KLM – conheça a história, frota e destinos da centenária companhia aérea holandesa
KLM – conheça a história, frota e destinos da centenária companhia aérea holandesa
A centenária KLM é uma das principais companhias aéreas do mercado, com uma frota de 172 aeronaves e voos para 165 destinos. Em 2004, a empresa holandesa se juntou à Air France para se tornar então a maior companhia aérea do mundo.
A seguir, vamos trazer toda a história da KLM e mostrar como a companhia partiu de um avião alugado para escrever o seu nome na história.
KLM – o começo de tudo
A KLM foi fundada em 1919, mas você sabia que essas três letrinhas são apenas a abreviação de um nome um tanto complicado de escrever e falar? O nome original da companhia aérea é Koninklijke Luchtvaart Maatschappij (ou Royal Dutch Airlines em inglês). Aliás, a KLM é a companhia aérea mais antiga do mundo que ainda opera com seu nome original. Ou seja, são mais de 100 anos voando como KLM.
Falando nisso, foi em 1920 que a KLM operou o seu primeiro voo, em um avião alugado que partiu de Londres para o Aeroporto Schiphol em Amsterdã. No ano seguinte, a companhia comprou suas primeiras aeronaves, um Fokker F-II e um F-III.
Em 1946, com o voo entre Amsterdã e Nova York, a KLM foi a primeira companhia aérea europeia a operar voos entre os continente europeu e americano. Em 1966, a KLM estabelece a NLM Cityhopper, sua rede doméstica para voos rápidos de/para o Aeroporto Schiphol.
O ano de 1971 ficou marcado pela chegada do primeiro Boeing 747-206B, dando início à era da fuselagem larga na KLM. Com capacidade para 353 passageiros, esse avião podia levar mais do que o dobro de pessoas em comparação às outras aeronaves da frota.
Ver essa foto no Instagram
Parcerias e fusão com a Air France
Em 1989, a KLM adquire 20% das ações da norte-americana Northwest Airlines. Dois anos depois, a nova companhia aérea regional KLM Cityhopper é estabelecida pela fusão da NLM Cityhopper e da NetherLines.
Em maio de 2004, a grande notícia da aviação civil: a fusão oficial entre KLM e Air France, formando um grupo único. Na época, o site da BBC Brasil noticiou o seguinte. “A Air France-KLM tomará o lugar da Japan Airlines como maior companhia aérea do mundo em termos de arrecadação, e será a terceira em termos de transporte de passageiros, atrás apenas da American Airlines e da United Airlines”.
Apesar de terem se juntado há mais de 18 anos e terem boa parte da operação unida, as duas companhias aéreas ainda operam com suas marcas originais. Atualmente, a Air France-KLM possui 522 aeronaves voando para 356 destinos em mais de 110 países, partindo dos seus dois principais hubs europeus: o Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris (a Air France) e o Aeroporto Schiphol em Amsterdã, no caso da KLM.
Principal hub da KLM
Como acabamos de ver, o principal hub da holandesa KLM fica em Amsterdã, no Aeroporto Schiphol, que é um dos principais da Europa e ponto de muitas conexões da companhia aérea para outros países.
Ele é um aeroporto moderno e seu saguão principal lembra até o de um shopping. Uma vantagem é poder pegar trem para outras cidades e lugares de Amsterdã – o trem rápido para o centro demora cerca de 15 minutos.
Em uma viagem recente que realizei de Toulouse (França) para Orlando, fiz o primeiro trecho com um avião da KLM até Amsterdã e depois um voo com a Delta para os Estados Unidos.
Confira aqui:
– Como é voar com a KLM em um voo interno na Europa
– Como é voar com a Delta da Europa para os Estados Unidos
Frota e destinos da KLM
Se a Air France-KLM possui 522 aeronaves (números atualizados em dezembro de 2022), 172 são específicos da KLM – a companhia francesa possui 251 e as outras 99 são da Transavia, a outra empresa do Grupo.
No total, a KLM voa para 165 destinos do mundo todo, nas seguintes aeronaves:
- Airbus: A330-200 e A330-300;
- Boeing: B737-700, B737-800, B737-900, B747-400, B777-200, B777-300, B787-
9 e B787-10; - Embraer: E190, E195 e E175.
Voos ‘brasileiros’
A KLM tem duas rotas entre Brasil e Holanda, saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro para Amsterdã. Confira:
- São Paulo-Amsterdã: 7 voos semanais (B777)
- Rio de Janeiro-Amsterdã: 6 voos semanais (B787 e B777)
Agora no final de abril, a KLM começou a operar nos voos saindo da Rio de Janeiro a sua nova cabine Premium Comfort, uma classe intermediária da companhia que oferece mais espaço, opções de serviço e privacidade do que a classe econômica – ela conta com até 28 assentos.
Programa de Fidelidade da KLM
O Flying Blue é o programa de recompensas da KLM e da Air France onde é possível acumular e resgatar pontos. Além disso, a companhia faz parte da aliança SkyTeam, uma rede que conta com 18 companhias aéreas – por isso, é possível creditar os pontos em programas parceiros, como o SkyMiles da Delta Air Lines, o Club Premier da Aeromexico ou o Aerolíneas Plus da Aerolíneas Argentinas.
Clientes Smiles podem acumular ou resgatar milhas em voos da KLM – e quem é cliente Smiles Diamante conta com benefícios extras, como despachar uma mala nos voos da companhia holandesa sem custo.
Você já viajou com a KLM? Deixe seu comentário dizendo com foi a sua experiência com a companhia aérea holandesa!