logo Melhores Destinos

Passageiros frequentes podem conquistar benefícios vitalícios em algumas das companhias aéreas do mundo

Daniel Gadelha
18/02/2020 às 5:01

Passageiros frequentes podem conquistar benefícios vitalícios em algumas das companhias aéreas do mundo

A maioria dos programas de fidelidade de companhias aéreas oferece categorias que podem ser alcançadas de acordo com a quantidade viagens que o participante realiza com ela em um determinado período de tempo. Cada nível oferece benefícios diferenciados e que podem ser muito úteis aos viajantes, como franquia de bagagem, assentos mais espaçosos, acesso a salas VIP, upgrade de cabine, entre outros. No entanto, as categorias alcançadas possuem prazo de validade e, caso o participante deixe de atingir as metas, ele perde esses valiosos mimos. Mas você sabia que existem programas que concedem status para a vida toda? Quer saber quais são e como funciona? Acompanhe nesse post!

Os programas que oferecem esse maravilhoso benefício são poucos e podem exigir muitas milhas voadas. Conheça os mais utilizados pelos brasileiros:

AAdvantage American Airlines

O programa da companhia aérea norte-americana oferece quatro categorias elite – Gold, Platinum, Platinum PRO e Executive Platinum – e é possível garantir status vitalício nas duas primeiras através da qualificação Million Miler. Conheça os requisitos!

Million Miler American Airlines

  • Million Miler AAdvantage Gold / Oneworld Ruby: 1 milhão de milhas
  • Million Miler AAdvantage Platinum / Oneworld Sapphire: 2 milhões de milhas

Como é feita a contagem de milhas elegíveis ao status vitalício do AAdvantage?

No voo comercializado pela American Airlines é considerado 1 milha Million Miler por cada 1 milha voada. Milhas bônus acumuladas devido a classe de serviço, status no programa ou tarifas mais caras não são consideradas. Milhas acumuladas com cartão de crédito ou parceiros financeiros também não entram na conta.

Ou seja, para conquistar status Gold para sempre, seria necessário fazer 82 viagens de ida e volta de São Paulo para Los Angeles ou 123 viagens de ida e volta de São Paulo para Miami. Eita, é muita viagem, hein? Nada que as promoções que postamos diariamente não possam ajudar a conquistar!

Ao voar em companhias parceiras, será computada 1 milha Million Miler por cada milha base. A quantidade de milhas base pode variar de acordo com a parceira e a classe tarifária do seu bilhete. Consulte a tabela de acúmulo no site do programa AAdvantage.

Para consultar a sua quantidade de milhas Million Miler, basta acessar o resumo da sua conta AAdvantage no site ou aplicativo.

Million Miler American Airlines

As milhas Million Miler não possuem data de validade, então mesmo que você acumule poucas vezes no programa, nunca perderá seu saldo.

Benefícios do Status vitalício AAdvantage

A principal vantagem de alcançar status Million Miler é que você terá status na American Airlines para sempre mesmo que não acumule mais pontos no programa. A companhia faz parte da aliança Oneworld e os status Gold e Platinum são equivalentes respectivamente a Ruby e Sapphire na aliança, que oferecem benefícios ao voar em outras empresas membro como British Airways, Iberia e Qatar.

Million Miler American AirlinesMillion Miler American Airlines

Alcançando o primeiro milhão, além do status Gold, o programa presenteia o participante com 35 mil milhas AAdvantage que podem ser resgatadas como o cliente preferir.

Million Miler American Airlines

Já ao atingir o segundo milhão, o participante garante status Platinum vitalício e também ganha quatro cupons para upgrade de cabine em voos da companhia.

Depois de conquistar o AAdvantage Platinum vitalício, o cliente recebe mais quatro cupons de upgrade de cabine por cada milhão de milhas Million Miler acumulada a mais. Mesmo detendo um status vitalício, o participante pode continuar acumulando pontos qualificáveis para atingir os status mais altos do programa desde que cumpra com as exigências de cada categorias.

Saiba mais sobre o programa AAdvantage no site.

MileagePlus United Airlines

A United Airlines também oferece status vitalício em seu programa de milhagem. O MileagePlus possui quatro níveis elite – Premier Silver, Premier Gold, Premier Platinum e Premier 1K®. Existe ainda um quinto nível disponível apenas mediante convite e com benefícios exclusivos chamado United Global Services®.

O programa oferece a possibilidade de conquistar status vitalício do nível Premier Gold até o United Global Services® através da qualificação Million Miler. Vamos aos requisitos!

Million Miler United Airlines

  • Million Miler Premier Gold / Star Alliance Gold: 1 milhão de milhas
  • Million Miler Premier Platinum / Star Alliance Gold: 2 milhões de milhas
  • Million Miler Premier 1K® / Star Alliance Gold: 3 milhões de milhas
  • Million Miler United Global Services® / Star Alliance Gold: 4 milhões de milhas

Como é feita a contagem de milhas elegíveis ao status vitalício do MileagePlus?

Os membros do programa recebem 1 milha Million Miler por cada milha efetivamente voada em voos operados pela United Airlines e United Express. Milhas bônus acumuladas devido a classe de serviço, status no programa ou tarifas mais caras não são contabilizadas. As milhas acumuladas com cartão de crédito ou parceiros financeiros também não entram na conta.

Ou seja, para conquistar status United Global Services® para sempre, o nível mais alto no programa, o participante terá que fazer o equivalente a 420 viagens de ida e volta de São Paulo para Nova York (EWR) ou 383 viagens de ida e volta de São Paulo para Chicago. Quem topa voar tudo isso?

Infelizmente, voando em companhias parceiras não é possível ganhar milhas para o programa vitalício.

Para consultar a sua quantidade de milhas Million Miler, basta acessar o resumo da sua conta MileagePlus no site ou aplicativo.

As milhas Million Miler acumuladas não possuem data de validade.

Benefícios do Status vitalício MileagePlus

O melhor benefício em alcançar status Million Miler é que você terá status na United Airlines para sempre mesmo que não acumule mais pontos no programa. A empresa faz parte da aliança Star Alliance e os status vitalícios oferecidos pelo programa se encaixam na categoria Gold da aliança. Dessa forma, é possível obter benefícios voando em parceiras como Swiss Air, Lufthansa e Air Canada.

Million Miler United Airlines

Atingindo o primeiro milhão de milhas Million Miler, além do status Premier Gold vitalício, o programa permite que você presenteie outro participante com o mesmo status. São aceitos cônjuges ou parceiros que residam no mesmo endereço. Não é demais? O status recebido pelo companheiro será renovado anualmente.

Saiba mais sobre o programa MileagePlus no site.

SkyMiles Delta

O SkyMiles é o programa de fidelidade da Delta. A plataforma oferece quatro níveis elite, são eles: Silver Medallion, Gold Medallion, Platinum Medallion e Diamond Medallion. Para os passageiros mais frequente, existe a possibilidade de obter status vitalício do Silver Medallion até o Platinum Medallion. Veja a quantidade de milhas necessárias.

Million Miler Delta SKyMiles

  • Million Miler Silver Medallion / SkyTeam Elite: 1 milhão de milhas
  • Million Miler Gold Medallion / SkyTeam Elite Plus: 2 milhões de milhas
  • Million Miler Platinum Medallion / SkyTeam Elite Plus: 4 milhões de milhas

Como é feita a contagem de milhas elegíveis ao status vitalício do SkyMiles?

Os membros do programa recebem 1 milha Million Miler por cada milha qualificável acumulada. As minhas qualificáveis, chamadas de Medallion Qualification Miles ou apenas MQMs, são calculadas de acordo com a distância percorrida e a classe tarifária do bilhete. Veja a tabela de acúmulo de Medallion Qualification Miles em voos da Delta.

Ou seja, para conquistar status vitalício da Delta é levado em consideração não apenas a distância, mas a classe de serviço e a classe tarifária. O participante que adquire uma passagem cara para voar um trecho curto estará mais próximo do status Million Miler que o participante que voar um trecho longo em tarifa promocional.

Outro ponto interessante é que SkyMiles também considera o acúmulo de pontos em companhias parceiras para o saldo Million Miler. Ao voar em empresas da SkyTeam como Aeromexico, Air France e KLM, as MQMs serão contabilizadas automaticamente para alcançar o status vitalício. Veja a tabela de acúmulo de Medallion Qualification Miles em voos de parceiras.

Com exceção de ofertas direcionadas aos cartões co-branded do programa emitidos nos Estados Unidos, pontos acumulados com cartão de crédito e parceiros financeiros não são considerados para o status vitalício.

Para consultar a sua quantidade de milhas Million Miler, basta acessar o resumo da sua conta SkyMiles no site ou aplicativo.

SkyMiles Delta Million Miler

As milhas Million Miler não expiram.

Benefícios do Status vitalício SkyMiles

Ser um passageiro Million Miler na Delta não irá trazer benefícios somente ao voar com a companhia, mas também ao voar nas empresas membro da aliança SkyTeam. O benefício é válido mesmo que o participante voe menos na companhia depois de se tornar Million Miler.

O primeiro nível, Silver Medallion, é compatível com o SkyTeam Elite e acima dele é o SkyTeam Elite Plus, a categoria mais alta dentro da aliança. É possível também aproveitar os benefícios do status voando com a GOL enquanto as empresas mantiverem a parceria.

Million Miler Delta SKyMiles

Mesmo detendo um status vitalício, o participante pode continuar acumulando pontos qualificáveis para atingir o status Diamond no programa desde que cumpra com as exigências da categoria.

Os passageiros da Delta também recebem presentes exclusivos ao alcançarem cada milhão de milhas. Nos últimos anos, o programa tem oferecido, a escolha do participante, opções de presentes das conhecidas marcas Samsonite, Tiffany’s e Tumi.

Saiba mais sobre o programa SkyMiles no site.

Flying Blue Air France/KLM

As empresas europeias Air France e KLM dividem o mesmo programa de fidelidade, o Flying Blue. O programa oferece três categorias elite: Silver, Gold e Platinum. Os passageiros que mais fieis ao Flying Blue podem conseguir status mais alto do programa para sempre. Veja como:

Million Miler Flying Blue Air France KLM

  • Flying Blue Platinum Vitalício / SkyTeam Elite Plus: Permanecer a categoria Platinum durante 10 anos consecutivos.

Como é feita a contagem de milhas elegíveis ao status vitalício do Flying Blue?

Diferente dos programas apresentados até agora, o Flying Blue não exige uma quantidade de milhas voadas ou de milha qualificáveis acumuladas ao longo do tempo, mas sim o tempo em que o participante manteve-se com status máximo no programa.

Considerando que o único status vitalício oferecido pelo programa é o Platinum, vamos conhecer as exigências para alcançar essa categoria:

O status Platinum exige que o participante tenha acumulado 300 XP (Experience Points) durante um ano. Os XPs são acumulados em voos elegíveis da Air France, KLM e parceiras.

Em voos da Air France ou KLM, a quantidade de XPs acumulada varia de acordo com a classe de serviço, se o voo é doméstico ou internacional e a distância percorrida (para voos internacionais). Veja a tabela:

Million Miler Flying Blue Air France KLM

Então para um viajante alcançar status Platinum no programa teria que voar 25 trechos entre São Paulo e Paris em classe econômica ou cinco trechos entre as cidades na La Première, a primeira classe da companhia.

Lembrando que para conquistar o status vitalício o participante precisa se manter na categoria Platinum por dez anos seguidos, a quantidade de trechos teria que ser multiplicada por dez. No total seriam necessários 250 trechos em classe econômica ou 50 trechos na La Première. Não que seja um sacrifício viajar para a França ou outros destinos operados pelas companhias, mas seria muita viagem, hein?

Também é possível acumular XPs em voos de companhias membro da aliança SkyTeam e outras parceiras, como a GOL. Confira as regras de acúmulo de XPs nas companhias parceiras.

Benefícios do Status vitalício Flying Blue

Conquistar o status Platinum para sempre não é tarefa fácil, mas traz uma série de benefícios ao participante tanto ao voar na Air France ou KLM como também voando com as empresas membro da SkyTeam. O melhor é que o benefício permanece válido mesmo que o participante deixe de voar com companhia.

O status Platinum é equivalente ao o SkyTeam Elite Plus, o nível mais alto na aliança e que oferece mais benefícios ao voar com empresas membro da aliança.

Million Miler Flying Blue Air France KLM

Saiba mais sobre o programa Flying Blue no site.

Asiana Club

O Asiana Club é o programa de fidelidade da Asiana Airlines, a segunda maior companhia aérea da Coreia do Sul. O programa oferece quatro categorias elite para seus participantes: Gold, Diamond, Diamond Plus e Platinum. É possível conquistar status Diamond Plus ou Platinum vitalício. Veja como:

  • Asiana Club Diamond Plus Vitalício / Star Alliance Gold: 500 mil milhas voadas OU 500 voos Asiana Airlines
  • Asiana Club Platinum Vitalício / Star Alliance Gold: 1 milhão de milhas voadas OU 1.000 voos Asiana Airlines

Como é feita a contagem de milhas elegíveis ao status vitalício do Asiana Club?

O programa oferece duas opções para a qualificação vitalícia: através de milhas ou trechos voados. Para se qualificar por trechos, só serão considerados trechos em voos operados pela própria companhia.

Já pela distância voada, são considerados voos operados pela Asiana e por todas as empresas parceiras. Não é necessário voar uma quantidade mínima de voos Asiana para conquistar o status utilizando o critério da distância. Dessa forma, é possível alcançar status vitalício sem ter nunca voado na companhia.

Benefícios do Status vitalício Asiana Club

A Asiana Airlines, assim como a United, pertence a Star Alliance. O participante terá vários benefícios ao voar com a Asiana ou com as parceiras. O benefício permanece válido mesmo que o participante deixe de pontuar no programa da companhia.

Os status Diamond Plus e Platinum são equivalentes ao nível Gold na aliança, então conquistar status vitalício no programa asiático significa também manter status vitalício na aliança.

Saiba mais sobre o programa Asiana Club no site.

Leia também:
Bagagem grátis: como evitar a cobrança por mala despachada em voos internacionais?

E você, está perto de alcançar status vitalício em algum programa?

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção