Alter do Chão e as incríveis praias do Rio Tapajós já estão abertas para os turistas!
Alter do Chão e as incríveis praias do Rio Tapajós já estão abertas para os turistas!
Alter do Chão e as maravilhosas praias à beira do rio Tapajós já estão abertos para os turistas. A vila de Alter do Chão, em Santarém, começou a retomada das atividades turísticas ainda em julho e desde então vem realizando o processo de reabertura seguindo critérios do programa “Retoma Pará”, que orienta o funcionamento de meios de hospedagem, comércios e outros serviços em todo o estado. Com queda nos índices de contágio, Alter do Chão já opera grande parte dos serviços turísticos, seguindo ainda medidas de segurança para não haver aumento no número de casos de infecção pelo novo coronavírus.
Todas as praias de Alter do Chão e Santarém estão abertas aos visitantes, mas ainda há protocolos de segurança obrigatórios, como distanciamento entre grupos de banhistas. O uso de máscara não é mais obrigatório nas praias de Alter do Chão, mas durante os trajetos de lancha todos devem fazer uso da máscara. Vale dizer que excursões para as praias de Alter do Chão seguem proibidas. Medidas básicas, como distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool gel são obrigatórias em Alter do Chão. Outras medidas de segurança, publicadas em decreto do dia 21/08, são:
- Capacidade máxima de 50% nos meios de hospedagem;
- Capacidade de 50% de clientes nos restaurantes e máximo de 4 pessoas por mesa, sendo que todas devem ser da mesma família ou convívio social;
- Medição de temperatura na entrada de estabelecimentos comerciais;
- Funcionamento de barracas de praia apenas entre 8h e 18h;
- Redução de 50% no número de passageiros nas lanchas e barcos de passeio.
As praias de Alter do Chão, um dos 10 melhores destinos do Brasil segundo nossos leitores, são diferentes de tudo o que você já viu no litoral do Brasil. A diferença começa exatamente no fato de que Alter do Chão não está localizada no litoral e muito menos é banhada pelo mar. As praias que cercam essa região mágica do interior do Pará são formadas pela imensidão do Rio Tapajós e do Rio Arapiuns, onde o que reina é a água doce e o mais rico verde amazônico. Falar de praias de rio pode soar estranho a muitos turistas. Bastará, no entanto, apenas um mergulho nessas águas paraenses para descobrir que praias paradisíacas nem sempre estão à beira-mar.
O número de praias em Alter do Chão e nos arredores é incontável. As faixas de areia branca e fina seguem por mais de 100 km à beira dos rios. Algumas delas atraem mais visitantes pela beleza aliada à boa infraestutura. Há, no entanto, praias que são praticamente desertas e que agradam em cheio aos turistas que curtem o isolamento e maior contato com a natureza. A verdade é que Alter do Chão tem praias pra todo mundo e todos os gostos. Não será nenhum sacrifício percorrer algumas delas para encontrar a sua favorita. Ótima pedida para relaxar, muitas vezes em praias desertas e diante de um maravilhoso pôr do sol.
É importante deixar claro que diversos destinos nacionais estão passando pelo processo de reabertura após a quarentena, mas você deve viajar apenas quando se sentir seguro para isso! Veja como está a reabertura dos destinos nacionais.
Leia também: