempo para explorar algumas cidades ao longo do caminho, tudo isso a bordo de navios pequenos, charmosos e sofisticados: a Viking River Cruises tem o cruzeiro ideal para você.

Seus barcos geralmente têm capacidade máxima de 190 passageiros, decoração ao estilo escandinavo, janelas panorâmicas e piscinas cobertas e ao ar livre. Os roteiros passam por famosas regiões como a dos rios Danúbio e Reno, na Alemanha, além de vias navegáveis de países como Rússia, Egito e outras regiões da Europa e da Ásia. Se a ideia for navegar em mares, a Viking Ocean Cruises tem opções com estadias prolongadas pelos portes por onde passa (mas aqui iremos focar nos cruzeiros fluviais).

Os preços dos cruzeiros Viking Cruises costumam ser bem inclusivos, já somando as refeições, bebidas alcóolicas e excursões nas cidades por onde passa. O público geralmente fala inglês, já teve outras experiências em cruzeiros e é sobretudo formado por pessoas com mais de 55 anos.

O diferencial dos cruzeiros de rio da Viking são os passeios pelos destinos por onde a embarcação passa. A bordo o entretenimento é limitado a algumas apresentações musicais, teatro e palestras. Ou seja: perfeito para quem pretende navegar com calma, sem multidões e com muito tempo livre para apreciar as belas vistas das margens dos rios.



Cruzeiros da Celebrity

Ideal para: cruzeiristas que buscam elegância, alta gastronomia e uma certa sofisticação na decoração e atividades de entretenimento; viajantes que desejam um cruzeiros menos tumultuado, com áreas mais silenciosas e modernas.

Desaconselhável para: quem quer entretenimento, toboáguas e programação intensa e para todas as idades; famílias ou grupos barulhentos; viajantes que querem variedade nas refeições sem pagar a mais por isso.

cruzeiros

Elegância a preços acessíveis é o que define a Celebrity. Com sede em Miami, a armadora é conhecida por oferecer cruzeiros “premium” a valores mais baixos do que a média do mercado. Seus navios têm design sofisticado, peças de arte nas áreas comuns, restaurantes que trazem o que há de mais moderno na gastronomia mundial e ambientes pra lá de confortáveis. Tudo isso sem necessariamente serem embarcações de luxo.

A Celebrity navega pela Ásia, Oceania, Caribe, Europa, América do Norte, América do Sul e Alasca. Ou seja: se este é o seu perfil de viagem, certamente encontrará um itinerário que passa pelos seus destinos favoritos. O Melhores Destinos já relatou como é a experiência de viajar no Celebrity Edge, um dos mais novos navios da empresa. Podemos garantir: é o cruzeiro ideal para quem curte modernidade sem exageros, clima descontraído sem multidões ou músicas em alto volume e para aqueles que apreciam comer e beber bem.


Cruzeiros da Cunard

Ideal para: quem gosta de tradição e história, busca itinerários entre os Estados Unidos e a Inglaterra e querem aprender mais sobre o mundo e os destinos por onde passam.

Desaconselhável para: cruzeiristas que buscam diversão ininterrupta e estrutura de megaresort, preferem embarcações e serviços mais modernos e menos formais.

viagem de cruzeiro

A Cunard é famosa pela tradição inglesa em alto mar. Então não espere embarcações com cara de parque de diversão. Nos três navios da frota, o que cruzeiristas encontram é muita histórica e cultura. O entretenimento da Cunard se apresenta como palestras sobre temas variados (com especialistas da Nasa, exploradores dos pólos gelados do mundo, humoristas britânicos e especialistas em mudanças climáticas, política, segurança nacional e por aí vai), além de aulas de dança de salão, oficinas de atuação e aquarela, além de sessões de degustação de vinho. Já dá para imaginar que, muito embora não seja difícil encontrar famílias com crianças a bordo, o público da Cunard é sobretudo formado por adultos. A empresa também é conhecida por ser LGBT-friendly.

A Cunard tem roteiros entre os Estados Unidos e a Inglaterra, passando por portos como Nova York e Southampton. Os passageiros da armadora britânica são de várias partes do mundo, mas a maioria vem do Reino Unido, América do Norte, Alemanha e Japão. Nas cabines superiores dos navios da Cunard costumam se hospedar milionários (e até celebridades), mas é possível encontrar bons preços nas acomodações mais básicas, principalmente em roteiros mais curtos. Se você é daqueles que não dispensam chá da tarde e gostam de se vestir apropriadamente para eventos como jantares e bailes, esse é o cruzeiro para você!


Cruzeiros da Norwegian

Ideal para: quem busca estrutura de megaresort com diversão sem-fim a bordo; navegar em navios de cruzeiro gigantes e assistir espetáculos da Broadway; viajar em família com entretenimento para todas as idades.

Desaconselhável para : para viajantes que buscam sofisticação, intimidade e tranquilidade.

cruzeiro navio

Navios de cruzeiro da Norwegian costumam ser gigantes e com cara de megaresort

A Norwegian tem cruzeiros que navegam por várias regiões do mundo, com destaque para o Mediterrâneo, Caribe e América do Norte. As embarcações são gigantes, com atrações para absolutamente todas as idades. Toboáguas, pistas de kart, restaurantes variados, bares, cassinos e teatros com espetáculos da Broadway revelam o foco no entretenimento — é como estar em Las Vegas, só que em alto mar. Adolescentes têm ambientes exclusivos para eles, e adultos contam festas sofisticadas e temáticas.

Os serviços e o estilo da Norwegian é bastante parecido com o de outras gigantes dos mares como a MSC Cruzeiros e a Royal Caribbean. O foco é sem dúvida o entretenimento.


Crystal Cruises

Ideal para: quem busca luxo, gosta de cruzeiros com atividades de ensino a bordo, querem sofisticação, ambientes mais exclusivos, refeições no melhor padrão “gourmet” e estadias all-inclusive.

Desaconselhável para: famílias que querem entretenimento para todas as idades e, devido ao preço dos cruzeiros, viajantes com orçamento limitado.

cruzeiro navio

Navios de cruzeiro da Crystal Cruises são famosos pelo luxo e refeições de altíssima qualidade

Agora, se é alto nível a sua palavra de ordem, aqui vai: Crystal Cruises. Ela é considerada por muitos como a melhor empresa de cruzeiros de luxo do mundo. São apenas dois os navios que fazem roteiros marítimos. Neles, os passageiros encontram alto padrão nos serviços, refeições requintadas, aulas de cinema digital, degustação de vinhos, pintura, escultura, além de palestras sobre temas variados, ministradas por especialistas. As estadias nos navios da Crystal Cruises são all-inclusive e, é claro… um combo desses tem o seu preço.


Lindblad Expeditions

Ideal para: cruzeiristas aventureiros que pretendem desbravar regiões remotas do mundo acompanhado de especialistas em vida marinha, biólogos e até profissionais de diferentes áreas, como a fotografia.

Desaconselhável para: quem busca diversão a bordo, navios gigantes com atrações para todas as idades e destinos mais tradicionais, onde é possível desembarcar e fazer passeios por conta própria.

Se o lema é aventura, o cruzeiro perfeito para você provavelmente será com a Lindblad Expeditions. Os destinos são os mais exóticos: Ártico, Antártica, Galápagos, Amazônia e Patagônia. A bordo dos navios, estão especialistas em vida marinha, fotógrafos da National Geographic e especialistas em biologia e geografia. OS navios são inclusive equipados com câmeras subaquáticas e diferentes tipos de barcos para explorar as mais variadas regiões. Entre os passeios oferecidos pela Lindblad nos destinos visitados estão caminhadas por geleiras, snorkeling e mergulho em águas profundas. Para quem buscas expedições de aventuras em cantos remotos do mundo, certamente a Lindblad oferece o que há de melhor.

Leia mais:
Férias em alto mar: por que passei a gostar de viajar em cruzeiros


E aí, qual é a viagem de cruzeiro que mais tem a sua cara? Já viajou com alguma destas empresas e navios de cruzeiro que mencionamos no post? Participe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *