Desvendando o mundo aéreo: o que é stopover

Denis Carvalho
Denis Carvalho
18/07/2011 às 12:14 - atualizado em 18/12/2017

Desvendando o mundo aéreo: o que é stopover

O Melhores Destinos se orgulha em ser a porta de entrada de milhares de brasileiros para um mundo inteiramente novo: o do transporte aéreo. São inúmeros os depoimentos de pessoas que por meio do site conseguiram encontrar uma passagem em promoção e realizaram o sonho de voar pela primeira vez.

O mundo da aviação, porém, tem muitas palavras e expressões complicadas, quase sempre em inglês, que muitas vezes geram dúvidas para quem não está habituado com ele. Pensando nisso, faremos uma série de posts para desvendar um pouco deste mundo fascinante , permitindo que nossos novos leitores ou mesmo quem tem dificuldade de encontrar o significado destes termos tirem suas dúvidas.

Uma dessas expressões que muitas vezes geram questionamentos é “stopover”, que é que uma parada no meio da viagem, para que o passageiro possa passar um tempo em uma cidade de conexão. É uma conexão voluntária.

Como funciona?

Imagine que você vai fazer uma viagem do Brasil ao Japão. Como o percurso é grande, as empresas optam, ou precisam, fazer uma escala (parada em que você continua no mesmo avião) ou conexão (quando há troca de avião) em algum ponto no meio do caminho, como em algum país da Europa, por exemplo. Para continuar nosso exemplo, façamos de conta que sua empresa faz uma parada na França. Se você tem tempo, pode querer aproveitar esse pouso em Paris e passar uns dias na bela capital francesa antes de seguir para o Japão ou mesmo na volta. Essa parada se chama “stopover”. Você desce em um destino intermediário e leva inclusive as malas, passa uns dias lá e depois continua a viagem.

Quem pode fazer?

Os stopovers podem ser feitos sempre que haja uma escala ou conexão em seu voo, seja ele nacional ou internacional, mas dependem de autorização da empresa e precisam ser previamente acordados. As empresa que permitem a parada podem cobrar uma taxa por ela ou oferecê-la gratuitamente como benefício adicional a seus passageiros. Também é comum que o stopover gratuito seja o atrativo de alguma promoção aérea, especialmente em voos internacionais.

Como saber?

A possibilidade de fazer alguma parada depende da companhia aérea, dessa forma você precisa entrar em contato com a mesma para verificar se é possível fazer a parada e se há alguma taxa. Em geral estas informações estão na descrição da tarifa. No Brasil, um exemplo de stopover é o Giro TAM, em que o passageiro escolhe até quatro destinos no Brasil para stopover e monta seu roteiro de viagem. Leia uma avaliação aqui no Melhores Destinos.

Dicas

– Os stopovers são feitos em escalas ou conexões (geralmente em conexões), então a forma mais fácil é procurar quais empresas usam a cidade escolhida como base para suas operações. É o caso de Paris com a Air France ou de Santiago/Lima com a LAN.
– O período de estadia no destino intermediário normalmente é de até trinta dias e varia conforme a companhia aérea.
– Se quer fazer stopover, veja isso antes de comprar a passagem ou no máximo, antes de começar a viagem. Não pense que vai chegar no meio da viagem e resolver descer e ficar uns dias na cidade da conexão.

Tem mais alguma dica sobre o assunto? Compartilhe nos comentários abaixo

154 Comentários

  • cardoso says:

    parabens pela iniciativa, voces são ótimos.

  • walber ximenes says:

    Liguei pra TAM pedindo esse serviço a atendente falou que nao sabia o que era,e que nao existia!!!FALTA DE TREINAMENTO

    • Taty says:

      Esses atendentes nem sabem quem eles são!!! As vezes é dado treinamento sim, mas a burrice e ignorância não permite q eles prestem atenção e se esforçem p aprender.

  • Erycka Martins says:

    Esse site é SENSACIONAL. Eu saio dizendo pra todos os meus amigos e família darem "LIKE" na página!

  • Renata says:

    Tem que prestar bastante atenção nos VISTOS nem toda empresa aérea lembra aos passageiros disso…

  • Ferbrasilia says:

    Oi Leo, a respeito do tema, vc sabe se a LAN costuma permitir stopover em Lima para viagens aos Estados Unidos. Seria muito bom pra conhecer ambos os lugares numa única viagem.

  • Orbelio says:

    É possível fazer stopover utilizando milhas TAM em viagem internacional?

  • Julio says:

    Léo, parabéns pela info´s. Pra mim tá sendo de gde valia. Depois q descobri o MD, não parei mais de viajar. Obrig cara!!! Abraços.

  • Alexandre Tavares says:

    Parabéns, muito esclarescedor em todos os sentidos relativos a viagem. A rapidez das informações também é um ponto positivo!

  • Gustavo says:

    Muito bom o post, bastante esclarecedor.

    Vou viajar em setembro com a KLM pra frankfurt e já comprei minha passagem… Saberia dizer se ainda consigo fazer um stopover em amsterdam (local da conexão e sede da KLM).

    Obrigado!

  • Marcel says:

    A Emirates geralmente faz stopover gratuito em Dubai. Fui para a China, aproveitei pra conhecer Dubai e Abu Dhabi. Dependendo da conexão, você até consegue o visto gratuito, que é concedido no próprio aeroporto nos Emirados.

  • Levi Duarte says:

    Leo,

    Depois da aula sobre stopover é só aguardar um post para comprarmos as passagem. Muito bom o post, parabéns e obrigado pelas dicas de viagem.

  • adriana vieira says:

    Muito bom. Voces sempre saem na frente.

  • Rodrigo says:

    A Turkish airlines faz um bom uso do stopover para divulgar a Túrquia. Passei 4 dias em Istambul totalmente grátis, em um stopover de um vôo para Johannesburgo. Na volta, fiz o stopover em Madrid, também de graça. Tenho certeza que essa série de posts vai ser muito boa.

    • Segundo torres says:

      Interessante, stopover na ida e volta, não é comum isso, normalmente, a conexão é na mesma cidade, ida e volta, e só aceitam o stopover em um dos trechos

  • Marcelo says:

    Esse site é muito bom! Vcs sabem se a Copa Airlines permite fazer stopover sem cobrança de taxas adicionais, estou indo para punta cana e gostaria de comprar eletronicos no panama (onde fará escala).

    Ats

    Marcelo

  • Junior says:

    Isso mesmo! E a Qatar Airways tb, em Doha. Stopover com visto direto no aeroporto e, dependendo do caso, até hotel e transfer gratuitos.

  • titobosco says:

    Parabens ao MD que alem de nos manter informado das melhores promocoes, avaliacoes das companhias aereas, ainda temos um glossario!

    Ainda bem q meu cartao é limite pequeno, se nao graças ao MD ja teria estourado com tantas dicas de promo.

    Vida longa ao MD!

  • eric says:

    É fácil fazer stopover em voos nacionais?

  • Carlos Silva says:

    Alguém sabe se a Aeroflot permite stopover em Moscou? Estou indo de Madri ou Barcelona a Tóquio e gostaria de saber se é possível e ainda se teria direito a algum benefício (hotel, alimentação). Valeu MD!

  • Levi Duarte says:

    corrigindo a condordância o correto é as passagens.

  • Pedro Mirlo says:

    Comprei uma passagem pela TAP, para Paris, mas, na volta, o voo entre Portugal e Porto Alegre demora quase um dia para o voo da França para Portugal.

    Não sei se me fiz entender, mas gostaria de saber se é possível descer e ficar esse dia inteiro conhecendo Lisboa?

    Grato.

    • Kaique S. says:

      Você vai ter que descer do avião que vem de Paris para fazer a troca de aeronave, para seguir pra Porto Alegre, e óbvio que você ao invés de ficar zanzando no aeroporto, pode sair e conhecer portugal sem perder o horário do vôo.

    • José says:

      Vc vai desembarcar em Lisboa como se essa cidade fosse seu destino final. Só que suas malas não estarão na esteira, elas vão ficar guardadas até o seu voo para o Brasil. Dai vc escolhe se quer ficar no aeroporto (que é bem ruinzinho) ou passear pela cidade. Eu fiz um passeio de 10h por Lisboa em janeiro e gostei! Mas poderia ter sido melhor, porque era domingo e nao tinha uma alma viva nas ruas kkk Se vc tiver bagagem de mao, dá pra alugar um locker no aeroporto por alguns euros. Dá pra ir do aeroporto pro centro de Lisboa de ônibus, sem trânsito o trajeto é bem rápido

    • Raíssa says:

      Sim, é possível. Só vi seu comentário agora, mas escrevo de novo, sem problemas. Aqui em Recife, pelo menos, a TAP oferece o "Bom dia, Lisboa". É uma parada em Lisboa sem custos adicionais, e pode ser por quantos dias o passageiro quiser…eu e minha família somos super adeptos, vale a pena! Inclusive, iremos fazer mais um stopover desses agora em setembro.

    • Daniella Alvim says:

      Olá Pedro, fiz isso na ida e na volta entre BSB/Paris, aproveita pra ir ao Outlet, não lembro o nome dele, mas é atravessando a ponte, os taxistas conhecem, é lindo, enorme e cheio de coisas legais pra levar pra casa..
      Outra dica é ir no oceanário de Lisboa, é simplesmenste maravilhoso!!!!

  • Monica says:

    Uma dúvida, se eu ler nas regras da tarifa que permite stopover, qual o procedimento, eu compro a passagem normal, depois eu ligo na empresa e peço o stopover??? Ou tenho q ligar pra empresa primeiro. Obrigada.

    • Mari says:

      Monica, acredito que você precise pensar no stop antes, e comprar a passagem já contando as datas do stop. Se você comprar a passagem sem stop e depois quiser adicionar o stop, a cia provavelmente vai entender como uma reemissão (pois houve modificação na passagem) e aí pode ser que hajam algumas multas…

    • Marcus Mor says:

      Pedro Mirlo,

      Em 2009 no meu retorno ao Brasil, meu vôo com origem em Veneza chegava em Lisboa as 3,30 da tarde pelo horario local (Portugal tem 1 hora a menos que o resto da Europa)e a volta para o Brasil era as 11,15 da noite. Aproveitei o tempo e fui passear em Lisboa , sendo que as malas despachadas na origem só peguei no Brasil.

    • Fabricio says:

      Tenho a mesma duvida. 🙁

  • Mendonça J&ua says:

    Léo, é possível stopover em uma passagem adquirida com milhas?

  • Mari says:

    Nossa, Leonardo, super didático!

    Parabéns!!

  • Andrey says:

    Acabei de fazer uma viagem assim, conheci 3 destinos em 1 ticket, fui pra Punta Cana via Miami, na ida fiquei 1 semana em Punta e na volta mais 10 dias em Miami e Orlando, pagando 1 passagem só.

  • Leandro says:

    Existe uma outra modalidade que se chama "open jaw" (janela aberta).

    Funciona assim: você quer fazer um vôo para um lugar qualquer, por exemplo, Orlando. Mas depois de ir para Orlando, você quer fazer umas comprinhas em Miami. Como você já visitou Orlando e não quer ter que voltar até lá para prosseguir sua viagem, pode, se a empresa permitir, requerer que seu ponto de reembarque seja Miami. Isso funciona bem em milhas e quando a Companhia voa para os dois lugares pretendidos e é interessante para evitar ficar fazendo viagens de ida e volta quando não se tem interesse na volta.

    Em milhas é bem difundido. Em passagens compradas é mais complicado.

    Abs.

    • Marcelo Marcos Pereira says:

      Leandro, por favor !!! Fechei um voo Rio X Genebra (TAP)…com conexão em Lisboa…no retorno de minha viagem gostaria de pegar o voo para Brasil direto de Lisboa sem ter q passar novamente em Genebra …eu posso fazer isso ?… não pegar o voo de Genebra e seguir direto para Lisboa… Lisboa X Rio ?

  • Segundo torres says:

    maravilha, leonardo.

    Pedi, e você fez isso sobre o stopover, ou também conhecido como o stopfree. Muito bom, assim ajuda às pessoas que não conheciam, a ficarem a par dessa grande vantagem em voos internacionais.

    Eu fiz pela TAP, fui pra paris, voltei por madrid, fiz stopover em lisboa, na volta, passei só 2 dias, comprei pela cvc, nem sei como que faz pelos sites, nem procurei saber, pois essa foi minha única viagem para outro continente, por enquanto..

    Você sabe dizer se a american airlines aceita isso? Seria incrível fazer um dia um stopover em miami, pegar carro, curtir orlando, depois voltar à Miami e pegar o destino final, NY.

    Novamente, parabéns, :D,, não sei se fui o único interessado em que fizessem esse post, mas de qualquer forma, agradeço por mim e por todos!!

  • Maci costa says:

    Léo adorei e post e quero agradeçer a Melhores Destinos pela oportunidade de ver as promoçoes em primeira mãe, pois fizemos (três amigas) nossa primeira viagem de avião e já estou com viagem marcada de novo com mais três amigas.

  • Felipe Marques says:

    A Icelandair também oferece stopover sem custo adicional na passagem. Assim vc conhece a Islândia indo da América do Norte (do Canadá, Estados Unidos e agora tem aliança com a JetBlue) para a Europa.

  • Rogério says:

    Parabéns pelo excelente site! Gostaria de saber se a GOL permite stopover (pago ou não) para vôos pagos com milhas (ex.: stopover em Caracas nos vôos para Aruba e Punta Cana).

  • Julio says:

    qual companhia/??

    valor e saindo daonde?

  • Ju says:

    Adooooooro este site!!!!!!!!!!!!

  • Jonatas says:

    Parabéns pelo tópico, agradou geral.

  • Mariana says:

    Já fiz stopover vindo de Los Angeles, fiquei 2 semanas em NY sem pagar nada a mais por isso. Foi pela Tam/ American Airlines. Em 2004.

  • leonardo says:

    Fala Léo..

    Sempre acesso ao link e adoro suas dicas de viagem valeu! Aqui, sabe se pode sair promoçao para ARgentina ou Uruguai em novembro? Achei a passagem pela GOL por 643, mais acho que ainda pode baixar? O que suegere? Abraço gd..Leó xará rs..

  • Lucilene Castro says:

    Muito legal o artigo.

    No ano passado fui para Los Angeles pela Avianca e fiz um stopover gratuito em Bogotá. E ainda dei a maior sorte que eles trocaram a data do vôo Bogotá – Los Angeles e acabei passando 3 dias em Bogotá com hotel 5 estrelas e alimentação pagos pela Avianca. Foi óoootimo.

  • karinn Aracaju-se says:

    Legal!! Não conhecia esse termo!! Vcs são ótimos!!

  • Ana Carolina says:

    Faz um tempo que descobri as graças do stopover ou free stop… Este ano fui a Miami de Avianca e tinha conexão em Bogotá. Conheci um país muito legal que jamais colocaria na lista de prioridades… Ano que vem volto a Miami, mas desta vez ou pela Aeromexico, com conexão em Cidade do Mexico ou pela Lan, com conexão em Santiago. É sensacional mesmo!!!

  • Nelson Candeias says:

    A American permite stopover na ida E na volta principalmente se for feito em um dos "portões de entrada" nos EUA ( Miami, Nova York e Dallas).

  • Sidnei says:

    Veja so', o tele atendimento da TAM nao e' feito pela TAM. Eles terceirizam esse servico (alguma Atento / TeleFutura da vida).

    Esses atendentes ate' recebem um treinamento sobre o produto que vao vender, MAS… qdo nao e' algo comum (como esse caso), isso pode cair no esquecimento. Falha do atendente, que deveria ter procurado orientacao com um superior, mas fazer o que.

    Ligue na TAM novamente e peca pelo servico GIRO.

    Mas antes va' no site e simule os trechos que sao permitidos – te garanto, poupa MUITO tempo!

  • Sidnei says:

    So' tem que tomar cuidado pois isto esta' descrito na sua passagem.

    Ja' fui pra Argentina com a LAN, via Santiago (nao me perguntem porque, mas o trecho SP – BsAs direto era R$400, com conexao em Santiago, R$ 130), e como a passagem era promocional, estava bem claro no email de confirmacao que nao seriam permitidas paradas intermediarias.

    Leia atentamente as regras tarifarias ANTES de efetivar a compra…

  • Sidnei says:

    Eric, a questao nao e' facilidade, e sim permissao ou nao.

    Vai no site da GOL, seleciona ORIGEM: FORTALEZA e DESTINO: GUARULHOS (qualquer data), quando aparecer a lista de voos marca algum que tenha PARADAS (3a. coluna) maior que zero.

    Vai ate' o fim da tela e procura REGRAS TARIFARIAS

    Vc vai ver o seguinte:

    **********

    voo 1

    Econ. S

    Base Tarifaria: SY001G3

    Familia: Flexivel

    1.Tipo de viagem: ida ou ida e volta

    2.Antecedencia de compra: nao aplicavel.

    3.Permanencia minima no destino: nao aplicavel.

    4.Permanencia maxima no destino: 11 meses a partir da data da compra.

    ————————-

    5.Paradas: Nao permitidas

    ————————-

    6.Cancelamento/Alteracoes:sem multa

    7.Reembolso: 10% (sera cobrado cumulativamente com taxas de cancelamento e no-show)

    (…)

    **********

    Vc vai achar a informacao:

    PARADAS: PERMITIDAS

    – vc pode parar em um destino no meio do caminho, depois continuar a viagem

    PARADAS: NAO PERMITIDAS

    – vc vai pegar o voo no local de origem, pode ate' ter de trocar de aviao no meio do caminho, mas nao pode sair do aeroporto (suas malas serao despachadas automaticamente para o outro aviao, e a companhia nao vai emitir um bilhete de embarque pra vc voltar).

    Na duvida, SEMPRE leia a regra da sua base tarifaria. Em termor gerais, passagens promocionais NAO permitem tais paradas.

    De uma olhada no link que o Leonardo colocou, fala sobre o Giro TAM, que e' um servico bem legalzinho – eu gostei…

  • Sidnei says:

    Pedro, procura a regra da sua tarifa…

    Um email que vc recebeu ou aquela tela que voce tem que clicar dizendo "concordo com as restricoes desta regra tarifaria" (ou algo assim, que quase todo mundo clica sem ler).

    E' bem provavel que vc possa, sim, dar um belo passeio pela cidade, so' que pra isso vc tem que ter um bilhete para entrar no aeroporto de novo (o bilhete que vc usou no primeiro aeroporto nao serve, vc deve ir ate' o balcao da companhia aerea e solicitar o seu cartao de embarque novamente).

  • Sidnei says:

    Monica, olha so' o comentario do Marcus: ele tinha muitas horas entre um voo e outro, a passagem permitia parada, entao, e' so' aproveitar! Nao precisa ligar nem informar nada pra companhia aerea, a decisao e' sua se quer aguardar no aeroporto ou quer sair e andar…

    Agora, se vc planeja passar alguns dias, ai' sim vc tem de ligar na companhia aerea, e marcar as datas com antecedencia. Caso contrario, divirta-se!

    Mas atencao: se o seu bilhete NAO PERMITIR PARADAS, e mesmo assim vc sair do aeroporto (pq o tempo de espera e' muito grande, 'as vezes de 14 horas entre um voo e outro), a companhia pode querer cobrar um valor exorbitante pra emitir o teu cartao de embarque, como se vc estivesse comprando passagem de ultima hora! Fique atenta…

  • Sidnei says:

    Acho dificil…

    O Giro, por exemplo, nao pode ser adquirido usando a milhagem da TAM.

  • Alessandra Fran&cced says:

    Maravilhoooso…já tô pensando em fazer meu primeiro stopover!!!Obrigada…

  • carolina vitoria says:

    bom dia, muito bom o site,

    estou na duvida de uma coisa, quando a companhia permite essas paradas, e tudo por conta da empresa ou hotel por exemplo e a gente q paga?obrigado.

  • Rogério says:

    Alguém sabe??

  • Ismailon says:

    Leonardo atualiza o post e coloca que a Emirates Airlines acaba de lançar o Dubai Stopover no Brasil e tem diárias a partir de US$ 39 por pessoa por noite, o programa inclui hospedagem com café da manhã e transporte de/para o aeroporto.

  • Oscar Luiz says:

    Opa Leonardo. Excelente. Sugestão de próximo tópico: Open Jaw

  • Bernardo Martins says:

    Só consigo o stopover comprando direto no site da empresa? Pergunto pois as passagens que estou pesquisando estão mto mais baratas em sites como expedia e Kayak. Como eu poderia fazer neste caso? Alguma sugestão?

    parabéns pelo post.

  • Anderson Manoel says:

    É terceirizado sim. A central nacional com a empresa teleperformance.

  • Arthur Carrao says:

    Gustavo,

    Fui a Paris com a KLM, com conexão em Amsterdam… havia uma taxa (nao me lembro se 100 ou 200 dolares) para fazer o stopover.

    Fique atento e procure a KLM antes de comprar ou viajar.

  • Elisa says:

    Estou querendo comprar uma passagem para Australia pela Aerolineas que faz escala em Auckland… procurei muito no site sobre stopover e nao achei nada.

    Sabem se a Aerolineas faz stopover? e tem como fazer a marcação e compra dos voos com stopover online ou só por agencia?

    Obrigada

  • Cleber Diego says:

    Sempre tive interrese sobre esse assunto e nunca ninguém soube falar nada sobre isso. Obrigado

  • Fernando Roberto says:

    O "Bom dia Lisboa/Porto" possui algumas restrições. A principal delas é que não pode haver possibilidade de se chegar no mesmo dia entre a origem e o destino. E restringe-se a apenas uma noite.

    Creio que a Raíssa esteja fazendo stopover normal e não "Bom dia Lisboa". Lembrando que o "Bom dia Lisboa" oferece hotel, café da manhã e translado gratuitamente por uma noite.

  • Fernando Roberto says:

    O Smiles permite Stopover para os vôos operados pela KLM, Air France e Delta. Nos vôos da Gol não permite.

    • Alex Back says:

      Essa informação é muito útil! Obrigado!
      Mas como fazer para emitir a passagem com stopover utilizando as milhas?
      Preciso entrar em contato com a central do Smiles?

  • Fernando Roberto says:

    Acho que está havendo uma grande confusão entre conexão "normal" e stopover. Se a conexão demorará 10, 11 horas ou mais… ela continuará sendo uma conexão apenas.

    Nas páginas iniciais das companhias aéreas não há menção sobre o stopover. O que tem que ser feito é escolher a opção "Vários destinos" ou "Múltiplos destinos" ou "Multi city".

    Vou dá um exemplo: se você for no site da TAP e pôr o trecho RECIFE-BARCELONA, ida e volta, para os dias 04 e 13 de agosto vai ficar R$2.507,00. Tanto na ida quanto na volta, obrigatoriamente haverá parada em Lisboa, portanto, é possível que você programe um stopover. Para isso você escolhe a opção "Multi city" e põe dessa forma: RECIFE-LISBOA para o dia 04; LISBOA-BARCELONA para o dia 07; e BARCELONA-RECIFE para o dia 13. Dessa forma o valor será R$2.508,00, ou seja, não houve acréscimo.

    Então, não precisa entrar em contato com agente de viagem… do mesmo modo que na TAP, você consegue fazer isso em todas as companhias.

  • Fernando Roberto says:

    Vale acrescentar que nesse trecho que usei como exemplo, seria possível stopover tanto na ida quanto na volta ou até mesmo na ida e na volta sem custo adicional.

  • rita roque says:

    Rodrigo, bom dia…poderia me dar maiores detalhes dos procedimentos para concessão do stop over em Istambul pela turkshi air lines, adquirimos bilhetes para ir até a italia por esta cia com escala em stambul e gostariamos de aproveitar este serviço

    Grata

  • Madah says:

    Elisa, eu vou pra Australia pela LAN e pretendo fazer stopover em Auckland (eles cobram U$75,00)… só estou meio insegura pq no site da LAN dizem q preciso de visto pra Nova Zelandia, mas ja pesquisei em todo lugar e dizem que Brasileiros nao precisam de visto pra NZ (no caso, visto de turista). se alguem souber tirar essa minha duvida agradeço

  • Fábio says:

    Fique tranquila que brasileiro na australia pode entrar na nz e permanecer até 3 meses sem visto.

  • BIANCA says:

    Também gostaria de mais informações Andrey. Que companhia voce viajou?????

  • Moacir says:

    Na promoção de hoje da LAN diz que é possível stopover, mas não aparece a opçao, só colocar o trecho de ida e volta…Alguma dica de como adicionar essa opção>>

    Grato…

  • Ana Carolina says:

    Olá,

    alguem sabe se com passagem de milhas é permitido stopover? No caso seriam milhas smiles, e as companhias KLM e air farnce ( stopover na ida em amsterdã e na volta em paris).

    Obrigada!

  • Sandra Alves says:

    "Ja’ fui pra Argentina com a LAN, via Santiago (nao me perguntem porque, mas o trecho SP – BsAs direto era R$400, com conexao em Santiago, R$ 130)"

    A empresa pode oferer o trecho com promoção, mas para poder operar precisa passar no país de origem. E como a LAN é uma empresa chilena a conexão foi em Santiago.

  • Sandro says:

    A American Airlines permite para voos Internacionais um stopover na cidade "gateway" vindo/retornando para o Brasil, mas para isso, você tem que ligar para fazer a reserva ou passar numa das lojas da AA, nesse caso eles acabam cobrando uma tarifa a mais.

    Achei mais detalhes no site abaixo:

    http://thepointsguy.com/2011/06/maximizing-stopov

  • Denis Martins says:

    Ótima dica, Sandro! Obrigado!

  • Eduardo says:

    Muito bom o artigo e os comentários do pessoal!

    Minha dúvida é a seguinte, comprei passagens de ida e volta pra Buenos Aires pela Pluna (através do Submarino Viagens), com escala em Montevideo, uma delas de 12h. Gostaria de saber se é possível fazer stopover na ida e passar uns 3 dias em Montevideo? Se sim, qual o procedimento?

    Outra dúvida que tenho, mesmo que a companhia não permita e eu queira arcar com a viagem de Montevideo para Buenos Aires, se eu não despachar malas, é só descer do avião e depois só pegar o voo de volta em Buenos Aires?

    Obrigado pela ajuda pessoal e parabéns pelo site, acompanho sempre!

    • Denis Martins says:

      Para saber do stopover, só pedindo à empresa mesmo. Agora em Montevidéu você vai descer do avião de qualquer forma já que é conexão e terá que embarcar em um novo voo. Confirme com a companhia pois se não embarcar para Buenos Aires podem cancelar a volta.

    • Alex Back says:

      Se você sumir em Montevideo sem avisar a companhia, irão cancelar todos os trechos subsequentes. Cuidado!

  • Eduardo says:

    Obrigado pelo alerta Denis.

    Liguei para a Pluna e me informaram que tenho que cumprir todas as etapas do voo, pois senão as seguinte são canceladas. Achei um pouco errado da parte da empresa, principalmente no caso da ida, pois nada me impede de ficar em Montevidéu.

    Em relação ao Stopover, eles aceitam, entretanto, tenho que pagar uma taxa de US$50,00 para usar o benefício, mais US$90,00 para remarcar a passagem, fora a taxa de despacho das malas, em torno de US$30,00, pois irei embarcar em um voo fora do Brasil.

    Resumindo, é inviável fazer isso. O engraçado é que nem na hora de comprar a passagem no site da Pluna aparece a opção de Stopover, pois assim seria posível evitar a taxa de US$90,00 para remarcar a passagem.

    Olhando com mais detalhes, vi que o ideal seria comprar passagem até Montevidéu, ir e voltar de Buenos Aires, e retornar de MVD

    FICA O ALERTA PRO PESSOAL, É MELHOR SE INFORMAR ANTES SOBRE A POSSIBILIDADE, POIS EM ALGUNS CASOS PODE SER FINANCEIRAMENTE INVIÁVEL.

  • Diego Fioroto says:

    Também tenho essa dúvida… E o pior, não consigo ligar pra LAN e a promoção só é valida até segunda feira.Posso comprar e depois agendar esse stopover???

    A minha ideia é fazer um mochilão De Santiago até Lima, por isso gostaria de aproveitar isso… Eu compraria uma passagem pra Lima só que ficaria em Santiago e subiria no decorrer de 1 mês. Chegando lá eu pego a passagem de volta. Isso seria um Stopover?

    Desde já agradeço pela resposta.

    Abs

  • Maythe says:

    Será que eu consigo fazer um stopover pela american airline mesmo não tendo conexão?

    vou fazer são paulo/miami e na volta gostaria de passar alguns dias em outra cidade como por exemplo las vegas….

    sera possivel com esse "gateway"?????

  • Denis Martins says:

    Vc tem que fazer a compra como múltiplos destinos

  • Altair says:

    Na LAN o stopover é por trecho. Não sei como é nas outras empresas.

  • João says:

    Em que consiste esse stopover? Tem direito a hotel? vou chegar no Dubai às 4a.m. e vou sair do Dubai às 3a.m. do dia seguinte..não sei bem o que fazer.

    obrigado

  • Flavia says:

    A tam faz stop over? Vou a Santiago com o trecho: Manaus – sp – Santiago, mas precisava passar 3 dias em SP. Alguém sabe se isso é possível?

  • Miguel says:

    Fiz minha reserva pela lan no trecho FOZ-CUZCO-FOZ, e fala que pode se fazer stop over nas regras tarifarias mas nao da a opcao pra segmentar as rotas.

    Ja que quero fazer parada em Lima na volta, será que stopover pode se marcar sem problema quando eu sair de Foz, ou tem outro mecanismo.

    Vou pela LAN

    Aguardo respostas

  • Biucosta says:

    Nao sei o que dizer sobre o MD, vocês são D+++ valeu!

  • Emerson says:

    Viajo em dezembro e farei conexão em Munich, liguei para a Lufthansa para saber se poderia fazer 'stopover' mas, fui informado que devido eu ter comprado uma passagem na promoção não poderia fazer uma parada. Vou passar por Munich e Frankfurt e as escalas/conexões serão rapidíssimas… Fica para a próxima vez!

  • Alex says:

    As despesas são por sua conta.. Tanto transporte, como hotel e alimentação..

  • Adriano Weber says:

    MD, nenhuma promoção com stopover para julho/2013 ou dez/2013??

  • Mariana Rodrigues says:

    Pessoal e Arthur,

    Tbm queria fazer stopover, vou fazer conexão em Amsterdam e como funciona pra ficar no país tipo uns 5 dias? tem que comprovar alguma coisa, tipo reserva em hotel?

  • Allison Escouto Silv says:

    Pessoal, tenho uma dúvida sobre Stopover. Se compro uma passagem para cusco, que tem uma parada em lima, eu posso simplesmente descer em lima, e não voltar mais para continuar até cusco? E no vôo de volta, que sai de cusco, para em lima, e volta para Porto Alegre, fazer a parada normalmente em lima, saindo de cusco, e seguindo até Porto Alegre, como se não tivesse abandonado a continuação do vôo na ida?

    Minha intenção é descer em lima, e ir descendo até cusco de ônibus, para ir conhecendo as cidades, mas, na volta, pegar o vôo em cusco, para ir de volta a Porto Alegre, entendem? Daí, eu compraria um vôo cusco-porto alegre, ida e volta, com parada em Lima, para poder fazer esse "abandono" na ida. Posso fazer isso? Preciso avisar alguém? É permitido?

    Obrigado pela ajuda, desde já.

    Atenciosamente,

    Allison Escouto.

    • Tudo bem Allison?

      Se você ficar em Lima sem avisar a companhia aérea ela pode entender isso como "no show" e cancelar toda a passagem de volta! Sinceramente eu não recomendo! Se quiser mesmo, entre em contato com a companhia aérea e faça esse pedido, mas tenha em mente que mesmo autorizado há sempre o risco do "sistema" cancelar sua passagem e você ter um belo aborrecimento até conseguir provar que havia esta autorização!

      • Allison Escouto Silv says:

        Hum. Obrigado Denis Carvalho. Entendi. Complicado isso em. Então, o jeito é ir até cusco mesmo na ida. É que, infelizmente, comprar passagem só de ida até lima, e só de volta, de cusco a porto alegre, sai o dobro do preço de comprar ida e volta para a mesma cidade. Não entendo porque disso, uma vez que o avião é o mesmo, e obrigatoriamente para entre uma cidade e outra, no caso. A empresa seria a TACA.

      • Ronie says:

        Denis, tudo bem, sei que esse post já tem um tempo, mas seguindo o exemplo do Allison Escouto acima da sua resposta, se ele estivesse viajando só com mala de mão, como a empresa aérea saberia que ele ficou em Lima no trecho de ida Porto Alegre-Lima-Cusco? Sendo que no trecho de volta ele faria tudo certinho, embarcando em Cusco. Esqueci de alguma coisa ou algum procedimento que eles fazem para saber isso? Mesmo ele viajando só com bagagem de mão? Pra mim, a única pista do sumiço seria o lugar vazio. É isso?

      • Ronie says:

        Hum, pensando bem aqui, acho que se trocasse de aeronave na parada em Lima, seria necessário apresentar o bilhete pra continuar no outro voo até Cusco, certo? Daí eles saberiam do sumiço. Mas se fosse apenas uma parada sem troca de aeronave acho que daria certo, não? Desculpe tantas dúvidas.

  • Eliane says:

    Vou fazer minha primeira viagem com minha filha para os Estados Unidos…poderia me ajudar como fazer ..passando por Orlando nos parques e depois em Miami. Penso quinze dias…

  • Hudson says:

    Nunca ouvi falar nesse Stopover. Deixei de viajar com minha namorada no meio do ano, porque queríamos sair de Natal/RN com destino à Santiago no Chile, porém indo primeiro para a Argentina, mas as passagens aéreas praticamente dobraram de valor, seriam duas para ir e mais duas para voltar pra que o valor ficasse "mais baixo", então tivemos que desistir. O que mais atrapalha nossas viagens são as passagens caras. Como poderíamos fazer, neste caso, para solicitar, ou fazer, o stopover?

  • Boa tarde

    Quero fazer um voo
    Manaus – Miami (10/09/14)
    Miami – Cancun (17/09/14)
    Cancun – Manaus (24/09/14)

    Fiz stopover pela AA e to encontrando o valor de 2200 reais mais ou menos, espero ou é um preço ok?
    Sempre tem promoção manaus – miami, mas não sei se devo considerar um preço bom sendo q Cancun está no meio.
    O que acham? E principalmente… o que fariam?

    🙂

  • Lívia says:

    Fiquei com uma dúvida: o que acontece quando alguém compra um vôo, sem esta opção, e a companhia de viagem altera unilateralmente a condição do vôo, estipulando o stop over, sem que a pessoa tivesse se preparado para isso, ou sequer soubesse como isso funciona? =/
    Estou num grande dilema!
    Tenho direito a ter ressarcido o que gastar com alimentação e estadia?

    • Alex Back says:

      Penso que sim, afinal se te foi imposto pela companhia, sem o teu consentimento ou alternativa de devolução do dinheiro, é devido a restituição. Guardou as notas fiscais? A passagem foi comprada no Brasil? Procure um tribunal de pequenas causas…

  • Ivan B says:

    Boa noite..
    Tenho uma dúvida.
    Estou emitindo um retorno ZRH – GRU com o Smiles e gostaria de saber se é possivel fazer um stopover em Paris quando emito somente um trecho. Poderia emitir ZRH-CDG, ficar dois dias em Paris, e depois seguir CDG-GRU, com o mesmo numero de milhas, no caso, 52.500 milhas Smiles? Se positivo, teria que ligar ao call center e passar os voos?
    Obrigado.

  • Luzbel says:

    Olá, eu comprei uma passagem pela Allitalia de Madri para Roma e de Roma para o Rio de Janeiro, todavia essa conexão para em Roma por aproximadamente 12h, gostaria de saber se isso éum stopover ou não? se eu posso sair do aeroporto e visitar Roma tranquilamente nessas 12 h ou se preciso de uma autorização?? Obrigada

  • Mariana says:

    Oi! Algm saberia me dizer se é possível fazer algo semelhante dentro do Brasil com alguma cia aérea? Por exemplo, se eu comprar uma passagem Recife – RJ com escala em SP, tem como eu prolongar essa escala em SP por alguns dias? Obrigada!

  • Se fosse apenas uma escala (quando não há troca de aeronave), seria sim possível. Mas o embarque na volta teria de ser no destino final, ou seja, em Cusco.

  • Alex says:

    Prezados. Estou pensando em comprar uma viagem Round The World pela Star Alliance, mas me surgiu uma dúvida. Se eu fizer um stopover nos Estados Unidos, partindo em alguns dias para a Europa, necessito de visto americano de conexão? Ou o visto de turista é válido para esses casos?

    • Charles Barros says:

      Se já tem qualquer visto estadunidense, inclusive de turismo, não precisa de visto de conexão. Visto de conexão é a menor permissão que existe – porém para tirá-lo é necessário passar pelo mesmo processo de visto de turista. Ou seja, não vale a pena.

  • Fafá says:

    Gostaria de saber se a regra do stop over vale para o trecho Cancun x NYC x Vegas. obrigada

  • Victor Ferreira says:

    O “stopover” é muito utilizado em companhias europeias e, na maioria das vezes, sem taxas adicionais para os deslocamentos em países pertencentes à União Europeia.
    Em se tratando de Brasil, dificilmente não deixará de ter cobrança adicional, bem como, poucos são os pedidos para “stopover” em território nacional, acabando o procedimento caindo em desuso, principalmente, pela cultura dos passageiros brasileiros.

  • Waleska says:

    Boa noite!
    A AA permite stopover?
    Há alguma cobrança pelo serviço?
    Obrigada!

  • Lucivaldo Costa says:

    Não contratei stopover quando comprei a passagem e para alterar teria que pagar US$250 de taxa, vi que o preço da passagem para completar o trecho depois seria mais barato. Há algum problema em não completar o último trecho da minha viagem de ida se já estarei com minha bagagem? Tem alguma implicação na volta?

  • Pedro Ferrari says:

    Partindo de Porto Alegre ou de outra localidade, a Copa Airlines permite Stop Over no Panamá, Você deve solicitar a parada gratuita no momento da compra da passagem aérea. Se pedir depois, taxas extras serão cobradas.

  • Helloana says:

    E se a pessoa quiser só descer mesmo, sem continuar a viagem – será que pode?

  • Oliveira Junior says:

    Tenho uma dúvida. Verifiquei que ao fazer stop over RIO – MIA – NY. Pelo site da AA internacional, fica um pouco mais barato. posso comprar assim mesmo? Dizendo que meu país de origem é Brasil ?

  • fabiocp says:

    bom dia, eu como faço para desembarcar em uma cidade (ex: Las Vegas-EUA) e depois de 15 dias embarcar de volta por (San Dieg-EUA).

  • Te Sammartino says:

    Ótima informação. Irei pesquisar para poder fazer uso.

  • Pode sair sempre, com qualquer intervalo!

  • João says:

    Você perde a volta Jefferson, não faça isso. Abraço!

  • João says:

    No viajanet tem sim Dayane. Abraço!

  • Guto Costa says:

    Olá, saberiam dicas de stop over entre brasil e austrália? Grato.

  • Alyssa, tem que usar o múltiplos destinos mesmo.

  • Laura says:

    Boa tarde! Primeiramente, belíssimo post. Tenho uma dúvida: o stopover pode ser feito por menores? Bom, explicando melhor, tenho como objetivo (hipoteticamente falando) o Japão com parada em Dubai. O (a) menor pode parar durante 2 dias em Dubai estadiando em Hotel? E caso a parada seja em Chicago,o visto que terei retirar será o de turista? Ou apenas o de estudante mesmo não tendo como objetivo do stopover seja estudar?

  • Jessica Munoz says:

    Olá , posso fazer stop over , pretendo sair do Rio – Santiago Chile- Sydney, gostaria de fazer esse stop over em Santiago Chile , se puede ? e com qual companhia?

    • João says:

      Oi Jessica, não dá pra gente responder sem conhecer as regras do bilhete mas em teoria sim, é possível. O ideal é simular as datas usando os mecanismos de procura em sites como viajanet para multiplos destinos. Se o preço não aumentar muito é sinal que o stopover é permitido. Abraço

  • Ary Faria Machado Filho says:

    entrei em contato hj com a American airlinee, irei para NYC, com conexão em Los Angeles. Eles nao permitem o Stopover. Me disseram para comprar os trechos GRU/LAX e outro LAX/JFK.

  • Maria Aparecida Moreira Mendon says:

    Consigo stopover em Lima quando eu for a Cuzco?

  • Marta Sá says:

    É interessante essa opção, vc sabe me dizer no caso de open jaw como fica a questão da imigração por entrar em um país e sair por outro??? Pois na imigração eles sempre pedem o comprovante de passagem da volta…obrigado pela atenção!

  • Tarciso says:

    A Latam tem sim! O problema é que os atendentes são terceirizados da Alma Viva!

  • Jéssica says:

    pra comprar passagem com stopover, é só ir na busca de “múltiplos destinos”

  • Jéssica says:

    O Stopover pode ser feito em qualquer conexão ou só no Hub da empresa?

  • janifer says:

    ola esse stopover seria a opção seria multiplos destinos?

    • Fabiana Binsfeld Ferreira says:

      Sim! Exatamente. O pessoal está fazendo muita confusão.
      Simule ida e volta e depois múltiplos destinos, se ficar o mesmo valor o stopover é gratuito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *