Aeromexico entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos


Aeromexico entra com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos
A Aeromexico publicou em seu perfil oficial do Twitter agora há pouco que está aderindo voluntariamente ao processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, o chamado Capítulo 11 (Chapter 11). No comunicado, a companhia informou que continuará operando normalmente durante a restruturação, o que permitirá fortalecer a sua saúde financeira e protegerá suas operações e ativos.
A maior parte das companhias aéreas que recorreu à recuperação judicial optou pelo Capítulo 11 da lei norte-americana porque o país oferece um mecanismo moderno, flexível e previsível, já tendo sido utilizado por várias empresas no passado, como a United e a American Airlines. Esse instrumento facilita a renegociação dos contratos de leasing de aeronaves, o custo mais desafiador para as companhias aéreas em tempos de pandemia.
Andres Conesa, CEO da companhia, declarou: “Nossa indústria enfrenta desafios que nunca vimos antes devido a uma redução incrível na demanda de passageiros em todo o mundo. Estamos comprometidos em adotar as medidas necessárias para operar de forma contínua e eficiente sob essa nova realidade”
O presidente da empresa também disse que em julho irá retomar 15 rotas nacionais e internacionais interrompidas devido a pandemia e aumentar a frequência de algumas rotas.
Antes da pandemia, a Aeromexico operava voos diários da Cidade do México para São Paulo. Mas a operação foi temporariamente suspensa durante a pandemia de coronavírus. A companhia é a terceira da América Latina a aderir ao Chapter 11 nos Estados Unidos, depois da Avianca Holdings e da Latam.
Veja também: