Holanda reabre para brasileiros vacinados, mas exige quarentena
Holanda reabre para brasileiros vacinados, mas exige quarentena
Cercada por países já abertos aos turistas brasileiros (Alemanha e Bélgica), a Holanda anunciou hoje que permitirá a entrada de viajantes saindo do Brasil a partir de amanhã. Os holandeses aceitarão todas as vacinas aplicadas no Brasil, mas existem alguns procedimentos a cumprir para o passageiro finalmente poder passear tranquilamente pelo país. Vale lembrar que há voos diretos do Brasil para Amsterdã com a KLM.
Atualizado em 16/09/21
Primeiramente, o turista só pode viajar após 14 dias da segunda dose da vacina (Pfizer, AstraZeneca, Jansen e Coronavac). Mas tem um adendo na regra, se a vacina Jansen, de dose única, foi aplicada após o dia 14 de agosto, o passageiro só poderá entrar na Holanda depois de 28 dias.
Para comprovar a vacinação é necessário preencher uma declaração, disponível aqui, com as informações sobre a aplicação da vacina. Além disto o turista deve portar o certificado de vacinação brasileiro o Conecte SUS, que pode ser em português, holandês, inglês, espanhol ou alemão.
Além da vacinação, é obrigatório um teste PCR, feito 48 horas antes do embarque, ou um antígeno, 24 horas antes, para todos os passageiros acima de 12 anos. Também é necessário o preenchimento de uma declaração de saúde para todos viajantes acima dos 13 anos (acesso aqui).
Quarentena
Ao chegar à Holanda os viajantes vindos do Brasil devem cumprir uma quarentena obrigatória de 10 dias, que pode ser encurtada se for realizado um teste após o quinto dia no país. Veja aqui mais detalhes sobre a quarentena e tenha acesso ao formulário que deve ser preenchido com informações sobre a localidade onde o passageiro cumprirá a quarentena. Cuidado, pois se este período for desrespeitado pode haver multa superior aos 300 euros.
A boa notícia é que a partir de 22 de setembro a quarentena deixará de ser exigida para brasileiros.
Infelizmente as regras para viajar para a Holanda ainda são bem complexas, mas já é um caminho para receber os turistas brasileiros após várias meses com as fronteiras fechadas.