Renovar passaporte é possível? Veja o que fazer quando ele vence

Por João Goldmeier

“Como renovar o passaporte?” é uma pergunta que recebemos com certa frequência. A própria Polícia Federal envia um aviso quando o documento está próximo do vencimento. O que fazer para renovar ou tirar um novo passaporte. É disso que trataremos nesse post!

Como “renovar” o passaporte após o vencimento

Férias marcadas, passagem comprada, hotéis reservados, mas e o passaporte? Já conferiu a data de validade dele? Quem aí já tomou um susto ao perceber que o passaporte estava vencido ou por vencer com uma viagem marcada? Mas calma, não entre em desespero que a gente responde as dúvidas mais comuns sobre a renovação de passaporte.

Fazer a renovação de passaporte é possível?

A primeira coisa que é importante saber é que não existe renovação ou segunda via de passaporte brasileiro. Quando um documento vence ou é perdido, é necessário requerer um novo, que terá uma nova numeração e validade. O processo é exatamente o mesmo de quando tirou o primeiro, já que não existe segunda via de passaporte.

Renovar passaporte

Porto de emissão de passaportes da Polícia Federal

O que é necessário para renovar passaporte?

A documentação a ser apresentada é a mesma de quando se solicita um passaporte novo, então vale a pena ler o post de como tirar seu passaporte passo a passo para saber de todos os requisitos.

Quanto custa renovar o passaporte?

Como dito, não é possível renovar ou estender a validade de um passaporte, assim é necessário pagar a mesma taxa de quem nunca teve um passaporte. Atualmente ela é de R$ 257,25 caso você apresente o passaporte anterior ou boletim de ocorrência onde conste que o mesmo foi roubado.

Caso seu passaporte anterior válido não seja apresentado por qualquer outro motivo que não seja roubo (extravio, furto, etc.) o valor será o dobro da taxa comum, ou seja, R$ 514,50.

Qual o prazo para renovar passaporte?

Como não há renovação, e sim emissão de um novo passaporte, é possível solicitar um novo passaporte a qualquer momento, mesmo tendo em mãos um passaporte ainda válido. É importante lembrar que ao solicitar um novo passaporte o atual será cancelado já que é vedado possuir dois passaportes válidos ao mesmo tempo.

Quanto tempo antes de vencer o passaporte posso viajar?

Em teoria seu passaporte permanece válido até a data de vencimento estampada nele. Entretanto cada país pode exigir que ele tenha uma certa validade. Nos Estados Unidos, por exemplo, basta que o passaporte esteja válido até a data de retorno. Já na Europa é necessário que o passaporte tenha validade de pelo menos 3 meses após a data prevista para o retorno. Na dúvida consulte a embaixada do país que pretende visitar.

Qual a duração do passaporte de uma criança?

Ainda que a regra seja que o passaporte brasileiro tenha 10 anos de validade, ela só se aplica aos maiores de 18 anos. Crianças recebem um passaporte de validade menor de acordo com a idade (embora a taxa seja a mesma dos adultos):

IDADE VALIDADE 
0 a 1 ano incompleto 1 ano
1 ano completo a 2 anos incompletos 2 anos
2 anos completos a 3 anos incompletos 3 anos
3 anos completos a 4 anos incompletos 4 anos
4 anos completos a 18 anos incompletos 5 anos
18 anos completos ou mais 10 anos

Conclusão

Não existe renovação de passaporte no Brasil, assim você pode solicitar um novo a qualquer momento, mesmo que o seu atual esteja válido ou mesmo vencido há anos. É só seguir os passos que demos aqui: como tirar seu passaporte passo a passo.  Se a viagem estiver em cima, vale a pena ler mais sobre o passaporte de emergência. E aí, tem mais alguma dúvida que não respondemos? Pergunte nos comentários!