logo Melhores Destinos

Como é voar na classe executiva da Aeroméxico

Como é voar na classe executiva da Aeroméxico

MEX Cidade del Mexico
GRU São Paulo
015
Avião Boeing 787-9 Dreamliner
Classe Executiva
Poltrona 3A
Data 16/06/2021
Partida 22:13
Chegada 8:42
Duração 8:29
Por Sandro Kurovski
30/07/2021 às 13:33

O México é um dos mais de 105 países para os quais os brasileiros podem viajar durante a pandemia e eu já contei por aqui como foi viajar na classe econômica da Aeroméxico de São Paulo para a Cidade do México. Agora chegou a vez de saber como é o serviço da companhia na classe executiva do Boeing 787-9 Dreamliner nos voos para o Brasil.

Estive no México em maio de 2021 para saber como é viajar para o México durante a pandemia. O destino passou a ser muito procurado por brasileiros que desejam cumprir quarentena para ir aos Estados Unidos, ou mesmo por quem só quer curtir as férias no exterior. Confira em vídeo ou texto como foi voar na classe executiva da Aeroméxico da Cidade do México para São Paulo.

Sobre a Aeroméxico

A Aeroméxico é a maior companhia aérea de seu país, faz parte da aliança SkyTeam e possui voos para a Ásia, Europa, América Central, América do Sul e Estados Unidos.

Em junho de 2020, devido às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, a Aeroméxico entrou com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, o chamado Capítulo 11 (Chapter 11). Agora, um ano depois, ela solicitou a prorrogação do prazo para protocolar o plano de recuperação, mas segue operando normalmente.

boeing 787-9 dreamliner Aeromexico GRU

Compra da passagem

A passagem foi emitida com milhas Smiles, e custou 60.000 milhas mais R$ 354,15 em taxas de embarque.

Após a emissão foi possível marcar o assento gratuitamente pelo site da Aeroméxico, já que a tarifa da Executiva inclui a marcação antecipada de lugar.

Requisitos para retornar ao Brasil

Para retornar ao Brasil é obrigatória a apresentação de teste PCR realizado no máximo 72 horas antes do embarque, da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) da Anvisa preenchida e do Questionário Eletrônico de Saúde do México.

A conferência do PCR e formulário Anvisa é feita no balcão de check-in ou no portão de embarque caso o passageiro faça o preenchimento online e não passe pelos balcões de atendimento. Já o Questionário Eletrônico de Saúde do México é exigido no acesso à área de embarque, antes do raio-x.

Formulario de saude Mexico

Por enquanto, mesmo passageiros totalmente vacinados precisam apresentar o teste RT-PCR para embarcar para o Brasil.

Check-in e Sala VIP

Fiz o check-in pelo aplicativo da Aeroméxico na véspera da viagem, já que ele fica disponível 24 horas antes do horário previsto para a partida do voo. O app da companhia funcionou bem e não tive nenhuma dificuldade.

Cheguei ao aeroporto com 5 horas de antecedência para evitar correrias. Imprimi meu cartão de embarque no totem de auto-atendimento e segui para a sala de embarque.

Como fiz o check-in on-line ninguém pediu para conferir meu PCR ou o formulário Anvisa. Só precisei apresentar o formulário de saúde do México antes de ir para a fila do controle por raios-x.

sala vip aeromexico salon premiere

Passageiros da Executiva têm acesso a sala VIP da Aeroméxico. O Salon Premiere Aeromexico fica no andar de cima, logo após passar pelo raio-x. Há uma sala nacional e uma internacional. As duas são bem parecidas, mas a internacional oferece alguns serviços extras, como os chuveiros.

A sala é espaçosa, mesmo assim estava bastante cheia e com aspecto sujo. O ar condicionado não dava conta de refrescar o ambiente, que era abafado e barulhento.

 

Há diferentes ambientes e alguns espaços mais isolados para ficar.

Marquei o horário para o banho logo na chegada. O banheiro estava limpo e bem arrumado, e foram fornecidos toalha, shampoo, condicionador e sabonete.

Há algumas opções de lanches, snacks e bebidas gratuitas. Mas a maioria dos pratos e drinks é paga a parte. Aproveitei para tomar um banho e comer alguma coisa antes do embarque.

bebidas sala vip aeromexico

Peguei um prato de macarrão, que não estava com uma aparência (nem sabor) muito atrativa. Esperava mais da sala vip.

Embarque

Faltando uma hora para o embarque me dirigi ao portão, que era em um dos extremos do terminal e exigia uma caminhada considerável.

Meu nome foi chamado pelo alto-falante junto com outros passageiros para conferência de passaporte, teste PCR e formulário Anvisa. Quem faz check-in no balcão já tem esses documentos checados por lá. Mas, como fiz o check-in on-line pude acessar a sala de embarque sem que a conferência tivesse sido feita.

O embarque começou 40 minutos antes da partida. Como os passageiros da classe executiva têm prioridade, fui um dos primeiros a entrar no avião.

Assento e cabine executiva da Aeroméxico

A cabine executiva do Boeing 787-9 Dreamliner da Aeroméxico possui configuração 1-2-1, então todos os passageiros têm acesso direto ao corredor.

cabine executiva Aeromexico boeing 787

A disposição é estilo espinha de peixe, as poltronas ficam em diagonal, não viradas para a frente para o avião.

poltrona executiva aeromexico

Fiquei na poltrona 3A, na janela. Cada assento da executiva possui 2 janelas e no 787-9 elas não possuem persiana, escurecem ou clareiam com um controle que fica logo abaixo delas. As duas janelas são sincronizadas, então o comando feito em um controle é repetido automaticamente na outra janela.

poltrona cama executiva Aeromexico

A poltrona tem diversos ajustes e reclina quase 180º, o que é ótimo para dormir durante a viagem.

O espaço para as pernas também é bem generoso e não afunila tanto.

espaço executiva Aeromexico

Há tomada universal, USB e diferentes compartimentos para acomodar os pertences durante o voo.

Além de luzes de leitura, tanto  na lateral do assento quanto no teto.

Amenidades e serviço de bordo

Na poltrona havia um kit com um travesseiro grande, manta e fones de ouvido. No compartimento lateral uma garrafa de água.

amenidades executiva aeomexico

Já no porta objetos sob o assento havia um kit de amenidades, com necessaire da marca Etro, contendo um par de pantufas para andar pelo avião, uma máscara para dormir, escova e creme dental, uma caneta, um pente, enxaguante bucal, creme hidratante e hidratante labial Etro, bloquinho para anotações e protetor de ouvido.

kit de amenidades Aeromexico

O fone era de boa qualidade, mas sem cancelamento de ruído.

Fone de ouvido executiva Aeromexico

Logo após o embarque foram oferecidos água ou suco de laranja como boas vindas.

Bebidas executiva Aeromexico

O voo saiu do México com uma hora e meia de atraso devido a demora no abastecimento.

Aeroporto Cidade do México T2

Logo depois da decolagem foi iniciado o serviço de bordo para o jantar.

vista aérea Cidade do México noite

De entrada veio uma saladinha de cuscuz marroquino com queijos e escolhi vinho branco e água para acompanhar.

comida executiva aeromexico

Como prato principal havia massa, frango ou carne. A massa acabou nos primeiros 3 passageiros atendidos, então optei pela carne, que vinha acompanhada de salada e pão, além de purê, batatas, aspargos e molho madeira.

comida executiva aeromexico

Havia também azeite com vinagre balsâmico, manteiga, sal e pimenta para temperar. Detalhe que na minha salada veio o caule do alface, que não é muito apetitoso.

De sobremesa escolhi cheesecake com cobertura de laranja, mas tinha também torta de chocolate ou frutas.

Fui o primeiro a acordar e o primeiro a ser atendido para o café da manhã. As opções eram panquecas, ovos mexidos, ou salmão. Escolhi o salmão, mas percebi que quem acordou um pouco mais tarde já não tinha essa opção.

O salmão defumado vinha com cream cheese, alface, tomate cereja e limão siciliano.

Havia também frutas, iogurte, croissant, geléia de morango, manteiga, sal e pimenta.

Muita comida!

Entretenimento

Antes de dormir dei uma olhadinha no sistema de entretenimento, que tem uma boa variedade de filmes. Mas, poucos deles recentes.

Aeromexico entretenimento de bordo

Também aproveite o wi-fi grátis para mandar algumas mensagens.

A Aeroméxico oferece wi-fi grátis para envio de mensagens de texto durante todo o voo, em todas as classes. Dá para usar o Whatsapp, Messenger e Telegram sem problemas. É bem legal.

Para ter acesso é necessário se conectar à rede do avião e depois fazer login. Embora apareça um contador de 10mb, quando os dados acabam basta fazer uma nova conexão.

Há planos de internet paga para quem precisa acessar e-mails, navegar por algum site, enviar e receber imagens ou até mesmo acessar vídeos.

Equipe e atendimento

O atendimento da Aeroméxico em solo e durante o voo foi na média, nada excepcional. A comissária que me atendeu no voo era atenciosa e relativamente simpática. Quando acordei no meio do voo notei que haviam deixado duas garras de água adicionais no meu assento.

Também não houve nenhuma ajuda ou orientação na hora de arrumar a poltrona cama para dormir, como ocorre em algumas companhias.

Programa de fidelidade

A Aeroméxico faz parte do SkyTeam e no Brasil possui parceria com o Latampass e Smiles, então é possível acumular pontos e resgatar bilhetes nos dois programas.

Cuidados na pandemia

O uso de máscara durante todo o voo é obrigatório, sendo permitido remover apenas durante as refeições ou na hora de trocar.

No aeroporto há marcações no piso para distanciamento, e as pessoas são convidadas a ir para a fila apenas quando sua zona é chamada, mas nem todos respeitam a orientação.

Na entrada do avião há álcool em gel, e os comissários usam máscara  e nos momentos de maior contato com os passageiros também usam faceshield.

Conclusão

A classe executiva da Aeroméxico deixa a desejar em alguns aspectos, como o número limitado de pratos nas refeições com opções que esgotam rapidamente. Mas o assento é bastante confortável, dá para descansar bem durante o voo e chegar disposto no destino.

embarque boeing 787-9 aeromexico

Se houver promoções de bilhetes em classe executiva, ou possibilidade de resgates com menos pontos como foi o meu caso, certamente vale a pena.


E você, já voou na classe executiva da Aeromexico? Ficou com vontade de voar? Conta pra gente nos comentários.

Nota final.

Aeroméxico

Cidade del Mexico - São Paulo

Voo 015

8,6
Embarque 10
Assento 9,0
Entretenimento 8,0
Amenidades 8,0
Equipe 9,0
Fidelidade 8,0