Conheça 9 destinos ótimos para fugir da onda de calor desta semana!


Conheça 9 destinos ótimos para fugir da onda de calor desta semana!
Prepare o guarda-sol e aguinha gelada porque nesta semana a temperatura em diversos estados brasileiros subiu drasticamente! Foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia um alerta de calor extremo em várias regiões do país, a previsão é que alguns termômetros registrem máxima de 43º nesta terça-feira, e que a onda persista até sexta, com registro de máximas médias de 40º.
Além dos cuidados básicos como o uso de filtro solar, roupas leves, alimentação balanceada e MUITA água, se você não pretende se jogar no sol, viajando para um destino de praia, por exemplo, vale a pena tentar dar uma escapada rápida para algum lugar onde as temperaturas fiquem um pouquinho mais amenas – mas adianto: nada de frio em nenhum canto do país, viu? Veja só algumas opções de cidades para fugir do calorão extremo:
Campos do Jordão, São Paulo
Diamantina, Minas Gerais
A cidade de Diamantina está localizada a 300 km da capital Belo Horizonte e é ponto de partida de uma das rotas mais populares para o turismo mineiro: a Estrada Real. Por lá, a mínima deve ficar por volta dos 14º e a máxima na casa dos 34º (ai, ai) . Os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras estão entre as maiores atrações de Diamantina. Eles são palco do maior espetáculo local: a Vesperata. O show reúne dezenas de instrumentistas que emocionam os visitantes em interpretações musicais sob comando de um maestro em meio ao público.
Domingos Martins, Espírito Santo
O município de Domingos Martins faz parte da região das Montanhas Capixabas e abriga belas paisagens montanhosas, com um clima ameno. Nesta semana, os termômetros podem registrar mínima de 19º e máxima de 33º. A região foi colonizada por italianos e alemães e sua gastronomia oferece excelentes pratos. A área é ótima para quem buscar ar puro, quer ver cachoeiras, fazer trilhas e conhecer pequenos negócios de produtores locais, que vendem queijos, cafés e licores produzidos por lá. Vale a pena!
Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Bento Gonçalves é uma das cidades que faz parte do Vale dos Vinhedos, região vinícola do Rio Grande do Sul. A cidade está a cerca de 2 horas de carro de Porto Alegre e oferece lindas paisagens, com direito a muito vinho, espumante, boa gastronomia e uma imersão na cultura dos imigrantes italianos, bastante presentes nessa região da Serra Gaúcha. O clima por lá é bem frio no inverno e mais ameno no verão, nesta semana a cidade terá temperatura média mínima de 18º e máxima de 26º.
Urubici, Santa Catarina
Urubici é um destino da Serra Catarinense, a cerca de 3 horas de carro de Florianópolis. A região tem cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas — é um belo destino para se conectar a natureza e esquecer a confusão das grandes cidades. O clima ameno da região faz com que ela seja um dos lugares mais frios do Brasil! Nesta semana, o município terá temperatura mínima média de 15º e máxima na casa dos 22º, friozinho, né? Viajando ao local você pode conhecer também a Serra do Rio do Rastro, área coberta pela Mata Atlântica, com uma estrada cheia de curvas e um dos panoramas mais bonitos do Estado.

Foto: Thiago Makowski
Cambará do Sul , Rio Grande do Sul
Cambará do Sul está localizada no Rio Grande do Sul, a cerca de 230 km de Porto Alegre e na região dos Campos de Cima da Serra. Cambará está em uma região de paisagens incríveis, cercada pela mata e por cânions, como o Cânion do Itaimbezinho e Fortaleza, é um destino muito bacana para aliar atividades na natureza, como trilhas, às temperaturas amenas do sul do país, nesta semana, a mínima fica por volta dos 16º e a máxima na faixa dos 24º.
Santo Antônio do Pinhal, São Paulo
Vizinha de Campos de Jordão e localizada na Serra da Mantiqueira, Santo Antônio do Pinhal pode ser o destino ideal para quem busca tranquilidade, aconchego e bons preços. A cidade é pequenina, tem cachoeira, jardins abertos ao público, mirantes e um centrinho onde fica a Boulevard Araucária, sua principal via. É uma cidade simples, mas cheia de charme e do aconchego de destinos pequenos. A temperatura mínima média ficará por volta dos 18º e a máxima na casa dos 32º.
Monte Verde, Minas Gerais
Monte Verde está em Minas Gerais, quase na divisa com São Paulo, sendo uma boa opção de destino a partir da capital paulista. A distrito, que é parte da cidade de Camanducaia, tem trilhas, um centrinho com lojas e restaurantes, e hospedagens ótimas para quem quer tranquilidade e um climazinho mais agradável, com mínima na faixa dos 16º e máxima de 33º todos os dias.
Gramado, Rio Grande do Sul
A pequena cidade gaúcha não poderia faltar entre as nossas sugestões, já que é conhecida como o maior destino de inverno do Brasil. Gramado já é muito famosa entre boa parte dos viajantes e realmente impressiona por sua estrutura, variedade de atividades, excelente gastronomia e diversidade de hotéis. É um destino que pode ser visitado o ano inteiro e que sempre tem visitantes, mas que no inverno fica ainda mais charmoso por causa de suas baixas temperaturas. Nesta semana os termômetros marcarão média máxima de 25º e mínima de 18º, podendo chegar a 16º na sexta-feira.
Curtiu a lista? Então é hora de escolher o destino, reservar o seu hotel, arrumar as malas e colocar o pé na estrada! Ahh, e não se esqueça do protetor solar, hein?