logo Melhores Destinos

Suíça confirma que vai aceitar brasileiros vacinados pela Coronavac

João Goldmeier
João Goldmeier
28/06/2021 às 20:48

Suíça confirma que vai aceitar brasileiros vacinados pela Coronavac

Essa semana a grande notícia foi a reabertura das fronteiras da Suíça para brasileiros totalmente vacinados. Porém durante a divulgação surgiram algumas dúvidas, dentre as quais a principal era sobre a aceitação da imunização com a Coronavac.

A confusão se devia por uma questão de nomenclatura e também da origem de cada vacina. Hoje o Brasil fabrica duas vacinas internacionais em seu território, a Coronavac, do Instituto Butantã, e a vacina de Oxford, produzida pela Fiocruz. Essas vacinas têm nomes diferentes no exterior (Sinovac e AstraZeneca). E ainda tem a confusão dos nossos certificados de vacinação, produzidos às pressas, e preenchidos sem nenhuma padronização nacional.

Questionamos o escritório do Turismo da Suíça no Brasil sobre a situação e felizmente a resposta é que sim, tais vacinas vão ser igualmente aceitas. Para que não fique nenhuma dúvida, eis todas as vacinas aceitas para brasileiros viajarem para Suíça sem necessidade de exame RT-PCR ou quarentena:

    • Pfizer/Pfizer/BioNTech (BNT162b2 / Comirnaty® / Tozinameran)
    • Moderna (mRNA-1273 / Spikevax / COVID-19 vaccine Moderna)
    • AstraZeneca (AZD1222 Vaxzevria®/ CovishieldTM)
    • Janssen / Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S)
    • Sinopharm / BIBP (SARS-CoV-2 Vaccine (Vero Cell))
    • Sinovac (CoronaVac)

Para a comprovação de vacinados brasileiros, basta apresentar o comprovante de vacinação com a segunda dose (se aplicável) tomada, juntamente com passaporte. O comprovante deve conter o nome completo, data de nascimento, data da vacina, nome da vacina recebida e nome e endereço do local de vacinação.

Apenas quem tomou a vacina da Janssen deve aguardar o 22º dia após a aplicação da dose única da vacina para o embarque. Crianças de até 16 anos são isentas de comprovação de vacinação para acompanhar os pais.

Visando dirimir esta e outras dúvidas dos viajantes, a Suíça disponibilizou uma página onde é possível obter as últimas regras de entrada de acordo com o país de origem e características da viagem.