logo Melhores Destinos

Aviso de viagem do cartão de crédito: por que e como fazê-lo antes de ir para o exterior

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
05/04/2021 às 4:25

Aviso de viagem do cartão de crédito: por que e como fazê-lo antes de ir para o exterior

Avisar a administradora do cartão de crédito antes de uma viagem internacional é altamente recomendado. A prática evita alguns problemas comuns na utilização do produto fora do Brasil e pode poupar muita dor de cabeça e o precioso tempo da sua viagem de férias.

Neste post você confere por que você deve fazer o aviso de viagem e como proceder antes de ir para o exterior.

O que é o aviso de viagem do cartão de crédito?

O aviso de viagem, como o nome já diz, nada mais é do que informar a administradora do seu cartão de crédito que você estará em viagem durante um determinado período de tempo. Embora não seja obrigatório, fazer o aviso é importante pois deixa o banco ciente de que você poderá fazer transações fora do seu perfil habitual de consumo e evitar que as despesas sejam recusadas.

Por exemplo, se um dia faz compras no mercado do seu bairro e, dois dias depois, faz compras em Nova York, Dubai ou Dublin, é bem provável que o sistema de segurança do seu cartão suspeite das transações, embora não seja regra. Mas se for o caso, a situação é bem chata e pode gerar constrangimento. Normalmente o banco tentará entrar em contato com você, o que provavelmente não será possível já que você estará no exterior e (a menos que você contrate um pacote para roaming internacional) não poderá atender a ligação para confirmar as compras e, consequentemente, seu cartão poderá ser temporariamente bloqueado.

Além do contato por ligação, o banco também pode pedir a confirmação da despesa através de SMS ou de notificações no aplicativo. Nesses casos, fica mais fácil resolver a situação de forma mais rápida e prática.

Já em outros casos, pode ser necessário ligar para o banco para confirmar os seus dados e fazer o reconhecimento das despesas, o que geralmente não tem custo já que a maioria dos bancos oferecem um número que recebe ligações internacionais a cobrar, basta conferir o verso do cartão. Por outro lado, o procedimento pode demandar tempo precioso da sua viagem que poderia ter sido poupado caso você tivesse feito o aviso de viagem com antecedência. Imagina não poder comprar os ingressos daquele espetáculo que já vai começar ou ficar “barrado” na hora de alugar um carro.

Como fazer o aviso de viagem do cartão de crédito?

Fazer o aviso de viagem do cartão de crédito é bem simples. Como regra geral, todos os cartões fazem o aviso de viagem através da central de atendimento, então basta ligar no número que tem no verso do cartão e informar o destino e as datas da sua viagem. Em alguns casos, o aviso de viagem pode ser feito através da central de atendimento automático, sem a necessidade de falar com um atendente.

Mas se você não gosta de ter que resolver as coisas por telefone, aguardar dezenas de minutos para ser atendido ou ficar perdido do labirinto de opções que as centrais oferecem, a melhor opção vai ser fazer o aviso de viagem pelo aplicativo do banco, o que é uma mão na roda e pode ser feito até enquanto você aguarda na fila para fazer o check-in do seu voo.

Confira como fazer o aviso de viagem do cartão de crédito de alguns bancos:

Aviso de viagem nos cartões de crédito Bradesco

No aplicativo Bradesco cartões, basta fazer o seu login, acessar o menu principal e escolher a opção “Aviso de Viagem”. Primeiro você deverá escolher o cartão que deseja adicionar o aviso, depois informar o continente e países pelos quais irá passar e, por último, o período da viagem. Depois é só confirmar e pronto!

Já pelo internet banking do Bradesco, os passos são similares. Acesse o menu “Cartões” e em seguida “Consultar, Incluir, Alterar ou Cancelar Aviso de Viagem”. Selecione o cartão que deseja incluir o aviso de viagem, marque os países que irá visitar e inclua as datas da viagem e pronto, é só confirmar.

Aviso de viagem dos cartões Bradesco através do internet banking

Aviso de viagem nos cartões de crédito Itaucard

Clientes dos cartões Itaucard também podem fazer o aviso de viagem pelo aplicativo. Depois de feito o login, na aba “Serviços” você encontra a opção “Aviso de Viagem”. Lá você precisa selecionar os continentes para onde vai viajar e o período e pronto.

Pelo internet banking do Itaú, o aviso viagem também pode ser ativado. No menu “Cartões”, selecione a opção “Desbloquear cartão para compras no exterior”. Depois basta informar o continente para onde você vai viajar e o período.

Aviso de viagem no cartão de crédito Nubank

Usuários do roxinho podem fazer o aviso de viagem através do aplicativo. No menu principal, vá em “Configurar Cartão” e ative a chave “Aviso viagem”. Não é necessário preencher o período da viagem ou os países que irá visitar. No entanto, ao regressar ao Brasil é necessário desativar o aviso.

Aviso de viagem nos cartões de crédito Ourocard Banco do Brasil

Titulares dos cartões de crédito do Banco do Brasil podem fazer o aviso de viagem pelo aplicativo do banco. No menu principal, selecione a aba “Cartão”, depois “Uso no exterior” e então “Habilitar uso no exterior”. O app irá apresentar a lista de cartões emitidos pelo banco que você possui e uma chave para ativar e desativar o uso dele fora do país. Ao ativá-la, o período da viagem será solicitado. Não é preciso informar os países ou continentes para onde você vai viajar.

Quem preferir pode fazer o aviso de viagem também pelo internet banking. No menu principal, selecione “Cartões” e, em “Solicitações Diversas”, escolha “Habilitação para uso do exterior”. Também será necessário escolher qual cartão do banco deseja fazer o aviso e informar o período da viagem. Não é necessário inserir os continentes ou países que serão visitados.

Aviso de viagem nos cartões de crédito Santander

Portadores dos cartões Santander podem fazer o aviso de viagem pelo aplicativo Santander Way. Ao lado do cartão que deseja fazer o aviso, selecione “Opções” e, em seguida, “Uso no exterior”. Escolha então o continente para onde irá viajar e o período em que deseja manter o aviso de viagem ativado.

Através do internet banking do Santander, acesse o processo é um pouco diferente. Escolha a opção “Cadastro de Nova Viagem” na seção “Serviços de Cartões” dentro do menu “Cartões”. É possível encontrar essa opção facilmente utilizando a ferramenta de busca. Lá você deverá incluir não o continente para onde irá viajar, mas sim os países que visitará e o período da viagem.

Aviso de viagem dos cartões Santander pelo internet banking

Aviso de viagem nos cartões de crédito Sicoob

Quem tiver os cartões de crédito da cooperativa Sicoob podem fazer o aviso de viagem pelo app Sicoobcard Mobile. No menu principal, escolha a opção “Bloqueios/Liberações de Segurança”, depois, ative a chave “Aviso de Viagem”. O aplicativo irá então solicitar o período da sua viagem. Não é necessário incluir os países de destino.

Se você tiver mais de um cartão de crédito do mesmo banco, é preciso fazer a ativação de cada um deles. Caso você precise prorrogar a sua viagem, você também poderá solicitar a alteração do aviso de viagem.

Vale lembrar que o aviso de viagem não desativa o mecanismo de proteção contra fraudes do seu cartão. Por exemplo, mesmo que você faça um aviso de viagem para França, caso você resolva gastar € 10 mil na Louis Vuitton da Champs Elyseé 💸, o banco pode desconfiar que você perdeu o cartão durante a viagem e recusar a transação. Como precaução, tenha sempre o número da central de atendimento do seu banco em fácil acesso para confirmar as compras se necessário.

Vale a pena utilizar o cartão de crédito no exterior?

É bem verdade que usar o cartão de crédito no exterior pode sair caro, tendo em vista o IOF incidente de 6,38% e o ágio/spread cobrado pelos bancos que encarece bastante as transações. Uma dica para economizar no câmbio e no IOF é utilizar contas digitais internacionais. Essa modalidade de conta digital permite que o cliente mantenha um saldo em moeda estrangeira. Os depósitos ficam alocados no exterior e o usuário consegue abrir a conta sem sair do Brasil. Em alguns casos, a conta pode operar em paralelo com a conta corrente em reais, mas com dados distintos. O dinheiro pode ser movimentado através de um cartão de débito que permite fazer compras e saques em caixas eletrônicos.

Mas para quem preferir utilizar o cartão de crédito no exterior, existem opções interessantes com taxas menores e com acúmulo de pontos, milhas ou cashback. Confira 10 cartões de crédito com o dólar mais barato para compras internacionais.


E você, costuma fazer o aviso de viagem do cartão de crédito antes de viajar para o exterior? Já teve algum problema utilizando seu cartão em outro país? Comente e participe!

Veja também:

2 Comentários

  • Breno Tavares says:

    Olá Daniel. Vc poderia fazer um post sobre o seguro de saúde dos cartões de crédito? Antigamente, só comprando a viagem no cartão já dava direito automático. Hoje não é mais assim.
    Obrigado.

  • FELIPE RASIA says:

    Daniel, uma dúvida que sempre tive: pra quem utiliza o cartão de crédito única e exclusivamente para uso do Loungekey em viagens internacionais e possui o benefício do Loungekey ilimitado,, é necessário ativar o aviso viagem ou haverá sem problemas as verificações daqueles valores simbólicos de um Dólar para fins de verificação de cartão ativo?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *