logo Melhores Destinos

Como é “voar” com a Pan Am Brasil, a nova atração de Brasília

Sandro Kurovski
10/08/2021 às 4:29

Como é “voar” com a Pan Am Brasil, a nova atração de Brasília

Já pensou em embarcar em uma viagem de volta ao passado para poder reviver o glamour de viajar com uma das companhias aéreas mais icônicas da história da aviação mundial? Pois isso será possível a partir do próximo sábado (14/08), em Brasília, com a inauguração do Pan Am Brasil, um restaurante temático que simula a experiência de voar – ainda que sem sair do chão – com a antiga empresa norte americana.

Estivemos no batismo da aeronave e no “voo” de apresentação para imprensa realizados nos dias 6 e 7 de agosto. Nesse post contamos os detalhes sobre a nova, e inusitada, atração do Distrito Federal. Confira:

O que é o Pan Am Brasil?

O Pan Am Brasil é um restaurante temático que se propõe a oferecer uma viagem no tempo para aqueles que querem reviver os anos dourados da aviação.

A viagem simulada ocorre em um Fokker 100 restaurado nos moldes dos primeiros 707 que voaram na Pan Am nos anos 60 e os detalhes completam a experiência, seja nos uniformes dos comissários de bordo, peças gráficas, interior da aeronave e até nas louças do serviço de bordo.

O menu resgata o requinte e os sabores de pratos que marcaram a excelência do serviço de bordo da época e muda de acordo com o destino do voo. Em sua primeira temporada a experiência remete à rota Brasília (BSB) Paris (ORY).

Batismo do Clipper Golden Light

O avião que serve de palco para a experiência pertencia à Avianca Brasil e foi restaurado para se tornar o Pan Am Brasil. O Fokker 100 fez um pouso de emergência no Aeroporto de Brasília, em 2017, devido a uma pane no trem de pouso frontal e desde então não voltou mais a voar.

batismo clipper golden light pan am brasil

Reformado para a Pan Am Brasil, ele foi rebatizado e passou a se chamar Clipper Golden Light.

homenagem comandante overly pan am brasil

O comandante Eduardo Verly, responsável pelo pouso de emergência sem nenhum ferido, foi homenageado durante a cerimônia.

Como fazer reserva no Pan Am Brasil?

As reservas podem ser feitas pelo site Pan Am Brasil. Ao clicar em selecionar voo serão exibidas as próximas datas disponíveis. A princípio a experiência irá funcionar as sextas e sábados, mas novas datas devem ser incluídas na agenda de acordo com a procura.

Devido a instabilidade no site as reservas também podem ser feitas pelo Whatsapp (61) 99226-9789

Após escolher a data é só clicar em fazer reserva, informar o nome e telefone do passageiro, e indicar se possui alguma restrição como intolerância a glúten, lactose ou se usa cadeira de rodas.

Em seguida é preciso escolher a poltrona. Há duas categorias de serviço, Primeira Classe, nas 5 primeiras fileiras; e Classe Executiva nas 5 últimas fileiras. Na imagem do site a separação não é tão clara, mas no avião os dois espaços são separados pela galley que atende a primeira classe.

Depois é só conferir os dados e seguir para a tela de pagamento.

Onde fica o Pan Am Brasil?

O terminal de embarque para o Clipper Golden Light da Pan Am Brasil fica na Asa Sul, em Brasília, no pátio atrás da Igreja Batista Central de Brasília, SGAS 603 conjunto D.

Não é possível ver o avião da frente da Igreja. Para ter acesso basta usar a entrada lateral para o estacionamento nos fundos do prédio.

Quanto custa o Pan Am Brasil?

Há duas categorias de serviço. A experiência na Primeira Classe custa R$ 190,00 por pessoa e o cliente tem direito a usar a sala VIP do terminal antes do embarque, acesso ao lounge da primeira classe no avião e serviço de bordo diferenciado, com pratos servidos em louça e kit de amenidades.

Já a reserva em Classe Executiva custa R$ 120,00 por pessoa, com espera na área comum do terminal e acesso ao lounge da classe executiva no fundo da aeronave. O serviço de bordo é um pouco menos sofisticado, com a refeição servida em pratos mais simples, semelhante aos utilizados na classe econômica de algumas companhias aéreas.

Como é a experiência de “voar” com a Pan Am Brasil?

Check-in

Como as reservas são feitas antecipadamente pelo site – e não há bagagem a ser despachada – o check-in é bastante rápido. Basta retirar o bilhete no balcão respectivo à classe adquirida, logo na entrada.

check-in pan am brasil

bilhete pan am brasil

Terminal

O terminal de embarque possui cadeiras para aguardar o embarque e até painel com as informações do voo.

terminal embarque pan am brasil

É nessa área que fica o Dumont Coffee e Co. O Café, que faz referência ao pioneiro da aviação, Santos Dumont, abre de terça a domingo das 9 às 18:30. É uma boa pedida para quem quer ver o avião de perto nos dias em que não há a experiência de voo.

Sala VIP

Antes do embarque os passageiros da primeira classe podem aproveitar ainda a sala VIP Spagat, um espaço confortável, com sofá, poltronas, bebidas e snacks.

sala vip pan am brasil

O lounge leva esse nome em homenagem ao fundador e diretor da revista Flap Internacional, Carlos André Spagat, que participou de grandes momentos da aviação mundial.

Embarque

No horário marcado os passageiros são convidados a embarcar e quem viaja na primeira classe têm prioridade.

fokker 100 pan am brasil

Como a lotação máxima da aeronave é de 45 pessoas o embarque é bem tranquilo e não há formação de longas filas.

Cabine

A cabine do Clipper Golden Light foi dividida em duas categorias de serviço. Na parte da frente fica a primeira classe, com poltronas originais da antiga Transbrasil, na configuração 2-2.

Poltronas da Transbrasil foram restauradas para a primeira classe

Já na parte de trás fica a classe executiva, com poltronas do próprio Fokker 100, que foram revestidas nas cores da Pan Am. Na executiva a configuração é 3-2.

Os bins – bagageiros acima dos assentos – podem ser usados para deixar bolsas e outros pertences durante a experiência e os banheiros da parte de trás do avião são totalmente funcionais.

Serviço de bordo

Logo após o embarque é oferecido um drink de boas-vindas, acompanhado de amendoim. Na primeira classe são usadas taças da Varig, já na executiva copos personalizados com a logo da Pan Am. Também é entregue um sachê com álcool em gel.

Kit de amenidades da primeira classe

Após a “decolagem” é entregue o cardápio, menu de drinks do lounge e um cobertor. Os passageiros da primeira classe recebem também um kit de amenidades, com álcool em gel, caneta e tag para mala. Mas quem estiver na classe executiva não precisa ficar triste, haverá serviço de Duty Free durante o voo e alguns itens adicionais poderão ser adquiridos durante a “viagem”.

Antes do jantar, os passageiros da primeira classe recebem toalhas quentes para higienizar as mãos. As toalhas utilizadas são da Varig.

Na sequência é servido um aperitivo, que nos voos para Paris é um canapé de polenta frita e melão com presunto Parma.

Depois é servida a entrada: creme de abóbora com gengibre e camarão com bacon e salada verde.

As opções de pratos variam um pouco entre as classes. Na primeira classe o prato principal era carne ou frango com mil folhas e aspargos. Destaque para o pão com a logo da Pan Am e para os pratos que eram da Varig.

Já na executiva o frango é servido com purê de mandioquinha.

Para beber há refrigerante, suco, água, vinho e espumante.

Na primeira classe as opções de sobremesa são mais variadas, incluindo frutas, queijos e torta de chocolate. Enquanto na executiva é servido mousse de chocolate.

A sobremesa pode ser acompanhada de vinho do porto ou café servido em xícara comestível de chocolate.

Antes do desembarque ainda são distribuídos balas e confetes de chocolate em embalagens personalizadas.

Já está tudo incluso no valor do bilhete.

Equipe

A tripulação da Pan Am Brasil é muito simpática e solícita. Os uniformes reproduzem os usados pela Pan Am nos anos 60.

Alguns membros da tripulação, inclusive, já atuaram na aviação, o que torna a experiência ainda mais realista.

Horário de atendimento e duração

O Pan Am Brasil funciona às sextas e sábados, mas novas datas podem ser incluídas na agenda dependendo da procura. O check-in começa às 19:30 e a experiência completa dura cerca de 3 horas.

Avisos de segurança antes da “decolagem”

Vale a pena?

Sem dúvida é uma experiência muito rica em detalhes e bastante divertida, seja para entusiastas ou saudosistas da aviação, amante de viagens, ou simplesmente para quem gosta de jantares diferentes. Para quem tem medo de voar também é uma forma interessante de trabalhar o lado emocional, já que o avião não sai do chão.

A cabine de comando é utilizada pela equipe de audiovisual da atração

O barulho do avião, a vibração, os procedimentos de segurança e todos os detalhes da decoração encantam e realmente proporcionam uma experiência bastante realista. A gente esquece que está no chão e é transportado para uma outra época.

A mistura de elementos da Pan Am, Varig, Transbrasil e Avianca, que a princípio pode parecer um pouco estranha, na verdade enriquece ainda mais a experiência, que se torna um tributo à história da aviação. Uma verdadeira viagem no tempo.


E aí, o que achou da novidade? Ficou com vontade de visitar? Conta pra gente nos comentários.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção