Stopover – como conhecer dois destinos de uma vez com as mesmas passagens aéreas!
Stopover – como conhecer dois destinos de uma vez com as mesmas passagens aéreas!
O mundo da aviação tem muitas palavras e expressões complicadas, quase sempre em inglês, que muitas vezes geram dúvidas para quem não está habituado com ele. Uma dessas expressões que muitas vezes geram questionamentos é “stopover” e nós vamos te contar tudo e um pouco mais sobre essa opção de viagem tão legal!
Stopover: o que é?
O Stopover é um modelo que possibilita ao passageiro viajar para dois ou mais destinos pagando o preço de uma só passagem. Falando assim, pode parecer algo a se desconfiar ou uma coisa muito difícil de fazer, mas a real é que adicionar uma parada gratuita a mais no seu itinerário é um processo mais simples do que parece.
Imagine que você vai fazer uma viagem do Brasil ao Japão. Como o percurso é grande, as empresas precisam fazer uma escala (parada em que você continua no mesmo avião) ou conexão (quando há troca de avião) em algum ponto no meio do caminho, como em algum país da Europa, por exemplo.
Leia também: Saiba a diferença entre escala, conexão e stopover
Façamos de conta que a companhia que você escolheu faz uma parada na França. Se você tem tempo, pode querer aproveitar esse pouso em Paris e passar uns dias na bela capital francesa antes de seguir para o Japão na ida ou na volta. Essa parada se chama “stopover”. Você desce em um destino intermediário e leva inclusive as malas, passa uns dias lá e depois continua a viagem. E o melhor: muitas vezes essa parada a mais não muda o preço das passagens!
Como fazer stopover?
Bom, vamos lá! Primeiramente, o stopover só é possível em viagens que já possuem conexão. Como já dito ali em cima, algumas companhias permitem que você desembarque nessa parada, passe um ou mais dias lá e depois siga viagem até o destino final – isso pode ser feito tanto no trecho de ida, quanto no trecho de volta. Geralmente isso não tem custo adicional e quando tem, são somente as taxas do aeroporto cobradas.
Companhias que aceitam stopover:
Sempre que você for viajar, vale a pena verificar no ato da compra das passagens se aquela companhia permite a parada gratuita na conexão. Muitas delas trabalham com stopover para fomentar o turismo local em seu país de origem. A TAP Air Portugal, nos voos que ela faz à França ou algum outro destino da Europa, sempre faz conexão em Portugal. A companhia permite stopover, então você pode passar alguns dias em Lisboa ou no Porto, por exemplo, e depois seguir viagem.
Leia também: Como ir de Lisboa ao Porto e gastar menos em sua próxima viagem a Portugal
A Air Canada faz voos para os Estado Unidos, Europa e até para alguns países da Ásia e geralmente faz conexões em Toronto ou Vancouver, onde você pode fazer uma parada gratuita. A Aerolíneas Argentinas, nos voos que não são para Buenos Aires, faz conexão por lá e você também pode pousar por alguns dias. A Air France faz conexões em Paris, a KLM em Amsterdã.
Além dessas que já citamos, várias outras companhias internacionais também oferecem sem custos: a American pode oferecer conexões em Miami, Nova York, Los Angeles e outras cidade americanas; ITA tem stops em Roma e Milão; AirChina em destinos chineses e na Espanha; Swiss e Lufthansa em Zurique e Frankfurt e o stopover Latam tem paradas em Santiago.
Ahh, vale lembrar também que é importante verificar as regras de cada empresa, como o tempo máximo e mínimo de permanência no destino, por exemplo. Mais uma vez, cheque isso antes de comprar a passagem porque caso haja alguma alteração posterior, você pode ter que desembolsar uma graninha a mais para compensar.
Passo a passo do stopover:
1º. Pesquisar as passagens baratas para o destino desejado e nisso você sabe que o Melhores Destinos te ajuda como ninguém, porque nós publicamos diariamente as melhores tarifas de voos para o mundo todo;
2º. Selecione a opção ideal clicando na tarifa do buscador, verifique as informações do voo e onde será a conexão;
3º. Dentro da aba do destino da conexão, clique para adicionar uma parada gratuita: no site dos nossos parceiros isso geralmente aparece na opção “multidestinos” ou “vários destinos”;
4º Sobre as datas: mantenha a de ida e volta final e tente acrescentar uma data para parada intermediária no destino da conexão, sem custo ou pagando apenas o valor das taxas do aeroporto;
5º Se o valor ficar muito mais caro que o do início, tente mudar a data intermediária. Se ainda assim o preço não diminuir, pode ser que a companhia não ofereça o serviço nessa viagem ou que existam regras específicas – um máximo de dias de permanência na parada, por exemplo.
Aproveite os voos 2×1 e 3×1 de uma forma fácil!
Uma outra opção para aproveitar dois ou até mais de dois destinos pagando por um só preço, são os voos que já incluem essas paradas. Não é tão fácil comparar preços de voos com stopover porque eles variam conforme as datas de ida, volta e número de dias no destino intermediário. Mas aqui no Melhores Destinos nós temos um sistema exclusivo que nos permite realizar simulações e buscar os melhores preços e oportunidades mais incríveis!
Você já deve ter visto publicações de promos do que chamamos de “voos dois em um” ou “três em um”. Nesses casos nós fazemos pesquisa completa e divulgamos o link já com as paradas intermediárias em uma ou duas cidades e o voo de volta ao Brasil! É só clicar, comprar e fazer as malas para uma super viagem!
Para não perder nenhuma dessas incríveis oportunidades, você pode baixar o aplicativo do Melhores Destinos, assinar a nossa newsletter e nos seguir em nossos perfis nas redes sociais: @melhoresdestinos no Instagram, TikTok e Facebook e @passagensaereas no Twitter. Ahh, também corre para a nossa página de passagens aéreas e confere as melhores oportunidades de passagens baratas que encontramos!
Vai fazer stopover? Preste atenção nisso:
Mesmo essa sendo uma modalidade de viagem muito vantajosa, é bom ficar atento a algumas coisinhas…
- Verifique com a companhia aéreas quais são as regras de bagagem: não esqueça que se você for fazer uma parada maior, será necessário remover a bagagem despachada na origem e depois, na retomada da viagem, será preciso fazer um novo check-in e um novo despacho – ao contrário das conexões mais curtas em que a mala acaba indo direto para o destino final.
- Você terá de cumprir o itinerário todo: nesses casos, não é possível alterar a quantidade de dias da parada sem custos adicionais. Por exemplo, suponhamos que você comprou uma passagem para Paris com uma parada em Lisboa e que você ficaria na cidade portuguesa somente por três dias. Mas ao chegar lá, se apaixonou por ela e decidiu ficar até o final da viagem, voando para Paris somente no último dia com o objetivo de embarcar para o Brasil: não vai da certo! Isso porque você vai perder não só o voo de Lisboa para Paris, como também o de Paris de volta ao Brasil – para voltar pra casa, só comprando um outro voo. A explicação é que quando um trecho é cancelado, todos os seguintes também acabam sendo.
- Confira as regras alfandegárias: não se esqueça de verificar quais são as regras das alfândegas dos diferentes destinos. Também prefira deixar para fazer compras no destino final, isso vai diminuir o risco dos seus bens serem taxados ou confiscados por uma alfândega estrangeira.
Confira também esse vídeo super legal que preparamos sobre stopover:
E aí? Ficou com vontade de fazer um stop? Qual seria o seu dois em um perfeito?
Tem mais alguma dica sobre o assunto? Compartilha com a gente nos comentários e não esquece de verificar a nossa página de passagens aéreas para já garantir a sua próxima experiência pelo mundo, viajante!