logo Melhores Destinos

Atualizado: Quem pode entrar em Portugal agora? Conheça as regras após a reabertura!

Rafael Castilho
Rafael Castilho
13/09/2021 às 16:42

Atualizado: Quem pode entrar em Portugal agora? Conheça as regras após a reabertura!

Portugal está aberto aos turistas brasileiros desde 1 de setembro. A nova regra foi  editada pelo Despacho n.º 8652-C/2021 que libera a entrada de turistas brasileiros no país nas seguintes condições:

  • viajantes providos de um Certificado Digital COVID da União Europeia;
  • ou com teste PCR negativo realizado nas 72 horas antes do embarque ou um teste antígeno com no máximo 48 horas.

A publicação também revoga a obrigatoriedade do cumprimento da quarentena de 14 dias após a chegada ao país. Vale destacar que os menores de 12 anos não precisam apresentar teste.

Para facilitar e baratear a vida do viajante é possível fazer o teste de antígeno, que é mais barato e menos incômodo que o RT-PCR. Entretanto, é bom ficar atento, pois apenas são admitidos testes rápidos de antígeno que constem da lista comum para despiste da doença Covid-19 aprovados pelo Comitê de Segurança da Saúde da União Europeia, devendo os comprovativos indicar, obrigatoriamente, a identificação do cidadão, o tipo e nome do teste, fabricante, data, hora e local (incluindo o país) da recolha, resultado do teste, entidade emissora e número de autenticação. Na página da SNS24 há como saber os testes antígenos aceitos.

Já referente ao Certificado Digital de Vacinação, Portugal atualmente só está aceitando o emitido pela União Europeia. Mas no mês passado, os governos do Brasil e de Portugal anunciaram o início de um grupo de trabalho para resolver esta questão e a possível aceitação do certificado brasileiro de vacinação, mas por enquanto não há novidades. Sendo assim, os brasileiros devem fazer os exames pedidos para embarcar para o país europeu.

Para entrar em Portugal o viajante brasileiro precisa somente de um teste PCR ou antígeno (para os não portadores do certificado de vacinação europeu).

Desde março do ano passado estavam somente autorizadas viagens essenciais e a entrada de cidadãos europeus ou residentes em Portugal. O atual despacho tem validade até 16 de setembro, mas possivelmente deve ser prolongado. Entretanto o governo português e as autoridades europeias continuam diariamente a monitorar a situação epidemiológica no Brasil, que tem melhorado nas últimas semanas.

Turismo em Portugal

Apesar da reabertura, Portugal ainda tem algumas restrições internas, as quais os turistas brasileiros são obrigados a respeitar. Entre eles está a obrigatoriedade da apresentação de teste negativo PCR ou antígeno para se hospedar num hotel ou num alojamento local. Esta mesma medida vale para frequentar a área interna de um restaurante ou bar durante os fins de semana. Veja aqui mais detalhes.

O melhor a fazer é adotar o uso antígeno, os testes rápidos, que custam a partir de 3 euros e podem ser comprados em farmácias e supermercados. Muitas vezes o teste pode ser feito na porta do restaurante ou do hotel. Apenas as crianças menores de 12 anos não precisam do exame. Há multas, que chegam até 500 euros, para quem descumprir a regra.

Vale também destacar que uso da máscara em espaços externos deixou de ser obrigatório hoje, 13 de setembro. Após esta data somente o uso de máscaras em ambientes internos se manterá obrigatório.

Viagens na Europa

Além de Portugal, outros países europeus já liberaram a entrada de turistas brasileiros vindos do Brasil. São eles: França, Alemanha, Espanha, Bélgica, Holanda, República Tcheca e Suíça.

Já a circulação pelos países europeus, dentro da União Europeia, segue algumas regras as quais os brasileiros devem ficar bem atentos. Alguns países não aceitam todos os imunizantes aplicados no país ou requerem medidas restritivas para quem esteve no Brasil nos últimos 14 dias. Então é bom ficar atento às restrições de cada país e se atualizar no site da Iata ou no Re-Open EU.

Recentemente fiz uma viagem por quatro países europeus e você pode acompanhar como estão as viagens de trem, avião e ônibus dentro da Europa no vídeo abaixo.

Este post foi totalmente atualizado em 13 de setembro de 2021.


Veja também: