Como é “voar” com a Pan Am Brasil, a nova atração de Brasília
Como é “voar” com a Pan Am Brasil, a nova atração de Brasília
Já pensou em embarcar em uma viagem de volta ao passado para poder reviver o glamour de viajar com uma das companhias aéreas mais icônicas da história da aviação mundial? Pois isso será possível a partir do próximo sábado (14/08), em Brasília, com a inauguração do Pan Am Brasil, um restaurante temático que simula a experiência de voar – ainda que sem sair do chão – com a antiga empresa norte americana.
Estivemos no batismo da aeronave e no “voo” de apresentação para imprensa realizados nos dias 6 e 7 de agosto. Nesse post contamos os detalhes sobre a nova, e inusitada, atração do Distrito Federal. Confira:
O que é o Pan Am Brasil?
O Pan Am Brasil é um restaurante temático que se propõe a oferecer uma viagem no tempo para aqueles que querem reviver os anos dourados da aviação.
A viagem simulada ocorre em um Fokker 100 restaurado nos moldes dos primeiros 707 que voaram na Pan Am nos anos 60 e os detalhes completam a experiência, seja nos uniformes dos comissários de bordo, peças gráficas, interior da aeronave e até nas louças do serviço de bordo.
O menu resgata o requinte e os sabores de pratos que marcaram a excelência do serviço de bordo da época e muda de acordo com o destino do voo. Em sua primeira temporada a experiência remete à rota Brasília (BSB) Paris (ORY).
Batismo do Clipper Golden Light
O avião que serve de palco para a experiência pertencia à Avianca Brasil e foi restaurado para se tornar o Pan Am Brasil. O Fokker 100 fez um pouso de emergência no Aeroporto de Brasília, em 2017, devido a uma pane no trem de pouso frontal e desde então não voltou mais a voar.
Reformado para a Pan Am Brasil, ele foi rebatizado e passou a se chamar Clipper Golden Light.
O comandante Eduardo Verly, responsável pelo pouso de emergência sem nenhum ferido, foi homenageado durante a cerimônia.
Como fazer reserva no Pan Am Brasil?
As reservas podem ser feitas pelo site Pan Am Brasil. Ao clicar em selecionar voo serão exibidas as próximas datas disponíveis. A princípio a experiência irá funcionar as sextas e sábados, mas novas datas devem ser incluídas na agenda de acordo com a procura.
Devido a instabilidade no site as reservas também podem ser feitas pelo Whatsapp (61) 99226-9789
Após escolher a data é só clicar em fazer reserva, informar o nome e telefone do passageiro, e indicar se possui alguma restrição como intolerância a glúten, lactose ou se usa cadeira de rodas.
Em seguida é preciso escolher a poltrona. Há duas categorias de serviço, Primeira Classe, nas 5 primeiras fileiras; e Classe Executiva nas 5 últimas fileiras. Na imagem do site a separação não é tão clara, mas no avião os dois espaços são separados pela galley que atende a primeira classe.
Depois é só conferir os dados e seguir para a tela de pagamento.
Onde fica o Pan Am Brasil?
O terminal de embarque para o Clipper Golden Light da Pan Am Brasil fica na Asa Sul, em Brasília, no pátio atrás da Igreja Batista Central de Brasília, SGAS 603 conjunto D.
Não é possível ver o avião da frente da Igreja. Para ter acesso basta usar a entrada lateral para o estacionamento nos fundos do prédio.
Quanto custa o Pan Am Brasil?
Há duas categorias de serviço. A experiência na Primeira Classe custa R$ 190,00 por pessoa e o cliente tem direito a usar a sala VIP do terminal antes do embarque, acesso ao lounge da primeira classe no avião e serviço de bordo diferenciado, com pratos servidos em louça e kit de amenidades.
Já a reserva em Classe Executiva custa R$ 120,00 por pessoa, com espera na área comum do terminal e acesso ao lounge da classe executiva no fundo da aeronave. O serviço de bordo é um pouco menos sofisticado, com a refeição servida em pratos mais simples, semelhante aos utilizados na classe econômica de algumas companhias aéreas.
Como é a experiência de “voar” com a Pan Am Brasil?
Check-in
Como as reservas são feitas antecipadamente pelo site – e não há bagagem a ser despachada – o check-in é bastante rápido. Basta retirar o bilhete no balcão respectivo à classe adquirida, logo na entrada.
Terminal
O terminal de embarque possui cadeiras para aguardar o embarque e até painel com as informações do voo.
É nessa área que fica o Dumont Coffee e Co. O Café, que faz referência ao pioneiro da aviação, Santos Dumont, abre de terça a domingo das 9 às 18:30. É uma boa pedida para quem quer ver o avião de perto nos dias em que não há a experiência de voo.
Sala VIP
Antes do embarque os passageiros da primeira classe podem aproveitar ainda a sala VIP Spagat, um espaço confortável, com sofá, poltronas, bebidas e snacks.
O lounge leva esse nome em homenagem ao fundador e diretor da revista Flap Internacional, Carlos André Spagat, que participou de grandes momentos da aviação mundial.
Embarque
No horário marcado os passageiros são convidados a embarcar e quem viaja na primeira classe têm prioridade.
Como a lotação máxima da aeronave é de 45 pessoas o embarque é bem tranquilo e não há formação de longas filas.
Cabine
A cabine do Clipper Golden Light foi dividida em duas categorias de serviço. Na parte da frente fica a primeira classe, com poltronas originais da antiga Transbrasil, na configuração 2-2.
Já na parte de trás fica a classe executiva, com poltronas do próprio Fokker 100, que foram revestidas nas cores da Pan Am. Na executiva a configuração é 3-2.
Os bins – bagageiros acima dos assentos – podem ser usados para deixar bolsas e outros pertences durante a experiência e os banheiros da parte de trás do avião são totalmente funcionais.
Serviço de bordo
Logo após o embarque é oferecido um drink de boas-vindas, acompanhado de amendoim. Na primeira classe são usadas taças da Varig, já na executiva copos personalizados com a logo da Pan Am. Também é entregue um sachê com álcool em gel.
Após a “decolagem” é entregue o cardápio, menu de drinks do lounge e um cobertor. Os passageiros da primeira classe recebem também um kit de amenidades, com álcool em gel, caneta e tag para mala. Mas quem estiver na classe executiva não precisa ficar triste, haverá serviço de Duty Free durante o voo e alguns itens adicionais poderão ser adquiridos durante a “viagem”.
Antes do jantar, os passageiros da primeira classe recebem toalhas quentes para higienizar as mãos. As toalhas utilizadas são da Varig.
Na sequência é servido um aperitivo, que nos voos para Paris é um canapé de polenta frita e melão com presunto Parma.
Depois é servida a entrada: creme de abóbora com gengibre e camarão com bacon e salada verde.
As opções de pratos variam um pouco entre as classes. Na primeira classe o prato principal era carne ou frango com mil folhas e aspargos. Destaque para o pão com a logo da Pan Am e para os pratos que eram da Varig.
Já na executiva o frango é servido com purê de mandioquinha.
Para beber há refrigerante, suco, água, vinho e espumante.
Na primeira classe as opções de sobremesa são mais variadas, incluindo frutas, queijos e torta de chocolate. Enquanto na executiva é servido mousse de chocolate.
A sobremesa pode ser acompanhada de vinho do porto ou café servido em xícara comestível de chocolate.
Antes do desembarque ainda são distribuídos balas e confetes de chocolate em embalagens personalizadas.
Já está tudo incluso no valor do bilhete.
Equipe
A tripulação da Pan Am Brasil é muito simpática e solícita. Os uniformes reproduzem os usados pela Pan Am nos anos 60.
Alguns membros da tripulação, inclusive, já atuaram na aviação, o que torna a experiência ainda mais realista.
Horário de atendimento e duração
O Pan Am Brasil funciona às sextas e sábados, mas novas datas podem ser incluídas na agenda dependendo da procura. O check-in começa às 19:30 e a experiência completa dura cerca de 3 horas.
Vale a pena?
Sem dúvida é uma experiência muito rica em detalhes e bastante divertida, seja para entusiastas ou saudosistas da aviação, amante de viagens, ou simplesmente para quem gosta de jantares diferentes. Para quem tem medo de voar também é uma forma interessante de trabalhar o lado emocional, já que o avião não sai do chão.
O barulho do avião, a vibração, os procedimentos de segurança e todos os detalhes da decoração encantam e realmente proporcionam uma experiência bastante realista. A gente esquece que está no chão e é transportado para uma outra época.
A mistura de elementos da Pan Am, Varig, Transbrasil e Avianca, que a princípio pode parecer um pouco estranha, na verdade enriquece ainda mais a experiência, que se torna um tributo à história da aviação. Uma verdadeira viagem no tempo.
E aí, o que achou da novidade? Ficou com vontade de visitar? Conta pra gente nos comentários.